Às terças e quintas-feiras
07/08/2023
Presencial
*Enquanto for necessário, as disciplinas dos cursos presenciais passarão para o formato híbrido, ou seja, com 50% de suas aulas online, pelo Zoom e 50% presenciais (porém, transmitidas simultaneamente para quem desejar permanecer em formato remoto).
O curso de doutorado concentra-se na área de administração, que se preocupa com a gestão das organizações que conduzem negócios no ambiente doméstico e internacional. Esta envolve questões de adaptação local e integração global, análise dos mercados domésticos e internacionais, e distribuição das atividades de Marketing, Produção e Inovação (Pesquisa e desenvolvimento), Estratégias de internacionalização e transferência de conhecimento entre subsidiárias, modos de entrada, e alocação de recursos.
Os cursos do stricto sensu da ESPM obtiveram excelentes notas na avaliação quadrienal
O curso está organizado em duas linhas de pesquisa.
Envolve estudos e pesquisas orientados para construção do conhecimento relacionado à dimensão do marketing. Abrange estudos relacionados ao comportamento do consumidor, ações de marketing, neurociência, branding, e a gestão do marketing em importantes setores como agronegócios, franquias e varejo no mercado doméstico e internacional.
Coordenadora da linha: Profa. Dra. Thelma Rocha Rodrigues
Esta linha conta com os seguintes professores membros do Núcleo Docente Permanente: Luciana Florêncio de Almeida; Evandro Lopes; Flávio Santino Bizarrias; Marcelo Luiz Dias da Silva Gabriel; Suzane Strehlau; Thelma Rocha Rodrigues e Vivian Strehlau.
Envolve estudos e pesquisas que compreendem a inovação e estratégia no processo de internacionalização das empresas englobando o planejamento e a estruturação das funções internacionais, cadeia global de valor, o papel e a estratégia das subsidiárias e o processo de internacionalização em diversos setores. Abrange ainda uma formação interdisciplinar e integrada por meio de conhecimento da inovação no ambiente internacional, envolvendo estudos sobre gestão estratégica da inovação, inovação colaborativa, inovação em subsidiárias de empresas multinacionais.
Coordenador da linha: Prof. Dr. Ilan Avrichir
Esta linha conta com os seguintes professores membros do Núcleo Docente Permanente: Ilan Avrichir; Júlio César Bastos de Figueiredo; Manolita Correia Lima; Fernanda Cahen; Mario Henrique Ogasavara; Sílvio Luís de Vasconcellos.
de conteúdo
de conteúdo
Conclusão do curso
Modalidade do curso
Objetivos: Ao final do período, o aluno deverá ser capaz de: diferenciar as principais correntes epistemológicas, seus dilemas e limites; apropriar-se de fundamentos filosóficos da produção científica e do modo como contribuem para pensar a prática investigativa hoje; e elaborar a relação da discussão epistemológica com seu próprio exercício científico.
Conteúdo: A Razão como fundamento da Modernidade. O Problema da Indução em Hume e Popper. A crise da Razão. A Fenomenologia e outros paradigmas epistêmicos. Experiência, conhecimento e sentido. Desafios do pensamento decolonial.
Ao final do período o aluno deverá ser capaz de: conhecer, compreender e aplicar conceitos, técnicas e possibilidades analíticas que a pesquisa qualitativa, nos seus diversos formatos e abordagens, pode imprimir aos trabalhos acadêmicos. Planejar a coleta, organização e análise de dados qualitativos. Conectar o problema de pesquisa e objetivos à escolha dos procedimentos metodológicos qualitativos. Conteúdo: Conceitos iniciais da Pesquisa Qualitativa. Pesquisa Fenomenológica. Pesquisa-ação. Pesquisa narrativa. Etnografia. Estudo de Caso. Métodos Mistos. Validação. Análise de conteúdo.
Propiciar uma integração acadêmica entre o curso de graduação em Administração e o programa de pós-graduação em Administração, mestrado em Gestão Internacional. Permitir aos alunos uma reflexão da prática docente considerando as dimensões epistemológicas, pedagógicas e políticas e promover a formação didático-pedagógica dos mestrandos. Ementa: Os múltiplos atores envolvidos nos processos educativos. As teorias de aprendizagem, planejamento e desenvolvimento da atividade docente. A aprendizagem ativa como norteadora da eleição de estratégias de ensino. O planejamento para a criação de situações de aprendizagem: os planos de aprendizagem. Os objetivos do curso como âncora da concepção da disciplina e do plano de ensino e aprendizagem. O programa como uma obra aberta. Materiais didáticos de suporte à aprendizagem. A avaliação e acompanhamento da aprendizagem como forma de percepção do nível de apreensão do estudante e de orientação da mediação docente: reflexão, concepções e instrumentos.
Ao final do curso o(a) estudante deverá ser capaz de: identificar e examinar o papel do Marketing na sociedade, descrever e comparar os modelos existentes/vigentes de Marketing em seus aspectos econômicos, sociais e ambientais, avaliar o valor estratégico da gestão das relações com os stakeholders em uma perspectiva de Marketing, compreender os impactos da sustentabilidade em Marketing.
Os objetivos da disciplina são: apresentar aspectos teóricos e práticos associados à mensuração de variáveis e de construtos utilizados em pesquisas científicas em geral e, com maior ênfase, no campo de marketing; identificar, em trabalhos científicos, quais são os construtos teóricos abordados e as maneiras utilizadas pelos pesquisadores para operacionalizá-los, bem como refletir sobre estas escolhas; desenvolver a habilidade de formular escalas e instrumentos de medida para uso em pesquisas de autoria dos próprios alunos. Ementa Mensuração em ciências sociais e comportamentais: debate epistemológico e definições centrais. Modelo geral de mensuração: construtos latentes, requisitos de escalas, algumas propostas de mensuração. Avaliação de escalas: dimensionalidade, confiabilidade, validade. Confiabilidade: erro, amostra de domínio, procedimento de teste-reteste, confiabilidade split-half, alfa de Cronbach, outros. Validade: definição, tipos de validade, formas de acessá-la. Construtos de natureza formativa e reflexiva. Vantagens e desvantagens no uso de escalas disponíveis na literatura. Escolha entre máxima comparabilidade e máxima confiabilidade em pesquisas internacionais.
O objetivo é proporcionar ao aluno uma visão abrangente sobre o agronegócio focando os aspectos de marketing e estratégia no contexto global. Ementa A dinâmica de funcionamento do complexo agroindustrial no Brasil e no mundo. As inter-relações de valor entre os segmentos das cadeias agroindustriais e destes com as instituições. A dimensão e o funcionamento dos sistemas integrados de produção de alimentos, fibras, biomassa e bicombustíveis. A evolução, o conceito e a aplicação das estratégias e táticas de marketing a montante e a jusante do complexo agroindustrial. As estratégias mercadológicas e sua coordenação nas cadeias produtivas em seus diferentes segmentos (indústria de máquinas e insumos, produção agropecuária, agroindústria, indústria, distribuição e varejo). O comportamento do consumidor final de alimentos e do produtor agrícola. Aspectos emergentes como certificação, sustentabilidade e segurança em alimentos.
Objetiva-se apresentar, discutir e avaliar as estratégias e atividades de marketing no contexto global, bem como a construção da pesquisa acadêmica na área. Examina-se como as organizações identificam, desenvolvem e gerenciam produtos e marcas para mercados globais. Inclui-se o estudo do efeito do país de origem, marca país, adaptações de elementos da marca em diferentes contextos. Ementa: Introdução ao marketing global. As diferenças entre marketing internacional e global. A influência do ambiente econômico e a importância dos países emergentes. O ambiente sociocultural. A gestão das oportunidades de mercado. A gestão das estratégias de marketing global. As estratégias de padronização e adaptação do composto de marketing. A implementação dos departamentos de marketing no contexto global. Conceituação produto e marca. Pesquisa em produtos e marcas em contexto internacional. Elementos de marca em diferentes mercados; efeito País de origem; marca país; marca de destino; marca e cultura; comportamento do consumidor.
O objetivo desta disciplina é discutir os principais temas relativos ao comportamento do consumidor em um enfoque internacional. Apresentação e discussão de temas selecionados de comportamento do consumidor, com discussão sobre aspectos metodológicos e conceituais. Ao final da disciplina o aluno deverá: Entender os conceitos relativos ao comportamento do consumidor; Entender como o comportamento do consumidor influencia o processo de aquisição e consumo; reconhecer as principais áreas de estudo na área internacional; desenvolver habilidade para identificar aplicações de conceitos e teorias de comportamento do consumidor na elaboração de pesquisas com foco na área internacional. Ementa A pesquisa em comportamento do consumidor – a questão do internacional/global; Tipos e métodos de pesquisa; Cultura e dimensões da cultura; Cultura e valores; Comportamento intergrupos – etnocentrismo, patriotismo, nacionalismo; Identidade nacional; Consumo étnico, imigração e migração; Características individuais do consumidor; Consumidor global e cosmopolitanismo; Atitudes e país de origem e marca país.
Discutir e aprofundar a temática relacionada ao estudo da modelagem dos processos de marketing em mercados globais. Será dada ênfase ao processo de difusão mercadológica de novos produtos e tecnologias, em suas diferentes abordagens teóricas e conceituais. Busca-se o desenvolvimento de abordagens que explorem o comportamento individual do consumidor, a influência das externalidades de rede globais, e a estrutura das redes no processo de difusão de novos produtos e serviços no ambiente global. Ementa: Marketing em ambientes globais. Fatores de aceitação e adoção de novos produtos. Fatores que influenciam a difusão de novos produtos em novos mercados. Elementos da difusão de novos produtos. História da pesquisa em difusão. Gerações de inovações. O processo de inovação de produtos. Difusão de produtos através de países. Redes de difusão. Modelos matemáticos de difusão. Teorias matemáticas da difusão de novos produtos. O modelo de Frank Bass. Modelagem do processo de difusão.
O objetivo é atualizar o aluno e propiciar uma visão crítica sobre os temas de pesquisa desenvolvidos nos principais centros de estudo e periódicos relacionados ao marketing no contexto global. Ementa Tópicos atuais ou emergentes em marketing internacional. A literatura atual e as recentes publicações nos periódicos de alto impacto. O marketing aplicado ao contexto global e o contexto da gestão e da pesquisa acadêmica sobre este tema.
Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de: compreender a evolução do conceito de marketing; identificar e compreender as principais escolas do pensamento em marketing e suas perspectivas dominantes; desenvolver uma visão crítica sobre os aspectos teóricos das pesquisas em marketing e comportamento do consumidor ao longo dos anos. Conteúdo: Panorama da evolução do pensamento em marketing. História do Marketing como disciplina. Evolução do conceito de marketing. Escolas do pensamento em marketing. Abordagens contemporâneas do pensamento em marketing.
Ao final do curso o(a) estudante deverá ser capaz de: desenvolver a habilidade de planejar, conduzir e analisar estudos experimentais, e discutir sua aplicação em pesquisas da área de Administração, com foco em marketing e comportamento do consumidor. compreender como os estudos causais podem ser aplicados em investigações na área de ciências sociais aplicadas, com foco em Administração, comportamento humano e os fenômenos de consumo.
Conteúdo: Visão geral da pesquisa experimental em Administração e em marketing. Cenários e desenhos experimentais. Manipulação e mensuração das variáveis. Validade interna e externa. Análise e efeitos. Delineamentos between e within subjects. Cuidados com participantes da pesquisa e comportamento ético na aplicação de estudos experimentais.
Ao final da disciplina, aluno ser capaz de explicar as principais perspectivas em Teoria Organizacional e de que forma se completam ou contradizem, deixando claros os respectivos pressupostos, contribuições e limitações. Ementa: Teorias clássicas. Teorias neoclássicas. Teorias sistêmicas, orgânicas e contingenciais. Teorias organizacionais econômicas. Poder e política nas organizações. Cultura organizacional. Teoria institucional. Dependência de recursos e ecologia populacional. Teorias criticas. Organizações e psicanálise. A perspectiva pós-moderna. Teoria organizacional e NI. Produção brasileira em TO e NI.
Parcerias Público Privadas e suas abordagens em Negócios Internacionais. Investimentos Diretos Estrangeiros em infraestrutura econômica e social. Non-Equity Modes e modos contratuais: concessões/PPPs. Financiamento de investimentos de longo prazo em infraestrutura. Infraestrutura de transportes e logística. Infraestrutura de energia: eletricidade, petróleo e gás. Infraestrutura de telecomunicações. Infraestrutura de saneamento básico e resíduos sólidos. Infraestrutura social: saúde, educação e outros setores.
Ao final da disciplina, alunos e alunas serão capazes de: compreender a estratégia e a inovação a partir de perspectivas seminais e contemporâneas, considerando aspectos organizacionais e gerenciais nas diferentes perspectivas epistemológicas, levando em conta o contexto internacional. Analisar modelos de negócios aplicados à internacionalização. Distinguir alternativas competitivas e colaborativas de estratégia internacional. Os temas abordados envolvem: Empreendedorismo internacional. Ecossistemas de inovação. Visão baseada em recursos. Tripé da estratégia. Coopetição. Capacidades dinâmicas. Inovação em modelos de negócios.
O objetivo da disciplina é discutir e aprofundar a temática relacionada ao estudo da inovação no ambiente internacional. Será dada ênfase aos textos clássicos sobre inovação em ambiente internacional, mais especificamente em empresas multinacionais. Ementa: Inovação na empresa multinacional, inovação em subsidiárias estrangeiras, inovação e vantagem competitiva, inovação na cadeia de valor, inovação de produto e processo, inovação em P&D, descentralização da P&D, ambiente e inovação, rede e inovação, transferência da inovação, inovação aberta em multinacionais, inovação e gestão do conhecimento.
O objetivo geral da disciplina é apresentar as especificidades das estratégias em mercados emergentes. O objeto de estudo são as multinacionais emergentes e as multinacionais estrangeiras em mercados emergentes. Três objetivos específicos delineiam o programa da disciplina: A importância de estudar o impacto do ambiente institucional para as empresas de e em mercados emergentes. Características dos mercados emergentes. A vantagem competitiva oriunda da atuação em mercados emergentes. Ementa: Estratégia e Ambiente Institucional. Vazios Institucionais, Liabilities of foreignness, Distancia Institucional e Estratégia, estratégia de empresas estrangeiras em mercados emergentes, estratégias de multinacionais emergentes. A questão do primeiro versus último entrante. Especificidades das empresas do Brasil perante as empresas Chinesas, Russas e Indianas. Multinacionais Latino Americanas.
O objetivo da disciplina é discutir e aprofundar a temática relacionada ao estudo da inovação em empresas multinacionais estrangeiras localizadas no Brasil e das empresas multinacionais brasileiras no exterior. Será dada ênfase as experiências de internacionalização de empresas direcionadas pela inovação e aos processos de geração e difusão da inovação na matriz e subsidiárias das empresas multinacionais em suas diferentes abordagens teóricas e conceituais. Busca-se o desenvolvimento de abordagens que explorem a inovação e as trajetórias de aprendizagem na empresa multinacional como fonte de vantagem competitiva. Ementa: Inovação em empresas multinacionais no Brasil e multinacionais brasileiras no exterior, P&D em empresas estrangeiras no Brasil; transferência de conhecimento e desenvolvimento de produtos em multinacionais no Brasil e multinacionais brasileiras no exterior. Inovação para baixa renda. Aprendizagem tecnológica e acumulação de capacidades para inovação. Mecanismos de coordenação e controle da Inovação. Tipologia de estratégias empresariais para a Inovação.
Ao término da disciplina, o aluno terá condições básicas de investigar como as organizações formulam e implementam estratégias; diferenciar as correntes teóricas que embasam a estratégia; articular a evolução dos estudos sobre estratégia com outras áreas do conhecimento. Os tópicos a serem abordados são: as origens da estratégia; posicionamento estratégico; recursos, capacidades e competências; gestão do conhecimento; capacidades dinâmicas e microfundamentos da vantagem competitiva; abordagem relacional da estratégia; estratégia na base da pirâmide.
Ao final da disciplina o aluno será capaz de compreender a criatividade como elemento propulsor da inovação e do empreendedorismo a partir de perspectivas seminais e contemporâneas, considerando os aspectos organizacionais e gerenciais nas diferentes perspectivas epistemológicas e níveis de análise. Os tópicos a serem abordados são: dimensões da criatividade, mensurações de criatividade, inovação schumpeteriana, inovação organizacional, inovação aberta, abordagens de empreendedorismo, effectuation, empreendedorismo por oportunidade e por necessidade, empreendedorismo corporativo.
Ao término da disciplina, os alunos terão competências de pesquisa em gestão da inovação no nível corporativo e no nível macro dos contextos nacionais. Os alunos conhecerão também as abordagens metodológicas comuns e/ou promissoras na área.
Conteúdo: Tipos de inovação. Inovação e mudança digital. Processos e estruturas de inovação. Medidas e outcomes da inovação e posicionamento de países.
Créditos exigidos em disciplinas**: 36 = (CH 540)
Créditos em Atividades Complementares Obrigatórias: 4 (CH 60)
Créditos em Supervisão de Tese (3 últimos semestres do Curso): 20 (CH 300)
Total: 60 (CH 900)
Período: tarde e noite
** Algumas disciplinas poderão ser oferecidas no idioma inglês
EDIÇÃO DE FEVEREIRO: Data de realização: 05/03/2023
EDIÇÃO DE JUNHO: Data de realização: 18/06/2023
EDIÇÃO DE SETEMBRO: Data de realização: 24/09/2023
EDIÇÃO DE NOVEMBRO: Data de realização: 26/11/2023
O candidato deverá elaborar seu pré-projeto de pesquisa levando em conta as linhas de pesquisa apresentadas neste edital.
Espera-se que a extensão do pré-projeto para o candidato ao Doutorado seja entre quatro (mínimo) e seis (máximo) páginas (espaçamento 1,5 linhas). A estrutura do pré-projeto deverá respeitar a seguinte sequência:
A entrega do pré-projeto pode ser substituída pela entrega de um artigo científico publicado em congresso da área de Administração (consultar Anexo A do edital) ou em periódico listado no Qualis/CAPES, área de Administração, desde que o candidato ao Mestrado ou o candidato ao Doutorado tenha sido o primeiro autor.
*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.
**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.
Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.
PROSUP Integral
Isenção de mensalidade após o período de sua implementação e recebimento de apoio.
PROSUP Taxa
Auxílio para custeio das taxas escolares (mensalidades).
FAPESP
Não há cota liberada, dependendo da aprovação de aplicação individual da solicitação de bolsa de estudo, com anuência do orientador.
Bolsas concedidas pela própria Instituição, por meio de avaliação da Comissão de Bolsas, e contemplam isenção total ou parcial da mensalidade.
As bolsas de estudos da CAPES e institucional serão implementadas a partir do mês de março. Com isso, o aluno que for contemplado com a bolsa deve estar ciente do pagamento da matrícula e da mensalidade do mês de fevereiro. A renovação da bolsa estará condicionada ao desempenho obtido e requisitos exigidos pelo bolsista na Avaliação Semestral e Anual do Discente.
No caso de diplomas internacionais, é necessária a sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº.8, de 4/10/07, do Conselho Nacional de Educação (CNE), disponível em: http://portal.mec.gov.br
Rua Joaquim Távora, 123 – Vila Mariana, São Paulo – SP
Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h
Acha que este ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dê uma olhada nestas opções:
Atendimento por WhatsApp