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Gestion de la marque dans le sport - L'impact des modifications de la loi SAF et Pelé

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*A vaga no curso é confirmada com a compensação do pagamento.

O recebimento do certificado está condicionado à participação em pelo menos 75% da sua carga horária.

Na versão online o curso é totalmente ao vivo com o professor titular e, havendo interesse em revisar as discussões, as gravações das aulas serão disponibilizadas durante 10 dias, não gerando abono de faltas

à propos du cours

Description du cours

  • O esporte sempre foi uma importante ferramenta para a construção da reputação e do reconhecimento das marcas de patrocinadores. Entretanto, nos últimos anos temos visto um fortalecimento das marcas das próprias entidades esportivas, que exploram mais e mais nichos de mercado, criando a necessidade de uma gestão mais atenta e profissional deste ativo.
  • ​Somado a isso, alterações legais (como Lei da SAF e uma possível nova Lei Geral do Esporte), decisões judiciais (como a perda da marca de um clube) e administrativas (criação de Ligas) podem demandar mais dos profissionais deste mercado, como também criarem mais oportunidades de trabalho.
  • ​Este curso proporciona uma visão interdisciplinar entre o marketing e o direito desportivo, apresentando novos modelos contratuais e estratégias de gestão do marketing esportivo.​

Para quem se destina?

​​​​Profissionais de marketing, publicidade, jornalismo, administração e advogados​

Programme

O que você vai aprender

  • Neste curso, o aluno terá uma visão integrada do marketing e do direito na gestão estratégica do esporte. ​
  • As aulas abordarão conceitos básicos do direito desportivo e as modificações legislativas que aumentaram a relação marketing-direito desportivo. Através de análises práticas e estudos de caso, será demonstrada a importância estratégica desta relação com a finalidade de evitar riscos para as marcas dos clubes, empresas e atletas, assim como conflitos jurídicos que vêm crescendo com o aumento da exposição e engajamento provocados pelas mídias sociais.​
  • Aula 1 – Gestão de Marca no Esporte como Ferramenta Estratégica
    • A Estrutura de Contingências
    • Compreendendo os Desejos dos Consumidores
    • Definições Estratégicas
​Objetivo: Compreender a importância de ter uma visão estratégica e multidisciplinar para realizar a gestão de marcas no esporte. Nesta aula ele compreenderá como coletar dados que o auxiliará na construção de sua estratégia.  
  • Aula 2 – As Novas Oportunidades com a SAF e a as Modificações à Lei Pelé
    • Introdução ao Direito Desportivo – Conceitos, Direito Desportivo Constitucional, Novos Projetos de Lei
    • Direito Desportivo e Marketing
    • Futebol, mercado e legislação – SAF, Gestão da Marca, Novas Oportunidades
​Objetivo: Abordar conceitos inerentes ao Direito Desportivo, a estrutura e o funcionamento jurídico das entidades desportivas. Aprenderá sobre a nova forma de organização de clubes de futebol (SAF), sobre as mudanças na Lei Pelé e como elas poderão mudar o futuro do marketing esportivo e do patrocínio esportivo.  
  • ​Aula 3 – Implementação de Gestão de Marca no Esporte
    • Branding no Esporte e Implementação de Ações
    • Gestão de Ativos da Propriedade Industrial das Entidades Desportivas – Novas Receitas
    • Marketing Esportivo
    • Estudo de caso
​Objetivo: Implementar uma estratégia de investimento em esportes que fortaleça suas marcas e gere mais receita para a sua empresa. ​Bibliografia:
  • ​CASTRO, Rodrigo R. Monteiro de. Comentários à Lei da Sociedade Anônima do Futebol: Lei 14.193/2021. São Paulo: Quartier Latin: 2021.
  • ​MELO FILHO, Álvaro. A hermenêutica do desporto constitucionalizado in Associação Nacional do Direito Desportivo (ANDD) ​________________. Nova Lei Pelé. Avanços e Impactos. 1ª ed. São Paulo: Maquinaria, 2011.
  • ​AREIAS, João Henrique. Uma bela jogada: 20 anos de marketing esportivo. Rio de Janeiro: Outras Letras, 2009.
  • ​GUTERMAN, Marcos. O futebol explica o Brasil: uma história da maior expressão popular do país. São Paulo: Contexto, 2009.
  • ​NIGRI, Natasha Fisch. Reinado de Marta: a construção de uma marca que fortalece o futebol feminino. In Revista Miguel, n.º 06, jan/jun. Rio de Janeiro: PUCRio, 2022.
  • ​PERRY, Valed. Futebol e legislação – Nacional e Internacional. Rio de Janeiro: Gráfica Vitória AS, 1973.
  • ​MULLIN, Bernard J.; HARDY, Stephen & SUTTON, William A. Sports Marketing. 4th ed. Champaign, IL: Human Kinetics: 2014.
  • ​SHANK, Matthew D. & LYBERGER, Mark R. Sports Marketing : a Strategic Perspective. 5th ed. New York: Routledge, 2015. ​TUBINO, Manoel José Gomes. Dimensões Sociais do Esporte. 2ª Ed. São Paulo: Cortez, 2001.​

Quando acontece?

Certificat

Invista no seu futuro

O curso poderá ser cancelado e/ou adiado caso não haja o número mínimo de estudantes inscritos que justifique a abertura do curso. O comunicado será enviado para o e-mail de cadastro com até 24 horas de antecedência do início do curso. 

Si l'étudiant n'accepte pas le report, il doit demander le transfert et/ou l'annulation au Centre de relations en envoyant un courrier électronique à l'adresse suivante[email protected].

L'ESPM n'est pas responsable des montants éventuellement dépensés par le participant, de quelque manière que ce soit, tels que les billets d'avion, les tarifs routiers, le carburant, l'hébergement, etc.

En cas d'abandon d'un cours, les demandes de transfert ou de remboursement de l'investissement ne seront acceptées que 24 heures avant le début du cours, par courrier électronique à l'adresse suivante [email protected].

Recherche

Satisfação do egresso

Pesquisa do Egresso 2021 – Cia de Talentos

0 %

Eu indicaria minha universidade para um amigo ou familiar

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

0 %

Me sinto qualificado para enfrentar os desafios do trabalho por causa do curso que faço/fiz na minha universidade

(concordo parcialmente + concordo totalmente)

FAQ

Perguntas frequentes

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Jetez un coup d'œil ici.

O projeto inicia com a ênfase na aprendizagem baseada em competências com duas principais vantagens: por um lado, cria uma conexão direta entre a validação acadêmica dos estudantes e o processo de recrutamento e seleção de empresas; por outro lado, permite que os estudantes criem trilhas totalmente personalizadas, de acordo com seus interesses profissionais e demandas.

 

O estudante poderá cursar badges da ESPM individualmente (e.g. Badge de Design Thinking), tornando sua experiência de aprendizagem totalmente personalizada, self-paced e de acordo com sua realidade financeira ou momento de carreira. Também contará com os Combos ESPM, que são conjuntos de badges sugeridos pela ESPM para formações específicas (e.g. Pós-Graduação em Big Data ou Design de Inovação e Estratégia).

 

Nisso, o estudante se transformará no protagonista da sua própria Jornada ESPM com a missão de acumular o máximo possível de badges ao longo da sua jornada. Afinal, não há limites de badges a serem conquistadas no lifelong learning.

Badges são credenciais digitais rastreáveis que representam a conquista do estudante no desenvolvimento da competência que tal badge representa. Os badges, que possuem rastreabilidade pública e certificação da emissora, são a versão contemporânea dos tradicionais certificados.

 

Os certificados representam a completude de um estudante frente a uma proposta pedagógica em uma área do conhecimento (e.g. Gestão de Projetos ou Marketing Digital), enquanto os badges representam a proficiência de um estudante no desenvolvimento de uma competência específica, inserida em uma área do conhecimento (e.g. Design Thinking ou KPIs de Mídias Sociais).

Os badges ofertados passam por uma revisão de abordagem pedagógica e de estrutura tecnológica. Logo, apenas a aprovação nas ofertas disponíveis na seção de badges no site da ESPM são elegíveis para receber a credencial digital.

 

Mas fique ligade! Pois novas ofertas de badges são continuamente incluídas ao longo do ano.

Por enquanto, apenas as ofertas disponíveis na seção “Dynamic ESPM” do site fazem parte do portfólio, mas novas ofertas são incluídas durante o ano todo.

A certificação que a aprovação no curso oferece não possui validade. Porém, os pontos acumulados em cada badge possuem validade de 3 anos a partir da data de recebimento para serem utilizados no upgrade em certificações mais completas (vide questão “O que posso fazer com meus badges?”).

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Programme SEED

L'ESPM, en partenariat avec l'association Gorom (https://gorom.org/en/), promeut une collaboration académique visant à développer l'entrepreneuriat social, le leadership et les compétences en communication interculturelle, ce qui permettra une compréhension plus approfondie du développement commercial mondial pour quatre étudiants sélectionnés pour participer au programme, qui a débuté en juillet et se terminera par une présentation des résultats en décembre 2023.

Le programme de cette année porte sur la revitalisation de l'économie locale au Japon, un pays confronté à une société vieillissante et à un faible taux de natalité qui, avec d'autres facteurs économiques, a posé de nombreux défis au développement des entreprises. Dans l'édition de cette année, les participants seront divisés en quatre groupes de recherche, impliquant les secteurs du saké, du vin, de la bijouterie et du textile, afin de développer des solutions concrètes de propositions commerciales.

À cette fin, au cours du programme de cinq mois, les participants seront formés à l'élaboration de leurs propositions par le biais de cours, de débats, de recherches et de conseils. Ces activités se dérouleront en ligne, mais à la fin du programme, il y aura un voyage d'étude au Japon, qui permettra aux étudiants de mettre en pratique les compétences et les connaissances qu'ils auront acquises.

Il faudra environ 12 jours aux étudiants pour finaliser leurs consultations et leurs recherches sur le terrain, s'entretenir avec des experts, des producteurs locaux et des responsables communautaires avant de présenter leurs conclusions lors d'un "Final Pitch" aux entrepreneurs et autres parties prenantes clés de la ville de Yamanashi en décembre 2023.