COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE ESPM

BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Formando líderes do setor em todo mundo

Uma das melhores escolas do MUNDO
em Marketing & Comunicação​*

*Fonte: Universum – Pesquisa de Talento 2022.

NOTA MÁXIMA NO MEC*

*Todos os cursos da ESPM passaram pela avaliação do Ministério da Educação (MEC) por meio de um processo de avaliação in loco, no qual é atribuído a cada curso um conceito (nota), que varia de 1 a 5. E todos os cursos receberam o Conceito de Curso (CC) 5, assim como as avaliações institucionais receberam o Conceito Institucional. Confira no e-MEC.

ALTÍSSIMA EMPREGABILIDADE

Acima de 91%​*

*Informações sobre a Pesquisa de Empregabilidade 2022 ESPM coletadas de mil profissionais recém-formados na ESPM. Esse percentual é geral para os cursos de graduação em todas as unidades.

Está pronto para transformar sua paixão em uma carreira de sucesso?

Preencha com seus dados e fique por dentro de tudo sobre os processos seletivos de 2025.1.

Prepare-se para uma experiência educacional que vai além do esperado: inusitada!

Sobre o curso

O curso de comunicação e publicidade referência no país

*Informações sobre a Pesquisa de Empregabilidade 2021 ESPM coletadas de mil profissionais recém-formados na ESPM. Esse percentual é geral para os cursos de graduação em todas as unidades.

Na ESPM, você adquire conhecimentos para se tornar um(a) profissional de comunicação transformador(a) em todas as áreas desse setor. Aqui, você se prepara para entender a comunicação de forma mais ampla, técnica, mercadológica, tecnológica e humana. Durante o curso, você alcançará o domínio da gestão de marketing, das tecnologias da comunicação e da aplicação da criatividade nas mais diferentes áreas de inserção do mercado, tornando-se capaz de questionar, inovar e transformar seu trabalho, a sociedade e a sua vida.

Turma de 2025.1

INUSITUDE

O curso de comunicação e publicidade referência no país.

O curso de Comunicação Social com habilitação em Publicidade e Propaganda da ESPM-SP prepara os futuros profissionais para enfrentarem os desafios da comunicação contemporânea, desenvolvendo habilidades estratégicas, criativas, humanas e tecnológicas.

 

Durante o curso, há o conhecimento aprofundado sobre a gestão de marketing, os conceitos e as tecnologias da comunicação e da aplicação da criatividade nas mais diferentes áreas de inserção do mercado, formando um profissional capaz de questionar, inovar e transformar o mercado e a sociedade. Para concluir o curso, como Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) existem três possíveis formatos, sendo eles a pesquisa acadêmica, o projeto de consultoria ou projeto empreendedor.

 

Os egressos estão aptos a atuar em diversos modelos de negócios como agências, consultorias, empresas de setores variados, e, também, nas startups, apresentando domínio avançado em estratégias de marketing e comunicação. Eles são atentos as tendências, imersos na cultura digital e nos movimentos da sociedade, sendo profissionais versáteis e alinhados às novas demandas. Além disso, a ESPM incentiva uma postura ética, crítica e inovadora, capacitando os estudantes a transformar o mercado com soluções criativas, pensamento analítico e responsabilidade social. Cerca de 90% dos formandos já saem empregados ao final do curso e ocupam posições de destaque ao longo de suas carreiras.

Matriz curricular

Conheça todos os detalhes sobre o que você vai aprender:

Diurno

1° Semestre

LifeLab 1
Teoria da Comunicação
Fundamentos de Economia
MathMarketing
Criatividade
Estética e Comunicação
História da Propaganda
Photolab
Fundamentos de Marketing
Filosofia e Ética
Lingua Portuguesa

 
2° Semestre

LifeLab 2
Literacia e Processos Criativos com IA
Linguagem e Comunicação
Métodos de pesquisa em comunicação
Planejamento de Campanha
Fotografia Publicitária
História do pensamento em marketing
Sociologia da mídia
Análise e Visualização de Dados
Creative Lab

3° Semestre

LifeLab 3
Marketing Estratégico
Comportamento do consumidor para comunicação
Produção Audiovisual
Projetos Gráficos
Direção de Arte
Fundamentos de Redação em Comunicação
Antropologia e Cultura Visual
Laboratório de Técnicas de Pesquisa de Cultura e Mídia

 
4° Semestre

LifeLab 4
Negócios no ambiente digital
Branding e Posicionamento
Plano de Marketing
Finanças aplicada à comunicação publicitária
Redação Avançada em Comunicação
Planejamento de mídia
Planejamento Estratégico de Comunicação de Marca
Projeto Integrado
Cidadania Digital

5° Semestre

Canais de Marketing e Trade Marketing
Marketing de influência e Creators Economy
Cultura visual e sonora na comunicação
Interfaces e UX Design
Estatística e Raciocínio Analítico em Planejamento de Mídia
Storytelling
Artes e Cultura POP
Consumer Insights para Branding
Semiótica da marca
Mapeamento de público em entretenimento
Planejamento e Produção de eventos
Investigação de Campo
Branding no ponto de venda e Retail Media
Introdução ao mercado de luxo

 
6° Semestre

Empreendedorismo e Inovação
Marketing e Gestão de Serviços
CRM e Gestão da experiência do cliente
PGE I
Estudos quantitativos e qualitativos em mídia
Portfólio e Festivais
Direção de Criação
Tecnologia na gestão de marcas
Personal Branding
Storytelling em entretenimento
Aspectos Legal e Tributários em Eventos e Promoção
Análise de Tendências
Dados e Tecnologia em Trade marketing e Canais
Comunicação e estratégias de marketing de luxo

7° Semestre

– Tópicos Avançados II 

Gestão Financeira e Métricas de marketing
Projetos de Experiência de marca
Gestão de Imagem e Reputação
PGE II
Digital, OOH e OOW
Omnichannel Mídia
Criação e comunidades digitais
Criação de conteúdo transmídia
Estatística e Raciocínio Analítico em Branding
Gestão de recursos em entretenimento
Gestão de recursos em eventos
Tecnologias de Coletas de Dados
Gestão de recursos em Trade marketing
Gestão de serviços em luxo

8° Semestre

Social Impact: Advertising for Social Good
PGE III
Gestão e Métricas de Mídia Integrada
Arts & Crafts
Tecnologias Interativas
Gestão de marcas globais
Community Engagement and Social Change
Branded Entertainment
Projeto de eventos e Promoção
Consumer insights
Gestão de Trade marketing
ESG no luxo

– Libras

Período

Diurno

Horário

Das 7h30 às 17h30 (do 1º ao 4º semestre)
Das 19h30 às 23h (do 5º ao 8º semestre)

[graduDuracao codigo='GADMSSP' ] (diurno)

Local

Campus São Paulo

Mensalidade

R$ 6.542,00

Mensalidades referente ao ano letivo de 2025

[graduPreco codigo='GADMSSP' campus='SP' ]

Inscrições

Vestibular, ENEM ou Processos Internacionais

Professores inspiradores

Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:

"O curso de Comunicação e Publicidade da ESPM-SP forma profissionais competitivos, preparados para mudanças e adeptos da tecnologia. Voltados a solucionar problemas de pessoas, os egressos são críticos, estrategistas e práticos. A inovação e a adaptação rápida às exigências do mercado fazem parte da formação, que inclui diversas áreas especialistas e núcleos práticos onde os estudantes aplicam seus conhecimentos em projetos reais, ganhando experiência, exercitando a liderança e desenvolvendo novas habilidades."

CPCON

Conselho Consultivo do curso de Comunicação e Publicidade ESPM.

Diferenciais

Primeiro e mais premiado curso de Publicidade do país

Alta empregabilidade – 91%

Professores experientes que unem conhecimento acadêmico e a atuação no mercado

Opção de disciplinas de marketing em inglês

Parcerias com grandes empresas

Infraestrutura de ponta em um campus que combina a arquitetura histórica com a modernidade, criando um ambiente propício para o desenvolvimento da criatividade e inovação

INUSITUDE

O curso de Comunicação e Publicidade ESPM é referência no país

A graduação em Comunicação e Publicidade oferece a aprendizagem de um amplo conjunto de competências e habilidades que permitem a integração do aluno ao mercado de trabalho, cada vez mais exigente por profissionais capazes de responderem eficazmente à gestão da comunicação e do marketing, através de estratégias e táticas inovadoras. 

 

Para melhor aprofundar os seus conhecimentos, os alunos familiarizam-se com as oportunidades, métodos e ferramentas na área da comunicação e do marketing, para abordar as possibilidades, desafios e preocupações colocadas em mercados altamente competitivos pela extensa presença e utilização de meios de comunicação e tecnologias emergentes.

 

Em qualquer cargo ou função empresarial, você deve ser capaz de transmitir suas ideias de maneira que gerem debates, consensos, decisões e ações ponderadas. Comunicar a sua mensagem com equilíbrio, confiança e convicção é uma habilidade primordial de líderes.  

 

Este programa é projetado para futuros profissionais interessados ​​em desenvolver habilidades de comunicação essenciais para se tornarem comunicadores mais persuasivos e confiáveis ​​em uma variedade de ambientes e negócios.

Matriz curricular

Conheça todos os detalhes sobre o que você irá aprender.

O valor da hora-aula corresponde ao tempo de duração efetivo da aula, que é de 50 minutos.

Diurno

1° Semestre

ESPM LifeLab 1 – Autenticidade e Inteligência Emocional
ESPM LifeLab 2 – Branding Profissional e Reputação
Teorias da Comunicação
Filosofia e Ética
Estética e Comunicação
Lingua Portuguesa
Fundamentos de Marketing
Fundamentos de Economia
Criatividade e Inovação
História da Publicidade
Projeto Integrado 1
LAB – Fotografia (Pré-requisito para Fotografia Publicitária)
LAB – Matemática e Estatística (Pré-requisito para Análise e Visualização de dados)

 
2° Semestre

ESPM LifeLab 3 – Comunicação Profissional e Storytelling
ESPM Lifelab 4 – Colaboração e Influência Social
Sociologia e Dinâmicas Comunicacionais
Mídia, Comunicação e Teoria Social
Linguagem e Comunicação
Planejamento de Campanha
Fundamentos de Redação em Comunicação
Fotografia Publicitária
História do pensamento em marketing
Direção de Arte Gráfica
Análise e Visualização de Dados
Projeto Integrado 2
LAB – Tecnologias em Design Gráfico (Co-requisito para Direção de Arte Gráfica e Pré-requisito para Linguagem Visual e Produção Gráfica)

3° Semestre

ESPM LifeLab 5 – Gestão de Carreira e Aprendizagem Contínua
ESPM LifeLab 6 – Eficiência e Produtividade Profissional
Antropologia e Cultura Visual
Produção Audiovisual
Marketing Estratégico
Consumo e Comportamento
Pesquisa de Mercado Qualitativa
Linguagem Visual e Produção Gráfica
Direção de Arte Audiovisual
Redação Avançada em Comunicação
LAB – Edição de Vídeo (Co-requisito para Produção Audiovisual)
Projeto Integrado 3

 

4° Semestre

ESPM LifeLab 7 – Análise e Solução de Problemas Complexos
ESPM LifeLab 8 – Pensamento Experimental e Visão de Futuro
Pesquisa de Mercado Quantitativa
Planejamento de Mídia
Cidadania Digital
Finanças aplicadas à comunicação publicitária
Branding
Plano de Marketing
Processos Criativos com IA
Marketing de influência e Creators Economy
Plataformas Digitais
LAB – Motion Grafics
Projeto Integrado 4

5° Semestre

Trade Marketing
Negócios no ambiente digital
Planejamento Estratégico de Comunicação de Marca
Projeto Integrado V
Diagnóstico de marca
Gestão de relacionamento e estratégias customer centric
Análise de dados secundários
Conteúdo transmidia e storytelling/ Art & Content Midia
Artes e Tecnologias
Pesquisa de tendências
Planejamento e Produção de evento
Captação e gestão de recursos em eventos

 
6° Semestre

Tópicos Avançados I – Comunicação e Tecnologia
Marketing e Gestão de Serviços
Gestão de Projetos
Social Impact: Advertising for Social Good
PGE I – Metodologia da Pesquisa Aplicada ao TCC
Projeto Integrado VI
Branding Estratégico
Branding B2B
Pesquisa aplicada à reputação e marca
Gestão de equipes criativas
UX Design
Pre teste de produto e campanha
Economia do entretenimento
Gestão de negócios do entretenimento

7° Semestre

Tópicos Avançados II – Projetos de Experiência de marca
Gestão Financeira
Gestão de Imagem e Reputação
PODCLASS – Encontro com o Mercado de Comunicação
PGE II – Diagnóstico Aplicado ao TCC
Branding design
Branding experience
Gestão Ágeis
Creative Arts & Design for Internet
Creative Arts & Design for press
Inteligencia artificial aplicada a dados
Laboratório de negócios da música
Laboratório de negócios do audiovisual

 
8° Semestre

Tópicos Avançados III – Ferramentas e Técnicas para Criação
Mídia Programática
Global Portfólio
PGE III – Prognóstico Aplicado ao TCC
Global marketing
Marketing territorial
Fundamentos de big data aplicada a negócios
Creative Arts & Design for music
Creative Arts & Design for video
Neuromarketing
Laboratório de negócios da moda
Laboratório de negócios do esporte

Período

Diurno

Horário

Das 7h30 às 18h (do 1º ao 4º semestre)
Das 18h30 às 22h50 (do 5º ao 8º semestre)

[graduDuracao codigo='GADMSSP' ] (diurno)

Local

Campus Rio de Janeiro

Mensalidade

R$ 5.986,00

Mensalidades referente ao ano letivo de 2025

[graduPreco codigo='GADMSSP' campus='SP' ]

Inscrições

Vestibular, ENEM ou Processos Internacionais

Professores inspiradores

Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:

"“A graduação em Comunicação e Publicidade ESPM é reconhecida pelo seu pioneirismo na propaganda e no marketing, no Brasil e pela elevada taxa de empregabilidade dos seus alunos – 91%. Isto decorre da combinação de uma sólida formação teórica, infraestrutura de ponta e da aplicação de conhecimentos práticos, com base em casos reais, para potencializar a autonomia dos alunos ao nível do forma-los profissionais inovadores e transformadores”."
eduardo franca
Eduardo França
Coordenador do curso
INUSITUDE

Agora uma nova Graduação de Comunicação e Publicidade na ESPM Porto Alegre!

Comprometida em fornecer uma educação de excelência e uma experiência acadêmica enriquecedora para os nossos estudantes, a ESPM inova lançando um curso totalmente remodelado, atendendo às necessidades locais com foco em uma robusta preparação profissional dos estudantes.

 

Uma formação abrangente que vai além das salas de aula tradicionais e que oferece uma série de oportunidades únicas e individualizadas para o desenvolvimento acadêmico e profissional.

*Vivência custeada pelos estudantes.

**Custeado pelos estudantes, com programas e respectivos valores negociados com o Departamento de Internacionalização.

Matriz curricular

Conheça todos os detalhes sobre o que você vai aprender:

Diurno

1° Semestre

– LifeLab

– Fundamentos do Marketing

– Pensamento Criativo 

– Mercados da Comunicação 

– Desenho Digital 

– Humanidades da Comunicação 

– Linguagem 

– CoDe Experience

 
2° Semestre

– LifeLab

– Marketing Estratégico

– Plataformas Digitais 

– User Experience

– Teorias da Comunicação

– Linguagens de Programação

– Fotografia 

– Psicologia

– Programa Mentoria I 

3° Semestre

– LifeLab 

– Pesquisa de Mercado

– Análise e Visualização de Dados

– Escrita Criativa 

– Direção de Arte 

– Produção Audiovisual 

– Produção Fotográfica 

– Ética e Legislação 

 
4° Semestre

– LifeLab 

– Planejamento de Comunicação

– Storytelling e Transmídia 

– Mídia e Conexões 

– Social Vídeo 

– Plano de Marketing 

– Programa Mentoria II 

– Eletiva I 

5° Semestre

– LifeLab 

– Finanças Aplicadas 

– Comportamento do Consumidor e Shopology

– Sound Design 

– Eletiva II

 
6° Semestre

– LifeLab

– Laboratório Maker – Empreendedorismo 

– Eletiva III 

– Projetos Ágeis

7° Semestre

– Projeto de Graduação I

– Trade Marketing 

– Eletiva IV 

– Princípios de ESG 

 
8° Semestre

– Projeto de Graduação II 

– Branding 

– Portfólio Final 

– Libras

Período

Diurno

Horário

Das 7h30 às 13h (do 1º ao 4º semestre)
Das 19h15 às 22h45 (do 5º ao 8º semestre)

[graduDuracao codigo='GADMSSP' ] (diurno)

Local

Campus Porto Alegre

Mensalidade

R$ 6.015,00

Mensalidades referente ao ano letivo de 2024

[graduPreco codigo='GADMSSP' campus='SP' ]

Inscrições

Vestibular, ENEM ou Processos Internacionais

Professores inspiradores

Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:

alessandro souza
Alessandro Souza
Coordenador do curso

Escolha ser ESPM

Todas as nossas unidades oferecem diferenciais exclusivos para um melhor aproveitamento do seu curso:

Primeiro e mais premiado curso do país:

EXPOCOM

Prêmio Effie College

Graphis New Talent Annual

L'Oréal Brainstorm

“Professor do Ano” pela ARP

Leão de ouro no Future Young Lion

Clube de Criação RJ (CCRJ)

Business partners

Parceria com as mais relevantes marcas globais

Onde você quer estudar?

Os campi da ESPM estão concentrados nas principais cidades das regiões Sudeste e Sul do Brasil.

Explore cada laboratório, as salas de aula, áreas comuns e outros detalhes. Selecione a unidade e assista agora o tour, agende uma visita ou entre em contato:

Quer atendimento personalizado e saber mais sobre nossos cursos?

Deixe seu contato que falaremos com você.

Cursos que você pode curtir

Acha que este ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dê uma olhada nestas opções:

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Conselho Consultivo do curso de Comunicação e Publicidade ESPM

No dia 3 de agosto, o curso de Comunicação e Publicidade ESPM apresentou o seu Conselho Consultivo – CPCON, com o objetivo de aproximar ainda mais a academia e o mercado. O CPCON ESPM assume um papel estratégico ao permitir um real intercâmbio de perspectivas e necessidades contemporâneas – tendências, conhecimentos transversais, novas tecnologias e inovação – enriquecendo nosso projeto pedagógico e promovendo networking de verdade.

 

O conselho é composto por executivos da indústria da comunicação. Um grupo de profissionais consagrados, com atuação no mercado nacional e internacional, e com histórico de grande contribuição no debate sobre o setor.

 

São eles:

Alexandre Guerrero, Head da Eletromidia (Brasil);

Caio Amato, CMO Global da Oakley (Milão);

Camila Costa, CEO Brasil do grupo de publicidade id/TBWA (Miami/Brasil);

Daniela Dantas, Vice-Presidente da World Global Style Network – WGSN (Brasil);

Daniela Gebara, Diretora de Marketing da Media.Monks;

Fábio Coelho, Presidente do Google Brasil;

Marcelo Salles Gomes, Presidente do Grupo Meio & Mensagem;

Melissa Vogel, CEO da empresa de pesquisas Kantar Ibope Media e Head IAB (Brasil);

Renato Ramos, Vice-Presidente de Estratégia Corporativa da Aliança Global de Companhias Aéreas Star Alliance (Singapura).

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.