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Tania Maria de Oliveira Almeida Gouveia

Professora Tania Maria de Oliveira Almeida Gouveia

Doutora em Administração pela EBAPE/ FGV (2013) e mestre em Administração pelo Ibmec (2006). Tem pós-graduação em Marketing (1998) e em Pesquisa de Mercado e de Opinião Pública (2000). É graduada em Letras (1991) e em Comunicação Social – Jornalismo (1990). Tem interesse de pesquisa em Estudos de Consumo, Marketing e Metodologias de Pesquisa em Marketing. É professora adjunta da Faculdade de Administração e Finanças da UERJ e da ESPM Rio.

 

Tem mais de 15 anos de experiência executiva em Pesquisa de Mercado e de Opinião Pública, tendo gerenciado e realizado estudos para empresas como Unilever, L´Oréal, Infoglobo, TVs Globo, SBT, Band e Record, Oi, Embratel, Bradesco, Itaú, Shell, entre outras. Atuou também como consultora do Ibope Inteligência. Como jornalista, foi repórter da revista Veja e do Jornal do Brasil.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/8207025699078601

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.