ACCÈS EXCLUSIF POUR LES ENSEIGNANTS

ACCÈS EXCLUSIF POUR LES ÉTUDIANTS

Thiago de Moraes Moreira

Professor Thiago de Moraes Moreira

Ocupa atualmente o cargo de consultor do Planejamento Estratégico da Petrobras, sendo um dos responsáveis pela elaboração dos Cenários Econômicos e Energéticos utilizados para o posicionamento estratégico da Petrobras a partir da identificação de oportunidades e ameaças no contexto da transição energética para o baixo carbono. É economista graduado pela Unicamp, com mestrado em Teoria Macroeconômica pela UFRJ. Possui especialização em Desenvolvimento Latino-Americano pela CEPAL, órgão ligado à ONU. Além disso, é professor da pós-graduação da IBMEC/RI e da graduação do curso de Economia da UFRJ. Participa de congressos, seminários (nacionais e internacionais), com publicações de artigos acadêmicos em revistas científicas, artigos de opinião em jornais impressos de grande circulação (Valor Econômica, Folha de São Paulo, O Globo), além de entrevistas para revistas (Isto é, Veja, Piauí) e para jornais televisivos (Globonews, Globo, SBT). 

 Linkedin: https://www.linkedin.com/in/thiago-de-moraes-moreira-4676036b

Linkedin

https://www.linkedin.com/in/thiago-de-moraes-moreira-4676036b

Lattes

lattes.cnpq.br/1414971107358928

Traduire

Selon votre choix

[gtranslate]

Programme SEED

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.