Às quartas e quintas-feiras
05/08/2025 (Evento presencial Day One no dia 04/08/2025)
Hyflex
O Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor da ESPM é pioneiro no Brasil, com foco exclusivo em aprofundar conhecimentos científicos e práticos na área. Voltado para gestores, especialistas e consultores, o programa é estruturado para unir academia e mercado, oferecendo insights que fortalecem o posicionamento estratégico das empresas. Com duas linhas de pesquisa – Pessoa, Sociedade e Consumo e Consumo, Inteligência e Estratégia –, o curso explora o comportamento do consumidor em cenários B2C e B2B, garantindo uma visão inovadora e responsável para ampliação das vantagens competitivas no mercado.
O Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor da ESPM é pioneiro no Brasil, com foco exclusivo em aprofundar conhecimentos científicos e práticos na área. Voltado para gestores, especialistas e consultores, o programa é estruturado para unir academia e mercado, oferecendo insights que fortalecem o posicionamento estratégico das empresas. Com duas linhas de pesquisa – Pessoa, Sociedade e Consumo e Consumo, Inteligência e Estratégia –, o curso explora o comportamento do consumidor em cenários B2C e B2B, garantindo uma visão inovadora e responsável para ampliação das vantagens competitivas no mercado.
O MPCC nasceu em 2015 do interesse em oferecer um curso inovador na área de estudos do comportamento do consumidor, tendo como ponto de partida as competências e a vocação da ESPM em marketing e negócios.
O MPCC, até o momento, é o único curso no Brasil com esse foco e especificidade e tem atraído a atenção de gestores, especialistas e consultores que atuam no marketing de suas organizações e desejam gerar conhecimento científico e prático a partir da interface entre academia e mercado.
O MPCC está organizado em duas linhas de pesquisa – Pessoa, Sociedade e Consumo e Consumo, Inteligência e Estratégia – permitindo a formulação de pesquisas e geração de conhecimento com temáticas que exploram as perspectivas B2C e B2B, respondendo às necessidades estratégicas e de informação das empresas para amplificação das suas vantagens competitivas, bem como da sua atuação responsável e inovadora.
O curso está organizado em duas linhas de pesquisa:
Esta linha de pesquisa investiga pessoas, grupos e organizações e suas manifestações de consumo para entender como escolhem, compram, usam e descartam bens, serviços, ideias e experiências. São abordados os diversos papéis envolvidos, bem como suas facetas sociais, econômicas e políticas. Em consonância com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 12 (ODS 12 – Consumo e Produção Responsáveis) e ODSs conexos, os estudos aplicam-se a diversos setores, com o apoio de múltiplas metodologias qualitativas e quantitativas.
Docentes: Edson Crescitelli, Evandro Luiz Lopes, Júlio Araújo Carneiro da Cunha, Roberta Dias Campos, Suzane Strehlau e Vivian Iara Strehlau.
Esta linha de pesquisa inclui estudos que compreendem formas de obtenção de informação, seu uso e aplicação na compreensão de como as pessoas se constituem como consumidoras e seu relacionamento com as marcas, permitindo o levantamento de insights sobre processos decisórios e situações de compra, consumo e descarte.
Pesquisa ainda as decisões mercadológicas adotadas pelas organizações em face das constantes mudanças no comportamento do consumidor. Alinhados com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 9 (ODS 9 – Indústria, Inovação e Infraestrutura) e ODS conexos, os estudos aplicam-se a diversos setores, com o apoio de múltiplas metodologias qualitativas e quantitativas.
Docentes: Júlio César Bastos de Figueiredo, Flávio Santino Bizarrias, Karin Brondino Pompeo, Luciana Florêncio de Almeida, Marcelo Luiz Dias da Silva Gabriel, Mario Henrique Ogasavara e Thelma Valéria Rocha Rodrigues.
de conteúdo
Conclusão do curso
Modalidade do curso
Ao final do período, o aluno deverá ser capaz de: conhecer, compreender e aplicar conceitos, técnicas e possibilidades analíticas que a pesquisa qualitativa, nos seus diversos formatos e abordagens, pode imprimir aos trabalhos acadêmicos. Planejar a coleta, organização e análise de dados qualitativos. Conectar o problema de pesquisa e objetivos à escolha dos procedimentos metodológicos qualitativos. Conteúdo: conceitos iniciais da pesquisa qualitativa; pesquisa fenomenológica; pesquisa-ação; pesquisa narrativa; etnografia; estudo de caso; métodos mistos; validação; análise de conteúdo.
Fundamentos do estudo sobre o consumidor; diferenças individuais; processos psicológicos; variáveis sociais no estudo sobre o consumidor; o processo de decisão de compra; responsabilidade e ética no estudo sobre o consumidor.
Discussões sobre epistemologia; construção de raciocínio lógico-científico e construção de papers profissionais em administração; metodologia; coleta e análise de dados; a persuasão científica; relevância; contribuições acadêmicas, gerenciais e sociais.
Esta disciplina é obrigatória para os estudantes do MPCC e pertence ao 4º (e último) semestre curricular do curso. Nesse momento, em geral, os estudantes ocupam-se com o desenvolvimento e conclusão de suas dissertações. Nesse contexto, os objetivos da disciplina são:
– Reforçar para os estudantes qual é a estrutura esperada de uma dissertação;
– Auxiliar os estudantes a pensar oportunidades de submissão de artigos, para congressos e periódicos, decorrentes de suas dissertações;
– Oferecer feedback construtivo acerca das eventuais fragilidades da dissertação, no estágio em que se encontra, e apontar caminhos para correção;
– Contribuir com o preparo do estudante para a defesa de sua dissertação em banca.
Compreender os tipos, as características e a natureza dos conjuntos de dados de consumo armazenados por dispositivos eletrônicos fixos e móveis e diversas fontes de informação, de caráter público ou em redes de relacionamento. Avaliar a complexidade e a riqueza de informações de comportamentos de compra e de relacionamento entre empresas e clientes/consumidores de indivíduos que interagem em ambientes virtuais. Refletir, criticamente, sobre questões éticas e de segurança associadas à armazenagem, disponibilidade e utilização dessas informações.
Desenvolver habilidades desejáveis à análise exploratória de dados: classificação, agrupamento, mineração, abordagens analíticas de exploração textual, modelos neurais, explicação e previsão, em uma perspectiva de inteligência analítica e modelagem informacional. O curso será conduzido por meio de preleções, aulas práticas e apresentações de convidados.
Objetivos: Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de: Demonstrar proficiência marketing internacional. Demonstrar familiaridade com as principais estratégias de marketing global, regional e internacional praticadas por empresas de diferentes setores e porte. Ler e compreender a literatura da área de marketing internacional. Elaborar um artigo sobre os temas abordados na disciplina.
Conteúdo: as diferenças entre marketing global e marketing internacional. A influência do ambiente econômico, e os mercados emergentes. O consumidor e as diferenças culturais. A gestão da marca em ambientes internacionais. O desenvolvimento das estratégias de marketing internacional, com as decisões de padronização e adaptação do marketing mix. A estruturação dos departamentos de marketing internacional e global.
O comportamento do consumidor não é indiferente aos hábitos e valores culturais, típicos e característicos de cada sociedade e dos diversos grupos de consumidores. Inicialmente, as empresas ignoraram os traços culturais, mas principalmente a partir da década de 80, com o avanço do mercado global, têm aprendido a reconhecer o impacto das culturas locais para o comportamento dos consumidores e das estratégias de marcas globais e regionais. Como temas principais tem-se: O que é cultura: definição, conceitos e diferentes abordagens.
Consumo, cultura e cultura de consumo; traços culturais e comportamento do consumidor; Paradoxo do consumo: o consumidor consciente X a cultura do consumismo; subculturas de consumidores; aspectos sociais, sociedade e comportamento de consumo; sociedade de consumo X sociedade de consumidores; a nova cultura do consumidor: consciente, engajado, exigente e indignado.
Método de pesquisa em economia; perspectiva histórica das pesquisas econômicas sobre comportamento do consumidor; utilidade cardinal e ordinal apresentação dos axiomas de racionalidade e de comportamento; preferência revelada; mercados perfeitos; comportamento racional e escolha individual; síntese neoclássica e funcionamento do mercado; mercados imperfeitos; comportamento do consumidor em ambiente de risco; economia comportamental.
O objetivo geral da disciplina é auxiliar o estudante a ser capaz de compreender os principais fundamentos teóricos da comunicação de natureza mercadológica, demonstrando suas funções nas estratégias de marketing e nas estratégias de desenvolvimento de organizações de diferentes setores. Entender as características e funções das principais formas e arenas de comunicação de marketing, explicando suas influências sobre o comportamento do consumidor. Analisar aspectos éticos e socioambientais das estratégias de comunicação mercadológica, investigando seus impactos sobre o consumidor e a sociedade.
Distinção entre teorias micro e macroeconômicas sobre consumo individual e agregado. O modelo Keynesiano; Ciclo de vida e Modelo de Renda Permanente; preferência intertemporal por consumo; consumo com restrição de liquidez; preço de ativos; taxa de juros; taxa de câmbio e consumo; fluxos de capitais; bolhas de consumo e bolhas de ativos e a teoria do acesso; escolha racional em ambiente de risco; economia comportamental.
A disciplina situa social e historicamente a noção de estilo de vida no âmbito da cultura contemporânea, em especial a cultura do consumo, marcada pela multiplicidade de escolhas e pela ansiedade. Aborda a gênese do conceito, as referências teóricas fundamentais e suas aplicações mercadológicas, com ênfase na discussão do seu poder explicativo para os fenômenos atuais ligados ao consumo, em especial o comportamento do consumidor. Propõe ainda a observação e discussão das manifestações midiáticas do estilo de vida (lifestyle media) e o diálogo com os temas trabalhados pelos estudantes no projeto de pesquisa.
Objetivos da Parte I: Conceitos sobre experimentos. Este curso tem como objetivo desenvolver a capacidade dos participantes de criticar, planejar, desenvolver e publicar estudos empíricos em comportamento do consumidor e áreas relacionadas que envolvam pesquisa experimental. Ao longo do curso, os participantes receberão apoio e feedback para desenvolver seu próprio projeto de pesquisa experimental. O curso é dirigido a estudantes de pós-graduação que estão no processo de desenvolver seus próprios projetos de pesquisa.
Objetivos da Parte II: Aplicação em neurociência e consumo (eye-tracking). Tem por objetivo apresentar as tecnologias da neurociência aplicadas, na prática, por meio do estudo de “casos reais” em sala de aula, no entendimento do comportamento e percepção das experiências dos consumidores. As aulas serão divididas sempre em duas partes, uma teórica e uma prática em eye-tracking, com aprendizado gradativo da tecnologia, de modo a tornar o curso mais dinâmico desde o seu início. Como formação básica em “Neurotecnologia do Consumo” para aplicação prática em negócios, será também ministrada uma base teórica mínima de iniciação em Neuroeconomia (Paul W. Glimcher), passando pelos seus fundamentos da neurociência no estudo da “tomada de decisão”, base para a neurociência aplicada ao estudo do comportamento dos consumidores. Complementando a base teórica, como pano de fundo do momento macroeconômico atual, o curso aborda ainda uma breve introdução à “economia da experiência”, tese de Gilmer e Palmer (Harvard-1998), o que contextualiza a importância estratégica da aplicação da “Neurotecnologia do Consumo” nos negócios das grandes marcas de consumo e serviços.
A crise do marketing e do capitalismo. Estudos e pensadoras(es) decoloniais. Novas perspectivas para produção, consumo, mercado e sociedade. Tecnociência x conhecimento tradicional. O artesanal como inovação. Inovação decolonial em negócios. Futuro do marketing e ancestralidade. Teorias da prática. Cultura e práticas de povos originários
e ribeirinhos da Amazônia.
Ao final desta disciplina estudantes deverão ser capazes de: identificar e distinguir perspectivas coloniais e decoloniais; conceituar termos como ancestralidade, conhecimentos tradicionais e originários; desconstruir/ reconstruir visões de produção, consumo, mercado e sociedade de matriz europeia/estadunidense a partir do contato com pensadores e pensadoras decoloniais; exercitar uma percepção simétrica entre a cultura e o conhecimento tecnocientíficos e a cultura e conhecimento tradicionais; mapear e compartilhar práticas (dizeres e fazeres), estabelecendo parâmetros para lidar com diferentes visões
de mundo de modo produtivo; projetar e prototipar produtos técnico e tecnológicos
inovadores em cooperação com atores indígenas e ribeirinhos da Amazônia.
A disciplina visa promover a vivência de uma comunidade de prática, entendida como um espaço que fomente a aprendizagem por meio da colaboração reflexiva entre profissionais unidos pelo interesse comum na cultura de consumo e no comportamento do consumidor.
Os conceitos de comunidade de prática, prática, teoria da prática e inovação são abordados por meio da análise de práticas organizacionais, visando gerar propostas de intervenções nas empresas, envolvendo temas transversais contemporâneos.
Os desdobramentos possíveis envolvem: geração de insights para inovações nas organizações; propostas de pesquisas a serem realizadas nas empresas; casos de ensino e de artigos técnicos (em parceria com docentes); criação de um banco de práticas inovadoras (materialização criativa de conhecimento tácito, por meio de representações visuais, produtos audiovisuais, crônicas, contos etc.).
Objetivos: ao final do período, o aluno deverá ser capaz de: demonstrar familiaridade com as principais teorias e conceitos relacionados ao marketing de relacionamento. Articular os conceitos apreendidos tanto por meio de produção bibliográfica quanto tecnológica.
Conteúdo: transações discretas e relacionais; teoria da confiança; lealdade e programas de lealdade; amor à marca e relacionamento do cliente com marca; lógica dominante de serviço; criação de valor e engajamento à marca; jornada do consumidor; experiência do cliente.
Como gerar insights e inovação a partir das tendências e comportamentos futuros?
O objetivo deste curso é responder a essa questão de modo prático e útil para os negócios, a partir da compreensão do conceito científico de tendências, do uso das ferramentas para identificá-las e da geração de insights para os negócios.
Atualmente, há uma grande confusão sobre tendências e modismo. Este curso visa dar uma visão consistente e prática sobre o tema, partir da abordagem da Sociologia e Antropologia, além de apresentar as principais técnicas de geração de insights e identificação de tendências.
Para isso, o curso promove o contato com as atividades de consumer insights e as ferramentas de análise crítica do comportamento do consumidor a fim de desenvolver uma atitude questionadora e, principalmente, de empatia com o consumidor, antes de tudo, como um ser humano, a partir da compreensão de suas angústias e dilemas que impactam no seu comportamento de consumo.
Como resultado final, o curso visa exercitar no aluno a atitude cidadã como pesquisador ou gestor, de modo a considerar no cotidiano dos negócios, o impacto das ações das empresas na vida social das pessoas, na construção da igualdade, nos direitos civis e na responsabilidade social, ambiental e nas esferas da vida.
As empresas têm enfrentado um desafio recente e novo: incluir a diversidade no corpo de funcionários da organização e promover a aproximação da marca com as causas da diversidade (LGBTQA+, pessoas portadoras de deficiência, negros, indígenas, equidade de gênero, refugiados) nas suas campanhas de marketing, publicidade e nos seus produtos ou serviços. Ao mesmo tempo, as empresas têm aderido a causas que remetem às lutas sociais. O objetivo principal do curso é compreender cientificamente quais as razões, implicações e movimentos futuros da intersecção entre negócios, ambiente empresarial, causas e diversidade.
O curso também trata passo a passo como implementar um plano de inclusão da diversidade na organização, na comunicação e nos produtos da marca. Por qual grupo começar: LGBTQA+ ou negros? O que é necessário adequar na publicidade e no marketing da marca para gerar inclusão? Como alinhar toda a equipe da empresa em defesa da diversidade? Quais os principais desafios e barreiras? Como implementar um plano para promover a inclusão da diversidade na marca? Essas questões que afligem os gestores no dia a dia serão tratadas no curso de forma científica e visando uma aplicação prática.
O curso apresenta um lado obscuro do marketing. Empresas e consumidores podem se engajar em comportamentos duvidosos, inescrupulosos ou negligentes causando efeitos danosos para a pessoa ou sociedade.
São considerados comportamentos indesejáveis coisas como furtos em lojas, fraudes (“cola” e plágio), falsificação, erotização infantil, desordem alimentar, entre outros.
Objetivos: Ao final do período o aluno deverá ser capaz de elaborar um problema de pesquisa compreendendo o fenômeno do luxo no contexto da administração contemporânea com uma visão abrangente e crítica. Conteúdo: A evolução do conceito de luxo. O gerenciamento das marcas de luxo e masstige. Arte e luxo. Níveis de luxuosidade percebida e varejo. Extensão de marcas. Consumo conspícuo. Sinalização de status.
Ferramentas de IA (Inteligência Artificial) baseadas em modelos de linguagem LLM (Large Language Model), as quais auxiliam uma série de atividades ou tarefas em projetos de pesquisa, sejam elas de natureza acadêmica ou mercadológica. Ao mesmo tempo que nos deparamos com o enorme sucesso do ChatGPT, por seu potencial inovador para todos os segmentos da sociedade, pesquisadores e profissionais ainda estão tentando conhecer, aplicar e entender suas implicações e limitações de uso para a pesquisa, seja ela acadêmica ou para estratégias de negócios. Dessa forma, este curso objetiva contribuir com esse desafio oferecendo uma abordagem instrumental para melhor compreensão sobre o uso da IA para realizar pesquisas tanto de caráter acadêmico com de mercado.
O objetivo geral desta disciplina é proporcionar aos alunos conhecimento e habilidades em desenvolver produtos técnico-tecnológicos (PTT) alinhados ao conhecimento científico, e como resultado deste trazer aplicações para a prática das organizações. Serão abordados: características e tipologia dos produtos técnico-tecnológicos; o planejamento do PTT dentro da pesquisa; a estrutura dos diversos tipos de PTT; o sistema de avaliação de um PTT e seu papel na disseminação de conhecimento prático. Ao final, espera-se que os participantes possam apresentar produtos técnico-tecnológicos relacionados aos seus objetivos de estudo.
O curso é desenvolvido em forma de exposição dialogada e palestras com intensa participação dos alunos. Para cada aula há um conjunto de textos relativos ao tópico em discussão. Espera-se que cada aluno leia e prepare antecipadamente pelo menos um texto de cada aula. O curso receberá convidados eventuais conforme o tema abordado.
O objetivo desta disciplina é fornecer aos alunos um amplo conhecimento sobre as principais teorias e conceitos empregados nos campos de Marketing desejáveis ao melhor aproveitamento das visitas e palestras do módulo internacional oferecido por este programa. Pretende-se, especificamente:
• apresentar uma ampla visão das principais teorias em uso na literatura da área; e
• desenvolver as habilidades dos alunos para identificar problemas de pesquisa e propor soluções conceituais e empíricas para esses problemas.
Exame de conclusão de curso, o qual pode ser apresentado no formato de uma dissertação ou de um produto.
TOTAL: 40 créditos (carga horária: 600 horas)
Créditos exigidos em disciplinas obrigatórias: 12 (180 horas)
Créditos exigidos em disciplinas optativas (eletivas): 12 (180 horas)
Créditos em atividades complementares (obrigatórias): 4 (60 horas)
Créditos em orientação de dissertação: 12 (180 horas)
O edital é essencial, pois nele estão detalhadas todas as informações e diretrizes cruciais para participar do processo seletivo. É por meio dele que você candidato terá acesso a todas as orientações necessárias, garantindo transparência, igualdade de oportunidades e conformidade com os requisitos estabelecidos.
Prepare-se para o Teste ANPAD, uma avaliação essencial que mede suas habilidades e conhecimentos, abrindo portas para os programas de pós-graduação stricto sensu.
Obs.: O link do processo seletivo online será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.
Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.
Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:
Professores que inspiram e transformam o aprendizado, trazendo experiência e inovação para a formação de nossos estudante.
Descubra as pesquisas e ações inovadoras desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comportamento do Consumidor. Explore nossos livros e e-books publicados por docentes e discentes, que abrangem uma variedade de temas relevantes para sua formação e pesquisa. Amplie seu conhecimento e conecte-se com as mais recentes contribuições acadêmicas e práticas do nosso programa.
Depoimentos de alguns dos mestrandos da ESPM formados em 2019, compartilhando um pouco da sua trajetória de pesquisa e estudos:
O serviço de VAN* da ESPM ocorre de segunda a sexta-feira, na saída do Metrô Ana Rosa – Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 65 – em frente à Caixa Econômica Federal.
Horários:
Das 6h30 às 13h30
Das 14h30 às 17h
Das 18h às 23h30
O serviço de VAN* da ESPM ocorre de segunda a sexta-feira, na saída do Metrô Ana Rosa – Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 65 – em frente à Caixa Econômica Federal.
Horários:
Das 6h30 às 13h30
Das 14h30 às 17h
Das 18h às 23h30
Os cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu são programas acadêmicos e profissionais de nível avançado que englobam mestrados e doutorados. Eles têm uma duração longa, geralmente com duração entre 18 e 24 meses para o mestrado e entre 36 e 48 meses para o doutorado. O objetivo central desses cursos é formar lideranças capazes de trazer avanços para o conhecimento em suas áreas por meio de pesquisas de alto nível. Durante o curso, os estudantes devem completar créditos de disciplinas obrigatórias e eletivas e realizar pesquisas originais em sua área de estudo. Ao final do programa, a pesquisa desenvolvida pelo estudante é apresentada e avaliada por uma banca examinadora como parte dos requisitos para a conclusão do curso. A ênfase, aqui, está nas atividades de pesquisa, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades e produzam trabalhos acadêmicos, técnicos e tecnológicos originais que contribuam para o avanço do conhecimento em seu campo. Durante o curso, os estudantes desenvolvem habilidades críticas de análise, pesquisa, redação acadêmica e apresentação, que são transferíveis para muitos campos profissionais e para a sociedade em geral.
Sim. É necessária a aprovação da CAPES para um curso Stricto Sensu funcionar.
A CAPES é uma fundação vinculada ao MEC, que regula e avalia todos os cursos de mestrado e doutorado do país.
No caso dos mestrados, todo estudante que tenha concluído um curso de graduação. No caso dos doutorados, todo estudante que tenha concluído um curso de mestrado ou, no caso do doutorado direto, todo estudante que tenha concluído um curso de graduação. Em todos os casos, é necessário que o estudante seja aprovado em processo seletivo próprio de cada curso da ESPM.
Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos. Por natureza, as áreas de Administração e Comunicação são multidisciplinares. No caso do PPGECEI, especificamente, como não existe graduação em Economia Criativa, as turmas são formadas por estudantes oriundos de várias áreas do conhecimento e o curso é considerado interdisciplinar.
Assim, os estudantes, além de optarem pelos cursos do PPGCOM, PPGA, PPGCC e PPGECEI, muitas vezes diferentes do escolhido na graduação, podem ser instruídos pelos docentes a mudarem de linha de pesquisa para adequarem melhor o seu projeto, visto que ele será a base de todo o seu curso.
Sim, os cursos Stricto Sensu (literalmente: de sentido específico, e não amplo) são os mestrados, mestrados profissionais, doutorados e doutorados profissionais, que habilitam o egresso à docência em cursos de graduação, pós-graduação lato sensu e pós-graduação stricto sensu (no caso do doutorado).
O mestrado acadêmico e o mestrado profissional são dois tipos diferentes de programas de pós-graduação, e suas principais diferenças estão relacionadas aos objetivos e à abordagem:
Mestrado Acadêmico: O mestrado acadêmico é voltado principalmente para a pesquisa acadêmica e científica, embora, cada vez mais, seja demandada a aplicabilidade da pesquisa. Ele enfatiza o aprofundamento do conhecimento teórico e a produção de pesquisa original. Os estudantes de mestrado acadêmico geralmente conduzem estudos mais teóricos e têm como objetivo contribuir para o avanço do conhecimento em sua área de estudo. É uma escolha indicada para aqueles que desejam seguir carreiras acadêmicas, como professores universitários e pesquisadores e querem se destacar em suas respectivas áreas de estudo. Além da academia, o mestrado acadêmico também pode abrir portas para carreiras em pesquisa em instituições governamentais, empresas privadas e organizações sem fins lucrativos que valorizam habilidades de pesquisa e análise.
Mestrado Profissional: O mestrado profissional, mesmo habilitando o concluinte para lecionar em qualquer instituição de ensino, está mais direcionado para as demandas do mercado de trabalho. Ele tem um foco prático e aplicado, com o objetivo de preparar os estudantes para solucionar problemas e inovar no ambiente profissional. Os programas de mestrado profissional costumam ser mais orientados para o desenvolvimento de habilidades práticas e competências que podem ser aplicadas diretamente em empresas e organizações. É uma escolha adequada para profissionais que desejam avançar em suas carreiras ou buscar oportunidades de liderança em suas áreas de atuação.
Ambos os tipos de mestrado conferem o grau de mestre, mas o enfoque e as metas de aprendizado são distintos. Portanto, a escolha entre um mestrado acadêmico e um mestrado profissional dependerá dos objetivos individuais de carreira e das aspirações profissionais de cada estudante.
O doutorado acadêmico e o doutorado profissional são dois tipos diferentes de programas de pós-graduação, e suas principais diferenças estão relacionadas aos objetivos e à abordagem:
Doutorado Acadêmico: O doutorado acadêmico é voltado principalmente para a pesquisa teórica, o avanço da ciência e a produção de conhecimento original, expandindo o conhecimento e preparando o indivíduo para a carreira acadêmica. O objetivo é formar pesquisadores e professores para universidades e centros de pesquisa. Sua metodologia tem ênfase em pesquisa original, análise crítica e produção científica.
Doutorado Profissional: O doutorado profissional, por outro lado, está mais direcionado para a aplicação prática do conhecimento para resolver desafios práticos da vida profissional em contextos aplicados, preparando líderes e especialistas para atuarem e gerarem inovação no mercado de trabalho.
Ambos conferem o título de doutor, mas com direcionamentos diferentes em termos de carreira e aplicação do conhecimento. Portanto, a escolha entre um doutorado acadêmico e um doutorado profissional dependerá dos objetivos individuais de carreira e das aspirações profissionais de cada estudante.
Não, o título obtido é rigorosamente o mesmo. Ambos os tipos de mestrado conferem o grau de mestre, mas o enfoque e as metas de aprendizado são distintos. Portanto, a escolha entre um mestrado acadêmico e um mestrado profissional depende dos objetivos individuais de carreira e das aspirações profissionais de cada estudante.
Não, o título obtido é rigorosamente o mesmo. Ambos os tipos de doutorado conferem o grau de doutor, mas o enfoque e as metas de aprendizado são distintos. Portanto, a escolha entre um doutorado acadêmico e um doutorado profissional depende dos objetivos individuais de carreira e das aspirações profissionais de cada estudante.
Estes programas têm por especificidade articular o campo da comunicação aos estudos do consumo. Eles partem da perspectiva de que o consumo é um comunicador das nossas relações sociais mais amplas e de que os meios de comunicação de massa fazem um papel de mediação das várias culturas do consumo. Por isso, interessa aos programas pesquisas que investiguem como as culturas midiáticas e os simbolismos do consumo estão articulados. São programas voltados à análise crítica sobre a sociedade de massa e do consumo, sobre as culturas midiáticas e digitais e sobre as narrativas midiatizadas sobre o consumo, o que inclui o estudo de teorias clássicas e a discussão de abordagens contemporâneas.
Os programas mantêm sua missão de formar docentes e investigadores com qualidade e competência para assumirem responsabilidades pela execução e liderança nas atividades de pesquisa, orientação e ensino na área de Comunicação, em âmbito nacional e internacional. Tanto no Mestrado, quanto no Doutorado, os(as) mestres(as) e doutores(as) atuam na carreira acadêmica, bem como na articulação da pesquisa com ONGs, empresas privadas e setores da sociedade civil.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM (PPGCOM-ESPM) teve início em 2006 com o curso de Mestrado Acadêmico e teve o curso de Doutorado aprovado em 2012.
MESTRADO: O Mestrado Acadêmico em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM prepara pesquisadores e professores de excelência para atuar em níveis nacional e internacional. Com início em 2006 e avaliação nota 5 pela CAPES, o programa oferece uma formação sólida em comunicação e consumo, incentivando a liderança em atividades de pesquisa e ensino. Contando com um corpo docente e discente de produção intelectual destacada, o curso é ideal para quem busca especialização de alto nível e reconhecimento no campo acadêmico.
DOUTORADO: O Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM visa formar pesquisadores de alta qualificação, capazes de produzir conhecimento relevante para o avanço teórico e metodológico do campo. Iniciado em 2012, o curso consolida a vocação do PPGCOM ESPM para a pesquisa crítica e interdisciplinar, promovendo investigações inovadoras sobre as interfaces entre mídia, cultura e consumo. Com forte ênfase na internacionalização, no diálogo com a sociedade e na articulação entre teoria e prática, o Doutorado prepara docentes e cientistas comprometidos com a produção de conhecimento de impacto acadêmico e social.
Nestes programas são abordados tópicos e temas de pesquisa voltados às necessidades e demandas das organizações nacionais e internacionais com objetivos como crescimento e perenidade e que, para tanto, estão em busca de profissionais capazes de desenhar as estratégias que as levem a caminhar com solidez e segurança, mesmo em cenários de turbulenta transformação. Tanto no mestrado, quanto no doutorado, os(as) mestres(as) e doutores(as) atuam, prioritariamente, na carreira acadêmica, contribuindo para resolver problemas da prática de gestão.
Os cursos de mestrado e doutorado concentram-se na área de administração, área que se preocupa com a gestão das organizações que conduzem negócios no ambiente doméstico e internacional, envolvendo questões de adaptação local e integração global, análise dos mercados domésticos e internacionais, distribuição das atividades de marketing, produção e inovação (pesquisa e desenvolvimento), estratégias de internacionalização e transferência de conhecimento entre subsidiárias, modos de entrada e alocação de recursos.
MESTRADO: Com as linhas de Marketing e de Estratégia e Inovação em Gestão Internacional, o Mestrado em Administração da ESPM capacita profissionais para enfrentar desafios de gestão em mercados globais e locais. Focado em adaptação local e integração global, o curso oferece uma visão aprofundada sobre análise de mercados, estratégias de internacionalização e inovação. Com ênfase na transferência de conhecimento entre subsidiárias e otimização de recursos, o programa prepara líderes para tomar decisões estratégicas e inovadoras, maximizando o impacto de suas organizações em um cenário global competitivo.
DOUTORADO: O Doutorado em Administração da ESPM desenvolve lideranças globais para atuar com inovação e estratégia em mercados internacionais. Voltado a profissionais que buscam excelência em análise de mercados, estratégias de internacionalização e transferência de conhecimento, o curso oferece uma base sólida para pesquisas e práticas que subsidiam decisões de alto impacto em gestão e competitividade global.
Nestes programas se desenvolvem pesquisas científicas com aplicações práticas. Os(as) mestres(as) e doutores(as) formados no PPGCC podem atuar tanto na carreira acadêmica, pois os títulos de mestre(a) ou doutor(a) permite que atuem tanto como docentes em universidades quanto seguir na carreira executiva, levando o ferramental científico para diagnosticar e resolver problemas nas organizações, especialmente nas áreas de negócios, marketing e relações com consumidoras(es). Essa aplicação prática do conhecimento é particularmente valiosa para empresas que buscam uma vantagem competitiva sustentável no mercado.
MESTRADO: Desde 2015, o Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor (MPCC) da ESPM é pioneiro no Brasil com foco exclusivo em aprofundar conhecimentos científicos e práticos na área. Voltado para gestores, especialistas e consultores, o programa é estruturado para unir academia e mercado, oferecendo insights que fortalecem o posicionamento estratégico das empresas. Com duas linhas de pesquisa – Pessoa, Sociedade e Consumo e Consumo, Inteligência e Estratégia –, o curso explora o comportamento do consumidor em cenários B2C e B2B, garantindo uma visão inovadora e responsável para ampliação das vantagens competitivas no mercado.
DOUTORADO: Único programa na América Latina, e dentre os sete existentes no mundo, o programa de doutorado oferece uma aplicação prática e aplicada nas dinâmicas de consumo. Para os profissionais com o título de mestre, a modalidade Doutorado Regular permite o ingresso em um programa único e de excelência, permitindo assim a continuidade da vida acadêmica com o doutorado, para conquistar uma formação ainda mais valorizada no mercado. Para aqueles profissionais que não detém o título de mestre, a modalidade Doutorado Direto permite que sejam cursadas disciplinadoras niveladoras para avançar diretamente para o doutorado, conquistando uma qualificação que é altamente valorizada no mercado.
Integrando rigor acadêmico e práticas de mercado inovadoras para formar profissionais capazes de entender e influenciar as dinâmicas e tendências de consumo.
No PPGECEI, compreendemos a economia criativa como um conjunto de atividades produtivas com crescente importância no atual contexto da economia globalizada. Mas, além desse dinamismo em si, reconhecemos também a contribuição dos setores criativos como elemento estratégico da competitividade e da capacidade inovativa de outros setores da economia. Por meio de uma abordagem interdisciplinar, articulando o conhecimento científico com as demandas dos mercados e da sociedade, os cursos visam a desenvolver profissionais com capacidade de aplicar conceitos e processos científicos na solução de problemas complexos, sendo geradores de inovação e ganhos de competitividade para empreendedores e empresas; melhores políticas públicas para os governos; e melhoria de qualidade de vida para a população em geral
MESTRADO: O Mestre em Economia Criativa, Estratégia e Inovação é capaz de desenvolver estudos e projetos relacionados à dimensão estratégica e inovativa das organizações privadas e públicas, bem como do da sociedade civil, compreendendo a importância da abordagem da economia criativa no atual contexto da globalização. Compreende a economia criativa além das indústrias criativas, reconhecendo o seu transbordamento para outros setores da economia. É um profissional preocupado com os ganhos de competitividade de empresas, criação de novos modelos de negócio, potencialização do empreendedorismo e da inovação, fortalecimento do desenvolvimento econômico das cidades, contribuição no esforço para redução das desigualdades (sociais, de gênero, raciais e outras), proposição de novos modelos educacionais, entre tantas outras possibilidades. Acredita que as competências científicas contribuem para o desenvolvimento de sua carreira, assumindo gradativamente posições e responsabilidades mais importantes nas organizações em que atua.
DOUTORADO: O Doutor em Economia Criativa, Estratégia e Inovação é um profissional com amplo domínio dos métodos científicos e dos processos de criação e implementação de projetos de pesquisa aplicados à realidade profissional em que atua, assim como demonstra domínio temático dos campos da economia criativa, estratégia e inovação. Desenvolve soluções criativas e inovadoras, integrando ferramentas e conceitos do design, da gestão estratégica da inovação, da ciência de dados, da comunicação, da economia, assim como dos campos culturais e artísticos. Utiliza, portanto, de maneira articulada e integrada competências objetivas e subjetivas, lógicas e intuitivas, operacionais e criativas, econômicas e simbólicas para responder aos problemas complexos enfrentados em sua rotina profissional. É um profissional com capacidade para liderar projetos criativos e inovadores, assim como liderar áreas e assumir posições elevadas nas hierarquias das organizações públicas e privadas em que atua.
A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) são as principais agências que financiam a formação de recursos humanos a nível de pós-graduação (mestrado acadêmico, doutorado acadêmico e pós-doutorado) no país e no exterior. Desta forma, o financiamento é por meio da concessão de bolsas de estudo.
As bolsas CAPES/PROSUP são concedidas à Diretoria Acadêmica de Pesquisa e PósGraduação Stricto Sensu e aos Programas de Pós-Graduação [Administração (PPGA) e Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM)] por meio de quota no início do ano.
• PROSUP/INTEGRAL: o(a) estudante recebe um valor mensal em sua conta bancária que custeia a sua pesquisa e não há cobrança de mensalidade no período de vigência da bolsa.
• PROSUP/TAXA: o(a) estudante recebe um valor mensal em sua conta bancária que custeia as taxas escolares/mensalidades do curso. O valor repassado pela agência de fomento deve ser utilizado para pagamento do boleto gerado pela ESPM no período de vigência da bolsa. O montante repassado é suficiente para a quitação integral das mensalidades, sem necessidade de complementação por parte do(a) bolsista.
• PROSUP/PRÓ-REITORIA: o(a) estudante recebe um valor mensal em sua conta bancária que custeia as taxas escolares/mensalidades do curso. O valor repassado pela agência de fomento deve ser utilizado para pagamento do boleto gerado pela ESPM no período de vigência da bolsa.
As bolsas CNPq/PIBPG são concedidas à Diretoria Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu e aos Programas de Pós-Graduação [Administração (PPGA) e Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM)] por meio da candidatura no(a) edital/chamada para apoio a projetos institucionais para pesquisa na pós-graduação.
• MESTRADO: o(a) estudante recebe um valor mensal em sua conta bancária no Banco do Brasil que custeia a sua pesquisa e não há cobrança de mensalidade no período de vigência da bolsa.
• DOUTORADO: o(a) estudante recebe um valor mensal em sua conta bancária no Banco do Brasil que custeia a sua pesquisa e não há cobrança de mensalidade no período de vigência da bolsa.
OBSERVAÇÕES:
1) O(A) estudante ingressante deve arcar com a matrícula e a primeira mensalidade do curso, exceto para os bolsistas PIBPG que são isentos de qualquer taxa, matrícula ou mensalidade.
2) A indicação dos candidatos às bolsas de estudo é feita pela Comissão de Bolsas de cada Programa (PPGA/PPGCOM).
3) O Escritório de Projetos e Apoio à Pesquisa (EPAP) é o departamento que providencia a indicação e o acompanhamento dos estudantes às bolsas de estudo das agências de fomento.
4) Todos os(as) bolsistas, independentemente da modalidade de bolsa concedida, são avaliados(as) anualmente quanto ao desempenho no desenvolvimento dos trabalhos acadêmicos (disciplinas, grupo de pesquisa, orientação, participação em eventos da área e produção científica), bem como nas atividades realizadas com o Programa e a Diretoria Acadêmica de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu para que continuem a ser contemplados(as) com a bolsa.
A concessão da bolsa referente ao Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior – CAPES/PDSE ocorre por meio de edital de seleção, que tem o objetivo de fomentar o intercâmbio científico internacional e a qualificação acadêmica dos(as) estudantes de doutorado no Brasil.
O objetivo central do programa é que o(a) doutorando(a) possa ter um período de experiência de pesquisa no exterior, sob a supervisão de um(a) coorientador(a) pertencente a uma instituição de ensino ou pesquisa no exterior, pública ou privada, de relevância para o estudo pretendido. A duração e o remanejamento das bolsas ficam condicionadas ao edital e às normas vigentes da agência de fomento.
BOLSA DE IMPACTO SOCIAL são bolsas concedidas integralmente no valor de 100% do curso de mestrado e doutorado profissional (PPGECEI) de acordo com critérios sociais e a pontuação alcançada no Processo Seletivo.
BOLSAS INSTITUCIONAIS (CONVENÇÃO COLETIVA) são bolsas concedidas para professores(as) e funcionários(as) da ESPM mediante cumprimento de critérios de exigibilidade.
DESCONTO SOBRE MENSALIDADE (ex-aluno) – 5% ou 20%
– Desconto de 5% no valor integral se o(a) candidato(a) for concluinte dos cursos de curta duração, extensão e de férias e de 20% no valor integral, se for concluinte da Graduação e Pós-Graduação (Lato e Stricto – Mestrado ou Doutorado).
DESCONTO SOBRE MENSALIDADE (parceria B2B) – 15%
– Desconto de 15% para funcionários de empresas parceiras.
NOTA: Caso um o(a) estudante ESPM opte pelo desconto, não poderá pleitear nenhuma outra bolsa, pois as elas não são cumulativas.
No valor de todas as mensalidades do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM. O desconto não é acumulativo.
No valor de todas as mensalidades do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM. O desconto não é acumulativo.
No caso de diplomas internacionais, é necessária a sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº.8, de 4/10/07, do Conselho Nacional de Educação (CNE), disponível em: http://portal.mec.gov.br
Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h
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