Programa de
Pós-Graduação Stricto Sensu em
Comunicação e Práticas dE Consumo
PPGCOM
Sobre o programa
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM (PPGCOM-ESPM) teve início em 2006 com o curso de Mestrado Acadêmico, e o curso de Doutorado foi aprovado em 2012. O objetivo é formar professores e pesquisadores de alto nível, com competência de atuação nacional e internacional, capazes de executar e liderar atividades de pesquisa, orientação e ensino na área de comunicação e de consumo. Seu corpo docente e discente tem produção intelectual reconhecida, e o programa é avaliado como nota 5 pela CAPES.
Diferencial e abordagem
O diferencial do programa é a temática investigada: trata-se do primeiro e único PPGCOM brasileiro inteiramente dedicado ao estudo da interface entre comunicação e consumo e das relações a ela articuladas. A análise crítica sobre a sociedade de massa e do consumo, sobre as culturas midiáticas e as narrativas do capital, inclui o estudo de teorias clássicas e a discussão de abordagens contemporâneas. É prioridade do PPGCOM a promoção de um ambiente intelectual compromissado com a agenda científica nacional e internacional e o desenvolvimento da sociedade brasileira.
Escolha ser espm
Em tempo recorde de existência, dois programas da ESPM receberam nota 5 de excelência. Agora, a Pós-Graduação em Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM) e o Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA) fazem parte dos melhores programas de ensino e pesquisa do Brasil.
A ESPM é Excelência
na CAPES
Linhas de pesquisa
O curso está organizado em duas linhas de pesquisa.
Estudo dos marcos históricos e dos processos contemporâneos da recepção, bem como das novas práticas e perfis de receptores/usuários. Focalizando os grandes contextos econômicos, tecnológicos e socioculturais em que se configuram relações entre comunicação e consumo, investigamos os contextos e práticas de recepção que constituem e são constituídos por fenômenos da comunicação jornalística, corporativa, publicitária, audiovisual e outras expressões midiáticas.
Professores dessa linha:
- Denise Cogo
http://lattes.cnpq.br/5580285310605978 - Egle Müller Spinelli
http://lattes.cnpq.br/1376252594990732 - Gabriela Machado Ramos de Almeida
http://lattes.cnpq.br/7975111935945848 - Marcia Perencin Tondato
http://lattes.cnpq.br/9242834336115520 - Rose de Melo Rocha
http://lattes.cnpq.br/2514554478091432
Estudo das lógicas e sistemas de produção que se evidenciam nos processos, formatos e objetos comunicacionais.
Considerando a comunicação e o consumo como fenômenos socioculturais, investigamos as dinâmicas e estratégias de mercado, as inovações tecnológicas e a produção discursiva na comunicação audiovisual, jornalística, organizacional, pública, publicitária e nas demais linguagens em circulação.
Professores dessa linha:
- Eliza Bachega Casadei
http://lattes.cnpq.br/6547895943001454 - Gisela Grangeiro da Silva Castro
http://lattes.cnpq.br/3110538732969465 - João Luiz Anzanello Carrascoza
http://lattes.cnpq.br/6452672613600277 - Monica Rebecca Ferrari Nunes
http://lattes.cnpq.br/7955592804600185 - Tânia Márcia Cezar Hoff
http://lattes.cnpq.br/2666577010721422
Conheça nossos cursos:
Estrutura curricular
O curso tem carga horária de 450 horas (4 semestres) e é composto pelas seguintes disciplinas:
Disciplinas obrigatórias
- O campo científico.
- Ciência, conhecimento científico e senso comum.
- Lógica do pensamento científico.
- Fundamentos da metodologia científica.
- A problemática – sujeito/objeto – e a constituição do sujeito pesquisador.
- A ciência contemporânea.
- Procedimentos quantitativos e qualitativos em ciências sociais e humanas.
- Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação.
- Epistemologia da comunicação.
- Comunicação e seus diálogos interdisciplinares.
- A comunicação como novo campo científico.
Créditos: 4
Carga horária: 60
- Discussão e aprofundamento dos projetos desenvolvidos pelos alunos.
- Identificação e reflexão sobre os problemas de pesquisa, os referenciais teóricos e os aportes metodológicos.
- A concepção, a produção e o desenvolvimento do texto científico na elaboração de projetos de pesquisa.
- A particularidade do conhecimento científico produzido na interseção comunicação/consumo.
Créditos: 4
Carga horária: 60
- As principais correntes teóricas da comunicação social.
- Os conceitos e contextos fundantes.
- Os cânones e as principais rupturas.
- Teorias da mídia em relação à emergência e ao desenvolvimento dos meios de comunicação.
- Teorias do contemporâneo.
- Comunicação e modernidade.
- Comunicação e pós-modernidade.
- Teorias da comunicação, cena midiática e culturas do consumo.
Créditos: 4
Carga horária: 60
- As interfaces comunicação e consumo a partir de contextos históricos, teorias e autores paradigmáticos no marco da modernidade.
- As noções clássicas do consumo em suas conexões com a leitura dos processos comunicacionais.
- Os processos de metropolização, industrialização e a emergência da indústria cultural.
- A sociedade de massas, a comunicação e consumo.
- A construção do consumidor e do sujeito receptor.
- O legado de teorias sociológicas, antropológicas, econômicas e filosóficas na construção da interface comunicação/consumo.
Créditos: 4
Carga horária: 60
Disciplinas optativas
Disciplina que contempla diferentes temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes da Linha – Processos de Recepção e Contextos Socioculturais Articulados ao Consumo.
Créditos: 2
Carga horária: 30
- Estudos culturais e seu legado teórico.
- Teorias das mediações na América Latina.
- Estudos culturais, de recepção e de consumo: convergências.
- Aportes teóricos críticos para os estudos de recepção.
- O conceito de recepção e sua operação como parte do processo comunicacional.
- Significação, representação, ideologia, hegemonia.
- Cultura popular e identidade.
- Leituras, interpretações, sujeitos.
- Multiculturalismo e conflito simbólico.
- Recepção, usos e apropriações.
- Contextos e ambiências da recepção.
- O cotidiano e as articulações entre o público e o privado.
- Codificação e decodificação.
- As relações consumo/consumidor e recepção/receptor.
Créditos: 2
Carga horária: 30
A disciplina que contempla diferentes temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes da Linha – Lógicas de Produção e Estratégias Midiáticas Articuladas ao Consumo.
Créditos: 2
Carga horária: 30
- Contexto histórico da economia política.
- Noções gerais sobre economia política.
- Economia política na contemporaneidade.
- Economia e poder político.
- Relação capital/força de trabalho.
- Sistemas de produção e circulação de mercadoria (material e simbólica).
- Globalização, economia política e comunicação.
- Conceitos de economia simbólica.
- Economia política da mídia.
- Capitalismo cognitivo, indústrias criativas e acumulação flexível.
- Capitalismo imaterial, subjetividade e biopolítica.
Créditos: 2
Carga horária: 30
TOTAL: 30 créditos (carga horária: 450 horas)
Créditos exigidos em disciplinas obrigatórias: 16 (240 horas)
Créditos exigidos em disciplinas optativas (eletivas): 4 (60 horas)
Créditos em atividades complementares: 6 (90 horas)
Créditos em orientação de dissertação: 4 (60 horas)
O curso tem carga horária de 750 horas (8 semestres) e é composto pelas seguintes disciplinas:
Disciplinas obrigatórias
- Discussão e aprofundamento dos projetos desenvolvidos pelos doutorandos.
- Identificação e reflexão sobre os problemas de pesquisa, os referenciais teóricos e os aportes metodológicos.
- A concepção, a produção e o desenvolvimento do texto científico na elaboração de projetos de pesquisa.
- A particularidade do conhecimento científico produzido na interseção comunicação/consumo.
Créditos: 4
Carga horária: 60
- A rede de intercâmbio de significados entre comunicação e consumo tratada do ponto de vista dos estudos de linguagem.
- A importância da mediação da linguagem no campo da comunicação.
- A instituição dos sentidos dos signos e a constituição da consciência.
- A palavra no campo da comunicação.
- Linguagem e ação humana.
- As diferentes abordagens em análise de discurso.
- As diferentes possibilidades de análise do discurso e das linguagens midiáticas.
Créditos: 4
Carga horária: 60
- As interfaces comunicação e consumo a partir de contextos históricos, teorias e autores paradigmáticos no marco da pós-modernidade.
- O ecossistema informacional comunicativo na contemporaneidade.
- Imagem, espaço e tempo.
- A sociedade do espetáculo, do pós-espetáculo e a hiperestetização.
- A crise da cultura de massa.
- Comunicação, consumo e construção de subjetividades.
- Estilos de vida, identidade e diferença.
- Tecnologias do corpo, sensorialidades e experiências cognitivas.
- Globalização, mundialização da cultura, convergência e transmidialidade.
- Hibridismos e mestiçagens.
- Sociedade de redes e cultura digital.
Créditos: 4
Carga horária: 60
Disciplinas optativas
Disciplina que contempla diferentes temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes da Linha – Processos de Recepção e Contextos Socioculturais Articulados ao Consumo.
Créditos: 2
Carga horária: 30
- Estudos culturais e seu legado teórico.
- Teorias das mediações na América Latina.
- Estudos culturais, de recepção e de consumo: convergências.
- Aportes teórico-críticos para os estudos de recepção.
- O conceito de recepção e sua operação como parte do processo comunicacional.
- Significação, representação, ideologia, hegemonia.
- Cultura popular e identidade.
- Leituras, interpretações, sujeitos.
- Multiculturalismo e conflito simbólico.
- Recepção, usos e apropriações.
- Contextos e ambiências da recepção.
- O cotidiano e as articulações entre o público e o privado.
- Codificação e decodificação.
- As relações consumo/consumidor e recepção/receptor.
Créditos: 2
Carga horária: 30
- Estética, mídia e simbolização.
- As múltiplas interfaces entre experiência estética, cultura de massa e cultura midiática.
- A história da relação entre arte, cultura de massa, cultura das mídias e consumo.
- As manifestações artísticas e as produções audiovisuais próprias da sociedade do consumo.
- Experiência estética, processos comunicacionais e novas tendências de consumo.
- O conceito de consumo midiático.
- O consumo e os regimes imaginários contemporâneos.
- Novos sensórios.
- Lógicas do entretenimento.
- A estetização do capital e o debate do fetichismo.
Créditos: 4
Carga horária: 60
Disciplina que contempla diferentes temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes da Linha – Lógicas de Produção e Estratégias Midiáticas Articuladas ao Consumo.
Créditos: 2
Carga horária: 30
- Contexto histórico da economia política.
- Noções gerais sobre economia política.
- Economia política na contemporaneidade.
- Economia e poder político.
- Relação capital/força de trabalho.
- Sistemas de produção e circulação de mercadoria (material e simbólica).
- Globalização, economia política e comunicação.
- Conceitos de economia simbólica.
- Economia política da mídia.
- Capitalismo cognitivo, indústrias criativas e acumulação flexível.
- Capitalismo imaterial, subjetividade e biopolítica.
Créditos: 2
Carga horária: 30
- Breve histórico do conceito de ética.
- Concepções contemporâneas de ética.
- Ética e comunicação social.
- Ética, discursos midiáticos e estratégias corporativas.
- Ética e estratégias mercadológicas.
- Comunicação empresarial, comunicação persuasiva e códigos de ética.
- Lógicas da produção e condutas estratégicas.
- Ética e meio ambiente.
- Ética, cidadania e inclusão social.
Créditos: 4
Carga horária: 60
TOTAL: 50 créditos (carga horária: 750 horas)
Créditos exigidos em disciplinas obrigatórias: 12 (horas)
Créditos exigidos em disciplinas optativas (eletivas): 12 (horas)
Créditos em atividades complementares: 14 (horas)
Créditos em orientação de tese: 12 (horas)
Eventos
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Business partners
Parceria com os convênios internacionais
Internacionais
O PPGCOM-ESPM possui convênios internacionais ativos, com as seguintes IES:
- Universidade Autônoma de Barcelona (Espanha);
- Universidade Nova de Lisboa (Portugal);
- Universidade de Coimbra (Portugal);
- Pan European University – Eslovênia;
- Goldsmiths College (Inglaterra).
Nacionais
O PPGCOM-ESPM mantém parcerias de pesquisa com várias IES nacionais como PUC-SP, UFG, UFPE, UNIP, UMESP, UAM, UFMT, USP e UFRN.