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Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo

Aulas

Às segundas e quartas-feiras

Data de início

07/02/2024

Modalidade

Presencial

Modalidade: Presencial

Data de início: 07/02/2024

Período: Vespertino

Horário: Das 14h às 18h

São Paulo - ESPM Tech

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do curso

Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo

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*Enquanto for necessário, as disciplinas dos cursos presenciais passarão para o formato híbrido, ou seja, com 50% de suas aulas online, pelo Zoom e 50% presenciais (porém, transmitidas simultaneamente para quem desejar permanecer em formato remoto).

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Sobre o curso

Comunicação e práticas do consumo

O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM (PPGCOM ESPM) teve início em 2006 com o curso de Mestrado acadêmico e teve o curso de Doutorado aprovado em 2012. Tem por objetivo formar professores e pesquisadores de alto nível, com competência de atuação nacional e internacional, capazes de executar e liderar atividades de pesquisa, orientação e ensino na área de comunicação e de consumo. Seu corpo docente e discente tem produção intelectual reconhecida e o programa é avaliado como nota 5 pela CAPES

Linhas de pesquisa

O curso está organizado em duas linhas de pesquisa.

Pesquisa ESPM

Conheça as pesquisas e ações desenvolvidas pelo
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em
Comunicação e Práticas de Consumo

450h

de conteúdo

4 Semestres

Conclusão do curso

Presencial

Modalidade do curso

Estrutura curricular

O curso possui carga horária de 450 horas, composto das seguintes disciplinas:

Disciplinas obrigatórias

O campo científico. Ciência, conhecimento científico e senso comum. Lógica do pensamento científico. Fundamentos da metodologia científica. A problemática – sujeito/objeto – e a constituição do sujeito pesquisador. A ciência contemporânea. Procedimentos quantitativos e qualitativos em ciências sociais e humanas. Métodos e técnicas de pesquisa em comunicação. Epistemologia da comunicação. Comunicação e seus diálogos interdisciplinares. A comunicação como novo campo científico. Créditos: 4 Carga-horária: 60
Discussão e aprofundamento dos projetos desenvolvidos pelos alunos. Identificação e reflexão sobre os problemas de pesquisa, os referenciais teóricos e os aportes metodológicos. A concepção, a produção e o desenvolvimento do texto científico na elaboração de projetos de pesquisa. A particularidade do conhecimento científico produzido na interseção comunicação/consumo. Créditos: 4 Carga-horária: 60
As principais correntes teóricas da comunicação social. Os conceitos e contextos fundantes. Os cânones e as principais rupturas. Teorias da mídia em relação à emergência e ao desenvolvimento dos meios de comunicação. Teorias do contemporâneo. Comunicação e modernidade. Comunicação e pós-modernidade. Teorias da comunicação, cena midiática e culturas do consumo. Créditos: 4 Carga-horária: 60
As interfaces comunicação e consumo a partir de contextos históricos, teorias e autores paradigmáticos no marco da modernidade. As noções clássicas do consumo em suas conexões com a leitura dos processos comunicacionais. Os processos de metropolização, industrialização e a emergência da indústria cultural. A sociedade de massas, a comunicação e consumo. A construção do consumidor e do sujeito receptor. O legado de teorias sociológicas, antropológicas, econômicas e filosóficas na construção da interface comunicação/consumo. Créditos: 4 Carga-horária: 60

Disciplinas optativas

Disciplina que contempla diferentes temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes da Linha – Processos de recepção e contextos socioculturais articulados ao consumo.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Estudos culturais e seu legado teórico. Teorias das mediações na América Latina. Estudos culturais, de recepção e de consumo: convergências. Aportes teóricos críticos para os estudos de recepção. O conceito de recepção e sua operação como parte do processo comunicacional. Significação, representação, ideologia, hegemonia. Cultura popular e identidade. Leituras, interpretações, sujeitos. Multiculturalismo e conflito simbólico. Recepção, usos e apropriações. Contextos e ambiências da recepção. O cotidiano e as articulações entre o público e o privado. Codificação e decodificação. As relações consumo/consumidor e recepção/receptor.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Disciplina que contempla diferentes temáticas relacionadas aos projetos de pesquisa desenvolvidos pelos docentes da Linha – Lógicas de produção e estratégias midiáticas articulada ao consumo.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

Contexto histórico da economia política. Noções gerais sobre economia política. Economia política na contemporaneidade. Economia e poder político. Relação capital/ força de trabalho. Sistemas de produção e circulação de mercadoria (material e simbólica). Globalização, economia política e comunicação. Conceitos de economia simbólica. Economia política da mídia. Capitalismo cognitivo, indústrias criativas e acumulação flexível. Capitalismo imaterial, subjetividade e biopolítica.

Créditos: 2
Carga-horária: 30

O objetivo deste seminário é o de examinar a influência e o impacto globais das práticas culturais DIY nas modalidades e significados como estas têm informado as representações e o desempenho do género em diferentes partes do mundo – nomeadamente no Sul Global. A espinha dorsal do seminário centra-se numa análise aprofundada e compreensiva da história da participação, perspectivas e experiências (sub)culturais das mulheres e atores LGBTQIAP+ ao longo do tempo desvelando uma perspectiva histórica da realidade do DIY para não se cair na falácia da revolução eterna e da ideia de que este ethos só surgiu nos últimos anos. Assim, teremos cinco patamares fundamentais de argumentação científica e prática pedagógica: a história, as representações sociais, as práticas, o corpo e os espaços.

 

Créditos: 1

Carga horária: 15

TOTAL: 30 créditos (carga horária: 450 horas)

Créditos exigidos em disciplinas obrigatórias: 16 (240 horas)

Créditos exigidos em disciplinas optativas (eletivas): 4 (60 horas)

Créditos em atividades complementares: 6 (90 horas)

Créditos em orientação de dissertação: 4 (60 horas)

Processo de seleção

Saiba como funciona cada etapa do processo de seleção
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INSCRIÇÃO ONLINE E PAGAMENTOS DE TAXAS

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ENTREGA DO PROJETO DE PESQUISA E DOCUMENTOS

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PROVA DE IDIOMA ESTRANGEIRO

A entrevista é a etapa essencial do processo de seletivo.
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DEFESA DO PROJETO E ENTREVISTA

Para candidaturas ao mestrado, o(a) interessado(a) deverá apresentar um pré-projeto de pesquisa que deverá
ser redigido em português e ter, obrigatoriamente, de 10 a 15 páginas digitadas em fonte Times New Roman
corpo 12, entrelinhas 1,5, papel modelo A4 e margens de 3 cm, obedecendo às normas da ABNT.


O pré-projeto de mestrado deve respeitar à seguinte estrutura:


a. Capa, contendo: Título, Nome do candidato e Linha de pesquisa
b. Resumo (8 a 10 linhas)
c. Palavras-chave (de 3 a 5)
d. Contextualização do problema e objeto da pesquisa
e. Objetivos (geral e específicos)
f. Justificativa da relevância da pesquisa
g. Marco teórico
h. Metodologia de pesquisa (com detalhamento dos procedimentos e técnicas a serem utilizadas)
i. Cronograma de execução da pesquisa
j. Referências bibliográficas

O(a) candidato(a) a mestrado ou doutorado optará pela inscrição em uma das duas linhas de pesquisa do
PPGCOM, respeitando a compatibilidade do seu tema de pesquisa com as ementas relacionadas no item 7 deste
Edital.

O edital é essencial, pois nele estão detalhadas todas as informações e diretrizes cruciais para participar do processo seletivo. É por meio dele que você candidato terá acesso a todas as orientações necessárias, garantindo transparência, igualdade de oportunidades e conformidade com os requisitos estabelecidos.

 

BAIXAR O EDITAL

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.

“É necessário entender o consumo como um mediador cultural das relações sociais materializado em produções midiáticas diversas.”
Professora Eliza Bachega Casadei
Eliza Bachega Casadei
Coordenadora do curso
Professores do curso

Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo

Início das aulas: Fevereiro de 2024

Livros e e-books publicados por Docentes e Discentes

Conheça as nossas publicações e amplie seu conhecimento em uma variedade de temas relevantes para sua formação e pesquisa.

Matricule-se

Informações sobre o curso de Mestrado em Comunicação e Práticas de Consumo

Modalidade: Presencial

Data de início: 07/02/2024

Período: Vespertino

Aulas: Às segundas e quartas-feiras

Horário: Das 14h às 18h

INscreva-se

Selecione a opção do curso para continuar

20% DE DESCONTO

No valor de todas as mensalidades do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM. O desconto não é acumulativo.

 

5% DE DESCONTO

No valor de todas as mensalidades do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM. O desconto não é acumulativo.

Agências de fomento

CAPES e FAPESP

PROSUP Integral

Isenção de mensalidade após o período de sua implementação e recebimento de apoio.

PROSUP Taxa

Auxílio para custeio das taxas escolares (mensalidades).

FAPESP

Não há cota liberada, dependendo da aprovação de aplicação individual da solicitação de bolsa de estudo, com anuência do orientador.

Bolsa Institucional

Oferecida pela ESPM

Bolsas concedidas pela própria Instituição, por meio de avaliação da Comissão de Bolsas, e contemplam isenção total ou parcial da mensalidade.

As bolsas de estudos da CAPES e institucional serão implementadas a partir do mês de março. Com isso, o aluno que for contemplado com a bolsa deve estar ciente do pagamento da matrícula e da mensalidade do mês de fevereiro. A renovação da bolsa estará condicionada ao desempenho obtido e requisitos exigidos pelo bolsista na Avaliação Semestral e Anual do Discente.

  • RG e CPF (originais)
  • Histórico original de curso superior
  • Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula. Na ausência do diploma, o estudante poderá entregar certificado, atestado ou declaração de conclusão de curso com a descrição da data de colação de grau, qual será aceito temporariamente, ficando sob a responsabilidade do estudante a entrega posterior do referido diploma (originais)

No caso de diplomas internacionais, é necessária a sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº.8, de 4/10/07, do Conselho Nacional de Educação (CNE), disponível em: http://portal.mec.gov.br

Quer atendimento personalizado e saber mais sobre o curso?

Deixe seus contatos e falaremos com você:

Onde o curso acontecerá?

De segunda à sexta-feira, serviço de VAN da ESPM

saída do Metrô Ana Rosa

(Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 65 – em frente à Caixa Econômica Federal)


Horários:

06h30 às 13h30

14h30 às 17h

18h às 23h30 

 
Serviço gratuito e exclusivo aos alunos da ESPM, apresente a carteirinha de aluno no momento do embarque.

Campus ESPM Tech

Rua Joaquim Távora, 1240 – Vila Mariana, São Paulo – SP

Ficou com alguma dúvida? Podemos te ajudar:

Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h 

Visite a ESPM

Participe da visita guiada e aproveite para esclarecer todas as suas dúvidas.

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.