Bolsas de estudo, créditos e benefícios

Estude na ESPM

Incentivo para seus estudos

Oferecemos várias opções de programas de bolsas de estudo, benefícios e créditos para você estudar na ESPM.

Bolsa Parcial Restituível

Processo seletivo de 2022/1

Programa disponível apenas para os processos seletivos VESTIBULAR e ENEM, que possibilita o pagamento do curso em até 8 ou 10 anos e SEM JUROS.

 

Bolsas restituíveis de 25%, 50% ou 75% do valor da mensalidade, com ressarcimento obrigatório, de forma parcelada.

Início do pagamento residual após a conclusão do curso, com prazo de carência. Pagamentos em até 4 ou 5 anos depois de formado.

Atualização monetária pelo IPCA, do início da contratação até o final do período de carência. É necessário apresentar fiador.

Programa disponível apenas para os processos seletivos VESTIBULAR e ENEM, que possibilita o pagamento do curso em até 8 anos e SEM JUROS.

 

Bolsas restituíveis de 25%, 50% ou 75% do valor da mensalidade, com ressarcimento obrigatório, de forma parcelada.

Início do pagamento residual após a conclusão do curso, com prazo de carência.

Pagamentos em até 4 anos depois de formado.

Atualização monetária pelo IPCA, do início da contratação até o final do período de carência. É necessário apresentar fiador.

O benefício é válido apenas para candidatos ingressantes na graduação da ESPM no primeiro semestre de 2021, que tenham obtido as melhores classificações nos processos seletivos Vestibular Tradicional e ENEM, e que possam comprovar renda mensal familiar per capita entre 3 e 6 salários-mínimos mensais. Para calcular a renda mensal per capita, basta somar todos os rendimentos mensais da família e dividir o valor pelo número de pessoas, independente de idade e trabalharem ou não.

O candidato deverá demonstrar que se enquadra em algum dos critérios abaixo:

Renda mensal per capita do grupo familiar

Opções de Bolsa

Como conseguir?

Para que os candidatos interessados em participar da Bolsa Restituível ESPM possam concorrer a essa modalidade, deverão, a partir da inscrição no processo seletivo, preencher o Formulário de Bolsa Restituível ESPM.

Para mais informações e acesso ao cronograma, é imprescindível a leitura do regulamento.

FORMULÁRIO PARA BOLSA SOCIAL

Inscrições prorrogadas! Prazo: 2 de julho de 2021

Bolsa Integral ESPM

Processo seletivo de 2022/1

A Bolsa Integral ESPM é destinada a estudantes que cursaram o Ensino Médio completo em escolas da rede pública de ensino. Serão concedidas bolsas de estudo de 100% nas matrículas e mensalidades, com duração de quatro ou cinco anos, dependendo do curso e turno.

Como conseguir?

Para receber esta bolsa, o candidato deverá indicar, no ato da inscrição no vestibular, ter cursado todo o Ensino Médio na rede pública. Ser o primeiro ou o segundo melhor classificado no processo seletivo vestibular da ESPM, dentre os que indicaram o estudo em rede pública.

Aos estudantes que se enquadrarem nesse critério, serão solicitados os documentos que comprovem:

A bolsa é pessoal, intransferível e, caso o candidato contemplado não tenha interesse ou cancele a matrícula, o benefício não será transferido ao próximo classificado. Transferência de um curso para outro também invalida a bolsa.

Quantidade: 2 bolsas por curso para cada unidade:

  • São Paulo: 18 bolsas de estudo
  • Porto Alegre: 10 bolsas de estudo
  • Rio de Janeiro: 10 bolsas de estudo

* Não se aplica aos processos seletivos complementares

Bolsa Meritocrática

Processo seletivo de 2021/1

Bolsas de estudo de 100% nas matrículas e mensalidades para estudantes que tenham cursado o ensino médio integralmente na rede pública. A bolsa tem duração de quatro ou cinco anos, dependendo do curso e turno.

Como conseguir?

Para receber esta bolsa, o candidato deverá indicar no ato da inscrição do vestibular, a escola em que cursou o ensino médio e ser aprovado na prova de acordo com a classificação indicada no edital, primeiro ou segundo lugar.

 

A bolsa é pessoal, intransferível e não cumulativa com outros descontos da ESPM. Caso o candidato contemplado não tenha interesse ou cancele a matrícula, a bolsa não será transferida ao próximo candidato melhor colocado. Transferência de um curso para outro também invalida a bolsa.

Bolsa Social Meritocrática

Processo seletivo de 2022/1

Modalidade de bolsa de estudo baseada na análise socioeconômica familiar do candidato e no seu desempenho no vestibular. Os percentuais serão definidos de acordo com os rendimentos mensais do grupo familiar.”

Quem pode concorrer?

Para a participação nessa modalidade, é necessário que o candidato manifeste o seu interesse em concorrer e que possa comprovar renda familiar per capita entre 1,5 e 4 salários mínimos* brutos mensais. Para calcular a renda mensal per capita, basta somar todos os rendimentos mensais da família e dividir o valor pelo número de pessoas, independente de trabalharem ou não.

*Será considerado o valor do salário mínimo federal na data da concessão do benefício (apenas como ideia de cálculo, atualmente é R$ 1.100,00).

Como conseguir?

Poderão participar dessa modalidade apenas os candidatos que se enquadrarem nos critérios acima e que manifestarem o seu interesse em concorrer. Para tanto, é necessário preencher o formulário para solicitação de análise de bolsa de estudo baseada no critério socioeconômico, de acordo com a unidade ESPM escolhida.

* Não se aplica aos processos seletivos complementares

Inscrições prorrogadas! Prazo: 2 de julho de 2021

Como saber se posso receber bolsa?

É fácil! Tudo o que você precisa fazer é preencher um formulário online, enviar todos os documentos solicitados (consulte os regulamentos) e, logo em seguida, vai receber uma resposta dizendo se é elegível para alguma das bolsas de estudo oferecidas pela ESPM.

Em seguida, caso seja elegível a algum programa, você já vai ser redirecionado a uma página específica para saber mais sobre ele e, se quiser, dar prosseguimento ao processo.

Tranquilo, né? Então vamos preencher o formulário e descobrir?

Bolsa Atleta ESPM

Processo seletivo de 2022/1

* Modalidade exclusiva para São Paulo

Bolsa de estudo de 100% para curso de graduação na ESPM – São Paulo, a estudante que se destaque em atividades esportivas.

 

Poderão concorrer a esta bolsa os candidatos que apresentarem alto desempenho esportivo, que tenham cursado o ensino médio integralmente em escola da rede pública e que comprovem renda bruta familiar per capita de até 2 (dois) salários mínimos mensais.

* Não se aplica aos processos seletivos complementares

Bolsa Processo Seletivo ENEM

Processo seletivo de 2022/1

Bolsas de Estudo Meritocráticas para todas as matrículas e mensalidades, independentemente da rede de ensino em que o candidato tenha concluído o ensino médio.

O candidato deverá ser aprovado no Processo Seletivo ENEM de acordo com a classificação indicada no edital.

Quantidade de bolsas oferecidas:

  • São Paulo: 9 bolsas de estudo
  • Porto Alegre: 5 bolsas de estudo
  • Rio de Janeiro: 5 bolsas de estudo

Percentual aplicado em todas as matrículas e mensalidades até o final do curso.

Não abrange taxas de dependências, taxas de emissão de documentos, atividades extras etc.

Ensino Médio realizado em rede pública ou privada de ensino.

* Não se aplica aos processos seletivos complementares

Programa Rodolfo Lima Martensen

Processo seletivo de 2021/1

Direcionado a todos os estudantes de graduação matriculados e que, eventualmente, estejam enfrentando dificuldades temporárias para o pagamento das mensalidades. Esse benefício é concedido apenas a partir do 2º semestre e estudantes com matrículas trancadas também poderão participar, desde que façam contato diretamente com o setor responsável por meio do e-mail: bolsasocial@espm.br (unidade São Paulo), bolsasocialsul@espm.br (Unidade Sul) e bolsasocialrj@espm.br (unidade Rio).

Bolsa PIC

Programa de Iniciação Científica

O PIC – Programa de Iniciação Científica tem o objetivo de estimular o pensamento científico para a iniciação à pesquisa de estudantes dos cursos de graduação da ESPM. Orientado por um professor, o estudante tem a oportunidade de realizar um projeto de pesquisa ao longo de um ano. A bolsa auxilia financeiramente para a formação de profissionais com densa base teórica e prática, tanto para trabalhar nas melhores empresas, como a seguir carreira acadêmica.

Quem pode concorrer?

As bolsas PIC são oferecidas pela ESPM, já as bolsas PIBIC são concedidas pela CNPQ diretamente à ESPM. Para receber o benefício, os estudantes devem desenvolver e aprovar um projeto de pesquisa, além de encontrarem um professor adequado para orientação.

Desconto para Irmãos

Irmãos devidamente matriculados em qualquer curso de graduação receberão 5% de desconto cada, nas matrículas e mensalidades, enquanto ambos estiverem estudando na ESPM.

Crédito Universitário Bradesco

O Bradesco possui uma linha especial de crédito estudantil para a ESPM, com taxa mensal de juros de 0,75%, bem abaixo de valores praticados pelo mercado financeiro. Trata-se de uma linha de crédito destinada ao financiamento de cursos de graduação presenciais para estudantes da ESPM. Os interessados em conhecer e/ou adquirir o produto deverão procurar um posto de atendimento bancário do Bradesco.

Contato Bradesco

Atendimento ao aluno

Seguro Educacional

Bradesco Vida e Previdência

Benefício voltado a todos os estudantes da ESPM, presenciais e EAD, para garantir a continuidade dos estudos em situações nas quais o responsável legal/financeiro está impossibilitado de realizar o pagamento das mensalidades.

 

O seguro educacional é oferecido pela ESPM de forma gratuita e sem custos adicionais ao estudante em nenhum momento do curso. Para ter acesso a esse benefício, que é ofertado em parceria com o Bradesco Vida e Previdência, é necessário que o estudante preencha a proposta de adesão.

 

Caso já esteja matriculado e ainda não tenha feito a adesão ao seguro educacional no início do seu curso, aproveite a oportunidade de fazer parte desse benefício.

Para mais informações, envie suas dúvidas para: seguroeducacional@espm.br.

FIES

Programa de Financiamento Estudantil

A ESPM mantém convênio com o FIES para todos os cursos de graduação, nas unidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre. A concessão e aprovação do FIES dependerá da legislação em vigor no período de matrícula.

Mais informações

São Paulo

Rio de Janeiro

Porto Alegre