De terças à quintas-feiras
11/02/2025
Presencial
O Doutorado em Administração da ESPM desenvolve lideranças globais para atuar com inovação e estratégia em mercados internacionais. Voltado a profissionais que buscam excelência em análise de mercados, estratégias de internacionalização e transferência de conhecimento, o curso oferece uma base sólida e prática para decisões de alto impacto em gestão e competitividade global.
O Doutorado em Administração da ESPM desenvolve lideranças globais para atuar com inovação e estratégia em mercados internacionais. Voltado a profissionais que buscam excelência em análise de mercados, estratégias de internacionalização e transferência de conhecimento, o curso oferece uma base sólida e prática para decisões de alto impacto em gestão e competitividade global.
Conheça todos os detalhes do nosso curso, converse com o coordenador e decida o futuro da sua carreira.
O curso de doutorado concentra-se na área de administração, área que se preocupa com a gestão das organizações que conduzem negócios no ambiente doméstico e internacional, envolvendo questões de adaptação local e integração global, análise dos mercados domésticos e internacionais, distribuição das atividades de marketing, produção e inovação (pesquisa e desenvolvimento), estratégias de internacionalização e transferência de conhecimento entre subsidiárias, modos de entrada e alocação de recursos:
O curso está organizado em duas linhas de pesquisa:
Envolve estudos e pesquisas orientados para construção do conhecimento relacionado à dimensão do marketing. Abrange estudos relacionados ao comportamento do consumidor, ações de marketing, neurociência, branding, e à gestão do marketing em importantes setores, como agronegócios, franquias e varejo no mercado doméstico e internacional.
Coordenadora da linha: Profa. Dra. Thelma Rocha Rodrigues.
Esta linha conta com os seguintes professores membros do Núcleo Docente Permanente: Luciana Florêncio de Almeida; Evandro Lopes; Flávio Santino Bizarrias; Marcelo Luiz Dias da Silva Gabriel; Suzane Strehlau; Thelma Rocha Rodrigues e Vivian Strehlau.
Envolve estudos e pesquisas que compreendem a inovação e estratégia no processo de internacionalização das empresas englobando o planejamento e a estruturação das funções internacionais, cadeia global de valor, o papel e a estratégia das subsidiárias e o processo de internacionalização em diversos setores. Abrange ainda uma formação interdisciplinar e integrada por meio de conhecimento da inovação no ambiente internacional, envolvendo estudos sobre gestão estratégica da inovação, inovação colaborativa, inovação em subsidiárias de empresas multinacionais.
Coordenador da linha: Prof. Dr. Ilan Avrichir.
Esta linha conta com os seguintes professores membros do Núcleo Docente Permanente: Ilan Avrichir; Júlio César Bastos de Figueiredo; Manolita Correia Lima; Fernanda Cahen; Mario Henrique Ogasavara e Sílvio Luís de Vasconcellos.
de conteúdo
Conclusão do curso
Modalidade do curso
Objetivos: Ao final do período, o aluno deverá ser capaz de: diferenciar as principais correntes epistemológicas, seus dilemas e limites; apropriar-se de fundamentos filosóficos da produção científica e do modo como contribuem para pensar a prática investigativa hoje; e elaborar a relação da discussão epistemológica com seu próprio exercício científico.
Conteúdo: A Razão como fundamento da Modernidade. O Problema da Indução em Hume e Popper. A crise da Razão. A Fenomenologia e outros paradigmas epistêmicos. Experiência, conhecimento e sentido. Desafios do pensamento decolonial.
Ao final do período o aluno deverá ser capaz de: conhecer, compreender e aplicar conceitos, técnicas e possibilidades analíticas que a pesquisa qualitativa, nos seus diversos formatos e abordagens, pode imprimir aos trabalhos acadêmicos. Planejar a coleta, organização e análise de dados qualitativos. Conectar o problema de pesquisa e objetivos à escolha dos procedimentos metodológicos qualitativos. Conteúdo: Conceitos iniciais da Pesquisa Qualitativa. Pesquisa Fenomenológica. Pesquisa-ação. Pesquisa narrativa. Etnografia. Estudo de Caso. Métodos Mistos. Validação. Análise de conteúdo.
Objetivos: Ao final do período o aluno deverá ser capaz de: Desenvolver pesquisas qualitativas utilizando diversos métodos e permitindo a replicabilidade do estudo. Demonstrar familiaridade com os principais métodos de pesquisa qualitativa utilizados na literatura da área de Administração. Ler e compreender artigos elaborados com métodos qualitativos. Elaborar a introdução e o item metodologia de um estudo qualitativo.
Conteúdo: Design de uma pesquisa qualitativa. Validade e confiabilidade em estudos qualitativos. Estruturação do item metodologia. Método de pesquisa Estudo de Casos. Método de pesquisa Focus Group. Método Laddering. Netnografia. Técnicas de tratamento e análise de dados qualitativos. Análise de conteúdo.
Propiciar uma integração acadêmica entre o curso de graduação em Administração e o programa de pós-graduação em Administração, mestrado em Gestão Internacional. Permitir aos alunos uma reflexão da prática docente considerando as dimensões epistemológicas, pedagógicas e políticas e promover a formação didático-pedagógica dos mestrandos. Ementa: Os múltiplos atores envolvidos nos processos educativos. As teorias de aprendizagem, planejamento e desenvolvimento da atividade docente. A aprendizagem ativa como norteadora da eleição de estratégias de ensino. O planejamento para a criação de situações de aprendizagem: os planos de aprendizagem. Os objetivos do curso como âncora da concepção da disciplina e do plano de ensino e aprendizagem. O programa como uma obra aberta. Materiais didáticos de suporte à aprendizagem. A avaliação e acompanhamento da aprendizagem como forma de percepção do nível de apreensão do estudante e de orientação da mediação docente: reflexão, concepções e instrumentos.
Objetivos: Ao final do período o aluno deverá ser capaz de: estruturar artigos acadêmicos visando à participação em Congressos Nacionais, Internacionais e periódicos de impacto. Serão abordados: características da escrita acadêmica; o planejamento do artigo; a estrutura do artigo; o sistema de avaliação e revisão por pares. Ao final, espera-se que os participantes consigam apresentar um poster ou artigo completo que atenda às exigências acadêmicas.
Conteúdo: Características da escrita acadêmica. O planejamento do artigo. A estrutura do artigo acadêmico. Título, resumo e palavras-chave. Introdução. Revisão da literatura, desenvolvimento conceitual e hipóteses/proposições. Metodologia. Resultados e discussão dos resultados. Considerações finais, contribuições sociais, acadêmicas e gerenciais. O sistema de revisão e avaliação por pares. Os aspectos da conduta ética na redação acadêmica e na produção de conhecimento.
Ao final do curso o(a) estudante deverá ser capaz de: identificar e examinar o papel do Marketing na sociedade, descrever e comparar os modelos existentes/vigentes de Marketing em seus aspectos econômicos, sociais e ambientais, avaliar o valor estratégico da gestão das relações com os stakeholders em uma perspectiva de Marketing, compreender os impactos da sustentabilidade em Marketing.
Objetivos: Ao final do período o aluno deverá ser capaz de elaborar um problema de pesquisa compreendendo o fenômeno do luxo no contexto da administração contemporânea com uma visão abrangente e crítica. Conteúdo: A evolução do conceito de luxo. O gerenciamento das marcas de luxo e masstige. Arte e luxo. Níveis de luxuosidade percebida e varejo. Extensão de marcas. Consumo conspícuo. Sinalização de status.
Ementa: O objetivo desta disciplina é familiarizar os participantes aos principais conceitos e práticas utilizados no Método do Caso, de forma a habilitá-los na condução de debates, bem como na redação de casos e notas de ensino. Casos: estágios da aprendizagem, modelagem da complexidade e estrutura típica de casos e notas de ensino. Condução: implicações da infraestrutura física, tipologia de questões e uso do quadro. Planejamento: plano de aula, plano de quadro e blocos de discussão. Contrato pedagógico, preparação prévia do estudante e avaliação de aprendizagem: recursos e trade-offs. Checklists para seleção e redação de casos.
Brand management is an essential discipline in today’s dynamic and hypercompetitive business environment. In an era where consumer choices abound and marketplaces are saturated with options, the significance of effective brand management cannot be overstated. A brand is not merely a logo or a catchy slogan; it is the embodiment of a company’s identity, values, and promises to its customers. Successful brand management goes beyond creating a recognizable image; it fosters trust, loyalty, and emotional connections with consumers. This, in turn, can lead to increased market share, customer retention, and ultimately, sustainable business success. In today’s ever-changing and evolving world, understanding and harnessing the power of brand management is crucial for companies striving to thrive and stand out in the crowded global marketplace. This course will explore the many-sided of brand management, investigating its role in shaping consumer perception, influencing purchasing decisions, and ultimately, driving business growth and prosperity. Selected topics and research directions, such as destination branding, luxury branding, managing global and regional brands, etc., will be presented to students.
Esta disciplina será ministrada totalmente em inglês
This course covers how companies can use data to create stronger customer bonds. By completing the course, the participants will be able to build marketing and business strategy based on the data collected by the company and created by the customers. Furthermore, the participant can conduct customer segmentation and profiling methods to support marketing differentiation strategies. Moreover, participants get familiar with forecasting methods to predict customer behavior that contribute to creating effective retention programs, more profitable cross- and up-selling activities, reward programs, and recommendation systems. During the course, lectures, case discussions, and exercises support participants in learning how to create strong customer relationships.
Esta disciplina será ministrada totalmente em inglês
Mensuração em Ciências Sociais Aplicadas. Teoria Clássica dos Testes (TCT). Construtos, variáveis latentes e variáveis emergentes. Dimensionalidade de escalas. Confiabilidade da escala. Validade da escala. Diretrizes para o desenvolvimento de escalas. Análise Fatorial Exploratória. Análise Fatorial Confirmatória. Destruição de escalas. Indicadores dentro de uma escala. Desenvolvimento da versão final da escala. Teoria de Resposta ao Item (TRI).
Os objetivos da disciplina são: apresentar aspectos teóricos e práticos associados à mensuração de variáveis e de construtos utilizados em pesquisas científicas em geral e, com maior ênfase, no campo de marketing; identificar, em trabalhos científicos, quais são os construtos teóricos abordados e as maneiras utilizadas pelos pesquisadores para operacionalizá-los, bem como refletir sobre estas escolhas; desenvolver a habilidade de formular escalas e instrumentos de medida para uso em pesquisas de autoria dos próprios alunos. Ementa Mensuração em ciências sociais e comportamentais: debate epistemológico e definições centrais. Modelo geral de mensuração: construtos latentes, requisitos de escalas, algumas propostas de mensuração. Avaliação de escalas: dimensionalidade, confiabilidade, validade. Confiabilidade: erro, amostra de domínio, procedimento de teste-reteste, confiabilidade split-half, alfa de Cronbach, outros. Validade: definição, tipos de validade, formas de acessá-la. Construtos de natureza formativa e reflexiva. Vantagens e desvantagens no uso de escalas disponíveis na literatura. Escolha entre máxima comparabilidade e máxima confiabilidade em pesquisas internacionais.
Objetivos: Ao final do período o aluno deverá ser capaz de: compreender os principais arcabouços teóricos utilizados para compreender a governança dos sistemas agroalimentares, comportamento do consumidor de alimentos, agregação de valor do campo à mesa e refletir sobre a transição rumo a sistemas agroalimentares sustentáveis e resilientes aos desafios ambientais e sociais no agronegócio.
Conteúdo: economia dos custos de transação, nova economia institucional, modelos de negócios sustentáveis e inovadores no Agronegócio; agregação de valor do campo à mesa, food marketing, territorial marketing, comportamento do consumidor de alimentos, consumo sustentável.
Objetivos: Ao final da disciplina o aluno deverá ser capaz de: Demonstrar proficiência marketing internacional. Demonstrar familiaridade com as principais estratégias de marketing global, regional e internacional praticadas por empresas de diferentes setores e porte. Ler e compreender a literatura da área de marketing internacional. Elaborar um artigo sobre os temas abordados na disciplina.
Conteúdo: as diferenças entre marketing global e marketing internacional. A influência do ambiente econômico, e os mercados emergentes. O consumidor e as diferenças culturais. A gestão da marca em ambientes internacionais. O desenvolvimento das estratégias de marketing internacional, com as decisões de padronização e adaptação do marketing mix. A estruturação dos departamentos de marketing internacional e global.
O objetivo desta disciplina é discutir os principais temas relativos ao comportamento do consumidor em um enfoque internacional. Apresentação e discussão de temas selecionados de comportamento do consumidor, com discussão sobre aspectos metodológicos e conceituais. Ao final da disciplina o aluno deverá: Entender os conceitos relativos ao comportamento do consumidor; Entender como o comportamento do consumidor influencia o processo de aquisição e consumo; reconhecer as principais áreas de estudo na área internacional; desenvolver habilidade para identificar aplicações de conceitos e teorias de comportamento do consumidor na elaboração de pesquisas com foco na área internacional. Ementa A pesquisa em comportamento do consumidor – a questão do internacional/global; Tipos e métodos de pesquisa; Cultura e dimensões da cultura; Cultura e valores; Comportamento intergrupos – etnocentrismo, patriotismo, nacionalismo; Identidade nacional; Consumo étnico, imigração e migração; Características individuais do consumidor; Consumidor global e cosmopolitanismo; Atitudes e país de origem e marca país.
Discutir e aprofundar a temática relacionada ao estudo da modelagem dos processos de marketing em mercados globais. Será dada ênfase ao processo de difusão mercadológica de novos produtos e tecnologias, em suas diferentes abordagens teóricas e conceituais. Busca-se o desenvolvimento de abordagens que explorem o comportamento individual do consumidor, a influência das externalidades de rede globais, e a estrutura das redes no processo de difusão de novos produtos e serviços no ambiente global. Ementa: Marketing em ambientes globais. Fatores de aceitação e adoção de novos produtos. Fatores que influenciam a difusão de novos produtos em novos mercados. Elementos da difusão de novos produtos. História da pesquisa em difusão. Gerações de inovações. O processo de inovação de produtos. Difusão de produtos através de países. Redes de difusão. Modelos matemáticos de difusão. Teorias matemáticas da difusão de novos produtos. O modelo de Frank Bass. Modelagem do processo de difusão.
O objetivo é atualizar o aluno e propiciar uma visão crítica sobre os temas de pesquisa desenvolvidos nos principais centros de estudo e periódicos relacionados ao marketing no contexto global. Ementa Tópicos atuais ou emergentes em marketing internacional. A literatura atual e as recentes publicações nos periódicos de alto impacto. O marketing aplicado ao contexto global e o contexto da gestão e da pesquisa acadêmica sobre este tema.
Ao final do curso o aluno deverá ser capaz de: compreender a evolução do conceito de marketing; identificar e compreender as principais escolas do pensamento em marketing e suas perspectivas dominantes; desenvolver uma visão crítica sobre os aspectos teóricos das pesquisas em marketing e comportamento do consumidor ao longo dos anos. Conteúdo: Panorama da evolução do pensamento em marketing. História do Marketing como disciplina. Evolução do conceito de marketing. Escolas do pensamento em marketing. Abordagens contemporâneas do pensamento em marketing.
Ao final do curso o(a) estudante deverá ser capaz de: desenvolver a habilidade de planejar, conduzir e analisar estudos experimentais, e discutir sua aplicação em pesquisas da área de Administração, com foco em marketing e comportamento do consumidor. compreender como os estudos causais podem ser aplicados em investigações na área de ciências sociais aplicadas, com foco em Administração, comportamento humano e os fenômenos de consumo.
Conteúdo: Visão geral da pesquisa experimental em Administração e em marketing. Cenários e desenhos experimentais. Manipulação e mensuração das variáveis. Validade interna e externa. Análise e efeitos. Delineamentos between e within subjects. Cuidados com participantes da pesquisa e comportamento ético na aplicação de estudos experimentais.
Ao final da disciplina, aluno ser capaz de explicar as principais perspectivas em Teoria Organizacional e de que forma se completam ou contradizem, deixando claros os respectivos pressupostos, contribuições e limitações. Ementa: Teorias clássicas. Teorias neoclássicas. Teorias sistêmicas, orgânicas e contingenciais. Teorias organizacionais econômicas. Poder e política nas organizações. Cultura organizacional. Teoria institucional. Dependência de recursos e ecologia populacional. Teorias criticas. Organizações e psicanálise. A perspectiva pós-moderna. Teoria organizacional e NI. Produção brasileira em TO e NI.
Parcerias Público Privadas e suas abordagens em Negócios Internacionais. Investimentos Diretos Estrangeiros em infraestrutura econômica e social. Non-Equity Modes e modos contratuais: concessões/PPPs. Financiamento de investimentos de longo prazo em infraestrutura. Infraestrutura de transportes e logística. Infraestrutura de energia: eletricidade, petróleo e gás. Infraestrutura de telecomunicações. Infraestrutura de saneamento básico e resíduos sólidos. Infraestrutura social: saúde, educação e outros setores.
Ao final da disciplina, alunos e alunas serão capazes de: compreender a estratégia e a inovação a partir de perspectivas seminais e contemporâneas, considerando aspectos organizacionais e gerenciais nas diferentes perspectivas epistemológicas, levando em conta o contexto internacional. Analisar modelos de negócios aplicados à internacionalização. Distinguir alternativas competitivas e colaborativas de estratégia internacional. Os temas abordados envolvem: Empreendedorismo internacional. Ecossistemas de inovação. Visão baseada em recursos. Tripé da estratégia. Coopetição. Capacidades dinâmicas. Inovação em modelos de negócios.
O objetivo da disciplina é discutir e aprofundar a temática relacionada ao estudo da inovação no ambiente internacional. Será dada ênfase aos textos clássicos sobre inovação em ambiente internacional, mais especificamente em empresas multinacionais. Ementa: Inovação na empresa multinacional, inovação em subsidiárias estrangeiras, inovação e vantagem competitiva, inovação na cadeia de valor, inovação de produto e processo, inovação em P&D, descentralização da P&D, ambiente e inovação, rede e inovação, transferência da inovação, inovação aberta em multinacionais, inovação e gestão do conhecimento.
O objetivo geral da disciplina é apresentar as especificidades das estratégias em mercados emergentes. O objeto de estudo são as multinacionais emergentes e as multinacionais estrangeiras em mercados emergentes. Três objetivos específicos delineiam o programa da disciplina: A importância de estudar o impacto do ambiente institucional para as empresas de e em mercados emergentes. Características dos mercados emergentes. A vantagem competitiva oriunda da atuação em mercados emergentes. Ementa: Estratégia e Ambiente Institucional. Vazios Institucionais, Liabilities of foreignness, Distancia Institucional e Estratégia, estratégia de empresas estrangeiras em mercados emergentes, estratégias de multinacionais emergentes. A questão do primeiro versus último entrante. Especificidades das empresas do Brasil perante as empresas Chinesas, Russas e Indianas. Multinacionais Latino Americanas.
O objetivo da disciplina é discutir e aprofundar a temática relacionada ao estudo da inovação em empresas multinacionais estrangeiras localizadas no Brasil e das empresas multinacionais brasileiras no exterior. Será dada ênfase as experiências de internacionalização de empresas direcionadas pela inovação e aos processos de geração e difusão da inovação na matriz e subsidiárias das empresas multinacionais em suas diferentes abordagens teóricas e conceituais. Busca-se o desenvolvimento de abordagens que explorem a inovação e as trajetórias de aprendizagem na empresa multinacional como fonte de vantagem competitiva. Ementa: Inovação em empresas multinacionais no Brasil e multinacionais brasileiras no exterior, P&D em empresas estrangeiras no Brasil; transferência de conhecimento e desenvolvimento de produtos em multinacionais no Brasil e multinacionais brasileiras no exterior. Inovação para baixa renda. Aprendizagem tecnológica e acumulação de capacidades para inovação. Mecanismos de coordenação e controle da Inovação. Tipologia de estratégias empresariais para a Inovação.
Ao término da disciplina, o aluno terá condições básicas de investigar como as organizações formulam e implementam estratégias; diferenciar as correntes teóricas que embasam a estratégia; articular a evolução dos estudos sobre estratégia com outras áreas do conhecimento. Os tópicos a serem abordados são: as origens da estratégia; posicionamento estratégico; recursos, capacidades e competências; gestão do conhecimento; capacidades dinâmicas e microfundamentos da vantagem competitiva; abordagem relacional da estratégia; estratégia na base da pirâmide.
Ao final da disciplina o aluno será capaz de compreender a criatividade como elemento propulsor da inovação e do empreendedorismo a partir de perspectivas seminais e contemporâneas, considerando os aspectos organizacionais e gerenciais nas diferentes perspectivas epistemológicas e níveis de análise. Os tópicos a serem abordados são: dimensões da criatividade, mensurações de criatividade, inovação schumpeteriana, inovação organizacional, inovação aberta, abordagens de empreendedorismo, effectuation, empreendedorismo por oportunidade e por necessidade, empreendedorismo corporativo.
Ao término da disciplina, os alunos terão competências de pesquisa em gestão da inovação no nível corporativo e no nível macro dos contextos nacionais. Os alunos conhecerão também as abordagens metodológicas comuns e/ou promissoras na área.
Conteúdo: Tipos de inovação. Inovação e mudança digital. Processos e estruturas de inovação. Medidas e outcomes da inovação e posicionamento de países.
Total: 56 créditos (carga horária: 840 horas)
Créditos exigidos em disciplinas obrigatórias: 12 (CH 180)
Créditos exigidos em disciplinas optativas: 20 (CH 300)
Créditos em atividades complementares obrigatórias: 4 (CH 60)
Créditos em supervisão de tese: 20 (CH 300)
** Algumas disciplinas poderão ser oferecidas no idioma inglês
O edital é essencial, pois nele estão detalhadas todas as informações e diretrizes cruciais para participar do processo seletivo. É por meio dele que você candidato terá acesso a todas as orientações necessárias, garantindo transparência, igualdade de oportunidades e conformidade com os requisitos estabelecidos.
O candidato deverá elaborar seu pré-projeto de pesquisa levando em conta as linhas de pesquisa apresentadas neste edital.
Espera-se que a extensão do pré-projeto para o candidato ao Doutorado seja entre quatro (mínimo) e seis (máximo) páginas (espaçamento 1,5 linhas). A estrutura do pré-projeto deverá respeitar a seguinte sequência:
A entrega do pré-projeto pode ser substituída pela entrega de um artigo científico publicado em congresso da área de Administração (consultar Anexo A do edital) ou em periódico listado no Qualis/CAPES, área de Administração, desde que o candidato ao Mestrado ou o candidato ao Doutorado tenha sido o primeiro autor.
Prepare-se para o Teste ANPAD, uma avaliação essencial que mede suas habilidades e conhecimentos, abrindo portas para os programas de pós-graduação stricto sensu.
*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.
**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.
Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.
Professores que inspiram e transformam o aprendizado, trazendo experiência e inovação para a formação de nossos estudante.
Descubra as pesquisas e ações inovadoras desenvolvidas pelo Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Administração. Explore nossos livros e e-books publicados por docentes e discentes, que abrangem uma variedade de temas relevantes para sua formação e pesquisa. Amplie seu conhecimento e conecte-se com as mais recentes contribuições acadêmicas e práticas do nosso programa.
O serviço de VAN* da ESPM ocorre de segunda a sexta-feira, na saída do Metrô Ana Rosa – Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 65 – em frente à Caixa Econômica Federal.
Horários:
Das 6h30 às 13h30
Das 14h30 às 17h
Das 18h às 23h30
O serviço de VAN* da ESPM ocorre de segunda a sexta-feira, na saída do Metrô Ana Rosa – Av. Conselheiro Rodrigues Alves, 65 – em frente à Caixa Econômica Federal.
Horários:
Das 6h30 às 13h30
Das 14h30 às 17h
Das 18h às 23h30
Os cursos de Pós-Graduação Stricto Sensu são programas acadêmicos e profissionais de nível avançado que englobam mestrados e doutorados. Eles têm uma duração longa, geralmente com duração entre 18 e 24 meses para o mestrado e entre 36 e 48 meses para o doutorado. O objetivo central desses cursos é formar lideranças capazes de trazer avanços para o conhecimento em suas áreas por meio de pesquisas de alto nível. Durante o curso, os estudantes devem completar créditos de disciplinas obrigatórias e eletivas e realizar pesquisas originais em sua área de estudo. Ao final do programa, a pesquisa desenvolvida pelo estudante é apresentada e avaliada por uma banca examinadora como parte dos requisitos para a conclusão do curso. A ênfase, aqui, está nas atividades de pesquisa, permitindo que os estudantes desenvolvam habilidades e produzam trabalhos acadêmicos, técnicos e tecnológicos originais que contribuam para o avanço do conhecimento em seu campo. Durante o curso, os estudantes desenvolvem habilidades críticas de análise, pesquisa, redação acadêmica e apresentação, que são transferíveis para muitos campos profissionais e para a sociedade em geral.
Sim. É necessária a aprovação da CAPES para um curso Stricto Sensu funcionar.
A CAPES é uma fundação vinculada ao MEC, que regula e avalia todos os cursos de mestrado e doutorado do país.
No caso dos mestrados, todo estudante que tenha concluído um curso de graduação. No caso dos doutorados, todo estudante que tenha concluído um curso de mestrado ou, no caso do doutorado direto, todo estudante que tenha concluído um curso de graduação. Em todos os casos, é necessário que o estudante seja aprovado em processo seletivo próprio de cada curso da ESPM.
Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos. Por natureza, as áreas de Administração e Comunicação são multidisciplinares. No caso do PPGECEI, especificamente, como não existe graduação em Economia Criativa, as turmas são formadas por estudantes oriundos de várias áreas do conhecimento e o curso é considerado interdisciplinar.
Assim, os estudantes, além de optarem pelos cursos do PPGCOM, PPGA, PPGCC e PPGECEI, muitas vezes diferentes do escolhido na graduação, podem ser instruídos pelos docentes a mudarem de linha de pesquisa para adequarem melhor o seu projeto, visto que ele será a base de todo o seu curso.
Sim, os cursos Stricto Sensu (literalmente: de sentido específico, e não amplo) são os mestrados, mestrados profissionais, doutorados e doutorados profissionais, que habilitam o egresso à docência em cursos de graduação, pós-graduação lato sensu e pós-graduação stricto sensu (no caso do doutorado).
O mestrado acadêmico e o mestrado profissional são dois tipos diferentes de programas de pós-graduação, e suas principais diferenças estão relacionadas aos objetivos e à abordagem:
Mestrado Acadêmico: O mestrado acadêmico é voltado principalmente para a pesquisa acadêmica e científica, embora, cada vez mais, seja demandada a aplicabilidade da pesquisa. Ele enfatiza o aprofundamento do conhecimento teórico e a produção de pesquisa original. Os estudantes de mestrado acadêmico geralmente conduzem estudos mais teóricos e têm como objetivo contribuir para o avanço do conhecimento em sua área de estudo. É uma escolha indicada para aqueles que desejam seguir carreiras acadêmicas, como professores universitários e pesquisadores e querem se destacar em suas respectivas áreas de estudo. Além da academia, o mestrado acadêmico também pode abrir portas para carreiras em pesquisa em instituições governamentais, empresas privadas e organizações sem fins lucrativos que valorizam habilidades de pesquisa e análise.
Mestrado Profissional: O mestrado profissional, mesmo habilitando o concluinte para lecionar em qualquer instituição de ensino, está mais direcionado para as demandas do mercado de trabalho. Ele tem um foco prático e aplicado, com o objetivo de preparar os estudantes para solucionar problemas e inovar no ambiente profissional. Os programas de mestrado profissional costumam ser mais orientados para o desenvolvimento de habilidades práticas e competências que podem ser aplicadas diretamente em empresas e organizações. É uma escolha adequada para profissionais que desejam avançar em suas carreiras ou buscar oportunidades de liderança em suas áreas de atuação.
Ambos os tipos de mestrado conferem o grau de mestre, mas o enfoque e as metas de aprendizado são distintos. Portanto, a escolha entre um mestrado acadêmico e um mestrado profissional dependerá dos objetivos individuais de carreira e das aspirações profissionais de cada estudante.
O doutorado acadêmico e o doutorado profissional são dois tipos diferentes de programas de pós-graduação, e suas principais diferenças estão relacionadas aos objetivos e à abordagem:
Doutorado Acadêmico: O doutorado acadêmico é voltado principalmente para a pesquisa teórica, o avanço da ciência e a produção de conhecimento original, expandindo o conhecimento e preparando o indivíduo para a carreira acadêmica. O objetivo é formar pesquisadores e professores para universidades e centros de pesquisa. Sua metodologia tem ênfase em pesquisa original, análise crítica e produção científica.
Doutorado Profissional: O doutorado profissional, por outro lado, está mais direcionado para a aplicação prática do conhecimento para resolver desafios práticos da vida profissional em contextos aplicados, preparando líderes e especialistas para atuarem e gerarem inovação no mercado de trabalho.
Ambos conferem o título de doutor, mas com direcionamentos diferentes em termos de carreira e aplicação do conhecimento. Portanto, a escolha entre um doutorado acadêmico e um doutorado profissional dependerá dos objetivos individuais de carreira e das aspirações profissionais de cada estudante.
Não, o título obtido é rigorosamente o mesmo. Ambos os tipos de mestrado conferem o grau de mestre, mas o enfoque e as metas de aprendizado são distintos. Portanto, a escolha entre um mestrado acadêmico e um mestrado profissional depende dos objetivos individuais de carreira e das aspirações profissionais de cada estudante.
Não, o título obtido é rigorosamente o mesmo. Ambos os tipos de doutorado conferem o grau de doutor, mas o enfoque e as metas de aprendizado são distintos. Portanto, a escolha entre um doutorado acadêmico e um doutorado profissional depende dos objetivos individuais de carreira e das aspirações profissionais de cada estudante.
Estes programas têm por especificidade articular o campo da comunicação aos estudos do consumo. Eles partem da perspectiva de que o consumo é um comunicador das nossas relações sociais mais amplas e de que os meios de comunicação de massa fazem um papel de mediação das várias culturas do consumo. Por isso, interessa aos programas pesquisas que investiguem como as culturas midiáticas e os simbolismos do consumo estão articulados. São programas voltados à análise crítica sobre a sociedade de massa e do consumo, sobre as culturas midiáticas e digitais e sobre as narrativas midiatizadas sobre o consumo, o que inclui o estudo de teorias clássicas e a discussão de abordagens contemporâneas.
Os programas mantêm sua missão de formar docentes e investigadores com qualidade e competência para assumirem responsabilidades pela execução e liderança nas atividades de pesquisa, orientação e ensino na área de Comunicação, em âmbito nacional e internacional. Tanto no Mestrado, quanto no Doutorado, os(as) mestres(as) e doutores(as) atuam na carreira acadêmica, bem como na articulação da pesquisa com ONGs, empresas privadas e setores da sociedade civil.
O Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM (PPGCOM-ESPM) teve início em 2006 com o curso de Mestrado Acadêmico e teve o curso de Doutorado aprovado em 2012.
MESTRADO: O Mestrado Acadêmico em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM prepara pesquisadores e professores de excelência para atuar em níveis nacional e internacional. Com início em 2006 e avaliação nota 5 pela CAPES, o programa oferece uma formação sólida em comunicação e consumo, incentivando a liderança em atividades de pesquisa e ensino. Contando com um corpo docente e discente de produção intelectual destacada, o curso é ideal para quem busca especialização de alto nível e reconhecimento no campo acadêmico.
DOUTORADO: O Doutorado em Comunicação e Práticas de Consumo da ESPM visa formar pesquisadores de alta qualificação, capazes de produzir conhecimento relevante para o avanço teórico e metodológico do campo. Iniciado em 2012, o curso consolida a vocação do PPGCOM ESPM para a pesquisa crítica e interdisciplinar, promovendo investigações inovadoras sobre as interfaces entre mídia, cultura e consumo. Com forte ênfase na internacionalização, no diálogo com a sociedade e na articulação entre teoria e prática, o Doutorado prepara docentes e cientistas comprometidos com a produção de conhecimento de impacto acadêmico e social.
Nestes programas são abordados tópicos e temas de pesquisa voltados às necessidades e demandas das organizações nacionais e internacionais com objetivos como crescimento e perenidade e que, para tanto, estão em busca de profissionais capazes de desenhar as estratégias que as levem a caminhar com solidez e segurança, mesmo em cenários de turbulenta transformação. Tanto no mestrado, quanto no doutorado, os(as) mestres(as) e doutores(as) atuam, prioritariamente, na carreira acadêmica, contribuindo para resolver problemas da prática de gestão.
Os cursos de mestrado e doutorado concentram-se na área de administração, área que se preocupa com a gestão das organizações que conduzem negócios no ambiente doméstico e internacional, envolvendo questões de adaptação local e integração global, análise dos mercados domésticos e internacionais, distribuição das atividades de marketing, produção e inovação (pesquisa e desenvolvimento), estratégias de internacionalização e transferência de conhecimento entre subsidiárias, modos de entrada e alocação de recursos.
MESTRADO: Com as linhas de Marketing e de Estratégia e Inovação em Gestão Internacional, o Mestrado em Administração da ESPM capacita profissionais para enfrentar desafios de gestão em mercados globais e locais. Focado em adaptação local e integração global, o curso oferece uma visão aprofundada sobre análise de mercados, estratégias de internacionalização e inovação. Com ênfase na transferência de conhecimento entre subsidiárias e otimização de recursos, o programa prepara líderes para tomar decisões estratégicas e inovadoras, maximizando o impacto de suas organizações em um cenário global competitivo.
DOUTORADO: O Doutorado em Administração da ESPM desenvolve lideranças globais para atuar com inovação e estratégia em mercados internacionais. Voltado a profissionais que buscam excelência em análise de mercados, estratégias de internacionalização e transferência de conhecimento, o curso oferece uma base sólida para pesquisas e práticas que subsidiam decisões de alto impacto em gestão e competitividade global.
Nestes programas se desenvolvem pesquisas científicas com aplicações práticas. Os(as) mestres(as) e doutores(as) formados no PPGCC podem atuar tanto na carreira acadêmica, pois os títulos de mestre(a) ou doutor(a) permite que atuem tanto como docentes em universidades quanto seguir na carreira executiva, levando o ferramental científico para diagnosticar e resolver problemas nas organizações, especialmente nas áreas de negócios, marketing e relações com consumidoras(es). Essa aplicação prática do conhecimento é particularmente valiosa para empresas que buscam uma vantagem competitiva sustentável no mercado.
MESTRADO: Desde 2015, o Mestrado Profissional em Comportamento do Consumidor (MPCC) da ESPM é pioneiro no Brasil com foco exclusivo em aprofundar conhecimentos científicos e práticos na área. Voltado para gestores, especialistas e consultores, o programa é estruturado para unir academia e mercado, oferecendo insights que fortalecem o posicionamento estratégico das empresas. Com duas linhas de pesquisa – Pessoa, Sociedade e Consumo e Consumo, Inteligência e Estratégia –, o curso explora o comportamento do consumidor em cenários B2C e B2B, garantindo uma visão inovadora e responsável para ampliação das vantagens competitivas no mercado.
DOUTORADO: Único programa na América Latina, e dentre os sete existentes no mundo, o programa de doutorado oferece uma aplicação prática e aplicada nas dinâmicas de consumo. Para os profissionais com o título de mestre, a modalidade Doutorado Regular permite o ingresso em um programa único e de excelência, permitindo assim a continuidade da vida acadêmica com o doutorado, para conquistar uma formação ainda mais valorizada no mercado. Para aqueles profissionais que não detém o título de mestre, a modalidade Doutorado Direto permite que sejam cursadas disciplinadoras niveladoras para avançar diretamente para o doutorado, conquistando uma qualificação que é altamente valorizada no mercado.
Integrando rigor acadêmico e práticas de mercado inovadoras para formar profissionais capazes de entender e influenciar as dinâmicas e tendências de consumo.
No PPGECEI, compreendemos a economia criativa como um conjunto de atividades produtivas com crescente importância no atual contexto da economia globalizada. Mas, além desse dinamismo em si, reconhecemos também a contribuição dos setores criativos como elemento estratégico da competitividade e da capacidade inovativa de outros setores da economia. Por meio de uma abordagem interdisciplinar, articulando o conhecimento científico com as demandas dos mercados e da sociedade, os cursos visam a desenvolver profissionais com capacidade de aplicar conceitos e processos científicos na solução de problemas complexos, sendo geradores de inovação e ganhos de competitividade para empreendedores e empresas; melhores políticas públicas para os governos; e melhoria de qualidade de vida para a população em geral
MESTRADO: O Mestre em Economia Criativa, Estratégia e Inovação é capaz de desenvolver estudos e projetos relacionados à dimensão estratégica e inovativa das organizações privadas e públicas, bem como do da sociedade civil, compreendendo a importância da abordagem da economia criativa no atual contexto da globalização. Compreende a economia criativa além das indústrias criativas, reconhecendo o seu transbordamento para outros setores da economia. É um profissional preocupado com os ganhos de competitividade de empresas, criação de novos modelos de negócio, potencialização do empreendedorismo e da inovação, fortalecimento do desenvolvimento econômico das cidades, contribuição no esforço para redução das desigualdades (sociais, de gênero, raciais e outras), proposição de novos modelos educacionais, entre tantas outras possibilidades. Acredita que as competências científicas contribuem para o desenvolvimento de sua carreira, assumindo gradativamente posições e responsabilidades mais importantes nas organizações em que atua.
DOUTORADO: O Doutor em Economia Criativa, Estratégia e Inovação é um profissional com amplo domínio dos métodos científicos e dos processos de criação e implementação de projetos de pesquisa aplicados à realidade profissional em que atua, assim como demonstra domínio temático dos campos da economia criativa, estratégia e inovação. Desenvolve soluções criativas e inovadoras, integrando ferramentas e conceitos do design, da gestão estratégica da inovação, da ciência de dados, da comunicação, da economia, assim como dos campos culturais e artísticos. Utiliza, portanto, de maneira articulada e integrada competências objetivas e subjetivas, lógicas e intuitivas, operacionais e criativas, econômicas e simbólicas para responder aos problemas complexos enfrentados em sua rotina profissional. É um profissional com capacidade para liderar projetos criativos e inovadores, assim como liderar áreas e assumir posições elevadas nas hierarquias das organizações públicas e privadas em que atua.
A CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e o CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico) são as principais agências que financiam a formação de recursos humanos a nível de pós-graduação (mestrado acadêmico, doutorado acadêmico e pós-doutorado) no país e no exterior. Desta forma, o financiamento é por meio da concessão de bolsas de estudo.
As bolsas CAPES/PROSUP são concedidas à Diretoria Acadêmica de Pesquisa e PósGraduação Stricto Sensu e aos Programas de Pós-Graduação [Administração (PPGA) e Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM)] por meio de quota no início do ano.
• PROSUP/INTEGRAL: o(a) estudante recebe um valor mensal em sua conta bancária que custeia a sua pesquisa e não há cobrança de mensalidade no período de vigência da bolsa.
• PROSUP/TAXA: o(a) estudante recebe um valor mensal em sua conta bancária que custeia as taxas escolares/mensalidades do curso. O valor repassado pela agência de fomento deve ser utilizado para pagamento do boleto gerado pela ESPM no período de vigência da bolsa. O montante repassado é suficiente para a quitação integral das mensalidades, sem necessidade de complementação por parte do(a) bolsista.
• PROSUP/PRÓ-REITORIA: o(a) estudante recebe um valor mensal em sua conta bancária que custeia as taxas escolares/mensalidades do curso. O valor repassado pela agência de fomento deve ser utilizado para pagamento do boleto gerado pela ESPM no período de vigência da bolsa.
As bolsas CNPq/PIBPG são concedidas à Diretoria Acadêmica de Pesquisa e Pós-Graduação Stricto Sensu e aos Programas de Pós-Graduação [Administração (PPGA) e Comunicação e Práticas de Consumo (PPGCOM)] por meio da candidatura no(a) edital/chamada para apoio a projetos institucionais para pesquisa na pós-graduação.
• MESTRADO: o(a) estudante recebe um valor mensal em sua conta bancária no Banco do Brasil que custeia a sua pesquisa e não há cobrança de mensalidade no período de vigência da bolsa.
• DOUTORADO: o(a) estudante recebe um valor mensal em sua conta bancária no Banco do Brasil que custeia a sua pesquisa e não há cobrança de mensalidade no período de vigência da bolsa.
OBSERVAÇÕES:
1) O(A) estudante ingressante deve arcar com a matrícula e a primeira mensalidade do curso, exceto para os bolsistas PIBPG que são isentos de qualquer taxa, matrícula ou mensalidade.
2) A indicação dos candidatos às bolsas de estudo é feita pela Comissão de Bolsas de cada Programa (PPGA/PPGCOM).
3) O Escritório de Projetos e Apoio à Pesquisa (EPAP) é o departamento que providencia a indicação e o acompanhamento dos estudantes às bolsas de estudo das agências de fomento.
4) Todos os(as) bolsistas, independentemente da modalidade de bolsa concedida, são avaliados(as) anualmente quanto ao desempenho no desenvolvimento dos trabalhos acadêmicos (disciplinas, grupo de pesquisa, orientação, participação em eventos da área e produção científica), bem como nas atividades realizadas com o Programa e a Diretoria Acadêmica de Pesquisa e Pós-graduação Stricto Sensu para que continuem a ser contemplados(as) com a bolsa.
A concessão da bolsa referente ao Programa de Doutorado Sanduíche no Exterior – CAPES/PDSE ocorre por meio de edital de seleção, que tem o objetivo de fomentar o intercâmbio científico internacional e a qualificação acadêmica dos(as) estudantes de doutorado no Brasil.
O objetivo central do programa é que o(a) doutorando(a) possa ter um período de experiência de pesquisa no exterior, sob a supervisão de um(a) coorientador(a) pertencente a uma instituição de ensino ou pesquisa no exterior, pública ou privada, de relevância para o estudo pretendido. A duração e o remanejamento das bolsas ficam condicionadas ao edital e às normas vigentes da agência de fomento.
BOLSA DE IMPACTO SOCIAL são bolsas concedidas integralmente no valor de 100% do curso de mestrado e doutorado profissional (PPGECEI) de acordo com critérios sociais e a pontuação alcançada no Processo Seletivo.
BOLSAS INSTITUCIONAIS (CONVENÇÃO COLETIVA) são bolsas concedidas para professores(as) e funcionários(as) da ESPM mediante cumprimento de critérios de exigibilidade.
DESCONTO SOBRE MENSALIDADE (ex-aluno) – 5% ou 20%
– Desconto de 5% no valor integral se o(a) candidato(a) for concluinte dos cursos de curta duração, extensão e de férias e de 20% no valor integral, se for concluinte da Graduação e Pós-Graduação (Lato e Stricto – Mestrado ou Doutorado).
DESCONTO SOBRE MENSALIDADE (parceria B2B) – 15%
– Desconto de 15% para funcionários de empresas parceiras.
NOTA: Caso um o(a) estudante ESPM opte pelo desconto, não poderá pleitear nenhuma outra bolsa, pois as elas não são cumulativas.
No caso de diplomas internacionais, é necessária a sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº.8, de 4/10/07, do Conselho Nacional de Educação (CNE), disponível em: http://portal.mec.gov.br
Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h
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