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Fernanda Cahen

Professora Fernanda Cahen

Professora Titular do Programa de Pós-Graduação em Adminsitração (PPGA) da ESPM (Escola Superior de Propaganda e Marketing).  Possui ampla experiência profissional no exterior como pesquisadora visitante da University of Southern California – USC – Marshal School of Business (entre julho de 2018 a Julho de 2019 – bolsa internacional pela FAPESP), da Adelaide University, na Austrália (2015) e como post-doctoral fellow na Indiana University – Kelley School of Business (2012-2013). Atualmente é membro da Emerging Multinationals Research Network (EMRN) do Emerging Markets Institute (EMI) da Cornell University. Avaliadora do Programa PIPE-FAPESP – maior programa de apoio à inovação em pesquisa tecnológica em pequenas empresas do Estado de São Paulo. Assumiu a Editoria chefe da Revista Internext de Negócios Internacionais da ESPM em março de 2022. Desde 2018 é consultora e palestrante convidada na Fundação Instituto de Administração (FIA) em projetos de inovação e internacionalização. Foi Co-editora da Innovation & Management Review da FEA-USP (2015-2020). De 2013-2021 foi professora Programa de Pós-Graduação em Adminsitração do Centro Universitário FEI. De 2008-2012 foi professora da PUC-SP. É doutora em Administração pela FEA-USP com bolsa de intercâmbio na Indiana University (EUA) – Kelley School of Business (2011), mestre em Administração pela PUC-SP e é graduada em Ciências Econômicas pela UNESP. Publicações recentes envolvem temas de internacionalização e inovação em empresas digitais e setores de alta tecnologia, incluindo vários artigos acadêmicos e edição de dois livros internacionais “Startups and Innovation Ecosystems in Emerging Markets – a Brazilian Perspective”, publicado por Palgrave Macmillan (2019) e “From Copycat to leaders: Innovation from Emerging Markets” publicado por Cambridge University Press em 2021. Atua como consultora de internacionalização para startups. 

 

Projeto de Pesquisa 

Measuring Digital Globalization Competence  

  

Este projeto tem o objetivo de validação de escala para medir a competência de Globalização Digital de startups com modelos de negócios digitais – Digital Globalization Competence (DGC). A validação desse novo construto – DGC – traz uma nova abordagem metodológica nos estudos de empreendedorismo internacional e é um ponto de partida para estudos empíricos mais precisos de globalização digital. As ambições práticas do projeto são as de ajudar empreendedores (não apenas brasileiros, mas do mundo todo) a alavancar seus produtos digitais nos mercados internacionais e a pensar além das competências tradicionais exigidas para exportar um produto ou realizar investimentos estrangeiros diretos (IED). Este projeto dá continuidade aos resultados de dois projetos anteriores: 1) “International Digital Competence” – programa de um ano como pesquisadora visitante na University of Southern California (jul. 2018-Jul2019) financiado por bolsa internacional da FAPESP e, 2) “O Paradoxo da Globalização Digital” coleta de dados em sobre internacionalização em startups digitais.  

Lattes

http://lattes.cnpq.br/6353336203341031

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.