COMUNICAÇÃO E PUBLICIDADE ESPM

BACHARELADO EM COMUNICAÇÃO SOCIAL - PUBLICIDADE E PROPAGANDA

Formando líderes do setor em todo mundo

Uma das melhores escolas do MUNDO
em Marketing & Comunicação​*

*Fonte: Universum – Pesquisa de Talento 2022.

NOTA MÁXIMA NO MEC*

*Todos os cursos da ESPM passaram pela avaliação do Ministério da Educação (MEC) por meio de um processo de avaliação in loco, no qual é atribuído a cada curso um conceito (nota), que varia de 1 a 5. E todos os cursos receberam o Conceito de Curso (CC) 5, assim como as avaliações institucionais receberam o Conceito Institucional. Confira no e-MEC.

ALTÍSSIMA EMPREGABILIDADE

Acima de 91%​*

*Informações sobre a Pesquisa de Empregabilidade 2022 ESPM coletadas de mil profissionais recém-formados na ESPM. Esse percentual é geral para os cursos de graduação em todas as unidades.

Sobre o curso

O curso de comunicação e publicidade referência no país

*Informações sobre a Pesquisa de Empregabilidade 2021 ESPM coletadas de mil profissionais recém-formados na ESPM. Esse percentual é geral para os cursos de graduação em todas as unidades.

Na ESPM, você adquire conhecimentos para se tornar um(a) profissional de comunicação transformador(a) em todas as áreas desse setor. Aqui, você se prepara para entender a comunicação de forma mais ampla, técnica, mercadológica, tecnológica e humana. Durante o curso, você alcançará o domínio da gestão de marketing, das tecnologias da comunicação e da aplicação da criatividade nas mais diferentes áreas de inserção do mercado, tornando-se capaz de questionar, inovar e transformar seu trabalho, a sociedade e a sua vida.

Turma de 2024.1

Diferenciais

Alta empregabilidade

O único com duas linhas de formação

Professores experientes e atuanteS no mercado

Infraestrutura de ponta

Laboratórios inovadores:

- Arenas: Hub de criatividade e inovação
- Ícone: Consultoria de Branding
- CP Labs: Laboratórios de Softwares Gráficos e de Programação

Parcerias e projetos com cerca de 30 empresas por semestre

INUSITUDE

O curso de comunicação e publicidade referência no país.

Se você é uma pessoa analítica, comunicativa, tem curiosidade para entender o comportamento do consumidor e ama ver propagandas e ações publicitárias, então este curso é para você.

 

Na ESPM, você se prepara para entender a comunicação de forma mais ampla, técnica, mercadológica, tecnológica e humana. Durante o curso, as disciplinas preparam você para o domínio da gestão de marketing, das tecnologias da comunicação e da aplicação da criatividade nas mais diferentes áreas de inserção do mercado, tornando-o capaz de questionar, inovar e transformar seu trabalho, a sociedade e a sua vida.

Matriz curricular

Conheça todos os detalhes sobre o que você vai aprender:

Diurno

1° Semestre

– Fundamentos da Comunicação 

– Antropologia

– Sociologia 

– Linguagem (Língua Portuguesa) 

– Mercados de Comunicação 

– Fundamentos de Marketing 

– Processo Criativo 

– Fundamentos de Economia

– ESPM LifeLab I (Extensão – EAD)

 
2° Semestre

– Cenas Midiáticas

– Análise e Visualização de Dados 

– Composto de Comunicação 

– Fotografia

– Filosofia 

– Psicologia 

– Marketing Estratégico 

– Análise e Visualização de Dados 

– ESPM LifeLab II (Extensão – EAD)

3° Semestre

– Produção Audiovisual 

– Direção de Arte 

– Redação em Comunicação 

– Comportamento de Consumo e Shopology

– Branding

– Pesquisa de Mercado 

– Eletiva 

– ESPM LifeLab III (Extensão – EAD)

 
4° Semestre

– Mídias e Pontos de Contato 

– Ética e Legislação 

– Planejamento de Comunicação 

– Projeto Plano de Marketing 

– Finanças Aplicadas de Mercado 

– Branded Content/Storytelling

– Plano de Marketing

– Plataformas Digitais

– Eletiva 

– ESPM LifeLab IV (Extensão – EAD) 

5° Semestre

– Trade Marketing

– Sustentabilidade e Cidadania

– Eletiva 

– Eletiva 

– ESPM LifeLab V (Extensão – EAD) 

 
6° Semestre

– Tópicos Avançados I 

– PGE I 

– Gestão de Projetos 

– Eletiva 

– Eletiva 

– ESPM LifeLab VI (Extensão – EAD) 

7° Semestre

– Tópicos Avançados II 

– PGE II 

– Eletiva 

– Eletiva 

 
8° Semestre

– Tópicos Avançados III 

– PGE III 

– Eletiva 

– Eletiva 

– Libras

Período

Diurno

Horário

Das 7h30 às 17h30 (do 1º ao 4º semestre)
Das 19h30 às 23h (do 5º ao 8º semestre)

[graduDuracao codigo='GADMSSP' ] (diurno)

Local

Campus São Paulo

Mensalidade

R$ 6.057,00

Mensalidades referente ao ano letivo de 2024

[graduPreco codigo='GADMSSP' campus='SP' ]

Inscrições

Vestibular, ENEM ou Processos Internacionais

Professores inspiradores

Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:

prof paulo cunha
Paulo Roberto Ferreira da Cunha
Coordenador do curso

CPCON

Conselho Consultivo do curso de Comunicação e Publicidade ESPM.

Diferenciais

Primeiro e mais premiado curso de Publicidade do país

Alta empregabilidade

Professores experientes e atuanteS no mercado

Opção de disciplinas de marketing em inglês

Parcerias com grandes empresas

Infraestrutura de ponta

INUSITUDE

O curso de comunicação e publicidade referência no país.

Se você é uma pessoa descontraída, comunicativa, tem curiosidade para entender o comportamento do consumidor e ama ver propagandas e ações publicitárias, então, este curso é para você.

 

Na ESPM, você se prepara para entender a comunicação de forma mais ampla, técnica, mercadológica, tecnológica e humana. Durante o curso, as disciplinas preparam você para o domínio da gestão de marketing, das tecnologias da comunicação e da aplicação da criatividade nas mais diferentes áreas de inserção do mercado, tornando-o capaz de questionar, inovar e transformar seu trabalho, a sociedade e a sua vida.

Matriz curricular

Conheça todos os detalhes sobre o que você irá aprender.

O valor da hora-aula corresponde ao tempo de duração efetivo da aula, que é de 50 minutos.

Diurno

1° Semestre

– Teorias da Comunicação

– Pensamento Contemporâneo I 

– Linguagem e Comunicação 

– Mercados de Comunicação 

– Fundamentos de Marketing 

– Processo Criativo

– Fundamentos de Economia 

– ESPM Life Lab I (Extensão EAD) 

 
2° Semestre

– Cenas Midiática

– Pensamento Contemporâneo II 

– Composto de Comunicação

– Desenho Digital 

– Marketing Estratégico 

– Fotografia 

– Projeto Integrado I 

– Análise e Visualização de Dados 

– ESPM Life Lab II (Extensão EAD) 

3° Semestre

– Produção Audiovisual

– Direção de Arte 

– Redação em Comunicação 

– Plataformas Digitais 

– Comportamento de Consumo e Shopology 

– Pesquisa de Mercado 

– Projeto Integrado II 

– Eletiva I 

– ESPM Life Lab III (Extensão EAD) 

4° Semestre

– Mídias e Pontos de Contato

– Ética e Legislação 

– Planejamento de Comunicação

– Branded Content/Storytelling 

– Finanças Aplicadas de Mercado 

– Projeto Plano de Marketing 

– Projeto Integrado III 

– Eletiva II 

– ESPM Life Lab IV (Extensão EAD)

5° Semestre

– Trade Marketing 

– Sustentabilidade e Cidadania

– Eletiva III 

– Eletiva IV

– ESPM Life Lab V (Extensão EAD) 

 
6° Semestre

– Tópicos Avançados I 

– Gestão de Projetos 

– PGE I 

– Eletiva V 

– Eletiva VI 

– ESPM Life Lab VI (Extensão EAD) 

7° Semestre

– Tópicos Avançados II

– PGE II

– Eletiva VII

– Eletiva VIII 

 
8° Semestre

– Tópicos Avançados III 

– PGE III 

– Eletiva IX 

– Eletiva X 

– Libras

Período

Diurno

Horário

Das 7h30 às 18h (do 1º ao 4º semestre)
Das 18h30 às 22h50 (do 5º ao 8º semestre)

[graduDuracao codigo='GADMSSP' ] (diurno)

Local

Campus Rio de Janeiro

Mensalidade

R$ 5.441,00

Mensalidades referente ao ano letivo de 2024

[graduPreco codigo='GADMSSP' campus='SP' ]

Inscrições

Vestibular, ENEM ou Processos Internacionais

Professores inspiradores

Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:

eduardo franca
Eduardo França
Coordenador do curso

Diferenciais

Curso com nota máxima na prova ENADE

Mentoria acadêmica individualizada pela ESPM durante a jornada acadêmica

Mentoria de carreira individualizada com especialistas de destaque no mercado

ExperiÊncias vivenciais nos campi da ESPM São Paulo e Rio de Janeiro*

Imersão profissional garantida com empresas parceiras (emissão de certificado)

Dupla titulação internacional

Programa de vivência internacional**

Extensão acadêmica de curta duração ESPM (emissão de certificado)

Microcertificações

Excelência garantida com carga horária e preparação profissional ainda maiores

INUSITUDE

Agora uma nova Graduação de Comunicação e Publicidade na ESPM Porto Alegre!

Comprometida em fornecer uma educação de excelência e uma experiência acadêmica enriquecedora para os nossos estudantes, a ESPM inova lançando um curso totalmente remodelado, atendendo às necessidades locais com foco em uma robusta preparação profissional dos estudantes.

 

Uma formação abrangente que vai além das salas de aula tradicionais e que oferece uma série de oportunidades únicas e individualizadas para o desenvolvimento acadêmico e profissional.

*Vivência custeada pelos estudantes.

**Custeado pelos estudantes, com programas e respectivos valores negociados com o Departamento de Internacionalização.

Matriz curricular

Conheça todos os detalhes sobre o que você vai aprender:

Diurno

1° Semestre

– LifeLab

– Fundamentos do Marketing

– Pensamento Criativo 

– Mercados da Comunicação 

– Desenho Digital 

– Humanidades da Comunicação 

– Linguagem 

– CoDe Experience

 
2° Semestre

– LifeLab

– Marketing Estratégico

– Plataformas Digitais 

– User Experience

– Teorias da Comunicação

– Linguagens de Programação

– Fotografia 

– Psicologia

– Programa Mentoria I 

3° Semestre

– LifeLab 

– Pesquisa de Mercado

– Análise e Visualização de Dados

– Escrita Criativa 

– Direção de Arte 

– Produção Audiovisual 

– Produção Fotográfica 

– Ética e Legislação 

 
4° Semestre

– LifeLab 

– Planejamento de Comunicação

– Storytelling e Transmídia 

– Mídia e Conexões 

– Social Vídeo 

– Plano de Marketing 

– Programa Mentoria II 

– Eletiva I 

5° Semestre

– LifeLab 

– Finanças Aplicadas 

– Comportamento do Consumidor e Shopology

– Sound Design 

– Eletiva II

 
6° Semestre

– LifeLab

– Laboratório Maker – Empreendedorismo 

– Eletiva III 

– Projetos Ágeis

7° Semestre

– Projeto de Graduação I

– Trade Marketing 

– Eletiva IV 

– Princípios de ESG 

 
8° Semestre

– Projeto de Graduação II 

– Branding 

– Portfólio Final 

– Libras

Período

Diurno

Horário

Das 7h30 às 13h (do 1º ao 4º semestre)
Das 19h15 às 22h45 (do 5º ao 8º semestre)

[graduDuracao codigo='GADMSSP' ] (diurno)

Local

Campus Porto Alegre

Mensalidade

R$ 6.015,00

Mensalidades referente ao ano letivo de 2024

[graduPreco codigo='GADMSSP' campus='SP' ]

Inscrições

Vestibular, ENEM ou Processos Internacionais

Professores inspiradores

Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:

alessandro souza
Alessandro Souza
Coordenador do curso

Escolha ser ESPM

Todas as nossas unidades oferecem diferenciais exclusivos para um melhor aproveitamento do seu curso:

Primeiro e mais premiado curso do país:

EXPOCOM

Prêmio Effie College

Graphis New Talent Annual

L'Oréal Brainstorm

“Professor do Ano” pela ARP

Leão de ouro no Future Young Lion

Clube de Criação RJ (CCRJ)

Business partners

Parceria com as mais relevantes marcas globais

Onde você quer estudar?

Os campi da ESPM estão concentrados nas principais cidades das regiões Sudeste e Sul do Brasil.

Explore cada laboratório, as salas de aula, áreas comuns e outros detalhes. Selecione a unidade e assista agora o tour, agende uma visita ou entre em contato:

Quer atendimento personalizado e saber mais sobre nossos cursos?

Deixe seu contato que falaremos com você.

Cursos que você pode curtir

Acha que este ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dê uma olhada nestas opções:

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Conselho Consultivo do curso de Comunicação e Publicidade ESPM

No dia 3 de agosto, o curso de Comunicação e Publicidade ESPM apresentou o seu Conselho Consultivo – CPCON, com o objetivo de aproximar ainda mais a academia e o mercado. O CPCON ESPM assume um papel estratégico ao permitir um real intercâmbio de perspectivas e necessidades contemporâneas – tendências, conhecimentos transversais, novas tecnologias e inovação – enriquecendo nosso projeto pedagógico e promovendo networking de verdade.

 

O conselho é composto por executivos da indústria da comunicação. Um grupo de profissionais consagrados, com atuação no mercado nacional e internacional, e com histórico de grande contribuição no debate sobre o setor.

 

São eles:

Alexandre Guerrero, Head da Eletromidia (Brasil);

Caio Amato, CMO Global da Oakley (Milão);

Camila Costa, CEO Brasil do grupo de publicidade id/TBWA (Miami/Brasil);

Daniela Dantas, Vice-Presidente da World Global Style Network – WGSN (Brasil);

Daniela Gebara, Diretora de Marketing da Media.Monks;

Fábio Coelho, Presidente do Google Brasil;

Marcelo Salles Gomes, Presidente do Grupo Meio & Mensagem;

Melissa Vogel, CEO da empresa de pesquisas Kantar Ibope Media e Head IAB (Brasil);

Renato Ramos, Vice-Presidente de Estratégia Corporativa da Aliança Global de Companhias Aéreas Star Alliance (Singapura).

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.