Programa de
Pós-Graduação Stricto Sensu em

Comunicação e Práticas dE Consumo

PPGCOM

Sobre o programa

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM (PPGCOM-ESPM) teve início em 2006 com o curso de Mestrado Acadêmico, e o curso de Doutorado foi aprovado em 2012.  O objetivo é formar professores e pesquisadores de alto nível, com competência de atuação nacional e internacional, capazes de executar e liderar atividades de pesquisa, orientação e ensino na área de comunicação e de consumo. Seu corpo docente e discente tem produção intelectual reconhecida, e o programa é avaliado como nota 5 pela CAPES.

Diferencial e abordagem

O diferencial do programa é a temática investigada: trata-se do primeiro e único PPGCOM brasileiro inteiramente dedicado ao estudo da interface entre comunicação e consumo e das relações a ela articuladas. A análise crítica sobre a sociedade de massa e do consumo, sobre as culturas midiáticas e as narrativas do capital, inclui o estudo de teorias clássicas e a discussão de abordagens contemporâneas. É prioridade do PPGCOM a promoção de um ambiente intelectual compromissado com a agenda científica nacional e internacional e o desenvolvimento da sociedade brasileira.

Escolha ser espm

Em tempo recorde de existência, dois programas da ESPM receberam nota 5 de excelência. Agora, a Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM) e o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) fazem parte dos melhores programas de ensino e pesquisa do Brasil.

Nota 5 CAPES

A ESPM é Excelência
na CAPES

Linhas de pesquisa

O curso está organizado em duas linhas de pesquisa.

Conheça nossos cursos:

Estrutura curricular

O curso tem carga horária de 450 horas (4 semestres) e é composto pelas seguintes disciplinas:

Disciplinas obrigatórias

  • O campo científico.
  • Ciência, conhecimento científico e senso comum.
  • Lógica do pensamento científico.
  • Fundamentos da metodologia científica.
  • A problemática – sujeito/objeto – e a constituição do sujeito pesquisador.
  • A ciência contemporânea.
  • Procedimentos quantitativos e qualitativos em ciências sociais e humanas.
  • Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação.
  • Epistemologia da comunicação.
  • Comunicação e seus diálogos interdisciplinares.
  • A comunicação como novo campo científico.


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • Discussão e aprofundamento dos projetos desenvolvidos pelos alunos.
  • Identificação e reflexão sobre os problemas de pesquisa, os referenciais teóricos e os aportes metodológicos.
  • A concepção, a produção e o desenvolvimento do texto científico na elaboração de projetos de pesquisa.
  • A particularidade do conhecimento científico produzido na interseção comunicação/consumo.


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • As principais correntes teóricas da comunicação social.
  • Os conceitos e contextos fundantes.
  • Os cânones e as principais rupturas.
  • Teorias da mídia em relação à emergência e ao desenvolvimento dos meios de comunicação.
  • Teorias do contemporâneo.
  • Comunicação e modernidade.
  • Comunicação e pós-modernidade.
  • Teorias da comunicação, cena midiática e culturas do consumo.


Créditos: 4

Carga horária: 60

  • As interfaces comunicação e consumo a partir de contextos históricos, teorias e autores paradigmáticos no marco da modernidade.
  • As noções clássicas do consumo em suas conexões com a leitura dos processos comunicacionais.
  • Os processos de metropolização, industrialização e a emergência da indústria cultural.
  • A sociedade de massas, a comunicação e consumo.
  • A construção do consumidor e do sujeito receptor.
  • O legado de teorias sociológicas, antropológicas, econômicas e filosóficas na construção da interface comunicação/consumo.


Créditos: 4

Carga horária: 60

Disciplinas optativas

Disciplina que contempla diferentes temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes da Linha – Processos de Recepção e Contextos Socioculturais Articulados ao Consumo.


Créditos: 2

Carga horária: 30

  • Estudos culturais e seu legado teórico.
  • Teorias das mediações na América Latina.
  • Estudos culturais, de recepção e de consumo: convergências.
  • Aportes teóricos críticos para os estudos de recepção.
  • O conceito de recepção e sua operação como parte do processo comunicacional.
  • Significação, representação, ideologia, hegemonia.
  • Cultura popular e identidade.
  • Leituras, interpretações, sujeitos.
  • Multiculturalismo e conflito simbólico.
  • Recepção, usos e apropriações.
  • Contextos e ambiências da recepção.
  • O cotidiano e as articulações entre o público e o privado.
  • Codificação e decodificação.
  • As relações consumo/consumidor e recepção/receptor.


Créditos: 2

Carga horária: 30

A disciplina que contempla diferentes temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes da Linha – Lógicas de Produção e Estratégias Midiáticas Articuladas ao Consumo.


Créditos: 2

Carga horária: 30

  • Contexto histórico da economia política.
  • Noções gerais sobre economia política.
  • Economia política na contemporaneidade.
  • Economia e poder político.
  • Relação capital/força de trabalho.
  • Sistemas de produção e circulação de mercadoria (material e simbólica).
  • Globalização, economia política e comunicação.
  • Conceitos de economia simbólica.
  • Economia política da mídia.
  • Capitalismo cognitivo, indústrias criativas e acumulação flexível.
  • Capitalismo imaterial, subjetividade e biopolítica.


Créditos: 2

Carga horária: 30

TOTAL: 30 créditos (carga horária: 450 horas)

Créditos exigidos em disciplinas obrigatórias: 16 (240 horas)

Créditos exigidos em disciplinas optativas (eletivas): 4 (60 horas)

Créditos em atividades complementares: 6 (90 horas)

Créditos em orientação de dissertação: 4 (60 horas)

O curso tem carga horária de 750 horas (8 semestres) e é composto pelas seguintes disciplinas:

Disciplinas obrigatórias

  • Discussão e aprofundamento dos projetos desenvolvidos pelos doutorandos.
  • Identificação e reflexão sobre os problemas de pesquisa, os referenciais teóricos e os aportes metodológicos.
  • A concepção, a produção e o desenvolvimento do texto científico na elaboração de projetos de pesquisa.
  • A particularidade do conhecimento científico produzido na interseção comunicação/consumo.


Créditos: 4
Carga horária: 60

  • A rede de intercâmbio de significados entre comunicação e consumo tratada do ponto de vista dos estudos de linguagem.
  • A importância da mediação da linguagem no campo da comunicação.
  • A instituição dos sentidos dos signos e a constituição da consciência.
  • A palavra no campo da comunicação.
  • Linguagem e ação humana.
  • As diferentes abordagens em análise de discurso.
  • As diferentes possibilidades de análise do discurso e das linguagens midiáticas.


Créditos: 4
Carga horária: 60

  • As interfaces comunicação e consumo a partir de contextos históricos, teorias e autores paradigmáticos no marco da pós-modernidade.
  • O ecossistema informacional comunicativo na contemporaneidade.
  • Imagem, espaço e tempo.
  • A sociedade do espetáculo, do pós-espetáculo e a hiperestetização.
  • A crise da cultura de massa.
  • Comunicação, consumo e construção de subjetividades.
  • Estilos de vida, identidade e diferença.
  • Tecnologias do corpo, sensorialidades e experiências cognitivas.
  • Globalização, mundialização da cultura, convergência e transmidialidade.
  • Hibridismos e mestiçagens.
  • Sociedade de redes e cultura digital.


Créditos: 4
Carga horária: 60

Disciplinas optativas

Disciplina que contempla diferentes temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes da Linha – Processos de Recepção e Contextos Socioculturais Articulados ao Consumo.


Créditos: 2

Carga horária: 30

  • Estudos culturais e seu legado teórico.
  • Teorias das mediações na América Latina.
  • Estudos culturais, de recepção e de consumo: convergências.
  • Aportes teórico-críticos para os estudos de recepção.
  • O conceito de recepção e sua operação como parte do processo comunicacional.
  • Significação, representação, ideologia, hegemonia.
  • Cultura popular e identidade.
  • Leituras, interpretações, sujeitos.
  • Multiculturalismo e conflito simbólico.
  • Recepção, usos e apropriações.
  • Contextos e ambiências da recepção.
  • O cotidiano e as articulações entre o público e o privado.
  • Codificação e decodificação.
  • As relações consumo/consumidor e recepção/receptor.


Créditos: 2
Carga horária: 30

  • Estética, mídia e simbolização.
  • As múltiplas interfaces entre experiência estética, cultura de massa e cultura midiática.
  • A história da relação entre arte, cultura de massa, cultura das mídias e consumo.
  • As manifestações artísticas e as produções audiovisuais próprias da sociedade do consumo.
  • Experiência estética, processos comunicacionais e novas tendências de consumo.
  • O conceito de consumo midiático.
  • O consumo e os regimes imaginários contemporâneos.
  • Novos sensórios.
  • Lógicas do entretenimento.
  • A estetização do capital e o debate do fetichismo.


Créditos: 4
Carga horária: 60

Disciplina que contempla diferentes temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes da Linha – Lógicas de Produção e Estratégias Midiáticas Articuladas ao Consumo.


Créditos: 2
Carga horária: 30

  • Contexto histórico da economia política.
  • Noções gerais sobre economia política.
  • Economia política na contemporaneidade.
  • Economia e poder político.
  • Relação capital/força de trabalho.
  • Sistemas de produção e circulação de mercadoria (material e simbólica).
  • Globalização, economia política e comunicação.
  • Conceitos de economia simbólica.
  • Economia política da mídia.
  • Capitalismo cognitivo, indústrias criativas e acumulação flexível.
  • Capitalismo imaterial, subjetividade e biopolítica.


Créditos: 2
Carga horária: 30

  • Breve histórico do conceito de ética.
  • Concepções contemporâneas de ética.
  • Ética e comunicação social.
  • Ética, discursos midiáticos e estratégias corporativas.
  • Ética e estratégias mercadológicas.
  • Comunicação empresarial, comunicação persuasiva e códigos de ética.
  • Lógicas da produção e condutas estratégicas.
  • Ética e meio ambiente.
  • Ética, cidadania e inclusão social.


Créditos: 4
Carga horária: 60

TOTAL: 50 créditos (carga horária: 750 horas)

Créditos exigidos em disciplinas obrigatórias: 12 (horas)

Créditos exigidos em disciplinas optativas (eletivas): 12 (horas)

Créditos em atividades complementares: 14 (horas)

Créditos em orientação de tese: 12 (horas)

Eventos

Eventos Stricto Sensu ESPM

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Business partners

Parceria com os convênios internacionais

Internacionais

O PPGCOM-ESPM possui convênios internacionais ativos, com as seguintes IES:

  • Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha);
  • Universidade Nova de Lisboa (Portugal);
  • Universidade de Coimbra (Portugal);
  • Pan European University – Eslovênia;
  • Goldsmiths College (Inglaterra).

Nacionais

O PPGCOM-ESPM mantém parcerias de pesquisa com várias IES nacionais como PUC-SP, UFG, UFPE, UNIP, UMESP, UAM, UFMT, USP e UFRN.

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.