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Pós-graduação ESPM

Doutorado

Doutorado em administração

Aulas

Às terças e quintas-feiras

Data de início

07/08/2023

Modalidade

Presencial

São Paulo - ESPM Tech

Período: Vespertino e noturno

Horário: tarde e noite

Selecione as preferências
do curso

Doutorado em administração

Selecione a opção do curso para continuar

*Enquanto for necessário, as disciplinas dos cursos presenciais passarão para o formato híbrido, ou seja, com 50% de suas aulas online, pelo Zoom e 50% presenciais (porém, transmitidas simultaneamente para quem desejar permanecer em formato remoto).

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Sobre o curso

Marketing, Estratégia e Inovação em Gestão Internacional

O curso de doutorado concentra-se na área de administração, que se preocupa com a gestão das organizações que conduzem negócios no ambiente doméstico e internacional. Esta envolve questões de adaptação local e integração global, análise dos mercados domésticos e internacionais, e distribuição das atividades de Marketing, Produção e Inovação (Pesquisa e desenvolvimento), Estratégias de internacionalização e transferência de conhecimento entre subsidiárias, modos de entrada, e alocação de recursos.

Mestrado e Doutorado

CAPES
2017-2020

Os cursos do stricto sensu da ESPM obtiveram excelentes notas na avaliação quadrienal

Mestrado e Doutorado em Comunicação e Práticas do Consumo (PPGCOM)

Mestrado e Doutorado em Administração (PPGA)

Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor (MPCC)

Mestrado Profissional em Gestão da Economia Criativa (MPGEC)

Linhas de pesquisa

O curso está organizado em duas linhas de pesquisa.

Pesquisa ESPM

Conheça as pesquisas e ações desenvolvidas pelo
Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em
Administração

840h

de conteúdo

600h

de conteúdo

8 Semestres

Conclusão do curso

Presencial

Modalidade do curso

Estrutura curricular

Disciplinas obrigatórias

Introduzir ao aluno as principais técnicas de análise quantitativa multivariada, estimulando os estudantes para a adição dessas abordagens quantitativas em seus problemas de pesquisa, capacitando-os para a busca e análise estruturada das informações. Apresentar os conceitos e ferramentas computacionais quantitativas com as respectivas aplicações dentro do campo de pesquisa de Administração. Ementa Introdução aos conceitos, técnicas e ferramentas de análise quantitativa multivariada. Regressão Múltipla. Inferência Estatística. Análise de Covariância. Análise de Componentes Principais. Análise Fatorial. Análise Discriminante. Análise de Clusters. Equações Estruturais (Structural Equation Modeling).

Objetivos: Ao final do período, o aluno deverá ser capaz de: diferenciar as principais correntes epistemológicas, seus dilemas e limites; apropriar-se de fundamentos filosóficos da produção científica e do modo como contribuem para pensar a prática investigativa hoje; e elaborar a relação da discussão epistemológica com seu próprio exercício científico.

 

Conteúdo: A Razão como fundamento da Modernidade. O Problema da Indução em Hume e Popper. A crise da Razão. A Fenomenologia e outros paradigmas epistêmicos. Experiência, conhecimento e sentido. Desafios do pensamento decolonial.

O objetivo geral desta disciplina é tornar os alunos proficientes na operacionalização do arcabouço teórico utilizado nas pesquisas e publicações em gestão internacional e negócios internacionais, bem como leitura e escrita de papers na área. O grau de proficiência deverá permitir que a) identifiquem, compreendam e sejam capazes de criticar o referencial teórico de dado estudo e b) dominem mais profundamente a tradição teórica de seu próprio projeto de dissertação Ementa As principais abordagens ao fenômeno internacional e suas teorias. Teorias de Negócios Internacionais de Base Econômica (Teoria dos Custos de Transação / Internalização, Teoria do Ciclo-de-Vida do produto, Hymer e a lógica do Investimento Direto, Dunning e o paradigma eclético, Buckley e Casson e a Internalização dos custos das atividades intermediárias e Institucionalismo econômico). Teorias de Base Comportamental de Uppsala (Gradualismo, Distância Psíquica, Network). Teorias Gerenciais (Estratégicas) de Gestão Internacional (Bartlett e Ghoshal e as principais variáveis da estratégia internacional, Fluxo de Conhecimento na Empresa Multinacional). Outros referenciais teóricos relevantes (Pesquisa intercultural em Gestão Internacional).

Ao final do período o aluno deverá ser capaz de: conhecer, compreender e aplicar conceitos, técnicas e possibilidades analíticas que a pesquisa qualitativa, nos seus diversos formatos e abordagens, pode imprimir aos trabalhos acadêmicos. Planejar a coleta, organização e análise de dados qualitativos. Conectar o problema de pesquisa e objetivos à escolha dos procedimentos metodológicos qualitativos. Conteúdo: Conceitos iniciais da Pesquisa Qualitativa. Pesquisa Fenomenológica. Pesquisa-ação. Pesquisa narrativa. Etnografia. Estudo de Caso. Métodos Mistos. Validação. Análise de conteúdo.

O objetivo da disciplina é o de apresentar os principais conceitos, técnicas e ferramentas de análise estatística que podem auxiliar nos processos de planejamento e análise em pesquisa na área de Administração. Ementa Principais técnicas utilizadas em análise quantitativa. Introdução à análise de dados: tabelas e gráficos; apresentação de dados. Principais distribuições: discretas e contínuas. Amostragem e distribuições amostrais. Estimação pontual e intervalar. Testes de hipóteses paramétricos e não paramétricos. Análise de variância. Regressão simples e séries temporais.
O objetivo geral desta disciplina é auxiliar os alunos na construção de um estudo qualitativo em nível de doutorado. Ementa Estudos qualitativos na pesquisa em Administração: método de estudo de caso qualitativo, grounded theory, pesquisa-ação, história oral. Técnicas de coleta e de tratamento dos materiais qualitativos. A validação dos resultados de pesquisas conduzidas com o suporte do método qualitativo. O desenvolvimento da análise de conteúdo e o software Atlasti.
Apresentar uma ampla visão das principais teorias em uso nas literaturas de Marketing e Comportamento do Consumidor; desenvolver as habilidades dos alunos para identificar problemas de pesquisa e propor soluções conceituais e empíricas para esses problemas; treinar a fundamentação teórica de problemas e hipóteses de pesquisa e a identificação de possíveis contribuições conceituais decorrentes de suas investigações; melhorar a percepção dos alunos das orientações metodológicas interdisciplinares encontradas em estudos da área.

Eletivas gerais

Propiciar uma integração acadêmica entre o curso de graduação em Administração e o programa de pós-graduação em Administração, mestrado em Gestão Internacional. Permitir aos alunos uma reflexão da prática docente considerando as dimensões epistemológicas, pedagógicas e políticas e promover a formação didático-pedagógica dos mestrandos. Ementa: Os múltiplos atores envolvidos nos processos educativos. As teorias de aprendizagem, planejamento e desenvolvimento da atividade docente. A aprendizagem ativa como norteadora da eleição de estratégias de ensino. O planejamento para a criação de situações de aprendizagem: os planos de aprendizagem. Os objetivos do curso como âncora da concepção da disciplina e do plano de ensino e aprendizagem. O programa como uma obra aberta. Materiais didáticos de suporte à aprendizagem. A avaliação e acompanhamento da aprendizagem como forma de percepção do nível de apreensão do estudante e de orientação da mediação docente: reflexão, concepções e instrumentos.

Com a organização e oferta da primeira edição da disciplina Didática do Ensino Superior, o mestrado de Administração reafirma seu compromisso de colaborar para a formação de professores pesquisadores na área de Gestão Internacional e reforça a sua identidade de instituição de educação superior. Com o suporte de autores e textos selecionados, a disciplina proporcionará a discussão de temas nucleares da educação superior, resgatando teorias e metodologias que favoreçam a reflexão sobre a prática docente pela renovação de saberes. Ementa: A organização do sistema brasileiro de educação superior. As teorias de aprendizagem e o desenvolvimento potencializado da atividade docente. Ensino versus aprendizagem ou ensino comprometido com a aprendizagem. A educação centrada no professor e a educação centrada no aprendiz: méritos, limitações e adequações. A aprendizagem (ativa / significativa) como norteadora da eleição de estratégias de ensino. Reflexões acerca do jovem e de sua presença em sala de aula. O planejamento para a criação de situações de aprendizagem: os planos de aprendizagem. Os objetivos do curso como âncora da concepção da disciplina e do plano de ensino e aprendizagem. O programa como uma obra aberta. Avaliação e acompanhamento da aprendizagem como forma de percepção do nível de apreensão do estudante e de orientação da mediação docente: reflexão, concepções e instrumentos.
O objetivo geral desta disciplina é ajudar os participantes a desenvolver habilidades para escrever textos acadêmicos bem estruturados e atrativos visando à publicação em periódicos nacionais e internacionais. Serão abordados: características da escrita acadêmica; o planejamento do artigo; a estrutura do artigo; o sistema de avaliação e revisão por pares. Ao final, espera-se que os participantes consigam estruturar textos obedecendo às convenções e exigências do discurso acadêmico.
O objetivo geral desta disciplina é desenvolver o pensamento científico e crítico nos estudantes, entendendo o conhecimento como função da atividade ativa da mente humana em contato com a realidade, e entendendo a diversidade de concepções do que seja o conhecimento e do que seja a realidade, mormente a realidade social. Ementa O Conhecimento: possibilidades, origem e essência. Paradigmas do pensamento sociológico e seus principais autores. Paradigmas da Filosofia da Ciência e seus principais autores. O Método. A falsa neutralidade das técnicas. Revoluções no pensamento científico. As teorias. Análise crítica de teorias administrativas específicas.

Ao final do curso o(a) estudante deverá ser capaz de: identificar e examinar o papel do Marketing na sociedade, descrever e comparar os modelos existentes/vigentes de Marketing em seus aspectos econômicos, sociais e ambientais, avaliar o valor estratégico da gestão das relações com os stakeholders em uma perspectiva de Marketing, compreender os impactos da sustentabilidade em Marketing.

Eletivas da linha de Marketing em Gestão Internacional

Os objetivos da disciplina são: apresentar aspectos teóricos e práticos associados à mensuração de variáveis e de construtos utilizados em pesquisas científicas em geral e, com maior ênfase, no campo de marketing; identificar, em trabalhos científicos, quais são os construtos teóricos abordados e as maneiras utilizadas pelos pesquisadores para operacionalizá-los, bem como refletir sobre estas escolhas; desenvolver a habilidade de formular escalas e instrumentos de medida para uso em pesquisas de autoria dos próprios alunos. Ementa Mensuração em ciências sociais e comportamentais: debate epistemológico e definições centrais. Modelo geral de mensuração: construtos latentes, requisitos de escalas, algumas propostas de mensuração. Avaliação de escalas: dimensionalidade, confiabilidade, validade. Confiabilidade: erro, amostra de domínio, procedimento de teste-reteste, confiabilidade split-half, alfa de Cronbach, outros. Validade: definição, tipos de validade, formas de acessá-la. Construtos de natureza formativa e reflexiva. Vantagens e desvantagens no uso de escalas disponíveis na literatura. Escolha entre máxima comparabilidade e máxima confiabilidade em pesquisas internacionais.

O objetivo é proporcionar ao aluno uma visão abrangente sobre o agronegócio focando os aspectos de marketing e estratégia no contexto global. Ementa A dinâmica de funcionamento do complexo agroindustrial no Brasil e no mundo. As inter-relações de valor entre os segmentos das cadeias agroindustriais e destes com as instituições. A dimensão e o funcionamento dos sistemas integrados de produção de alimentos, fibras, biomassa e bicombustíveis. A evolução, o conceito e a aplicação das estratégias e táticas de marketing a montante e a jusante do complexo agroindustrial. As estratégias mercadológicas e sua coordenação nas cadeias produtivas em seus diferentes segmentos (indústria de máquinas e insumos, produção agropecuária, agroindústria, indústria, distribuição e varejo). O comportamento do consumidor final de alimentos e do produtor agrícola. Aspectos emergentes como certificação, sustentabilidade e segurança em alimentos.

Objetiva-se apresentar, discutir e avaliar as estratégias e atividades de marketing no contexto global, bem como a construção da pesquisa acadêmica na área. Examina-se como as organizações identificam, desenvolvem e gerenciam produtos e marcas para mercados globais. Inclui-se o estudo do efeito do país de origem, marca país, adaptações de elementos da marca em diferentes contextos. Ementa: Introdução ao marketing global. As diferenças entre marketing internacional e global. A influência do ambiente econômico e a importância dos países emergentes. O ambiente sociocultural. A gestão das oportunidades de mercado. A gestão das estratégias de marketing global. As estratégias de padronização e adaptação do composto de marketing. A implementação dos departamentos de marketing no contexto global. Conceituação produto e marca. Pesquisa em produtos e marcas em contexto internacional. Elementos de marca em diferentes mercados; efeito País de origem; marca país; marca de destino; marca e cultura; comportamento do consumidor.

O objetivo desta disciplina é discutir os principais temas relativos ao comportamento do consumidor em um enfoque internacional. Apresentação e discussão de temas selecionados de comportamento do consumidor, com discussão sobre aspectos metodológicos e conceituais. Ao final da disciplina o aluno deverá: Entender os conceitos relativos ao comportamento do consumidor; Entender como o comportamento do consumidor influencia o processo de aquisição e consumo; reconhecer as principais áreas de estudo na área internacional; desenvolver habilidade para identificar aplicações de conceitos e teorias de comportamento do consumidor na elaboração de pesquisas com foco na área internacional. Ementa A pesquisa em comportamento do consumidor – a questão do internacional/global; Tipos e métodos de pesquisa; Cultura e dimensões da cultura; Cultura e valores; Comportamento intergrupos – etnocentrismo, patriotismo, nacionalismo; Identidade nacional; Consumo étnico, imigração e migração; Características individuais do consumidor; Consumidor global e cosmopolitanismo; Atitudes e país de origem e marca país.

Discutir e aprofundar a temática relacionada ao estudo da modelagem dos processos de marketing em mercados globais. Será dada ênfase ao processo de difusão mercadológica de novos produtos e tecnologias, em suas diferentes abordagens teóricas e conceituais. Busca-se o desenvolvimento de abordagens que explorem o comportamento individual do consumidor, a influência das externalidades de rede globais, e a estrutura das redes no processo de difusão de novos produtos e serviços no ambiente global. Ementa: Marketing em ambientes globais. Fatores de aceitação e adoção de novos produtos. Fatores que influenciam a difusão de novos produtos em novos mercados. Elementos da difusão de novos produtos. História da pesquisa em difusão. Gerações de inovações. O processo de inovação de produtos. Difusão de produtos através de países. Redes de difusão. Modelos matemáticos de difusão. Teorias matemáticas da difusão de novos produtos. O modelo de Frank Bass. Modelagem do processo de difusão.

O objetivo é atualizar o aluno e propiciar uma visão crítica sobre os temas de pesquisa desenvolvidos nos principais centros de estudo e periódicos relacionados ao marketing no contexto global. Ementa Tópicos atuais ou emergentes em marketing internacional. A literatura atual e as recentes publicações nos periódicos de alto impacto. O marketing aplicado ao contexto global e o contexto da gestão e da pesquisa acadêmica sobre este tema.

Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de: compreender a evolução do conceito de marketing; identificar e compreender as principais escolas do pensamento em marketing e suas perspectivas dominantes; desenvolver uma visão crítica sobre os aspectos teóricos das pesquisas em marketing e comportamento do consumidor ao longo dos anos. Conteúdo: Panorama da evolução do pensamento em marketing. História do Marketing como disciplina. Evolução do conceito de marketing. Escolas do pensamento em marketing. Abordagens contemporâneas do pensamento em marketing.

Ao final do curso o(a) estudante deverá ser capaz de: desenvolver a habilidade de planejar, conduzir e analisar estudos experimentais, e discutir sua aplicação em pesquisas da área de Administração, com foco em marketing e comportamento do consumidor. compreender como os estudos causais podem ser aplicados em investigações na área de ciências sociais aplicadas, com foco em Administração, comportamento humano e os fenômenos de consumo.

Conteúdo: Visão geral da pesquisa experimental em Administração e em marketing. Cenários e desenhos experimentais. Manipulação e mensuração das variáveis. Validade interna e externa. Análise e efeitos. Delineamentos between e within subjects. Cuidados com participantes da pesquisa e comportamento ético na aplicação de estudos experimentais.

Eletivas gerais de Estratégia e Inovação em Gestão Internacional

Ao final da disciplina, aluno ser capaz de explicar as principais perspectivas em Teoria Organizacional e de que forma se completam ou contradizem, deixando claros os respectivos pressupostos, contribuições e limitações. Ementa: Teorias clássicas. Teorias neoclássicas. Teorias sistêmicas, orgânicas e contingenciais. Teorias organizacionais econômicas. Poder e política nas organizações. Cultura organizacional. Teoria institucional. Dependência de recursos e ecologia populacional. Teorias criticas. Organizações e psicanálise. A perspectiva pós-moderna. Teoria organizacional e NI. Produção brasileira em TO e NI.

Parcerias Público Privadas e suas abordagens em Negócios Internacionais. Investimentos Diretos Estrangeiros em infraestrutura econômica e social. Non-Equity Modes e modos contratuais: concessões/PPPs. Financiamento de investimentos de longo prazo em infraestrutura. Infraestrutura de transportes e logística. Infraestrutura de energia: eletricidade, petróleo e gás. Infraestrutura de telecomunicações. Infraestrutura de saneamento básico e resíduos sólidos. Infraestrutura social: saúde, educação e outros setores.

Ao final da disciplina, alunos e alunas serão capazes de: compreender a estratégia e a inovação a partir de perspectivas seminais e contemporâneas, considerando aspectos organizacionais e gerenciais nas diferentes perspectivas epistemológicas, levando em conta o contexto internacional. Analisar modelos de negócios aplicados à internacionalização. Distinguir alternativas competitivas e colaborativas de estratégia internacional. Os temas abordados envolvem: Empreendedorismo internacional. Ecossistemas de inovação. Visão baseada em recursos. Tripé da estratégia. Coopetição. Capacidades dinâmicas. Inovação em modelos de negócios.

O objetivo da disciplina é discutir e aprofundar a temática relacionada ao estudo da inovação no ambiente internacional. Será dada ênfase aos textos clássicos sobre inovação em ambiente internacional, mais especificamente em empresas multinacionais. Ementa: Inovação na empresa multinacional, inovação em subsidiárias estrangeiras, inovação e vantagem competitiva, inovação na cadeia de valor, inovação de produto e processo, inovação em P&D, descentralização da P&D, ambiente e inovação, rede e inovação, transferência da inovação, inovação aberta em multinacionais, inovação e gestão do conhecimento.

O objetivo geral da disciplina é apresentar as especificidades das estratégias em mercados emergentes. O objeto de estudo são as multinacionais emergentes e as multinacionais estrangeiras em mercados emergentes. Três objetivos específicos delineiam o programa da disciplina: A importância de estudar o impacto do ambiente institucional para as empresas de e em mercados emergentes. Características dos mercados emergentes. A vantagem competitiva oriunda da atuação em mercados emergentes. Ementa: Estratégia e Ambiente Institucional. Vazios Institucionais, Liabilities of foreignness, Distancia Institucional e Estratégia, estratégia de empresas estrangeiras em mercados emergentes, estratégias de multinacionais emergentes. A questão do primeiro versus último entrante. Especificidades das empresas do Brasil perante as empresas Chinesas, Russas e Indianas. Multinacionais Latino Americanas.

O objetivo da disciplina é discutir e aprofundar a temática relacionada ao estudo da inovação em empresas multinacionais estrangeiras localizadas no Brasil e das empresas multinacionais brasileiras no exterior. Será dada ênfase as experiências de internacionalização de empresas direcionadas pela inovação e aos processos de geração e difusão da inovação na matriz e subsidiárias das empresas multinacionais em suas diferentes abordagens teóricas e conceituais. Busca-se o desenvolvimento de abordagens que explorem a inovação e as trajetórias de aprendizagem na empresa multinacional como fonte de vantagem competitiva. Ementa: Inovação em empresas multinacionais no Brasil e multinacionais brasileiras no exterior, P&D em empresas estrangeiras no Brasil; transferência de conhecimento e desenvolvimento de produtos em multinacionais no Brasil e multinacionais brasileiras no exterior. Inovação para baixa renda. Aprendizagem tecnológica e acumulação de capacidades para inovação. Mecanismos de coordenação e controle da Inovação. Tipologia de estratégias empresariais para a Inovação.

Ao término da disciplina, o aluno terá condições básicas de investigar como as organizações formulam e implementam estratégias; diferenciar as correntes teóricas que embasam a estratégia; articular a evolução dos estudos sobre estratégia com outras áreas do conhecimento. Os tópicos a serem abordados são: as origens da estratégia; posicionamento estratégico; recursos, capacidades e competências; gestão do conhecimento; capacidades dinâmicas e microfundamentos da vantagem competitiva; abordagem relacional da estratégia; estratégia na base da pirâmide.

Ao final da disciplina o aluno será capaz de compreender a criatividade como elemento propulsor da inovação e do empreendedorismo a partir de perspectivas seminais e contemporâneas, considerando os aspectos organizacionais e gerenciais nas diferentes perspectivas epistemológicas e níveis de análise. Os tópicos a serem abordados são: dimensões da criatividade, mensurações de criatividade, inovação schumpeteriana, inovação organizacional, inovação aberta, abordagens de empreendedorismo, effectuation, empreendedorismo por oportunidade e por necessidade, empreendedorismo corporativo.

Ao término da disciplina, os alunos terão competências de pesquisa em gestão da inovação no nível corporativo e no nível macro dos contextos nacionais. Os alunos conhecerão também as abordagens metodológicas comuns e/ou promissoras na área.
Conteúdo: Tipos de inovação. Inovação e mudança digital. Processos e estruturas de inovação. Medidas e outcomes da inovação e posicionamento de países.

Créditos exigidos em disciplinas**: 36 = (CH 540)

Créditos em Atividades Complementares Obrigatórias: 4 (CH 60)

Créditos em Supervisão de Tese (3 últimos semestres do Curso): 20 (CH 300)

Total: 60 (CH 900)

Período: tarde e noite

** Algumas disciplinas poderão ser oferecidas no idioma inglês

Processo de seleção

Saiba como funciona cada etapa do processo de seleção
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Encontro online com a coordenação

Online, via Zoom
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Inscrição para o processo seletivo

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Entrega eletrônica dos documentos

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Entrevista

TESTE ANPAD

EDIÇÃO DE FEVEREIRO: Data de realização: 05/03/2023

EDIÇÃO DE JUNHO: Data de realização: 18/06/2023

EDIÇÃO DE SETEMBRO: Data de realização: 24/09/2023

EDIÇÃO DE NOVEMBRO: Data de realização: 26/11/2023

O candidato deverá elaborar seu pré-projeto de pesquisa levando em conta as linhas de pesquisa apresentadas neste edital. 

 

Espera-se que a extensão do pré-projeto para o candidato ao Doutorado seja entre quatro (mínimo) e seis (máximo) páginas (espaçamento 1,5 linhas). A estrutura do pré-projeto deverá respeitar a seguinte sequência:

 

  • Título / Resumo e palavras-chave do projeto
  • Problema / Objetivos da pesquisa
  • Justificativa e contribuição da pesquisa
  • Base teórica para formulação do problema de pesquisa
  • Abordagem metodológica
  • Proposta de coleta de dados
  • Cronograma proposto
  • Bibliografia inicial no padrão ABNT ou APA

 

A entrega do pré-projeto pode ser substituída pela entrega de um artigo científico publicado em congresso da área de Administração (consultar Anexo A do edital) ou em periódico listado no Qualis/CAPES, área de Administração, desde que o candidato ao Mestrado ou o candidato ao Doutorado tenha sido o primeiro autor.

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Matricula-se

Informações sobre o curso de Doutorado em administração

Modalidade: Presencial

Data de início: 07/08/2023

Período: Vespertino e noturno

Aulas: Às terças e quintas-feiras

Horário: tarde e noite

INscreva-se

Selecione a opção do curso para continuar

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Agências de fomento

CAPES e FAPESP

PROSUP Integral

Isenção de mensalidade após o período de sua implementação e recebimento de apoio.

PROSUP Taxa

Auxílio para custeio das taxas escolares (mensalidades).

FAPESP

Não há cota liberada, dependendo da aprovação de aplicação individual da solicitação de bolsa de estudo, com anuência do orientador.

Bolsa Institucional

Oferecida pela ESPM

Bolsas concedidas pela própria Instituição, por meio de avaliação da Comissão de Bolsas, e contemplam isenção total ou parcial da mensalidade.

As bolsas de estudos da CAPES e institucional serão implementadas a partir do mês de março. Com isso, o aluno que for contemplado com a bolsa deve estar ciente do pagamento da matrícula e da mensalidade do mês de fevereiro. A renovação da bolsa estará condicionada ao desempenho obtido e requisitos exigidos pelo bolsista na Avaliação Semestral e Anual do Discente.

  • RG e CPF (originais)
  • Histórico original de curso superior
  • Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula. Na ausência do diploma, o estudante poderá entregar certificado, atestado ou declaração de conclusão de curso com a descrição da data de colação de grau, qual será aceito temporariamente, ficando sob a responsabilidade do estudante a entrega posterior do referido diploma (originais)

No caso de diplomas internacionais, é necessária a sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº.8, de 4/10/07, do Conselho Nacional de Educação (CNE), disponível em: http://portal.mec.gov.br

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Onde o curso acontecerá?

ESPM Tech

Rua Joaquim Távora, 123 – Vila Mariana, São Paulo – SP

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Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h 

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