O Master em Marketing Estratégico tem como objetivo preparar os profissionais para atuação como gestores na área de marketing, desenvolvendo conhecimentos, habilidades e atitudes indispensáveis ao ambiente estratégico de organizações de diferentes campos de atuação.
Para tanto, este programa de pós-graduação abrange os princípios fundamentais de marketing e finanças, estratégias digitais, comportamento do consumidor e inovação. Os alunos aprendem a criar e gerenciar estratégias de marketing, explorar o uso de dados, entender o impacto dos fatores ESG e aplicar o design thinking.
Taxa de inscrição para o processo seletivo
unidade
O Master em Marketing Estratégico oferece uma experiência única, projetada para impulsionar a sua carreira e discutir os principais aspectos do marketing moderno.
Por meio de estudos de caso reais e projetos práticos, esse programa desenvolve as principais habilidades demandadas para o atual cenário de negócios, capacitando profissionais para a liderança de equipes e tomadas de decisões estratégicas em ambientes dinâmicos.
O corpo docente desta pós-graduação alia experiência de mercado e sólida formação acadêmica, permitindo uma imersão profunda nas estratégias de marketing inovadoras e na capacidade de desenvolver táticas eficazes que impulsionam o sucesso nos negócios.
O Master em Marketing Estratégico é indicado para profissionais envolvidos no processo de decisão de marketing.
O curso Master em Marketing Estratégico está classificado na área de Marketing, Estratégia e Gestão. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:
– Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing.
– Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing.
– Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.
A disciplina visa facilitar a aquisição e ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais, envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como: valor presente, valor futuro, taxas e prestações uniformes.
A abordagem trata, também, da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados e do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade.
– Despertar e desenvolver a habilidade de identificar e definir o posicionamento estratégico através de ferramentas de diagnóstico e métricas de avaliação adequadas ao complexo cenário atual.
– Mundo VUCA e transformação digital.
– Organizações exponenciais e estratégias inovadoras.
– Propósito.
– Estratégias corporativas (parcerias, alianças, integração vertical, fusões e aquisições).
– Cadeia e rede de valor, BSC, Canvas e Cenários.
Compreender e utilizar todas as ferramentas de marketing estratégico para a criação, avaliação e gestão de oportunidades mercadológicas. A partir da elaboração de cenários e diagnóstico de diferentes tipos de negócios, os participantes vivenciarão diferentes possibilidades de estratégias de marketing, sua natureza e conteúdo.
– Como criar estratégias de automação de marketing para crescimento exponencial, aquisição e retenção de clientes.
– Conhecimento de estratégias digitais e criação de campanhas para geração de leads, conversão de vendas, engajamento e outros objetivos de negócio.
– Esta disciplina apresenta os fundamentos e aplicações em ESG.
– Assim como o conjunto de estratégias de marketing, visando construir o posicionamento de marca frente aos fatores ESG.
– A disciplina pretende entregar, por meio de casos reais, uma visão moderna e crítica do “marketing verde”, visando criar valor estratégico para marca.
– Aqui o conceito de produto é tratado de forma ampla, incluindo não apenas os físicos, mas os digitais, e a dinâmica de ciclo de vida de produtos e suas mais modernas formas de geri-los.
– Discutir e aplicar conceitos sobre gestão de marcas a partir das definições de categoria e posicionamento.
– Sistema de identidade e arquitetura como elementos-chave para a análise e produção de conteúdo. Esses conceitos estratégicos permitirão entender a marca e explorar a construção de valor a partir de conteúdos comunicacionais relevantes, adequados aos canais, e planejar a construção de um diálogo entre a marca e seus consumidores.
– Introduzir os conceitos fundamentais e estratégias envolvidos nas decisões de marketing adaptadas ao ambiente digital, abordando tópicos relevantes para a compreensão das dinâmicas online e a maximização do impacto das ações de marketing.
– Evolução do marketing no ambiente digital, considerando as diferenças com marketing tradicional.
– Ecossistema digital e principais tendências.
– Conteúdo e engajamento/SEO/SEM/Gestão de comunidades/desenvolvimento de campanhas para diferentes meios digitais.
– Entender e investigar a tomada de decisão de consumidores, observando os vários aspectos aplicados de economia comportamental ao comportamento do consumidor e marketing apresentando cases de sucesso.
– Buscar entender como e por que as pessoas pensam, sentem e se comportam, analisar suas diversas motivações de compra e consumo e as novas demandas e expectativas de valor.
Contribuir na preparação do aluno para o exercício de funções gerenciais/executivas no setor de serviços, auxiliando o aluno a compreender os principais aspectos que diferenciam serviços de produtos e o seu impacto sobre a formulação de estratégias de marketing de serviços e o gerenciamento de operações de serviços.
Abordagem das lógicas de e-commerce e e-business, apresentando e discutindo os modelos de transação digital, de integração com clientes e fornecedores e os aspectos de segurança transacional dentro do contexto de integração dos diferentes canais de vendas da empresa.
– Aplicações típicas lideradas por Chief Marketing Technologists em diversos mercados verticais, envolvendo dados estruturados e não estruturados no apoio à tomada de decisão.
– Estudos de casos em que a construção de cenários de decisão é fundamental.
– Uso de ferramentas de exploração e análise geográfica para geocodificar, organizar, descrever e representar dados geográficos de maneira a transformá-los em informações úteis para a tomada de decisão.
– Discutir a essência da mudança ou adaptação de paradigma de decisão que projetos não convencionais envolvendo big data trazem para os profissionais de marketing.
– Disseminar o conceito de design thinking como método para implementar uma cultura de inovação.
– O uso da teoria e as ferramentas do design thinking diariamente em suas áreas de atuação.
– Aperfeiçoar o conhecimento da inovação com o que há de mais atual na disciplina.
Preparação de projeto proposto que contempla os conceitos, metodologias e os instrumentos para o desenvolvimento de um modelo de negócios.
Fornece a orientação e a supervisão necessárias à produção do trabalho final do curso.
As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendados pelo professor. As disciplinas em EAD, indicadas no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.
de conteúdo
Conclusão do curso
Modalidade do curso
30/11/2024, 15/03/2025, 22/03/2025, 26/04/2025, 10/05/2025, 14/06/2025, 19/07/2025, 09/08/2025, 20/09/2025, 11/10/2025, 08/11/2025, 29/11/2025
*datas sujeitas a alteração
Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:
1x R$ 26.891,00
11x R$ 2.364,63
1x R$ 2.375,99
17x R$ 1.622,01
1x R$ 1.651,20
23x R$ 1.251,31
1x R$ 1.299,54
29x R$ 1.030,63
1x R$ 1.061,50
35x R$ 881,85
1x R$ 970,87
*Todas as datas estão sujeitas a modificações
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.
Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).
Inscrição on-line
A entrevista é a etapa essencial do processo de seletivo. No dia e horário agendado você conhecerá o resultado do processo de admissão.
Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).
*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.
**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.
Pesquisa do Egresso 2023.
Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.
Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.
Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.
Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.
Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.
Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.
As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.
Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.
Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.
Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.
Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.
Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.
Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.
Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).
*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.
Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.
Na ESPM, os cursos da modalidade Live EAD têm todas as aulas ministradas ao vivo, e o(a) aluno(a) pode optar por participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas quando quiser e puder.
O trabalho de conclusão do curso necessita ser apresentado presencialmente, em um dos campi ESPM de São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
Na modalidade Live EAD, o(a) aluno(a) tem total liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Aproximadamente 50% da carga horária da disciplina é dedicada às aulas ao vivo e 50% a outras atividades assíncronas de aprendizado.
Estudantes do curso que residam no exterior poderão apresentar o TCC de forma online.
Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.
*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.
Sim, nossos alunos EAD ou demais modalidades são mais do que bem-vindos para utilizar nossos campi e nossas instalações durante ou fora do horário de aula.
A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.
Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.
O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).
Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.
Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:
– Etapa 1: Inscrição online;
– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;
– Etapa 3: Por fim, é só agendar a entrevista, e o resultado é informado logo em seguida.
Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:
– Etapa 1: Inscrição online;
– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;
– Etapa 3: Por fim, é só responder o questionário e aguardar a análise do currículo
Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.
Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao
novo site: gov.br/mec
Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:
– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;
– Histórico original de curso superior;
– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.
Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).
Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dê uma olhada nestas opções: