Paulo Borba

Professor Paulo Borba

Doutorando em Engenharia Ambiental pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa (FCUL), Mestre em Engenharia pela PUC-Rio. Especialista em Ciência da Computação pela COPPE-UFRJ. Bacharel em Matemática e Ciência da Computação pela UFRJ. Fundador da EjCM, 1a Empresa Júnior de Informática (TI) da América Latina na UFRJ. A EjCM foi também a 1a Empresa Júnior da UFRJ e a 1a Empresa Júnior do Estado do Rio de Janeiro. Sócio-Fundador do 1o Cyber Café profissional de São Paulo, em parceria com a Sun Microsystems e o restaurante Bar des Arts. Sócio-Fundador da NetCompany, um provedor de serviços internet (ISP), presente no mercado desde 1996. Em 2002, entra na carreira docente (presencial e EAD) em cursos de graduação em Ciência da Computação. Em 2009, amplia a docência nos MBAs Executivos do Ibmec como professor de Empreendedorismo. Professor EAD na FGV – Fundação Getúlio Vargas. Entra em 2019 na ESPM no Master em Big Data aplicado ao Marketing como professor de Estatística, Decisões Empresariais e Empreendedorismo (TCC) e no Master em Economia Comportamental como professor de Ética e Sustentabilidade.

Lattes

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Programme SEED

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.