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Pós-graduação ESPM

Doutorado

Doutorado em comunicação e práticas de consumo

Aulas

Às segundas e quintas-feiras

Data de início

Modalidade

Presencial

São Paulo - Álvaro Alvim

Período: Diurno

R$ 2.000,00

1x Matrícula

70X R$ 2.594,05

* Confira a tabela abaixo

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

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*Enquanto for necessário, as disciplinas dos cursos presenciais passarão para o formato híbrido, ou seja, com 50% de suas aulas online, pelo Zoom e 50% presenciais (porém, transmitidas simultaneamente para quem desejar permanecer em formato remoto).

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Sobre o curso

Comunicação e Práticas de Consumo

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM (PPGCOM ESPM) teve início em 2006 com o curso de Mestrado acadêmico e teve o curso de Doutorado aprovado em 2012. Tem por objetivo formar professores e pesquisadores de alto nível, com competência de atuação nacional e internacional, capazes de executar e liderar atividades de pesquisa, orientação e ensino na área de comunicação e de consumo. Seu corpo docente e discente tem produção intelectual reconhecida e o programa é avaliado como nota 5 pela CAPES

Linhas de pesquisa

O curso está organizado em duas linhas de pesquisa.

750h

de conteúdo

8 Semestres

Conclusão do curso

Presencial

Modalidade do curso

Estrutura curricular

Disciplinas obrigatórias

Discussão e aprofundamento dos projetos desenvolvidos pelos doutorandos. Identificação e reflexão sobre os problemas de pesquisa, os referenciais teóricos e os aportes metodológicos. A concepção, a produção e o desenvolvimento do texto científico na elaboração de projetos de pesquisa. A particularidade do conhecimento científico produzido na interseção comunicação/consumo. Créditos: 4 Carga-horária: 60
A rede de intercâmbio de significados entre comunicação e consumo tratadas do ponto de vista dos estudos de linguagem. A importância da mediação da linguagem no campo da comunicação. A instituição dos sentidos dos signos e a constituição da consciência. A palavra no campo da comunicação. Linguagem e ação humana. As diferentes abordagens em análise de discurso. As diferentes possibilidades de análise do discurso e das linguagens midiáticas. Créditos: 4 Carga-horária: 60
As interfaces comunicação e consumo a partir de contextos históricos, teorias e autores paradigmáticos no marco da pós-modernidade. O ecossistema informacional comunicativo na contemporaneidade. Imagem, espaço e tempo. A sociedade do espetáculo, do pós-espetáculo e a hiperestetização. A crise da cultura de massa. Comunicação, consumo e construção de subjetividades. Estilos de vida, identidade e diferença. Tecnologias do corpo, sensorialidades e experiências cognitivas. Globalização, mundialização da cultura, convergência e transmidialidade. Hibridismos e mestiçagens. Sociedade de redes e cultura digital. Créditos: 4 Carga-horária: 60

Disciplinas optativas

Disciplina que contempla diferentes temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes da Linha – Processos de recepção e contextos socioculturais articulados ao consumo. Créditos: 2 Carga-horária: 30
Estudos culturais e seu legado teórico. Teorias das mediações na América Latina. Estudos culturais, de recepção e de consumo: convergências. Aportes teóricos críticos para os estudos de recepção. O conceito de recepção e sua operação como parte do processo comunicacional. Significação, representação, ideologia, hegemonia. Cultura popular e identidade. Leituras, interpretações, sujeitos. Multiculturalismo e conflito simbólico. Recepção, usos e apropriações. Contextos e ambiências da recepção. O cotidiano e as articulações entre o público e o privado. Codificação e decodificação. As relações consumo/consumidor e recepção/ receptor. Créditos: 2 Carga-horária: 30
Estética, mídia e simbolização. As múltiplas interfaces entre experiência estética, cultura de massa e cultura midiática. A história da relação entre arte, cultura de massa, cultura das mídias e consumo. As manifestações artísticas e as produções audiovisuais próprias da sociedade do consumo. Experiência estética, processos comunicacionais e novas tendências de consumo. O conceito de consumo midiático. O consumo e os regimes imaginários contemporâneos. Novos sensórios. Lógicas do entretenimento. A estetização do capital e o debate do fetichismo. Créditos: 4 Carga-horária: 60
Disciplina que contempla diferentes temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes da Linha – Lógicas de produção e estratégias midiáticas articulada ao consumo. Créditos: 2 Carga-horária: 30
Contexto histórico da economia política. Noções gerais sobre economia política. Economia política na contemporaneidade. Economia e poder político. Relação capital/ força de trabalho. Sistemas de produção e circulação de mercadoria (material e simbólica). Globalização, economia política e comunicação. Conceitos de economia simbólica. Economia política da mídia. Capitalismo cognitivo, indústrias criativas e acumulação flexível. Capitalismo imaterial, subjetividade e biopolítica. Créditos: 2 Carga-horária: 30
Breve histórico do conceito de ética. Concepções contemporâneas de ética. Ética e comunicação social. Ética, discursos midiáticos e estratégias corporativas. Ética e estratégias mercadológicas. Comunicação empresarial, comunicação persuasiva e códigos de ética. Lógicas da produção e condutas estratégicas. Ética e meio ambiente. Ética, cidadania e inclusão social. Créditos: 4 Carga-horária: 60
Créditos exigidos em disciplinas: 24 créditos (12 em obrigatórias e 12 em optativas) = Carga Horária: 360 Créditos em atividade programada: 14 créditos = Carga Horária: 210 Créditos em Supervisão de Tese (3 últimos semestres do Curso): 12 créditos = Carga Horária: 180 Total: 50 (Carga Horária: 750)

Processo de seleção

Saiba como funciona cada etapa do processo de seleção
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Inscrição online e pagamento de taxas

Inscrição on-line e pagamento da taxa.
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ENTREGA DO PROJETO DE PESQUISA E DOCUMENTOS

Composto de questionário
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PROVA DE CONHECIMENTOS E PROFICIÊNCIA EM INGLÊ

A entrevista é a etapa essencial do processo de seletivo. Nesse momento, você conhecerá o resultado do processo de admissão.
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Defesa do projeto e entrevista

Aprovados podem efetivar matrícula, diretamente na unidade.**

O pré-projeto de pesquisa deverá ser apresentado entre 4 e 6 páginas para os candidatos ao Programa de Mestrado ou ao Programa de Doutorado (fonte: Times New Roman tamanho 12, espaço 1,5 linha) e conter os seguintes itens:

 

  • Capa com o Título provisório e Identificação do Candidato
  • Introdução: contextualização e introdução à temática contendo:
    • Problema de Pesquisa
    • Objetivos
    • Justificativa
  • Fundamentação Teórica
  • Metodologia
  • Cronograma Proposto
  • Referências

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

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*Todas as datas estão sujeitas a modificações

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Matrícula

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1x R$ 4.208,58

Matrícula

R$ 2.000,00

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1x R$ 3.512,50

Matrícula

R$ 2.000,00

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70x R$ 2.594,05

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1x R$ 3.706,06

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Agências de fomento

CAPES e FAPESP

PROSUP Integral

Isenção de mensalidade após o período de sua
implementação e recebimento de apoio.

PROSUP Taxa

Auxílio para custeio das taxas escolares (mensalidades).

FAPESP

Não há cota liberada, dependendo da aprovação de aplicação individual da solicitação de bolsa de estudo, com anuência do orientador.

Bolsa Institucional

Oferecida pela ESPM

Bolsas oferecidas pela própria Instituição, para atuação junto ao programa e à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu, em horários estabelecidos pela coordenação. Contemplam isenção total ou parcial da mensalidade.

 

As bolsas de estudos da CAPES e institucional serão implementadas a partir do mês de março. Com isso, o aluno que for contemplado com a bolsa deve estar ciente do pagamento da matrícula e da mensalidade do mês de fevereiro. A renovação da bolsa estará condicionada ao desempenho obtido e requisitos exigidos pelo bolsista na Avaliação Semestral e Anual do Discente.

 
  • RG e CPF (originais)
  • Histórico original de curso superior
  • Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula. Na ausência do diploma, o estudante poderá entregar certificado, atestado ou declaração de conclusão de curso com a descrição da data de colação de grau, qual será aceito temporariamente, ficando sob a responsabilidade do estudante a entrega posterior do referido diploma (originais)

No caso de diplomas internacionais, é necessária a sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº.8, de 4/10/07, do Conselho Nacional de Educação (CNE), disponível em: http://portal.mec.gov.br

O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

  • Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.
  • Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas ou rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

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Aonde o curso acontecerá?

ESPM Álvaro Alvim

Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana, São Paulo – SP

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