Talitha Gomes Ferraz

Professora Talitha Gomes Ferraz

Talitha Ferraz é jornalista formada pela PUC-Rio, mestre e doutora em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ (ECO-UFRJ), com doutorado sanduíche pela Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, Portugal. Realizou pós-doutorado no Centre for Cinema and Media Studies (CIMS) da Ghent University, Bélgica, com apoio da Capes. É professora na ESPM Rio e do Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (PPGCine-UFF), na linha de pesquisa Histórias e Políticas. Atua como líder do GP Modos de Ver – Estudos das salas de cinema, exibição e audiências cinematográficas (ESPM/CNPq), vinculado ao Laboratório de Pesquisa TELAS – Técnicas, economia, linguagens, audiências e sociedade do curso de Cinema e Audiovisual da ESPM Rio. Também é pesquisadora associada à Coordenação Interdisciplinar de Estudos Contemporâneos da ECO-UFRJ (CIEC/ECO-UFRJ) e à rede International Media & Nostalgia Network (IMNN). Em suas pesquisas, aborda tópicos ligados a: estudos de memória e nostalgia; práticas de “ida ao cinema”; estatutos da espectatorialidade e afetos; historiografia da exibição cinematográfica (Brasil); cinemas de rua e espaço urbano; reabertura de cinemas; cine-ativismos e mobilizações das audiências; democratização do acesso ao audiovisual; ética e cinema.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/6841463408387639

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.