Patricia Andrade de Oliveira e Silva

Patricia Andrade de Oliveira e Silva

Economista

 

Pós-Doutora em Economia pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Doutora e Mestre em Desenvolvimento Econômico, Espaço e Ambiente pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

 

Professora na ESPM, lecionando as disciplinas de Fundamentos de Economia, Projeto de Cooperação Internacional e compondo o time de professores do LifeLab de Finanças Pessoais. Experiências prévias de consultorias de pesquisa pela Organização das Nações Unidas e no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada.

 

Membro de Apoio do Projeto INOVA ESPM e da área de Finanças e Economia do curso de Administração. Vencedora do Prêmio José Gomes da Silva de “Melhor Tese de Doutorado” em Sociologia Rural, pela Sociedade Brasileira de Economia, Administração e Sociologia Rural em 2016. 

 

Linkedin

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Lattes

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.