​​Fernando Berlitz

Professor Fernando Berlitz

Farmacêutico-Bioquímico pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).
Mestre em Indicadores de Desempenho pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).
MBA em Gestão Empresarial e Marketing pela ESPM.
Lean Healthcare & Six Sigma International Certificate pela University of Michigan College of Engineering.
Lean Six Sigma Master Black Belt certificado pela Seta DG e QSP.
Gestor com experiência em organizações como Siemens, Grupo Fleury, Grupo Ghanem, Weinmann Laboratório e Controllab.
Membro da Comissão de Acreditação do Programa PALC da Sociedade Brasileira de Patologia Clínica e Medicina Laboratorial (SBPC/ML).
Experiência docente em universidades como UFRGS, UNESC e FEEVALE.
Consultor de Estratégia, Inovação, Qualidade e Processos na Berlitz Strategie.
Avaliador de Prêmios de Excelência em Gestão (Prêmio Nacional da Qualidade; Prêmio Nacional de Gestão em Saúde, Prêmio Catarinense de Excelência, Prêmio MPE Brasil e outros).
Certificação 3D/VR Laboratory Design pela Lebro Design.
Certificação como Processes Manager pela Business Process School.
Certificação Business Process Modelling pela Grid Consultores.

Mis cursos en ESPM

Traducir

Según su elección

[gtranslate]

Programa SEED

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.