Post-diplôme ESPM

Master em Data Science, Big Data e Inteligência Artificial Aplicados a Negócios e Marketing

En partenariat avec IBM

Rio de Janeiro

DAY ONE: 18/05/2024

A propos du cours

Este curso explora a integração entre a capacidade analítica de trabalhar com dados de registros de bancos de dados, redes sociais, geolocalização, entre outros, e a visão estratégica voltada para o mercado e os negócios.

 

Por meio dessa pós-graduação, a ESPM e a IBM capacitam os alunos com uma forte e sólida base em gestão de soluções de software e tecnologia, desenvolvendo também o foco para a missão do marketing de atendimento às necessidades e desejos dos consumidores. A visão será a de ser referência com essa formação, contribuindo de maneira sistemática na geração de conhecimento e no atendimento e antecipação das demandas das empresas e da sociedade.

 

O curso ainda prepara para a aplicação de técnicas nas áreas integradas de marketing e data science, buscando sinergia entre os conhecimentos, por meio da construção de um ambiente com ênfase no indivíduo e sua inserção no espaço tecnológico atual.

Master em Data Science, Big Data e Inteligência Artificial Aplicados a Negócios e Marketing

Início das aulas: 18/05/2024

Dias da semana: Às terças e quintas-feiras e um sábado por disciplina

Période : soirée

Horário: Às terças e quintas-feiras das 19h às 22h e sábados das 8h30 às 15h30

Carga horária: 390h

35X R$ 881,85

GRATUIT

Frais d'inscription à la procédure de sélection

Inscrições até: 19/05/2024

Modalité

HyFlex

Une flexibilité maximale pour votre emploi du temps et votre lieu de travail. Vous avez la liberté de participer aux cours en personne* dans les unités ESPM ou virtuellement via Zoom. Participez en personne à des expériences immersives et au réseautage ou participez virtuellement, où que vous soyez, pour mieux vous adapter à votre emploi du temps et à votre lieu de résidence. Les enregistrements des cours sont disponibles pour revoir les discussions (ne génère pas d'absences excusées). *Il y a une réunion en face à face obligatoire par sujet pour les programmes de troisième cycle HyFlex.

unidade

Glória
Villa Aymoré

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Aula aberta

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A propos du cours

Tecnologia aliada à tomada de decisão

Trabalhar com dados de registros de vendas, de redes sociais, de geolocalização, de modelos comportamentais de previsão e consumer insights torna-se cada vez menos incomum para as empresas. Modelos tradicionais de previsão tendem a se tornar lentos se considerarmos volumes muitíssimo grandes de dados.

Nesse contexto, big data e inteligência artificial emergem como novas grandes forças nas organizações. A questão que surge é como analisar de forma coerente e rápida informações em tempo real e em quantidade não controlada, influenciando de forma estratégica a tomada de decisão das empresas.

 

O Master em Data Science, Big Data e Inteligência Artificial Aplicados a Negócios e Marketing traz esse panorama aos alunos, considerando que, para trabalhar nessas dimensões, há a necessidade de conhecer em essência as técnicas analíticas que envolvem a manipulação de grandes conjuntos de dados.

As aulas presenciais de sábado irão ocorrer na terceira ou quarta semana após o início de cada disciplina

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Domaines thématiques

O curso de Master em Data Science, Big Data e Inteligência Artificial Aplicados a Negócios e Marketing está classificado na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

A qui s'adresse-t-il ?

Profissionais de marketing, negócios, análise quantitativa e/ou de tecnologia, em início de carreira ou com alguma experiência profissional que estejam interessados em conhecer ou ampliar seus conhecimentos sobre a área de inteligência de marketing, ciência de dados e big data. Integrantes de equipes de marketing, inteligência de negócio, business intelligence ou tecnologia.

logo ibm

Em parceria com a IBM

O curso explora, por meio da parceria com a IBM, a integração entre a capacidade analítica de trabalhar com dados de registros de bancos de dados, de redes sociais, de geolocalização etc. e a visão de mercado e negócios.

E essa integração é cada vez mais comum nas empresas. Ao criar uma pós-graduação em Big Data e Inteligência de Marketing, a ESPM e a IBM buscam capacitar os executivos dando a eles uma forte e sólida base em gestão de soluções de software e tecnologia, mas desenvolvendo o foco, a paixão e a fidelidade à missão do marketing de atendimento às necessidades e desejos por meio da comercialização.

A visão será a de ser referência nesse campo híbrido de formação, contribuindo de maneira sistemática na geração de conhecimento e no atendimento e antecipação das demandas das empresas e da sociedade.

A missão do curso é capacitar profissionais para a utilização de técnicas nas áreas integradas de marketing e big data, buscando sinergia entre os conhecimentos dessas áreas por meio da construção de um ambiente com ênfase no indivíduo e em sua inserção no espaço tecnológico atual.

O que você vai aprender:

Marketing e Estratégia

Apresenta os principais conceitos e técnicas associados à gerência de projetos utilizados pelo PMI na gestão empresarial moderna, proporcionando uma visão realista da função do gerente de projeto, destacando o processo, a importância para o mercado e sua adaptabilidade à empresa e ao potencial de alavancagem dos negócios.

Associar projetos com o planejamento estratégico. Conceituar, descrever e decompor a estrutura analítica de um projeto. Definição de métricas e medidas para gestão e acompanhamento de projeto. Entender os dilemas e os desafios que precisam ser gerenciados durante a condução e a implantação de projetos analíticos – principalmente envolvendo equipes multidisciplinares.

Desperta e desenvolve a habilidade de identificar e definir o posicionamento estratégico através de ferramentas de diagnóstico e métricas de avaliação adequadas ao complexo cenário atual. Cenários de transformação digital. Ecossistemas, organizações exponenciais e estratégias inovadoras. Ferramentas analíticas de suporte à estratégia e decisão.

Proporciona a compreensão dos fundamentos e conceitos de marketing. Aborda os tópicos relevantes de um plano de marketing. Possibilita ao aluno identificar quais fatores do ambiente de marketing podem afetar os negócios de uma organização e conhecer as estratégias e o composto de marketing necessários para a obtenção dos resultados esperados.

A disciplina visa facilitar a aquisição e ordenação dos conceitos básicos de finanças empresariais envolvendo conceitos relacionados ao valor do dinheiro no tempo, tais como o valor presente, o valor futuro, as taxas e as prestações uniformes. Trata também da estrutura e do significado dos demonstrativos financeiros do balanço patrimonial, da demonstração de resultados e do fluxo de caixa e dos indicadores financeiros de liquidez, endividamento e rentabilidade.

Analytics e Inteligência de Marketing

Propõe a abordagem analítica quantitativa para estruturação e solução de problemas mercadológicos e principais conceitos e técnicas relativos ao sistema de informações de mercado e a influência destas nas estratégias de tomada de decisão da organização em um ambiente de alta competitividade, enfocando o emprego de múltiplas técnicas de análise quantitativa utilizadas na gestão empresarial moderna.

Trata de tópicos como inferência estatística, modelos probabilísticos de previsão e auxílio à tomada de decisões. Permite ao aluno a obtenção de conhecimentos essenciais na área de modelagem quantitativa, para utilização nas demais disciplinas. Os tópicos incluem: modelagem estatística de dados, noções de modelagem e resolução de problemas em planilha eletrônica e softwares de computação científica.

Visa capacitar o aluno na utilização de ferramentas básicas de análise de cenários e gestão de risco. Conhecer os requisitos para qualidade de uma decisão (decision quality): definição apropriada do problema (framing), alternativas criativas e viáveis, informação relevante e confiável, valores e trade-offs claros, raciocínio lógico e compromisso para ação.

Desenvolve decisões racionais por meio de ferramentas de análise de decisão (diagrama de influência, tabela de estratégias, hierarquia de decisões, levantamento de questões, modelagem em Excel, diagrama tornado e árvore de decisões), para tomada de decisões.

Oferece ao estudante a oportunidade de desenvolver e exercitar as competências necessárias para a avaliação das atividades dos concorrentes, das tendências gerais dos negócios e de hábitos e atitudes do consumidor, entre outros fatores, com o intuito de atingir os objetivos estratégicos da empresa em que atua.


Aborda os aspectos relevantes da cultura organizacional para garantir um ambiente apropriado à construção, preservação e disseminação do conhecimento. Ajuda a entender como aplicar ao universo big data.

Desenvolve e aprofunda o conhecimento do aluno sobre os temas CRM (Customer Relationship Management) e Consumer Insights, levando-o a compreender o atual foco da competição das empresas na disputa pela lealdade de seus clientes. Portanto, são discutidas as modernas estratégias de relacionamento e de alternativas como forma de criar diferenciais para atrair e, principalmente, manter clientes, bem como, conduzir projetos de consumer insights a fim de gerar inspiração e inovação nos negócios.

Saber aplicar, de modo prático e lucrativo, nos negócios, os insights e inspirações com base em estudos comportamentais.

Trata de questões referentes às modernas plataformas digitais de CRM e Consumer Insights. Tópicos abordados: Conceitos Básicos sobre CRM – IDIP; CRM como Estratégia de Negócio; O CRM Social e o CRM 2.0; Tipos de Redes de Mercado; Plataformas de CRM, Novas Ferramentas de Pesquisa (etnografia, netnografia, imersão, home visit, observação, curadoria de conteúdo, cocriação).

Tecnologia Aplicada I

Enfoca os principais conceitos e técnicas associados à gestão da informação no ambiente empresarial, bem como seu constante desenvolvimento, destacando as novas plataformas digitais e o conceito de convergência tecnológica. Propicia visão realista da tecnologia da informação quanto ao seu dimensionamento, sua escolha e adequabilidade à empresa e seu potencial de sustentação dos negócios.

– Conceituar data warehouse.
– Entender as idiossincrasias e interfaces das áreas de tecnologia da informação e marketing nas corporações.
– Apresentar os principais conceitos envolvendo data warehouse, sua arquitetura, estilos de modelagem e utilização.
– Apresentar o conceito de sistemas integrados de gestão.
– Apresentar os conceitos de ERP, CRM, OLAP.

A arquitetura de informação é a prática de decidir como organizar as partes de algo para ser mais compreensível. A arquitetura de informação centra-se na organização, estruturação e rotulagem de conteúdo de uma forma eficaz e sustentável. O objetivo é ajudar os usuários a encontrar informações e completar tarefas. Para fazer isso, você precisa entender como as peças se encaixam para criar uma imagem maior, como os itens se relacionam entre si dentro do sistema.

Aborda a administração de banco de dados como uma disciplina de gestão de negócios, com práticas e procedimentos comuns para vários tipos de empresas e tecnologias de gestão de banco de dados.

Questões importantes no funcionamento diário e planejamento de longo prazo da administração de bancos de dados são examinados em profundidade.

Apresenta as principais técnicas de modelagem e captura de dados em ambientes corporativos (bancos de dados relacionais) e via web (informações pouco ou não estruturadas). Linguagem de consultas estruturadas a banco de dados (SQL). Modelos informacionais. BI.

Tecnologia Aplicada II

O campo da inteligência artificial (IA) estuda basicamente como reproduzir o comportamento humano inteligente em um computador. Busca-se a concepção de sistemas que possam aprender, planejar e resolver problemas de forma autônoma.

A disciplina aborda os principais fundamentos de IA por meio da plataforma Watson, tais como resolução de problemas, reconhecimento de padrões, compreensão de linguagem natural, visão computacional, programação automática e aprendizado de máquina. Serão abordados também tópicos envolvendo aprendizado profundo de máquina (Deep Learning) por meio de experimentações dirigidas.

Apresenta as aplicações típicas lideradas por Chief Marketing Technologists em diversos mercados verticais, envolvendo dados estruturados e não estruturados no apoio à tomada de decisão. Envolve o aluno em estudos de casos em que a construção de cenários de decisão é fundamental. Discute a essência da mudança ou adaptação de paradigma de decisão que projetos não convencionais envolvendo big data trazem para os profissionais de marketing.

Auxiliar os alunos a alcançar, dentro da perspectiva de novos negócios, o equilíbrio entre a estrutura do negócio, as características dos produtos e as necessidades dos clientes. Por meio de uma abordagem estruturada baseada nas visões de Lean Startup, Design Thinking e BMG, fazendo com que o aluno não só conheça, mas vivencie esses conceitos e se torne um profissional capacitado a criar negócios, produtos e serviços inovadores que atendam (ou superem) às expectativas de seus clientes.

Integração

Elabora um projeto aplicado de planejamento, gestão e/ou análise de informação no contexto do marketing, com a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso.

O projeto terá o monitoramento de um orientador, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendados pelo professor. As disciplinas em EAD, indicadas no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

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390h

contenu

2 Semestres

Achèvement du cours

HyFlex

Mode cours

Sábado nos dias*

06/04/2024, 04/05/2024, 01/06/2024, 22/06/2024, 20/07/2024, 10/08/2024, 31/08/2024, 14/09/2024, 09/11/2024, 19/10/2024, 23/11/2024, 05/04/2025

*datas sujeitas a alteração

Des enseignants inspirants

Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:

“Os cientistas de dados são cada vez mais valorizados no mercado, contribuindo para decisões assertivas e impulsionando o crescimento das empresas.”
Ney Cavalcante