Karin Brondino Pompeo

Professora Karin Brondino Pompeo

Doutora (2017) e mestre (2013) em Administração pela Fundação Getulio Vargas – EAESP, recebendo o prêmio de Melhor Dissertação de Mestrado da área no ano de sua defesa. Bacharel em Comunicação Social (1998) pela ESPM, onde é professora na graduação desde 2003 e professora colaboradora do Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor desde 2023.

 

Como gestora de marketing, teve experiência em empresas nacionais e multinacionais, como Grupo Pão de Açúcar, Leroy Merlin e Unilever.

Seus temas de pesquisa estão especialmente ligados a cultura de consumo e dinâmicas de mercado.

Coordena o grupo de pesquisa Conversações em Cultura e Consumo, é organizadora do livro Aspectos Culturais do Consumo: fundamentos, fronteiras e aplicações e é autora de artigos publicados em revistas e apresentados em congressos no Brasil e no exterior.

 

Recebeu em 2022 a menção honrosa do Sidney J. Levy Award pelo artigo “Mapping spheres of exchange: a multidimensional approach to commoditization and singularization”, concedida ao segundo melhor artigo proveniente de tese de doutorado da área de cultura de consumo publicado em periódico internacional.

É a representante da América Central e do Sul no Consumer Culture Theory Consortium, a principal associação acadêmica internacional em cultura de consumo.

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.