Programa de
Pós-Graduação Stricto Sensu em

Comunicação e Práticas dE Consumo

PPGCOM

Premiações

– Em 2022, a Profa. Denise Cogo ganhou o prêmio de segundo melhor artigo da Divisão Comunicação Global e Mudança Social da 72ª Conferencia Anual da International Communication and Association (ICA), International Communication and Association (ICA), em um artigo em coautoria com Amanda Alencar e Julia Camargo.

– Em 2022, O Prof. João Carrascoza recebeu o Prêmio PUC Cátedra UNESCO para a obra juvenil “Uns e outros” e o Prêmio Candango para a obra Tramas de meninos (melhor livro de contos).

– Em 2021, o Prof. João Carrascoza recebeu o Prêmio Clarice Lispector da Fundação Biblioteca Nacional (Tramas de meninos, melhor livro de contos de 2021).

– Em 2021, a Profa. Gisela Castro teve obra selecionada para participar do Primeiro Festival Internacional de Cinema e Envelhecimento, realizado de forma híbrida no Uruguai. O vídeo Los viejos em la publicidade: actualizando el debate fez parte da programação da Mostra de curta metragens sobre o tema do envelhecimento.

– Prêmio Compós – Melhor Dissertação 2018

TÍTULO: Entre o olhar da pobreza e o som da ostentação: o consumo das narrativas midiáticas do funk ostentação por crianças em contexto de vulnerabilidade social

AUTOR(A): Aline da Silva Borges Rezende

Orientadora: Rose de Melo Rocha

– Em 2019, o aluno de graduação, André Rodarte, orientando de PGE-Monográfico e Iniciação Científica do Prof. Luiz Peres Neto do PPGCOM,   recebeu dois prêmios: melhor PGE-monográfico da ESPM e o de aluno com o maior e melhor desempenho acadêmico (maior nota média e melhor expediente acadêmico) de toda a graduação da ESPM.

PPGCOM na mídia

Foto de migrantes mortos não mudará situação na fronteira entre México e EUA, diz pesquisadora

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.