Academia de Liderazgo

Filosofia, saúde mental e liderança

Até muito pouco tempo o mundo corporativo era dominado por homens brancos com um olhar voltado unicamente para resultados, independente do impacto das atividades para o meio ambiente e para as pessoas. Hoje vivemos um verdadeiro “tsunami” na realidade empresarial em todos os sentidos. As mulheres avançam velozmente na ascensão hierárquica nas corporações, bem como os espaços de pessoas de diversos gêneros, raças, origens, orientações sexuais e culturas.

 

Para alimentar ainda mais os desafios, a recente pandemia gerou grande impacto emocional criando a categoria dos colaboradores remotos, trazendo um impasse sobre a manutenção do trabalho em casa ou a volta aos escritórios. Além disto enfrentamos o fenômeno da “grande resignação”, onde os indivíduos estão abandonando seus empregos em busca de melhores condições de trabalho, o que implica em ressignificar a gestão dos negócios e, especialmente, a gestão das pessoas.

 

O resultado de tantas mudanças foi o impacto na saúde mental, somado a nova ordem mundial de cuidado do meio ambiente e responsabilidade social, com as diretrizes do Environmental Social Governance (ESG). Para abraçar esses desafios, corporações terão que investir em liderança e estratégias para encontrar o equilíbrio e soluções para progredir. A pergunta que fica no ar é se as ferramentas já conhecidas pelo C-suite darão conta de virar essa página.

 

Esse curso se propõe a jogar luz na sabedoria e conhecimentos de filósofos famosos que oferecem oportunidades de reflexão que nos ajudam a entender que não há necessidade de “reinventar a roda”.

 

As respostas estão na Filosofia aplicada à cultura organizacional.

Datas

10/10 (Presencial/Híbrido), 11/10 (online), 17/10 (online), 18/10 (online), 24/10 (online), 25/10 (Presencial/Híbrido)

Horario

Terças e quartas-feiras, das 19h30 às 22h30

Local

Online, via zoom

Valor

R$ 2.800,00

cover-_0002_Layer 39-min
Sobre o curso

Um olhar plural sobre o desenvolvimento da Estratégia.

O curso tem por objetivo desenvolver líderes movidos por perspectivas ampliadas do pensamento filosófico, que engajem os colaboradores pela inspiração e o propósito, potencializando a concepção e execução da estratégia, assim como uma cultura inclusiva e aberta à inovação.

 

Ao final do curso os participantes terão feito uma reflexão ética ampliada sobre ESG, onde responsabilidade social, equidade, diversidade, inclusão e meio ambiente se tornam valores essenciais incorporados à cultura e a estratégia, ampliando o valor do negócio.

 

Combinando conceitos da Psicologia e da Filosofia, o curso apresentará programas práticos de Promoção da Saúde Mental como componentes da estratégia, criando um ambiente de Segurança Psicológica que alavanque a saúde e o bem-estar de forma individual e coletiva. 

METODOLOGIA

A história da Filosofia será apresentada por meio de uma linguagem customizada para o universo corporativo, conectando os temas empresariais e desenvolvendo aspectos de liderança pessoal e de carreira.

A partir dos conceitos da filosofia aplicados ao contexto organizacional, vamos promover e mediar o debate e a discussão entre pares sobre Estratégia, Liderança, Saúde Mental e Environmental, Social and Governance (ESG)

Ao final de cada encontro os conceitos da Filosofia serão aplicados e discutidos em temas e casos específicos e o aluno terá ainda acesso a um eBook com a jornada pela Filosofia em linguagem executiva.

Propomos um novo olhar para indivíduos e organizações derivado da reflexão, do pensamento crítico e da formação de sentido individual. Nosso método visa promover o Insight a partir de uma visão aprofundada da Filosofia aplicada aos negócios.

Para quem se destina?

– Executivos em posições de liderança em empresas;

– Empresários e empreendedores que lideram seus próprios negócios;

– Líderes de organizações e equipes relevantes, interessados em promoção da saúde mental, desenvolvimento de lideranças, estratégia, inovação, cultura, gestão de pessoas e ESG.

Temas abordados

Planejamento Estratégico, Instrumentos de Gestão e Ética na Liderança

 

Contexto histórico do surgimento da Filosofia ocidental e suas referências com o universo das organizações e a Estratégia. A dialética e o poder da palavra, da linguagem e da razão como instrumento de gestão. Sócrates e a ética na liderança. A idealização de uma estratégia e os desafios de sua conexão com a realidade. O Mundo das Ideias de Platão e a Alegoria da Caverna. A metafísica de Aristóteles e os elementos de substância, linguagem e forma que definem uma estratégia.

Posicionamento Estratégico; Riscos de Disrupção; A Estratégia focada no Humano

 

 A partir das grandes quebras de paradigmas históricas do pensamento, avaliar cenários de disrupção de uma estratégia. Utilizando o componente humano como o centro, refletir sobre a evolução e a composição da estrutura psíquica do ser humano e as abordagens de neuro economia e neuro marketing, contrapondo o modelo cognitivo comportamental com uma nova visão baseada no Insight e na Fenomenologia.

Os limites da Razão como base da Estratégia. A experiência do colaborador

 

O que é possível conhecer? Será nossa razão ilimitada? A experiência precede o conhecimento, ou é possível conhecermos coisas sem mesmo experimentá-las? Neste módulo debateremos o racionalismo de Descartes, o empirismo de Bacon e os limites da Razão propostos por Kant, com foco na percepção e experiência do colaborador e nos limites impostos pelo domínio da Razão.

Cultura, Valores e Estratégia

 

Os conceitos de vontade e potência e a figura do radar das forças da organização. Como criar um ambiente criativo que viabilize a potência com foco na Inovação, empreendedorismo e verdade de propósito. Do pessimismo de Schopenhauer à filosofia afirmativa de Nietzsche, utilizar as quatro formas de Niilismo descritas por Deleuze para refletir sobre como alavancar o engajamento e forças mais potentes nas organizações e lideranças.

A Filosofia ESG: Existencialismo e Liderança

 

A Filosofia na criação do sentido de uma Estratégia e do engajamento das lideranças. Sartre nos leva pelo mundo do Existencialismo e da liberdade. Reflexões sobre ESG com base no conceito de “Ser no Mundo” de Heidegger.

Promoção da Saúde Mental

 

Os Determinantes Sociais da Saúde da OMS e os transtornos mentais no universo corporativo: ansiedade, estresse, pânico, depressão, transtornos do humor e burnout. Apresentação de programas práticos de promoção da Saúde Mental.  A filosofia como promotora da equidade, diversidade e Inclusão. 

Carga-horária: 18h

Carlos Alberto H de Assis

Carlos Assis

Carlos Assis é Psicólogo Clínico, bacharel em Administração de Empresas, com formação em Comunicação Social, e Liderança Estratégica em Yale. Executivo com mais de 35 anos de experiência internacional, sócio aposentado da EY (Ernst & Young), iniciou a carreira em 1984 no IBOPE, tendo atuado como empreendedor além de posições de liderança na Schlumberger e BearingPoint. Foi responsável por grandes projetos internacionais de gestão de mudanças organizacionais em equipes multidisciplinares com foco na Cultura, com destaque para a implementação do Centro de Energia da EY em Américas.

Carlos acredita que os ensinamentos da Filosofia e da Psicologia aplicados à vida executiva potencializam a promoção da saúde e o bem-estar no trabalho. Carlos tem cursos de qualificação e estudos em Filosofia, Saúde Mental, Clínica baseada na Filosofia e na Gestalt Terapia, Fenomenologia Existencial, Neuropsicologia, Neuromarketing além de Saúde e Abordagem Familiar.

Consultor e Palestrante, é também fotógrafo e escritor com dois romances publicados, além de diretor e roteirista da série “Philos Org, uma Jornada pela Filosofia”, disponível na plataforma Hotmart.

Eduardo Mack

Eduardo Mack

Executivo de comunicação/marketing com 35 anos de experiência e passagem por redações de jornais, rádio e televisão no Brasil e exterior, assim como por empresas multinacionais liderando projetos corporativos/comerciais. (Rede Manchete, Jornal do Brasil, BBC World Service, British Council, Globonews, The Weather Channel, TV Globo, EY, Cisco, Embaixada Britânica)

Além de coberturas de grandes eventos internacionais, atuou como gestor de canais de televisão em português e espanhol nos Estados Unidos e como diretor de projetos institucionais do Grupo Globo, respondendo ao C-level. Comandou a equipe de comunicação em ações estratégicas como o Valor Público da TV Globo, Empreendedorismo e Liberdade de Expressão. Responsável pela elaboração de discursos, apresentações executivas, além de representar a empresa em eventos internacionais como o Emmy.

Durante a Copa de 2014 e os Jogos Rio 2016, trabalhou para EY e Cisco na equipe de ativação do patrocínio, função que exigiu interação com todas as instâncias governamentais (Município, Estado e Federal) assim como lideranças de inúmeras multinacionais, organismos internacionais (Comitê Olímpico Internacional, Comitê Olímpico do Brasil) e agências de marketing esportivo internacionais.

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Programa SEED

La ESPM, en asociación con la Asociación Gorom (https://gorom.org/en/), promueve una colaboración académica dirigida a desarrollar el emprendimiento social, el liderazgo y las habilidades de comunicación intercultural, lo que permitirá una comprensión más profunda del desarrollo empresarial global a cuatro estudiantes seleccionados para participar en el programa, que comenzó en julio y culminará con una presentación de resultados en diciembre de 2023.

El programa de este año se centra en la revitalización de la economía local en Japón, un país que se enfrenta al envejecimiento de la sociedad y a una baja tasa de natalidad y que, junto con otros factores económicos, ha planteado numerosos retos para el desarrollo empresarial. En la edición de este año, los participantes se dividirán en cuatro grupos de investigación, relacionados con los sectores del sake, el vino, la joyería y el textil, para desarrollar soluciones concretas de propuestas empresariales.

Para ello, a lo largo de los cinco meses que dura el programa, los participantes recibirán formación para desarrollar sus propuestas mediante clases, debates, investigación y orientación. Estas actividades se llevarán a cabo en línea, pero al final del programa habrá un viaje de estudios a Japón, que brindará a los estudiantes la oportunidad de tomar las habilidades y conocimientos adquiridos y aplicarlos de forma práctica.

Los estudiantes tardarán unos 12 días en finalizar sus consultas e investigaciones sobre el terreno, hablar con expertos, productores locales y líderes comunitarios antes de presentar sus conclusiones en un "discurso final" ante empresarios y otras partes interesadas clave de la ciudad de Yamanashi en diciembre de 2023.