CEAM

Centro de estudos
aplicados de marketing

Pesquisa que conecta 
tendências ao futuro da sociedade,

criando estratégias que transformam o presente!

Sobre o CEAM

O Centro de Estudos Aplicados de Marketing (CEAM) é uma iniciativa estratégica da ESPM, criada com o propósito de gerar e disseminar conhecimento aplicado por meio da elaboração de relatórios de pesquisa aprofundados. Com foco em temas de relevância para a sociedade e para as organizações. O CEAM busca antecipar tendências, mapear comportamentos e contribuir com reflexões qualificadas que possam orientar decisões em um cenário de constantes transformações.

Os relatórios produzidos pelo CEAM são publicados de forma periódica e contínua, abordando questões emergentes nas áreas de marketing, negócios e inovação.
Todo o processo é guiado pelo rigor metodológico, olhar crítico e compromisso com a excelência acadêmica que caracterizam a ESPM.

Áreas de Pesquisas

Como Trabalhamos

Parcerias Estratégicas

Colaboramos com organizações como Offerwise, Brazil Panels, IBGE e NovaPR para enriquecer nossos estudos com dados confiáveis e relevantes.

Bases de Dados avançados

Utilizamos ferramentas como EMIS, IPC Maps e WGSN, que oferecem dados demográficos, análises de mercado e tendências globais para fundamentar nossas pesquisas.

Excelência ESPM

Combinamos o conhecimento acadêmico da ESPM, autoridade em marketing na América Latina, com experiências práticas que geram estudos altamente aplicáveis e relevantes para o mercado.

Nossas Pesquisas

As Pesquisas do CEAM apresentam análises aprofundadas e insights estratégicos sobre questões emergentes, contribuindo com dados e reflexões para a tomada de decisão em diversos setores.
Top Mind de Inclusão

Top Mind de Inclusão

Relatório exploratório que mapeia o Top of Mind de inclusão, avaliando a percepção de consumidores sobre o compromisso inclusivo de marcas em diferentes setores. TOP MIND DE INCLUSÃO

Bets Ceam

BETS

Estudo sobre o perfil e atitudes dos brasileiros frente às casas de apostas, destacando motivações e percepção de confiabilidade. BETS CEAM

Inclusão de Marcas CEAM

Inclusão de Marcas

Estudo mostra como marcas no Brasil são percebidas em inclusão por gênero, raça, idade, deficiência e mais. INCLUSÃO DE MARCAS

Pesquisadores

Profissionais que estão liderando as transformações no campo de pesquisa.

Flávio Santino

Flávio Santino
Bizarrias

Coordenador do CEAM

Professor titular da ESPM nos cursos de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Administração, Mestrado e Doutorado Profissional em Comportamento do Consumidor e na Graduação em Administração. Pós-Doutor em Marketing Internacional, Doutor e Mestre em Administração com linha de pesquisa em Marketing.
É Coordenador do Centro de Estudos Aplicados de Marketing (CEAM) da ESPM. Atua nas áreas de marketing e desenvolvimento comercial, com ênfase em gestão do mix de marketing e estudo de novos mercados. Seus interesses de pesquisa envolvem comportamento do consumidor, atitudes inconscientes, consumo na base da pirâmide, marcas globais e locais, valor nas organizações, marketing sensorial, etnocentrismo e xenocentrismo.
Prof. Eduardo Mesquita

Eduardo
Mesquita

Coordenador de Pesquisa

Professor da ESPM nos cursos de graduação. Pós-doutorando em Comportamento do Consumidor pela ESPM, Doutor e Mestre em Administração com ênfase em Marketing. Possui ampla experiência nas áreas de pesquisa e inteligência de mercado.

É Coordenador de Pesquisa do Centro de Estudos Aplicados de Marketing (CEAM) da ESPM.

Atua como revisor de periódicos nacionais e internacionais, Editor Científico Associado da Brazilian Journal of Marketing (BJMkt) e líder de tema na ANPAD. Seus interesses de pesquisa envolvem comportamento do consumidor, processo de decisão de compra, fake news, fake reviews e branding.

Marcelo Luiz Dias da Silva Gabriel

Marcelo Luiz Dias da Silva Gabriel

Coordenador de Pesquisa

Professor do Programa de Pós-Graduação em Administração da ESPM. Doutor em Educação (Ciência e Tecnologia) pela UNICAMP, Mestre em Administração pelo UNIFECAP, MBA em Marketing pelo IBMEC e Bacharel em História pela USP.
É Coordenador de Pesquisa do Centro de Estudos Aplicados de Marketing (CEAM) da ESPM. Atua como revisor de periódicos nacionais e internacionais, editor convidado da Brazilian Journal of Marketing (BJMkt) e parecerista em eventos científicos. Seus interesses de pesquisa envolvem comportamento do consumidor B2B, marketing verde, sustentabilidade, inovação, produção e consumo sustentável, métodos quantitativos e metodologia científica.

Eventos

O CEAM promove encontros, painéis e debates que conectam academia e mercado, ampliando o diálogo sobre os principais desafios e oportunidades nas áreas de marketing, negócios e inovação.

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Contato

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