GRUPOS DE PESQUISA DA ESPM

Grupo de pesquisa

O grupo de pesquisa é definido como um conjunto de indivíduos organizados hierarquicamente em torno de uma ou, eventualmente, duas lideranças:

  • cujo fundamento organizador dessa hierarquia é a experiência, o destaque e a liderança no terreno científico ou tecnológico;
  • no qual existe envolvimento profissional e permanente com a atividade de pesquisa;
  • cujo trabalho se organiza em torno de linhas comuns de pesquisa que subordinam-se ao grupo (e não ao contrário);
  • e que, em algum grau, compartilha instalações e equipamentos.

O conceito de grupo admite aquele composto de apenas um pesquisador e seus estudantes.

Líder do grupo

O pesquisador líder de grupo é o personagem que detém a liderança acadêmica e intelectual no seu ambiente de pesquisa. Normalmente, tem a responsabilidade de coordenação e planejamento dos trabalhos de pesquisa do grupo. Sua função aglutina os esforços dos demais pesquisadores e aponta horizontes e novas áreas de atuação dos trabalhos. Um grupo pode admitir até dois líderes, denominados 1º Líder e 2º Líder.

 

– 1º Líder e 2º Líder de grupo

O 1º líder e o 2º líder têm exatamente o mesmo “valor” no DGP. Essa diferenciação só aparece no Formulário Grupo, e serve para identificar o responsável pelo preenchimento das informações, que é o 1º líder (até porque, grande parte dos grupos tem apenas um líder). O sistema não permite que ambos os líderes acessem o mesmo formulário para evitar problemas com o acesso simultâneo e contradições de informações.

Certificação pela ESPM

É o grupo de pesquisa, enviado pelo líder, que foi certificado pelo Dirigente Institucional de Pesquisa – Diretoria Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu da ESPM, que o abriga. A respectiva Diretoria acompanha o funcionamento e a produção técnico- científica dos GPs e garante a continuidade institucional dos GPs produtivos.

A certificação de um grupo pode ser retirada pelo Dirigente e, neste caso, a situação de Grupo altera-se para Certificação negada pela instituição.

Se permanecer mais 12 (doze) meses sem sofrer nenhuma atualização, a situação do grupo altera-se automaticamente para “Não-atualizado”. 

Quando atualizado e reenviado pelo líder, o grupo retorna para a situação de Certificado, exceto quando houver troca do 1º líder; neste caso, a situação do grupo altera-se para “Aguardando certificação”.

Apenas os grupos certificados e atualizados participam dos Censos do Diretório.

Grupos de pesquisa certificados pela ESPM

Nome do Grupo Líder(es) Área Predominante Site Espelho
Agrifood & Franchising Luciana Florêncio de Almeida/Thelma Valeria Rocha Rodrigues Administração www.linkedin.com/in/agrifood-franchising dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8144432511888881
ATORES E AGENDAS NAS RELAÇÕES INTERNACIONAIS Eveline Vieira Brigido Ciência Política dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1596829123119890
Bem-estar Psicológico (BEP): aplicações para a gestão Mariana Malvezzi/Flávia Feitosa Santana Psicologia dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4813908534701261
Cadeia Global de Valor Ilan Avrichir Administração http://cadeiaglobaldevalor.wordpress.com dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4367297318983150
Centro de Estudos e Pesquisas em Diplomacia Corporativa Marcelo Rocha e Silva Zorovich/Claudia Pacheco Ciência Política http://ri.espm.br/centro-de-estudos-e-pesquisas-em-diplomacia-corporativa/ dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8234637761199059
Cidadania e Educação: produção, consumo e recepção de narrativas/linguagens de mídia (TIC e TDIC) Marcus Tadeu de Souza Tavares/Ana Amélia Erthal Comunicação dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4055304647035158
Comportamento do Consumidor Ricardo Zagallo Camargo Administração https://gpcomportamentodoconsumidor.weebly.com/ dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2714726567514834
Comunicação, consumo e arte João Luís Anzanello Carrascoza Comunicação dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4571261482187325
COMUNICAÇÃO, CONSUMO e IDENTIDADES SÓCIO-CULTURAIS - CICO Marcia Perencin Tondato/Simone Antoniaci Tuzzo Comunicação http://memorialdoconsumo.espm.br/grupos-de-pesquisa/cico/ dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0020889582804008
Comunicação, discursos e biopolíticas do consumo Tania Marcia Cezar Hoff Comunicação dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4321720495602845
Comunicação, Literacia Digital e Consumo Egle Müller Spinelli Comunicação dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0098200296495572
Conex.lab - Comunicação, Consumo, Subjetividade, Sociabilidade Gisela Grangeiro da Silva Castro Comunicação https://gruscco.wordpress.com/ dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5286624845857440
Consumo e Marcas em Ambiente Internacional e Regional Vivian Iara Strehlau/Flavio Santino Bizarrias Administração https://www.espm.br/pesquisa-espm/administracao/ dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3941582686846619
Consumo e Sociabilidades Sílvia Borges Corrêa/Veranise Jacubowski Correia Dubeux Antropologia dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6798210352656323
Consumo e Transformação Digital Evandro Luiz Lopes/Giuliana Isabella Administração https://ctd-espm.webnode.page/ dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8281556130230200
Cosmopolitismos Juvenis no Brasil Renato Vercesi Mader/Wilson Roberto Bekesas Comunicação www.cosmocult.com.br dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7693969988944191
Design e Estratégia aplicados a Estudos sobre Inovação, Interação e Informação Marco Aurelio de Souza Rodrigues Desenho Industrial www.lab3i.espm.edu.br dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9765712263255655
DESIGN VISUAL: CULTURA, PROJETO E GESTÃO Guilherme Mirage Umeda Desenho Industrial dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/0687126461600962
Deslocar - Interculturalidade, cidadania, comunicação e consumo Denise Maria Cogo Comunicação https://deslocar3ci.wordpress.com/ dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4193430743374866
Economia criativa, desenvolvimento e território Luciana Lima Guilherme/Sílvia Borges Corrêa Economia https://labeconomiacriativa.espm.br/ dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7603419197221080
Eu e o outro na cidade Pedro Luiz Ribeiro de Santi/Clarissa Sanfelice Rahmeier Psicologia http://www.eueooutronacidade.weebly.com dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8076768603933253
GPIG - Grupo de Pesquisa em Indicações Geográficas Ilan Avrichir/Francisco José Mitidieri Administração dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6370803630038874
Grupo de Estudos sobre Marketing, Sociedade e Sustentabilidade (GEMS2) Marcelo Luiz Dias da Silva Gabriel Administração dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/5289534394486855
Grupo de Pesquisa Estudos sobre Estratégia em Gestão Internacional Sílvio Luís de Vasconcellos Administração https://estrategiaemgestaointernacional.wordpress.com/category/prof-ilan-avrichir/ dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/9350544700655931
Grupo Entrever Futuros do Consumo Roberta Dias Campos/Karin Ligia Brondino-Pompeo Administração dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8526282749785236
HISTÓRIA, COMUNICAÇÃO E CONSUMO Eliza Bachega Casadei Comunicação http://memorialdoconsumo.espm.br/grupos-de-pesquisa/ dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3636173638656076
JUVENÁLIA: questões estéticas, geracionais, raciais e de gênero na comunicação e no consumo Rosamaria Luiza de Melo Rocha Comunicação dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/7850406235780483
LEMBRAR - ESTUDOS DE MEMÓRIA BRASILEIRA E REPRESENTAÇÃO Mirella De Menezes Migliari/Andre Luis Ferreira Beltrao História https://lembrar.espm.br/grupo-de-pesquisa-lembrar/ dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3890094783722170
Marketing de Luxo e Moda Suzane Strehlau Administração dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/8526955567468741
Memória, Comunicação e Consumo - MNEMON Mônica Rebecca Ferrari Nunes Comunicação http://memorialdoconsumo.espm.br/grupos-de-pesquisa/mnemon/ dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4403323810210270
Modos de Ver - Estudos das salas de cinema, exibição e audiências cinematográficas Talitha Gomes Ferraz/Pedro Peixoto Curi Comunicação dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1236234862680050
Múltiplos olhares sobre a universidade: pessoas, territórios e projetos Manolita Correia Lima/Solange Rodrigues Bonomo Assumpção Administração dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/3941981028391310
Negócios Internacionais: Riscos e Cenários Rodolpho Talaisys Bernabel/Rodrigo Cintra Ciência Política https://raia.espm.edu.br/ dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/2584180701681485
Práticas de Criatividade e Colaboração em Projetos Paulo de Oliveira Reis Filho/Luciano Tardin Pinheiro Desenho Industrial http://www.lab3i.espm.br/criatividadeecolaboracao.wordpress.com dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/4707631576028026
Sense - Comunicação, consumo, imagem e experiência Gabriela Machado Ramos de Almeida Comunicação dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/1106646915504242
Tecnologias, processos e narrativas midiáticas Maria Elisabete Antonioli Comunicação dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/6993649632036983

Formação de grupo de pesquisa

Para solicitação de formação de um grupo de pesquisa, o pesquisador líder deverá enviar o anexo I preenchido para análise da Diretoria Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu no e-mail [email protected].

 

Após aprovação da formação, o EPAP acompanhará as etapas seguintes junto com o líder pesquisador para certificação do grupo no Diretório dos Grupos de Pesquisa – DGP/CNPq.

CNPq – Diretório dos Grupos de Pesquisa

O site permite buscar informações sobre os grupos de pesquisa e os dirigentes, líderes, pesquisadores, estudantes e técnicos, por meio do CPF e senha do Lattes, possam realizar inclusão ou atualização dos dados.

 

Notícias

em breve

Contatos

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.