XV SIMPÓSIO INTERNACIONAL ESPM

Vivencie a ESPM

Bem-vindo e bem-vinda ao XV SIMPÓSIO INTERNACIONAL ESPM!

 

O XV SIMPÓSIO INTERNACIONAL ESPM é um evento renomado, promovido pelo Programa de Pós-Graduação (Stricto Sensu) em Administração (PPGA/ESPM). Nosso objetivo é fomentar debates enriquecedores entre pesquisadores e profissionais da área de administração, através de palestras e discussões de trabalhos acadêmicos. Buscamos proporcionar reflexões e a disseminação do conhecimento científico em níveis nacional e internacional, abordando uma ampla gama de temas ligados à estratégia empresarial, marketing, recursos humanos, organização, finanças, logística, inovação, empreendedorismo e sustentabilidade, entre outros.

 

O tema selecionado para a edição de 2024 é “Competitividade, Inovação e Resiliência em Cenários Internacionais Turbulentos“. Esse tema reflete a crescente influência da globalização, a competição empresarial, os avanços tecnológicos e as mudanças nas dinâmicas globais.

 

No século XXI, observamos uma interação complexa entre globalização, competição empresarial, atuação de instituições multilaterais, avanço tecnológico, empreendedorismo e mobilidade do trabalho. Esses fatores impactam diretamente a competitividade, inovação e resiliência das empresas diante das incertezas econômicas, políticas e ambientais internacionais.

 

Nesse contexto, o tema proposto assume extrema relevância, alimentando as discussões sobre os desafios e riscos que permeiam o cenário doméstico e global, essenciais para compreender e fortalecer os processos de inovação e competitividade das organizações. A necessidade de resiliência e adaptação em ambientes turbulentos torna-se vital para a sobrevivência das organizações.

SAVE THE DATE

O evento será realizado nos dias 21 e 22 de novembro, nas dependências da ESPM TECH.

 

Participe conosco deste importante momento de troca de conhecimento e experiências!

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.