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Pós-graduação ESPM

Mestrado

Mestrado em comunicação e práticas de consumo

Aulas

Às segundas e quartas-feiras

Data de início

Agosto

Modalidade

Presencial

São Paulo - ESPM Tech

Período: Integral

Horário: Segundas e quartas-feiras, das 14h às 18h

Selecione as preferências
do curso

Mestrado em comunicação e práticas de consumo

Selecione a opção do curso para continuar

*Enquanto for necessário, as disciplinas dos cursos presenciais passarão para o formato híbrido, ou seja, com 50% de suas aulas online, pelo Zoom e 50% presenciais (porém, transmitidas simultaneamente para quem desejar permanecer em formato remoto).

Mestrado
Sobre o curso

Comunicação e práticas do consumo

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM (PPGCOM ESPM) teve início em 2006 com o curso de Mestrado acadêmico e teve o curso de Doutorado aprovado em 2012. Tem por objetivo formar professores e pesquisadores de alto nível, com competência de atuação nacional e internacional, capazes de executar e liderar atividades de pesquisa, orientação e ensino na área de comunicação e de consumo. Seu corpo docente e discente tem produção intelectual reconhecida e o programa é avaliado como nota 5 pela CAPES

Mestrado e Doutorado

CAPES
2017-2020

Os cursos do stricto sensu da ESPM obtiveram excelentes notas na avaliação quadrienal

Mestrado e Doutorado em Comunicação e Práticas do Consumo (PPGCOM)

Mestrado e Doutorado em Administração (PPGA)

Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor (MPCC)

Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa (MPGEC)

Linhas de pesquisa

O curso está organizado em duas linhas de pesquisa.

Pesquisa ESPM

Conheça as pesquisas e ações desenvolvidas pelo
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em
Comunicação e Práticas de Consumo

450h

de conteúdo

4 Semestres

Conclusão do curso

Presencial

Modalidade do curso

Estrutura curricular

O curso possui carga horária de 450 horas, composto das seguintes disciplinas:

Disciplinas obrigatórias

O campo científico. Ciência, conhecimento científico e senso comum. Lógica do pensamento científico. Fundamentos da metodologia científica. A problemática – sujeito/objeto – e a constituição do sujeito pesquisador. A ciência contemporânea. Procedimentos quantitativos e qualitativos em ciências sociais e humanas. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. Epistemologia da comunicação. Comunicação e seus diálogos interdisciplinares. A comunicação como novo campo científico. Créditos: 4 Carga-horária: 60
Discussão e aprofundamento dos projetos desenvolvidos pelos alunos. Identificação e reflexão sobre os problemas de pesquisa, os referenciais teóricos e os aportes metodológicos. A concepção, a produção e o desenvolvimento do texto científico na elaboração de projetos de pesquisa. A particularidade do conhecimento científico produzido na interseção comunicação/consumo. Créditos: 4 Carga-horária: 60
As principais correntes teóricas da comunicação social. Os conceitos e contextos fundantes. Os cânones e as principais rupturas. Teorias da mídia em relação à emergência e ao desenvolvimento dos meios de comunicação. Teorias do contemporâneo. Comunicação e modernidade. Comunicação e pós-modernidade. Teorias da comunicação, cena midiática e culturas do consumo. Créditos: 4 Carga-horária: 60
As interfaces comunicação e consumo a partir de contextos históricos, teorias e autores paradigmáticos no marco da modernidade. As noções clássicas do consumo em suas conexões com a leitura dos processos comunicacionais. Os processos de metropolização, industrialização e a emergência da indústria cultural. A sociedade de massas, a comunicação e consumo. A construção do consumidor e do sujeito receptor. O legado de teorias sociológicas, antropológicas, econômicas e filosóficas na construção da interface comunicação/consumo. Créditos: 4 Carga-horária: 60

Disciplinas optativas

Disciplina que contempla diferentes temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes da Linha – Processos de recepção e contextos socioculturais articulados ao consumo.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Estudos culturais e seu legado teórico. Teorias das mediações na América Latina. Estudos culturais, de recepção e de consumo: convergências. Aportes teóricos críticos para os estudos de recepção. O conceito de recepção e sua operação como parte do processo comunicacional. Significação, representação, ideologia, hegemonia. Cultura popular e identidade. Leituras, interpretações, sujeitos. Multiculturalismo e conflito simbólico. Recepção, usos e apropriações. Contextos e ambiências da recepção. O cotidiano e as articulações entre o público e o privado. Codificação e decodificação. As relações consumo/consumidor e recepção/receptor.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Disciplina que contempla diferentes temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes da Linha – Lógicas de produção e estratégias midiáticas articulada ao consumo.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Contexto histórico da economia política. Noções gerais sobre economia política. Economia política na contemporaneidade. Economia e poder político. Relação capital/ força de trabalho. Sistemas de produção e circulação de mercadoria (material e simbólica). Globalização, economia política e comunicação. Conceitos de economia simbólica. Economia política da mídia. Capitalismo cognitivo, indústrias criativas e acumulação flexível. Capitalismo imaterial, subjetividade e biopolítica.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Créditos exigidos em disciplinas obrigatórias: 16
Créditos exigidos em disciplinas optativas: 4
Créditos em atividades programadas: 6
Créditos em orientação de dissertação: 4
TOTAL: 30 créditos (carga horária: 450 horas)

Processo de seleção

Saiba como funciona cada etapa do processo de seleção
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INSCRIÇÃO ONLINE E PAGAMENTOS DE TAXAS

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ENTREGA DO PROJETO DE PESQUISA E DOCUMENTOS

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PROVA DE IDIOMA ESTRANGEIRO

A entrevista é a etapa essencial do processo de seletivo.
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DEFESA DO PROJETO E ENTREVISTA

Para candidaturas ao mestrado, o(a) interessado(a) deverá apresentar um pré-projeto de pesquisa que deverá
ser redigido em português e ter, obrigatoriamente, de 10 a 15 páginas digitadas em fonte Times New Roman
corpo 12, entrelinhas 1,5, papel modelo A4 e margens de 3 cm, obedecendo às normas da ABNT.


O pré-projeto de mestrado deve respeitar à seguinte estrutura:


a. Capa, contendo: Título, Nome do candidato e Linha de pesquisa
b. Resumo (8 a 10 linhas)
c. Palavras-chave (de 3 a 5)
d. Contextualização do problema e objeto da pesquisa
e. Objetivos (geral e específicos)
f. Justificativa da relevância da pesquisa
g. Marco teórico
h. Metodologia de pesquisa (com detalhamento dos procedimentos e técnicas a serem utilizadas)
i. Cronograma de execução da pesquisa
j. Referências bibliográficas

 

O(a) candidato(a) a mestrado ou doutorado optará pela inscrição em uma das duas linhas de pesquisa do
PPGCOM, respeitando a compatibilidade do seu tema de pesquisa com as ementas relacionadas no item 7 deste
Edital.

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Matricula-se

Informações sobre o curso de Mestrado em comunicação e práticas de consumo

Modalidade: Presencial

Data de início: Agosto

Período: Integral

Aulas: Às segundas e quartas-feiras

Horário: Segundas e quartas-feiras, das 14h às 18h

INscreva-se

Selecione a opção do curso para continuar

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Agências de fomento

CAPES e FAPESP

PROSUP Integral

Isenção de mensalidade após o período de sua implementação e recebimento de apoio.

PROSUP Taxa

Auxílio para custeio das taxas escolares (mensalidades).

FAPESP

Não há cota liberada, dependendo da aprovação de aplicação individual da solicitação de bolsa de estudo, com anuência do orientador.

Bolsa Institucional

Oferecida pela ESPM

Bolsas concedidas pela própria Instituição, por meio de avaliação da Comissão de Bolsas, e contemplam isenção total ou parcial da mensalidade.

As bolsas de estudos da CAPES e institucional serão implementadas a partir do mês de março. Com isso, o aluno que for contemplado com a bolsa deve estar ciente do pagamento da matrícula e da mensalidade do mês de fevereiro. A renovação da bolsa estará condicionada ao desempenho obtido e requisitos exigidos pelo bolsista na Avaliação Semestral e Anual do Discente.

  • RG e CPF (originais)
  • Histórico original de curso superior
  • Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula. Na ausência do diploma, o estudante poderá entregar certificado, atestado ou declaração de conclusão de curso com a descrição da data de colação de grau, qual será aceito temporariamente, ficando sob a responsabilidade do estudante a entrega posterior do referido diploma (originais)

No caso de diplomas internacionais, é necessária a sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº.8, de 4/10/07, do Conselho Nacional de Educação (CNE), disponível em: http://portal.mec.gov.br

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Onde o curso acontecerá?

ESPM Tech

Rua Joaquim Távora, 123 – Vila Mariana, São Paulo – SP

Ficou com alguma dúvida? Podemos te ajudar:

Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h 

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