ESPM Social

Práticas Criativas em arteterapia para 50+

Online ao Vivo

Práticas criativas em Arteterapia é uma proposta de aprendizagem e desenvolvimento humano com a prática terapêutica que utiliza diferentes recursos expressivos, presentes nas linguagens da arte, facilitando aos participantes um contato com o seu universo simbólico – imaginário e real-concreto, possibilitando-lhe novas experiências, descobertas, auto conhecimento e realização pessoal. AMERICAN ART TERAPY ASSOCIATION (AATA)

Selecione as preferências
do curso

INscreva-se

Selecione a opção do curso para continuar

INSCRIÇÕES ATÉ 48H ANTES DO INÍCIO DAS AULAS.

*A validação da matrícula está condicionada ao envio do diploma ou certificado de conclusão (com a data da colação de grau) e cópia do RG ou CNH válida para o e-mail : [email protected]

Sobre o curso

Promover um espaço de vivências aprendizagem, acolhimento, vivências e expressividade para desenvolvimento de competências e habilidades sócio emocionais , a partir da auto percepção, auto conhecimento, aceitação, superação, inspiração e encantamento, durante as construções, interações e compartilhamento , com as diversas linguagens artísticas ( plástica-visual, cênica, musical, corporal),sendo o fio condutor, o processo criativo .

Para quem se destina?

População de adultos maduros a partir de 50 anos que tenham interesse em experiências sensíveis e criativas para desenvolvimento do protagonismo, cultura, criatividade, expressividade e relacionamentos.

O que você vai aprender

Aula 1 – Apresentação do programa
  • PRÁTICAS CRIATIVAS EM ARTETERAPIA E AS MULTIPLAS LINGUAGENS EXPRESSIVAS;
  • Encontro com os participantes.
  • Introdução aos pilares da arteterapia.
  • Escutas e falas; sondagem desencadeadora dos Projetos e conhecimentos prévios.
  • Formação de estratégias para as práticas que forem coletivas.
Aula 2
PERCEBA-TE!
  • OBJETIVO: Auto percepção – Os cinco sentidos; olhar interior, desafiar-se para auto percepção a partir dos símbolos.
  • Práticas criativas: construções de paisagens sonoras, escrita espontânea, contos e narrativas.
CONHEÇA-TE!
  • OBJETIVO: Auto conhecimento – revelação do Eu como sujeito singular no coletivo!
  • Práticas criativas: pesquisa, fotografia, cartografia do ser; linguagens plástica e poética (desenhos e pinturas, escritas, Ilustrações, releituras, fotografia, composições e narrativas, colagens).
Aula 3
ACEITA -TE!
  • OBJETIVO: Resgate – desconstrução e reconstrução do Ser; velhas e novas IDENTIDADES!
  • Práticas criativas: linguagens plástica e cênica; musica, corpo e movimento; escultura, audiovisual; modelagens.
SUPERA-TE!
  • OBJETIVO: Encontro com as novas ideias, revelação de sonhos, – INOVAÇÃO!
  • Práticas criativas: tecendo novas tramas; fios e pontos, aramados, estruturações, madeira, pintura, jogos dramáticos a partir do conto literário.
Aula 4
INSPIRA-TE!
  • OBJETIVO: Projeto de vida – Celebrando descobertas! – RESSIGNIFICAR!
  • Práticas criativas: inspirações, os olhares para transformações e construções com elementos da natureza(cromoterapia, musicoterapia, composições tridimensionais).
ENCANTA-TE!
  • OBJETIVO: Contagio positivo – EU, O OUTRO E O NÓS! Histórias além do espelho. TRANCENDER!
  • Práticas criativas: revelações das descobertas criativas e das passagens de ciclo a partir das propostas anteriores.
  METODOLOGIA: Dinâmicas em grupo, vivências situacionais, exercícios de expressividade, conversação, construções de obras. Ativação da CRIATIVIDADE com a utilização de técnicas, materiais gráficos, plásticos, cênicos, corporais, sonoros e verbais;   MATERIAIS USADOS: Cada participante deverá providenciar o seu:
  • SÓLIDOS (lápis, canetas esferográficas, suportes de madeira como bandejas ou formas de bolo, recipiente de vidro)
  • TRANSIÇÃO (giz cera oleoso, giz de lousa, lápis aquarela cores primárias)
  • FLUÍDOS (tintas PVA guache, aquarela e pinceis, pigmentos comestíveis (o que tiver em casa, na geladeira, ou jardim) colas, essências)
  • REGENERAÇÃO (argila, massa de modelagens para esculturas)
  • VÍNCULOS (gravuras, mosaicos com pedras, colagens, tecidos, linhas, lã, barbantes)
  Outros materiais sugeridos: composições com elementos da natureza – flores, plantas, terra, sementes e grãos, água, fogo, ar; vidro, metais, madeira, carvão, gesso, fios, riscadores, pigmentos, tecidos, arame, ferro, areia, sal, pedras, areia e lixa.     Obs. Não é necessário adquirir todos os materiais descritos, a cada encontro a arteterapêuta propõe o que será usado dentre eles, e aproveita o que houver na casa dos participantes.
Quando acontece?
23, 30/11, 07/12 e 14/12
Às terças-feiras
Das 14h às 17h30

Professores

Profissionais inspiradores que estão transformando o mercado

Invista no seu futuro

Escolha a forma de pagamento

Investimento


Boleto Bancário*

R$ 200,00

Cartão de Crédito

Em até 10x R$ 20,00

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Estude na ESPM em parceria com a sua empresa

Apresente a proposta da ESPM para seu(sua) gestor(a) e acesse planos especiais. Para mais informações, deixe seus dados que entraremos em contato.

Onde o curso acontecerá?

ESPM-Rio

Rua do Rosário, 90 – Centro, Rio de Janeiro – RJ

Visite a ESPM

Participe da visita guiada e aproveite para esclarecer todas suas dúvidas.

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Avise-me

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.