Bernadete de Lourdes Silva do Prado

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Graduada em Letras – Português Inglês pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1972) e em Pedagogia pelo Instituto Isabel (1987), possui mestrado em Língua Portuguesa pelo Departamento de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2001). É professor adjunto 1 na Escola Superior de Propaganda e Marketing RJ, onde ministra aulas de Expressão Escrita I, Linguagem (língua Portuguesa) e Linguagem e comunicação. Foi professor auxiliar 3 na Universidade Estácio de Sá de 2001 a 2021, onde ministrou aulas de Redação de Documentos Técnicos, Comunicação Contemporânea, Língua Portuguesa (para o curso de Secretariado Executivo Trilíngue do qual foi coordenadora por 6 anos), Inglês e Inglês Instrumental. Atua na área de línguas, com ênfase em Língua Portuguesa, Comunicação e Linguagens e no ensino de Português para Estrangeiros. Temas: gramática normativa e gramática do discurso, comunicação empresarial, comunicação e linguagens, linguagens em peças publicitárias, texto e estética e estratégias polidez e ameaça de face.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/3171550470236402

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.