Francine Altheman

Professora Francine Altheman

Doutoranda em Comunicação pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Mestre em Comunicação na Contemporaneidade pela Faculdade Cásper Líbero. Graduação em Comunicação Social – Jornalismo – pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Especialização em Jornalismo Científico pelo Núcleo José Reis de Divulgação Científica da Escola de Comunicação e Arte da USP. Supervisora de Estágio e Professora do Curso de Jornalismo da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Ministra aulas de Comunicação Pública, Comunicação Interna, Gerenciamento de Crise, Assessoria de Imprensa e Marketing Político. Membro do Grupo de Pesquisa em Democracia e Justiça – Margem – da UFMG.

 

Coordenadora da Agência Experimental de Comunicação Corporativa (ComCorp) da ESPM SP, vencedora do prêmio Expocom 2016 como melhor Agência Jr. de Jornalismo. Tem experiência em Jornalismo Político, Jornalismo Científico, reportagem e edição para revista e Comunicação Pública. Atuou por 10 anos como Coordenadora da Comunicação do Conselho de Fisioterapia e de Terapia Ocupacional do Estado de São Paulo (Órgão Público Federal).

Lattes

http://lattes.cnpq.br/3239541135205980

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Programa SEED

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.