Doutorado em Administração (DINTER)

Aulas

Às sextas-feiras, sábados e domingos

Data de início

Modalidade

Presencial

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Doutorado em Administração (DINTER)

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Modalidade: Presencial

Período: Diurno

Duração: 8 Semestres

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São Paulo - ESPM Tech

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Doutorado em Administração (DINTER)

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Sobre o curso

Marketing, Estratégia e Inovação em Gestão Internacional

O curso de doutorado concentra-se na área de administração, que se preocupa com a gestão das organizações que conduzem negócios no ambiente doméstico e internacional. Esta envolve questões de adaptação local e integração global, análise dos mercados domésticos e internacionais, e distribuição das atividades de Marketing, Produção e Inovação (Pesquisa e desenvolvimento), Estratégias de internacionalização e transferência de conhecimento entre subsidiárias, modos de entrada, e alocação de recursos.

Linhas de pesquisa

O curso está organizado em duas linhas de pesquisa.

Pesquisa ESPM

Conheça as pesquisas e ações desenvolvidas pelo
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em
Administração

univag

Instituição receptora do DINTER:

UNIVAG - Centro Universitário

600h

de conteúdo

8 Semestres

Conclusão do curso

Presencial

Modalidade do curso

Estrutura curricular

O 1º Módulo do DINTER será o da disciplina “Oficina de Pesquisa Científica”, ministrada pelos professores Mário Ogasavara e Mateus Ponchio. Este módulo está previsto para ocorrer nos dias 17, 18 e 19 de abril de 2020 nas dependências do UNIVAG.

As datas previstas para os módulos subsequentes (do ano de 2020) são: 22, 23 e 24 de maio; 19, 20 e 21 de junho; 07, 08 e 09 de agosto; 11, 12 e 13 de setembro; 02, 03 e 04 de outubro; 06, 07 e 08 de novembro; e 04, 05 e 06 de dezembro.

Introduzir ao aluno as principais técnicas de análise quantitativa multivariada, estimulando os estudantes para a adição dessas abordagens quantitativas em seus problemas de pesquisa, capacitando-os para a busca e análise estruturada das informações. Apresentar os conceitos e ferramentas computacionais quantitativas com as respectivas aplicações dentro do campo de pesquisa de Administração. Ementa Introdução aos conceitos, técnicas e ferramentas de análise quantitativa multivariada. Regressão Múltipla. Inferência Estatística. Análise de Covariância. Análise de Componentes Principais. Análise Fatorial. Análise Discriminante. Análise de Clusters. Equações Estruturais (Structural Equation Modeling).
O objetivo desta disciplina é discutir os principais temas relativos ao comportamento do consumidor em um enfoque internacional. Apresentação e discussão de temas selecionados de comportamento do consumidor, com discussão sobre aspectos metodológicos e conceituais. Ao final da disciplina o aluno deverá: Entender os conceitos relativos ao comportamento do consumidor; Entender como o comportamento do consumidor influencia o processo de aquisição e consumo; reconhecer as principais áreas de estudo na área internacional; desenvolver habilidade para identificar aplicações de conceitos e teorias de comportamento do consumidor na elaboração de pesquisas com foco na área internacional. Ementa A pesquisa em comportamento do consumidor – a questão do internacional/global; Tipos e métodos de pesquisa; Cultura e dimensões da cultura; Cultura e valores; Comportamento intergrupos – etnocentrismo, patriotismo, nacionalismo; Identidade nacional; Consumo étnico, imigração e migração; Características individuais do consumidor; Consumidor global e cosmopolitanismo; Atitudes e país de origem e marca país.
Propiciar uma integração acadêmica entre o curso de graduação em Administração e o programa de pós-graduação em Administração, mestrado em Gestão Internacional. Permitir aos alunos uma reflexão da prática docente considerando as dimensões epistemológicas, pedagógicas e políticas e promover a formação didático-pedagógica dos mestrandos. Ementa: Os múltiplos atores envolvidos nos processos educativos. As teorias de aprendizagem, planejamento e desenvolvimento da atividade docente. A aprendizagem ativa como norteadora da eleição de estratégias de ensino. O planejamento para a criação de situações de aprendizagem: os planos de aprendizagem. Os objetivos do curso como âncora da concepção da disciplina e do plano de ensino e aprendizagem. O programa como uma obra aberta. Materiais didáticos de suporte à aprendizagem. A avaliação e acompanhamento da aprendizagem como forma de percepção do nível de apreensão do estudante e de orientação da mediação docente: reflexão, concepções e instrumentos.
As diferentes correntes teóricas da estratégia e inovação, as visões da estratégia e inovação e as diferentes estratégias de modos de entrada no mercado internacional.
O objetivo geral da disciplina é apresentar as especificidades das estratégias em mercados emergentes. O objeto de estudo são as multinacionais emergentes e as multinacionais estrangeiras em mercados emergentes. Três objetivos específicos delineiam o programa da disciplina: A importância de estudar o impacto do ambiente institucional para as empresas de e em mercados emergentes. Características dos mercados emergentes. A vantagem competitiva oriunda da atuação em mercados emergentes. Ementa: Estratégia e Ambiente Institucional. Vazios Institucionais, Liabilities of foreignness, Distancia Institucional e Estratégia, estratégia de empresas estrangeiras em mercados emergentes, estratégias de multinacionais emergentes. A questão do primeiro versus último entrante. Especificidades das empresas do Brasil perante as empresas Chinesas, Russas e Indianas. Multinacionais Latino Americanas.
O objetivo geral desta disciplina é desenvolver o pensamento científico e crítico nos estudantes, entendendo o conhecimento como função da atividade ativa da mente humana em contato com a realidade, e entendendo a diversidade de concepções do que seja o conhecimento e do que seja a realidade, mormente a realidade social. Ementa O Conhecimento: possibilidades, origem e essência. Paradigmas do pensamento sociológico e seus principais autores. Paradigmas da Filosofia da Ciência e seus principais autores. O Método. A falsa neutralidade das técnicas. Revoluções no pensamento científico. As teorias. Análise crítica de teorias administrativas específicas.
O objetivo geral desta disciplina é tornar os alunos proficientes na operacionalização do arcabouço teórico utilizado nas pesquisas e publicações em gestão internacional e negócios internacionais, bem como leitura e escrita de papers na área. O grau de proficiência deverá permitir que a) identifiquem, compreendam e sejam capazes de criticar o referencial teórico de dado estudo e b) dominem mais profundamente a tradição teórica de seu próprio projeto de dissertação Ementa As principais abordagens ao fenômeno internacional e suas teorias. Teorias de Negócios Internacionais de Base Econômica (Teoria dos Custos de Transação / Internalização, Teoria do Ciclo-de-Vida do produto, Hymer e a lógica do Investimento Direto, Dunning e o paradigma eclético, Buckley e Casson e a Internalização dos custos das atividades intermediárias e Institucionalismo econômico). Teorias de Base Comportamental de Uppsala (Gradualismo, Distância Psíquica, Network). Teorias Gerenciais (Estratégicas) de Gestão Internacional (Bartlett e Ghoshal e as principais variáveis da estratégia internacional, Fluxo de Conhecimento na Empresa Multinacional). Outros referenciais teóricos relevantes (Pesquisa intercultural em Gestão Internacional).
O objetivo é proporcionar ao aluno uma visão abrangente sobre o agronegócio focando os aspectos de marketing e estratégia no contexto global. Ementa A dinâmica de funcionamento do complexo agroindustrial no Brasil e no mundo. As inter-relações de valor entre os segmentos das cadeias agroindustriais e destes com as instituições. A dimensão e o funcionamento dos sistemas integrados de produção de alimentos, fibras, biomassa e bicombustíveis. A evolução, o conceito e a aplicação das estratégias e táticas de marketing a montante e a jusante do complexo agroindustrial. As estratégias mercadológicas e sua coordenação nas cadeias produtivas em seus diferentes segmentos (indústria de máquinas e insumos, produção agropecuária, agroindústria, indústria, distribuição e varejo). O comportamento do consumidor final de alimentos e do produtor agrícola. Aspectos emergentes como certificação, sustentabilidade e segurança em alimentos.
Objetiva-se apresentar, discutir e avaliar as estratégias e atividades de marketing no contexto global, bem como a construção da pesquisa acadêmica na área. Examina-se como as organizações identificam, desenvolvem e gerenciam produtos e marcas para mercados globais. Inclui-se o estudo do efeito do país de origem, marca país, adaptações de elementos da marca em diferentes contextos. Ementa: Introdução ao marketing global. As diferenças entre marketing internacional e global. A influência do ambiente econômico e a importância dos países emergentes. O ambiente sociocultural. A gestão das oportunidades de mercado. A gestão das estratégias de marketing global. As estratégias de padronização e adaptação do composto de marketing. A implementação dos departamentos de marketing no contexto global. Conceituação produto e marca. Pesquisa em produtos e marcas em contexto internacional. Elementos de marca em diferentes mercados; efeito País de origem; marca país; marca de destino; marca e cultura; comportamento do consumidor.
O objetivo da disciplina é o de apresentar os principais conceitos, técnicas e ferramentas de planejamento, coleta e análise qualitativa de dados/informações para auxiliar nos processos de planejamento, coleta e análise de dados em pesquisa na área de administração. Ementa Pesquisa qualitativa. Estudo de caso. Abordagem fenomenológica. História. Etnográfica. Grounded Theory. Coleta de análise de dados. Validade e Confiabilidade. Processo Geral de Pesquisa Qualitativa.
O objetivo da disciplina é o de apresentar os principais conceitos, técnicas e ferramentas de análise estatística que podem auxiliar nos processos de planejamento e análise em pesquisa na área de Administração. Ementa Principais técnicas utilizadas em análise quantitativa. Introdução à análise de dados: tabelas e gráficos; apresentação de dados. Principais distribuições: discretas e contínuas. Amostragem e distribuições amostrais. Estimação pontual e intervalar. Testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos. Análise de variância. Regressão simples e séries temporais.
O objetivo geral desta disciplina é auxiliar os alunos na construção de um estudo qualitativo em nível de doutorado. Ementa Estudos qualitativos na pesquisa em Administração: método de estudo de caso qualitativo, grounded theory, pesquisa-ação, história oral. Técnicas de coleta e de tratamento dos materiais qualitativos. A validação dos resultados de pesquisas conduzidas com o suporte do método qualitativo. O desenvolvimento da análise de conteúdo e o software Atlasti.
Os objetivos da disciplina são: apresentar aspectos teóricos e práticos associados à mensuração de variáveis e de construtos utilizados em pesquisas científicas em geral e, com maior ênfase, no campo de marketing; identificar, em trabalhos científicos, quais são os construtos teóricos abordados e as maneiras utilizadas pelos pesquisadores para operacionalizá-los, bem como refletir sobre estas escolhas; desenvolver a habilidade de formular escalas e instrumentos de medida para uso em pesquisas de autoria dos próprios alunos. Ementa Mensuração em ciências sociais e comportamentais: debate epistemológico e definições centrais. Modelo geral de mensuração: construtos latentes, requisitos de escalas, algumas propostas de mensuração. Avaliação de escalas: dimensionalidade, confiabilidade, validade. Confiabilidade: erro, amostra de domínio, procedimento de teste-reteste, confiabilidade split-half, alfa de Cronbach, outros. Validade: definição, tipos de validade, formas de acessá-la. Construtos de natureza formativa e reflexiva. Vantagens e desvantagens no uso de escalas disponíveis na literatura. Escolha entre máxima comparabilidade e máxima confiabilidade em pesquisas internacionais.
O objetivo geral desta disciplina é ajudar os participantes a desenvolver habilidades para escrever textos acadêmicos bem estruturados e atrativos visando à publicação em periódicos nacionais e internacionais. Serão abordados: características da escrita acadêmica; o planejamento do artigo; a estrutura do artigo; o sistema de avaliação e revisão por pares. Ao final, espera-se que os participantes consigam estruturar textos obedecendo às convenções e exigências do discurso acadêmico.
Com a organização e oferta da primeira edição da disciplina Didática do Ensino Superior, o mestrado de Administração reafirma seu compromisso de colaborar para a formação de professores pesquisadores na área de Gestão Internacional e reforça a sua identidade de instituição de educação superior. Com o suporte de autores e textos selecionados, a disciplina proporcionará a discussão de temas nucleares da educação superior, resgatando teorias e metodologias que favoreçam a reflexão sobre a prática docente pela renovação de saberes. Ementa: A organização do sistema brasileiro de educação superior. As teorias de aprendizagem e o desenvolvimento potencializado da atividade docente. Ensino versus aprendizagem ou ensino comprometido com a aprendizagem. A educação centrada no professor e a educação centrada no aprendiz: méritos, limitações e adequações. A aprendizagem (ativa / significativa) como norteadora da eleição de estratégias de ensino. Reflexões acerca do jovem e de sua presença em sala de aula. O planejamento para a criação de situações de aprendizagem: os planos de aprendizagem. Os objetivos do curso como âncora da concepção da disciplina e do plano de ensino e aprendizagem. O programa como uma obra aberta. Avaliação e acompanhamento da aprendizagem como forma de percepção do nível de apreensão do estudante e de orientação da mediação docente: reflexão, concepções e instrumentos.
Apresentar uma ampla visão das principais teorias em uso nas literaturas de Marketing e Comportamento do Consumidor; desenvolver as habilidades dos alunos para identificar problemas de pesquisa e propor soluções conceituais e empíricas para esses problemas; treinar a fundamentação teórica de problemas e hipóteses de pesquisa e a identificação de possíveis contribuições conceituais decorrentes de suas investigações; melhorar a percepção dos alunos das orientações metodológicas interdisciplinares encontradas em estudos da área

Créditos exigidos em disciplinas: 36 (Carga Horária: 540)

Créditos em Atividades Complementares Obrigatórias: 4 (Carga Horária: 60)

Créditos em Supervisão de Tese: 20 (Carga Horária: 300)

Total:  60 (Carga Horária: 900)

Período: sextas-feiras, sábados e domingos

Processo de seleção

Saiba como funciona cada etapa do processo de seleção
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Avaliação da documentação e pré-projeto de pesquisa

Inscrição on-line e pagamento da taxa.
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Prova de inglês

Composto de questionário
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Entrevista

A entrevista é a etapa essencial do processo de seletivo. Nesse momento, você conhecerá o resultado do processo de admissão.
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Teste ANPAD

Aprovados podem efetivar matrícula, diretamente na unidade.**

EDIÇÃO DE FEVEREIRO – Data de realização: 05/03/2023

EDIÇÃO DE JUNHO – Data de realização: 18/06/2023

EDIÇÃO DE SETEMBRO – Data de realização: 24/09/2023

EDIÇÃO DE NOVEMBRO – Data de realização: 26/11/2023

 

INSCREVA-SE

O pré-projeto de pesquisa deverá ser apresentado entre 4 e 6 páginas para os candidatos ao Programa de Mestrado ou ao Programa de Doutorado (fonte: Times New Roman tamanho 12, espaço 1,5 linha) e conter os seguintes itens:

 

  • Capa com o Título provisório e Identificação do Candidato
  • Introdução: contextualização e introdução à temática contendo:
    • Problema de Pesquisa
    • Objetivos
    • Justificativa
  • Fundamentação Teórica
  • Metodologia
  • Cronograma Proposto
  • Referências

O edital é essencial, pois nele estão detalhadas todas as informações e diretrizes cruciais para participar do processo seletivo. É por meio dele que você candidato terá acesso a todas as orientações necessárias, garantindo transparência, igualdade de oportunidades e conformidade com os requisitos estabelecidos.

 

BAIXAR O EDITAL

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.

“Nosso Programa tem por foco a Gestão Internacional, tanto na perspectiva do marketing quanto da estratégia e inovação. Um mestrado ou doutorado nesta área é um desafio transformador que ilumina mentes e amplia oportunidades profissionais”.
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Julio Figueiredo
Coordenador do curso
Professores do curso

Doutorado em Administração (DINTER)

Início das aulas: 05/02/2024

Onde o curso aconterá?

São Paulo – ESPM Tech

Rua Joaquim Tavora, 1240

Vila Mariana - São Paulo - SP

O serviço de VAN* da ESPM ocorre de segunda a sexta-feira, na saída do Metrô Ana Rosa – Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 65 – em frente à Caixa Econômica Federal.

Horários:
Das 6h30 às 13h30
Das 14h30 às 17h
Das 18h às 23h30

 *Serviço gratuito e exclusivo aos alunos da ESPM. Apresente a carteirinha de aluno no momento do embarque.

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida?

Os cursos de pós-graduação stricto sensu incluem mestrado e doutorado, e são voltados para a formação acadêmica avançada. O mestrado costuma durar cerca de 2 anos, enquanto o doutorado leva em torno de 4 anos. O foco principal desses programas é capacitar líderes a promover avanços no conhecimento por meio de pesquisas de alta qualidade. Os alunos precisam cursar disciplinas obrigatórias e eletivas, além de realizar uma pesquisa original em sua área de estudo. Ao final, a pesquisa é apresentada e avaliada por uma banca examinadora, o que é fundamental para a conclusão do curso. Esses programas são voltados, principalmente, para a pesquisa, permitindo que os alunos desenvolvam habilidades críticas de análise, redação acadêmica e apresentação, aplicáveis em várias áreas profissionais.

Sim, a aprovação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) é necessária para que um curso stricto sensu funcione. E a CAPES é uma fundação ligada ao Ministério da Educação (MEC), que é o responsável por regular e avaliar todos os cursos de mestrado e doutorado no Brasil.

Para o mestrado, qualquer pessoa com graduação completa pode se inscrever, desde que seja aprovada no processo seletivo da ESPM. Para o doutorado, é necessário ter um mestrado – e passar no processo seletivo da ESPM.

Sim, isso é bastante comum, pois as fronteiras entre as disciplinas estão cada vez mais flexíveis. No caso do PPGECEI (MPGEC), por exemplo, como não há uma graduação específica em Economia Criativa, as turmas são formadas por alunos de diversas áreas do conhecimento, tornando o curso interdisciplinar. Além disso, estudantes podem escolher cursos de outros programas, como MPCC, PPGA, PPGCOM e PPGECEI (MPGEC), mesmo que diferentes da Graduação. Eles também podem ser orientados a ajustar sua linha de pesquisa para alinhar melhor o projeto, que será o foco do curso.

Sim. Os cursos stricto sensu, como mestrados, mestrados profissionais e doutorados, qualificam o profissional para lecionar em cursos de graduação, pós-graduação lato sensu e, no caso do doutorado, também em pós-graduação stricto sensu.

O mestrado acadêmico e o mestrado profissional são um tipo de pós-graduação com diferentes objetivos e abordagens:

 

Mestrado acadêmico: focado em pesquisa acadêmica e científica, busca aprofundar o conhecimento teórico e gerar novas pesquisas. É indicado para quem deseja seguir uma carreira acadêmica, como professor universitário ou pesquisador, ou trabalhar em instituições que valorizam habilidades de pesquisa, como órgãos governamentais e empresas.

 

Mestrado profissional: voltado para o mercado de trabalho, com foco prático e aplicado. Prepara os estudantes para resolver problemas e inovar em suas áreas, sendo ideal para quem busca crescer profissionalmente ou assumir cargos de liderança.

 

Ambos conferem o título de mestre, mas com abordagens e metas de aprendizado diferentes, cabendo ao estudante escolher com base em seus objetivos profissionais.

Não, o título é o mesmo para ambos. Tanto o mestrado acadêmico quanto o profissional conferem o grau de mestre, mas têm enfoques e objetivos de aprendizado diferentes. A escolha entre eles depende dos objetivos de carreira e das aspirações de cada estudante

No MPCC, você desenvolve uma pesquisa científica com aplicação prática. Os mestres formados podem seguir tanto na carreira acadêmica, lecionando em universidades ou avançando para o doutorado, quanto na carreira executiva, usando ferramentas científicas para diagnosticar e resolver problemas em empresas, especialmente nas áreas de negócios, marketing e relações com consumidores. Esse conhecimento prático é valioso para empresas que buscam uma vantagem competitiva no mercado.

No PPGA, você estuda temas e pesquisas voltados às necessidades de organizações nacionais e internacionais que buscam crescimento e sustentabilidade. O programa prepara profissionais para desenvolver estratégias sólidas, mesmo em tempos de grandes mudanças. Tanto mestres quanto doutores formados por esse programa geralmente atuam na carreira acadêmica.

O PPGCOM conecta a comunicação aos estudos do consumo, entendendo o consumo como um reflexo das relações sociais e os meios de comunicação como mediadores das culturas de consumo. O programa investiga como as culturas midiáticas e os símbolos do consumo se relacionam, com foco na análise crítica da sociedade de consumo, culturas midiáticas e digitais, e narrativas sobre o consumo. Isso inclui o estudo de teorias clássicas e abordagens contemporâneas. O objetivo é formar professores e pesquisadores qualificados para liderar atividades de pesquisa, ensino e orientação na área de comunicação, tanto no Brasil quanto no exterior. Mestres e doutores desse programa podem atuar na academia, além de colaborar com ONGs, empresas privadas e setores da sociedade civil.

1) Bolsas de Pesquisa (agências de fomento): disponíveis para os mestrados e doutorados do PPGA e PPGCOM. Essas bolsas são financiadas pela CAPES para ajudar a custear as pesquisas. O EPAP é responsável pelo controle dessas bolsas:

  1. a) PROSUP Integral: bolsa 100% integral. Você não paga nada e ainda recebe um valor para a pesquisa, sem repasse à ESPM;
  2. b) PROSUP Taxa: bolsa que oferece R$800,00, repassados diretamente à ESPM;
  3. c) Sanduíche – PDSE/CAPES: oferece bolsas para doutorado sanduíche, permitindo que alunos realizem pesquisas no exterior por 6 a 12 meses, sob supervisão de uma universidade e orientador estrangeiros, conforme as normas da CAPES.

 

OBSERVAÇÃO!
As bolsas só começam a valer a partir da segunda mensalidade, então, é necessário pagar a matrícula e a primeira mensalidade.

 

2) Descontos sobre mensalidade:

  1. a) Desconto Ex-Aluno – 5%: para quem concluiu cursos de curta duração, extensão ou de férias, há um desconto de 5% na mensalidade;
  2. b) Desconto Ex-Aluno – 20%: para quem concluiu uma graduação ou pós-graduação (lato ou stricto sensu), o desconto é de 20% na mensalidade.

 

NOTA!

Caso opte por um desconto, o aluno não poderá solicitar outra bolsa, pois elas não são cumulativas.

Matricule-se

Informações sobre o curso de Doutorado em Administração (DINTER)

Modalidade: Presencial

Período: Diurno

Aulas: Às sextas-feiras, sábados e domingos

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20% de desconto
No valor de todas as mensalidades do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM. O desconto não é acumulativo.

5% de desconto
No valor de todas as mensalidades do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM. O desconto não é acumulativo.
  • RG e CPF (originais)
  • Histórico original de curso superior
  • Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula. Na ausência do diploma, o estudante poderá entregar certificado, atestado ou declaração de conclusão de curso com a descrição da data de colação de grau, qual será aceito temporariamente, ficando sob a responsabilidade do estudante a entrega posterior do referido diploma (originais)

No caso de diplomas internacionais, é necessária a sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº.8, de 4/10/07, do Conselho Nacional de Educação (CNE), disponível em: http://portal.mec.gov.br

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De segunda a sexta-feira das 8h às 20h 

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