Mara Martha Roberto

MaraMarthaRoberto-1-1024x1024

Coordenadora do curso de Design da ESPM SP. Formada em Desenho Industrial pela FAAP (1982). Mestre em Comunicação e Mercado pela Faculdade Casper Líbero (2004). Tema da dissertação “Os sentidos do automóvel na publicidade”, tendo como fundamentação teórica a semiótica peirceana, a semiótica russa (Bakhtin) e a psicanálise (Lacan e Freud). Desde 1997, leciona na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM). Em 2004, no início do curso, passou a fazer parte da equipe de professores de Design, tendo vindo a ministrar, como Professora RTI, as disciplinas Visualização e Representação Digital, Fundamentos Gráficos, Produção Gráfica, Prática Gráficas Experimentais e Semiótica aplicada ao Design e Estágio Supervisionado, além de orientar trabalhos de conclusão de curso (PGD). Tem estado a frente das áreas de Tecnologia e do Programa de Estágio Supervisionado do curso, participando da organização de vários eventos, como o Design Portfolio Day, Prêmio Emilie Chamie, Mostra Estudantil e Aula do Egresso.

Foi professora do curso de Pós-Graduação ESPM em Design Estratégico, disciplina Semiótica das Marcas. Também professora do módulo Semiótica das Marcas na Fundação Getúlio Vargas, no PEC de Branding: Construção e Gestão de Marcas (2014 a 2017). Tem experiência na área de Design e Comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: design, computação gráfica, produção gráfica, branding e semiótica.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/5376232443142213

Apareci nessas matérias do Blog ESPM

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.