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Post-diplôme ESPM

Master em Comunicação Empresarial Transmídia

AULA INAUGURAL: 29/04/2024

A propos du cours

Ao longo deste Master, os estudantes serão preparados para:

  • Avaliar cenários e planejar ações integradas de comunicação e marketing, conhecendo as características psicológicas de cada público prioritário para conseguir disseminar entre todos eles os conceitos esseciais da marca e gerar percepção de valor agregado
  • Compreender o alcance das mídias digitais para poder utilizá-las de forma mais eficaz, empregando a técnica COPE – Create Once Publish Everywhere para otimizar os resultados também nos demais meios off-line, criando uma empresa com imagem e discursos únicos
  • Praticar modelos de estímulo à criatividade, utilizando metodologias para criar alternativas diferenciadas de comunicação com o mercado que reúnam, ao mesmo tempo, eficácia com investimento equacionado para a produção dos resultados esperados.

 

Em um ambiente de colaboração constante, professores e estudantes compartilharão conhecimentos para serem utilizados imediatamente nas empresas e para desenvolverem o Projeto de Conclusão Aplicado, baseado em uma situação real cujo planejamento de comunicação e marketing serão desenvolvidos com base nos conteúdos vistos em todas as matérias.

Master em Comunicação Empresarial Transmídia

Início das aulas: 29/04/2024

Dias da semana: Às segundas e quartas-feiras

Période : soirée

Horaire : de 19h30 à 21h30

Carga horária: 435h

35X R$ 659,12

R$ 100.00

Frais d'inscription à la procédure de sélection

Inscrições até: 26/04/2024

Modalité

EAD en direct

Vous avez la liberté d'adapter le cours à votre emploi du temps et à votre lieu de travail. Vous pouvez pouvez choisir de participer aux discussions en ligne, via Zoom, en direct, ou de regarder les enregistrements des cours quand vous le voulez et le pouvez. ou de regarder les enregistrements des cours quand vous le souhaitez et quand vous le pouvez. *Dans le cadre du troisième cycle Live EAD, la présentation du projet final du cours se fait en face à face.

Eventos ESPM

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Aula aberta do curso: Gestão de crises nas redes sociais

10.ABR
Online, das 20h às 21h30

A propos du cours

Planejamento e criatividade para encontrar soluções diferenciadas

O mundo digital está presente na vida de todas as empresas, independentemente do tamanho e do seu segmento de atuação. Consumidores são omini channel, relacionando-se com as organizações das mais variadas formas, online e offline, tudo junto e misturado.

Todos os outros públicos prioritários também estão interligados e o real ponto de conexão entre todos eles é a comunicação empresarial.

As empresas que praticam uma Comunicação Integrada unindo de forma estratégica as alternativas online e off-line, conseguem ganhos muito expressivos em termos de resultados eficazes, otimização dos budgets, ampliação do alcance e dos impactos, diferenciação mercadológica e maximização da produtividade de toda a organização.

Esta é a proposta essencial deste Master: capacitar melhor os novos CCO – Chief Communication Officers, para que encarem os desafios desses tempos com clareza, enxerguem a Big Picture e consigam atuar de maneira focada, dirigindo a comunicação a cada um dos stakeholders.

Em tempos de economia incerta e de uma pandemia que vem se mostrando com calda longa em seus efeitos sobre a sociedade, o foco de todas as organizações está voltado para fazer mais com menos. As verbas estão escassas, crescem as expectativas por melhores resultados, as equipes ficaram mais enxutas, os erros são menos tolerados e a mensuração de resultados está na pauta do dia de todos os executivos.

Os CCOs precisam se preparar melhor para navegar neste oceano que nem sempre é azul: muitas vezes cinza, outras vezes vermelho. Neste Master os profissionais da comunicação e do marketing serão desafiados em duas frentes: a do planejamento e criatividade para encontrar soluções diferenciadas diante da grande transformação digital do mercado; e a dos públicos prioritários da empresa, que são muitos, têm inúmeras peculiaridades e precisam ser impactados de forma única em meio a uma epidemia de infoxição.

Profissionais de comunicação que desenvolvem uma visão mais estratégica das novas formas de se relacionar com os mais diversos stakeholders da organização se destacam no mercado profissional porque conseguem entregar mais resultados, demonstrando o retorno sobre o investimento (ROI) de todas as suas ações e garantindo o fortalecimento da reputação do empreendimento.

Événements en face à face

Réseau thématique

Encontros presenciais, durante um sábado do mês de junho, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD.

Próxima data: 29 de junho de 2024, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim

Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.  Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.

Présentation du travail de fin d'études

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

11 Master com emp e transmidia
Domaines thématiques

O curso de Master em Comunicação Empresarial Transmídia está classificado na área de Comunicação e Novas Mídias. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

A qui s'adresse-t-il ?

  • Profissionais dedicados à construção da imagem institucional e de marca de produtos, que zelam pela reputação das empresas e pelos seus relacionamentos com os mais diversos stakeholders
  • Profissionais de comunicação e marketing que lidam com as mídias digitais e coordenam os processos online e off-line de interação da empresa com o mercado
  • Responsáveis pela gestão de equipes, recursos humanos, atração, desenvolvimento e retenção de talentos internos que precisam lidar com os desafios de aproximar diferentes gerações para formar times multidisciplinares e multiculturais de alto desempenho
  • Profissionais responsáveis pela publicidade, marketing institucional e mercadológico, relações públicas, imprensa, gestão de crises, relações institucionais com os mais diversos públicos, planejamento, criação, implantação e mensuração de resultados de ações de comunicação integrada e estratégica
  • Empreendedores, consultores, gestores de empresas familiares e profissionais liberais que atuam em seus próprios negócios
  • Empresas, agências de publicidade e de comunicação, assessorias e consultorias que necessitam capacitar suas equipes na área de planejamento, avaliação de cenários, criação e gestão de relacionamentos com públicos.

Prérequis

Graduação concluída no Brasil ou graduação concluída no exterior e reconhecida pelo MEC.

Profil des diplômés

Ao final do Master em Comunicação Empresarial Transmídia, o estudante estará capacitado a exercer atividades práticas e de gestão da área de Comunicação Empresarial de qualquer organização, com conhecimentos técnicos para o exercício de assessoria de imprensa, endomarketing, gerenciamento da reputação, relações com o governo, mensuração de resultados, entre outras.

Ce que vous apprendrez

As disciplinas serão conduzidas por professores com vivência profissional, tanto no mercado quanto acadêmica, nos respectivos temas, e apresentam os conteúdos por web conferência ao vivo, o que possibilita grande interação entre professores e estudantes, com discussão de cases, análises de textos e indicações bibliográficas relevantes e atuais. 

 

O programa do curso tem uma composição que reflete a experiência da ESPM na formação dos profissionais para o mercado de trabalho. 

 

Disciplina integradora

Uma aula inaugural onde será apresentada a estrutura geral do curso, o funcionamento do ambiente de aula, a monitoria acadêmica e as características do trabalho final. Apresenta, também, as novas competências dos CCO – Chief Communications Officer: gestores da comunicação e guardiões da imagem das organizações.

Ambiente para contato direto com a coordenação do curso e demais estudantes.

Planejamento e criatividade

Em um mundo de pessoas hiperconectadas, é preciso focar nas necessidades e expectativas dos públicos prioritários para desenvolver um plano de comunicação integrada que contribua efetivamente para o atingimento dos objetivos do negócio.

Conhecer as ferramentas e os meios digitais é importante, mas não é suficiente para se destacar em mercados de extrema competitividade. É necessário definir as melhores alternativas para impactar o maior número de pessoas, com o menor montante de investimento.

Esta disciplina vai mostrar 11 etapas para a elaboração de um planejamento completo, começando pelo conhecimento dos objetivos do negócio em sintonia com os objetivos de comunicação e marketing, passando pela definição dos stakeholders, perfil dos públicos, pontos de contato, guidelines de orientação de campanhas, ações de comunicação, cronograma, budget e mensuração de resultados.

A matéria tem por objetivo mostrar ao estudante a lógica do pensamento estratégico para a elaboração de um plano integrado, de tal forma que ele esteja preparado para planejar em qualquer tipo de empresa e negócio, quer seja indústria, comércio, serviços, agribusiness, setor público ou terceiro setor.

Após cursar esta disciplina o participante estará apto a utilizar todas as demais matérias que mostrarão alternativas online e off-line para compor o Planejamento da Comunicação Integrada de Marketing.

Existem muitos meios digitais que podem ser utilizados para alavancar as comunicações das empresas com seus diversos públicos. Junto com eles podemos contar com o apoio da IA – Inteligência Artificial.

Discutir as tendências das mídias sociais permite um pensamento estratégico que orienta as escolhas de caminhos a serem seguidos para os investimentos em comunicação institucional e mercadológica.

Esta disciplina aborda maneiras para se chegar à liderança comunicacional no mundo V.U.C.A. (volatility, uncertainty, complexity and ambiguity) ou B.A.N.I (brittleness, anxiety, nonlinearity and incomprehensibility), tanto por meio da utilização otimizada das mídias sociais digitais de forma orgânica ou impulsionada, quanto apresentando as ferramentas digitais mais recomendadas para engajar diversos públicos e, ainda por cima, utilizando a IA como ponto de partida para nos levar a escolhas mais eficazes e engajadas.

Entre elas, o estudante vai conhecer alternativas de gamefication, treinamentos EaD e mídias sociais corporativas fechadas no âmbito da TI da empresa.

Diferenciação é a palavra-chave de qualquer processo de comunicação com o mercado. Para se destacar entre a concorrência é preciso ser mais criativo, nem sempre fazendo algo que ninguém jamais fez, mas pelo menos fazendo de uma maneira inusitada o que já é conhecido.

Este é o foco desta disciplina: compartilhar técnicas para que o estudante consiga dar asas à sua imaginação, mesmo quando imagina que não possui o dom da criatividade.

Serão mostradas e aprofundadas inúmeras formas para desenvolver um processo criativo como, por exemplo, o Design Thinking, o Brainstorming, o World Café, o modelo SCAMPER, o Mind Map, o método Sinéctico e a busca de referências criativas.

O objetivo é desenvolver um modelo criativo baseado nas necessidades da empresa e nas expectativas dos públicos, de tal forma que as ações de comunicação e marketing ganhem contornos de ineditismo com foco em resultados concretos.

La construction de l'image institutionnelle et le renforcement de la relation émotionnelle du public avec les organisations passent par la formulation d'un storytelling.

Tout le monde entretient une relation très étroite avec des histoires de toutes sortes. Dès notre naissance, nous sommes impliqués dans des récits qui commencent à être racontés par nos parents, puis à l'école, par nos amis et par les institutions avec lesquelles nous sommes en relation.

La vie des entreprises doit être racontée en interne et en externe pour susciter l'adhésion à la marque employeur et aux produits et services consommés.

Un registre des histoires de l'organisation, de l'héroïsme entrepreneurial de son fondateur aux réalisations de ses employés les plus remarquables, peut inciter les employés actuels à s'intéresser aux pages qui restent à écrire.

De même, les bonnes histoires relient le marché à la marque et créent des liens de proximité difficiles à rompre.

L'objectif de ce cours est de montrer les techniques permettant de construire un récit d'entreprise.

Mais do que nunca, a sociedade exige uma postura ética e responsável das organizações com as quais se relacionam. Apenas a produção de bons produtos e serviços, sozinhos, deixou de ser suficiente para manter clientes fiéis e funcionários engajados.

As empresas precisam atuar de forma sustentável em todos os sentidos, tanto na sua atividade interna, quanto na cadeia de produção de matérias primas, no transporte e nas revendas.

Esta matéria vai aprofundar o tema, mostrando os caminhos para comunicar online e off-line as atividades responsáveis da empresa, apresentando formas de gerir a diversidade, implantar uma política de compliance para toda a organização, divulgar as ações de sustentabilidade e otimizar as relações éticas com a sociedade de modo geral. Tudo para estar cada vez mais dentro dos preceitos ESG.

Fazem parte deste conteúdo curricular as discussões e as alternativas mais adequadas para equacionar as questões de gênero, a inibição dos assédios morais e sexuais, a inclusão de pessoas com necessidades especiais e o aproveitamento de profissionais da terceira idade.

Decorrente da imagem institucional, a reputação de uma empresa é construída ao longo do tempo, como resultado das suas ações, valores praticados e efetivas contribuições à sociedade.

Para muitas empresas a reputação constitui a maior parte do valor da marca no mercado, superando seus ativos tangíveis e sua geração de caixa.

Isto porque uma reputação bem construída é capaz de superar crises de várias naturezas (tema de outra disciplina específica deste curso), permitindo que a marca se reconstrua diante dos olhos do mercado, amparada por um passado respeitável.

Esta matéria mostrará como deve ser construída a imagem corporativa de uma organização, alinhando seus discursos institucionais para que ela tenha uma imagem única ao longo do tempo, empregando elementos constitutivos de uma identidade de marca.

Serão apresentadas formas para desenvolver e aproveitar as relações com influenciadores, além de metodologias para estudar a imagem atual da empresa e planejar a imagem pretendida.

Não importa o tamanho da empresa – micro, pequena, média ou grande – ou se ela é organizada ou desorganizada. Todas as instituições estão sujeitas a vivenciarem uma crise de imagem no mercado. As que souberem enfrentar bem a situação sobrevivem e seguem em frente superando o momento difícil. As que não souberem, desaparecerão ou sofrerão com graves consequências.

Nesta matéria serão mostradas as características de um bom Plano Preventivo contra as crises (Crisis Response Plan – CRP) e como implantá-lo na empresa como forma ideal de não vivenciar resultados desastrosos para a imagem corporativa.

Serão discutidas, também, as ações que devem ser adotadas quando uma crise já se instaurou: respostas imediatas, atitudes para gerar empatia com o público, utilização das mídias sociais, atendimento à imprensa, monitoramento das notícias e atividades posteriores à crise para recuperar a imagem abalada.

O estudante vai aprender a lidar e tirar proveito das crises geradas no mundo das Fake News.

Les événements permettent d'établir une relation plus étroite avec les parties prenantes et créent les conditions nécessaires au développement d'une approche plus informelle, tout en offrant des expériences uniques.

Dans ce cours, les nombreuses façons d'insérer l'entreprise dans le contexte des événements seront étudiées en profondeur, tant sur le plan institutionnel que commercial.

Des solutions seront proposées pour développer des événements propres, participer de manière différenciée à des événements de tiers, parrainer des événements importants ou graviter autour d'eux afin de fixer la marque sans investir de grosses sommes d'argent.

À titre d'exemple, les expériences de marque dans les espaces en ligne et hors ligne, les journées portes ouvertes, les événements organisés dans l'univers numérique, la tendance aux actions durables telles que les décorations recyclables et la production d'énergie par le visiteur, parmi beaucoup d'autres, seront abordés.

Também os eventos internos para colaboradores e suas famílias, terceirizados e contratados receberão especial atenção, por fazerem parte das estratégias de manutenção de um bom clima para o aumento da produtividade do trabalho.

Pessoas adotam comportamentos com ou sem qualidade. É preciso acompanhar se as atitudes dos públicos vêm acompanhadas do nível de qualidade esperado pela empresa.

Isto vale tanto para funcionários, quanto para clientes, imprensa, distribuidores, franqueados, concessionários e outros públicos.

A mensuração qualitativa é o foco desta disciplina, que abordará os principais métodos de pesquisa utilizados no mercado, preparando o estudante para realizá-la com a equipe da empresa ou para saber cobrar resultados efetivos de um instituto de pesquisa contratado.

Serão discutidas, entre outras, as metodologias de Investigação Apreciativa, de Focus Group, de Cliente ou Funcionário Oculto e as alternativas digitais disponíveis, tanto gratuitas, quanto pagas.

“Show me the money”. Esta é uma das expressões mais repetidas por executivos de empresas, especialmente em tempos de dificuldades econômicas no mercado.

Com razão, todos querem saber se o orçamento investido em comunicação e marketing, quer seja em ação online ou off-line, trazem retorno financeiro para o negócio.

É preciso provar que o dinheiro será ou foi bem aplicado e que, de fato, contribuiu para fortalecer a imagem institucional e para vender produtos e serviços.

Nesta disciplina, além de mensurar os resultados quantitativos tangíveis ou intangíveis de todas as ações de comunicação e marketing, o estudante vai aprender a utilizar os dados para preparar futuros Planos Estratégicos, otimizar recursos humanos, materiais e financeiros, corrigir os rumos de uma campanha e gerenciar dados de forma estratégica.

No mundo digital a mensuração quantitativa conta com inúmeras ferramentas que serão mostradas no curso, mas elas sozinhas não agregam inteligência à leitura dos números. A matéria vai preparar os participantes para realizarem análises, selecionarem os melhores indicadores, definirem as métricas e calcularem o ROI – Return on Investiment, mesmo das ações institucionais não-tangíveis.

 

Stakeholders

A comunicação interna é uma necessidade de todas as empresas para manterem seus funcionários bem informados sobre tudo o que aconteceu e o que deverá acontecer no ambiente da empresa. Mas só isso não basta para estimular nos colaboradores os comportamentos mais adequados para o desenvolvimento de equipes de alto desempenho.

É necessário implementar campanhas de endomarketing que estimulem a todos a perseguirem objetivos comuns da organização, criando motivações corporativas para que cada um dê o máximo da sua capacidade produtiva e criativa.

A abordagem desta matéria é focada nas duas formas de ação conjugadas: planejamento, criação e implementação do endomarketing estratégico, ao lado do uso complementar da comunicação interna para fixação dos conceitos essenciais.

As alternativas vistas no módulo “Universo Digital das Comunicações” serão resgatadas neste módulo, desta vez sob o aspecto dos conteúdos mais recomendados para modificar comportamentos, aproximar gestores das equipes e manter os colaboradores motivados para o permanente empreendedorismo corporativo.

O estudante aprenderá a criar fluxos horizontais de comunicação para envolver o público interno na busca de soluções, com empoderamento e descentralização do poder hierárquico concentrador.

Um dos grandes desafios atuais das organizações é manter a harmonia produtiva na convivência das gerações mais antigas com as novas, minimizando o choque de culturas e comportamentos.

As duas visões do trabalho são indispensáveis para o crescimento dos negócios: a experiência de quem conhece o mercado há anos e a inovação de quem nasceu conectado a um mundo líquido e digital.

Como lidar e integrar as diferentes gerações – X, Y e Baby Boomeres – é o foco principal desta disciplina, que vai além, abordando, por exemplo, as diferenças multiculturais de expatriados nas empresas internacionalizadas.

Serão vistas as características psicológicas que devem ser levadas em consideração para administrar e reduzir conflitos, gerando atrativos no clima interno para diminuir o turn over e ampliar o pertencimento e o engajamento de todos.

O elo entre as gerações e diferentes perfis será tratado por meio da gestão de uma comunicação integradora que promove relacionamentos mais maduros e assertivos.

A existência da empresa sempre está condicionada às relações com seus clientes. Uma boa estratégia de comunicação deve prever ações para os três momentos de interação com seus consumidores: pré-venda (geração de conhecimento e conquista), venda (consideração e preferência) e pós-venda (relacionamento para futuras compras).

Neste módulo o estudante será levado a percorrer toda a cadeia de ações para o envolvimento e encantamento dos clientes, tais como as campanhas para ampliar a visibilidade do produto, propaganda, campanhas conjugadas com parceiros, promoções no PDV, programas de fidelidade, envolvimento com relações públicas, entre outras possibilidades.

Os meios online e off-line, conjugados, serão vistos dentro do conjunto de alternativas para conquistar e reter clientes que verdadeiramente se identifiquem com a marca, seus produtos e serviços.

A imprensa sempre foi considerada o 4º poder por sua influência na formação da opinião pública. Atualmente os meios impressos e eletrônicos perderam um pouco da sua força para os meios digitais. Mas a mídia jornalística continua influenciando atitudes e percepções.

A maneira como se relacionar com a imprensa de forma positiva, obtendo espaços editoriais gratuitos que divulguem a marca institucionalmente é o objetivo desta disciplina.

Serão vistas maneiras de estruturar uma assessoria de imprensa ativa em busca de divulgações constantes, conquistando matérias estratégicas em veículos de real interesse para os objetivos do negócio.

A atuação receptiva, reagindo às solicitações de jornalistas também será discutida, ao lado das maneiras para transformar a empresa e seus executivos em fontes de informações.

Como elaborar um media training, como utilizar os influencers digitais e como ser notícia nos veículos e portais digitais é mais um conteúdo importante que o estudante aprenderá neste módulo.

 

Empresas de capital aberto precisam se comunicar com seus acionistas por força de imposições da lei. No entanto, quer sejam sociedades anônimas ou organizações de capital fechado, ambas necessitam obter créditos e financiamentos, tanto para a expansão dos negócios, quanto para aumentar seu capital de giro.

Nesta disciplina serão vistas formas para se aproximar de acionistas, além de conquistar novos investidores (anjos) no mundo virtual ou presencial, promovendo a comunicação legal ao lado da institucional para satisfazer as necessidades de segurança e perspectivas de futuro dos agentes do mercado.

A conquista da confiança dos analistas de mercado será discutida como ponto de partida para a elevação do valor intangível da marca e da avaliação tangível do empreendimento.

Em paralelo, serão tratadas questões de relacionamentos com o mercado financeiro dos bancos e demais fontes de empréstimos, inclusive o fortalecimento pontual da imagem corporativa da empresa para sua valorização e consequente venda.

 

Muitas vezes o lobby é confundido no Brasil como uma atividade ilícita promovida por empresas que não têm um comportamento ético. No entanto, o lobby é um instrumento da democracia, na medida em que todos os representantes da sociedade civil podem interagir com os poderes públicos e demonstrarem seus pontos de vista em favor ou contra uma proposta de mudança social.

Em apoio à atividade do lobista, a comunicação assume um papel importante de ajuda no convencimento de parlamentares e da opinião pública sobre as ideias defendidas pela organização.

No decorrer desta matéria o estudante conhecerá ações de comunicação para a defesa dos interesses empresariais, por exemplo em processos de audiências públicas, além de atividades para manter o estreito relacionamento com parlamentares e os poderes executivos.

O uso das mídias sociais e dos canais digitais será visto como alternativa para a disseminação de ideias em apoio aos interesses corporativos.

 

Os canais de distribuição, próprios da empresa ou terceirizados, representam a marca diante dos consumidores. Por isso, é necessário que eles sejam preparados para assumirem a postura mais adequada frente ao mercado, com o necessário engajamento aos valores e estratégias corporativas.

Esta disciplina trata de alternativas para manter um bom relacionamento com canais de distribuição e PDVs, tanto para as situações de rotina, quanto para o desenvolvimento de campanhas de incentivos de vendas, envolvendo premiações ou apenas reconhecimentos.

As mais diversas formas de promoções conjugadas com o PDV serão discutidas, visando ampliar o repertório do estudante para uma aproximação produtiva e rentável com todo o trade, a fim de assegurar que a marca será respeitada e o retorno financeiro será ampliado.

 

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)*

O objetivo é elaborar um projeto com aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto terá o monitoramento de um orientador/a, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.

Além da carga horária da disciplina, serão necessárias horas adicionais para a elaboração e finalização do Trabalho de Conclusão Aplicado.  

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
Os estudantes brasileiros residentes no exterior podem apresentar o TCC no formato online com base na comprovação da residência no exterior.

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435h

contenu

3 semestres

Achèvement du cours

EAD en direct

Mode cours

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"Este Master é um grande mergulho na Comunicação Empresarial, com aulas online ao vivo, professores do mercado e conteúdos práticos para que você aperfeiçoe a comunicação da sua organização, por meio de um planejamento integrado, visando a otimização de recursos com a sensibilização de todos os stakeholders."

Témoignages de ceux qui sont déjà venus

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Si vous préférez ou ne pouvez pas participer aux diffusions en direct, vous pouvez toujours regarder les enregistrements de tous les cours, qui sont disponibles dans le système pendant toute la durée de la formation. De cette manière, vous pouvez personnaliser votre programme de cours en fonction de votre emploi du temps.

Interaction avec les enseignants

Durante as aulas, os estudantes podem interagir com o professor ao vivo pela plataforma, tirando dúvidas e participando ativamente da aula em tempo real, simplesmente ao ativar sua câmera e seu microfone. Assim, o estudante garante a comodidade de um curso online com a qualidade de aprendizado de um curso presencial.

Évaluations en collaboration directe avec les enseignants

Toutes les activités et évaluations sont appliquées directement par les enseignants de chaque matière et non par des moniteurs ou des intermédiaires, une pratique récurrente sur le marché.

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Pour garantir l'excellence de l'enseignement à l'ESPM également dans les cours en ligne, nous avons développé le concept de l'EAD en direct : uniquement à l'ESPM, tous les cours numériques de toutes les matières se déroulent en direct, le jour et l'heure étant programmés à l'avance.

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Les professeurs de l'ESPM ont une expérience académique et sont également familiers et expérimentés dans l'environnement des cadres.

Les personnes souhaitant obtenir un diplôme à l'étranger - et dont le diplôme n'est pas validé par une université publique nationale - peuvent s'inscrire à des cours de troisième cycle à distance, mais le certificat de cours ne sera pas considéré comme un cours lato sensu au Brésil.
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*Toutes les dates sont susceptibles d'être modifiées

20% DE RÉDUCTION

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE RÉDUCTION

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes dos cursos de extensão da ESPM.

Note : Pour les cours commençant en mars, la location-vente commencera en mai, pour les cours commençant en avril, la location-vente commencera en juin et pour les cours commençant en août, la location-vente commencera en septembre (échéance tous les 8).

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Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)

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FAQ

Questions fréquemment posées

Vous avez des doutes ? Jetez un coup d'œil ici :

Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.

Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.

 

As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.

 

Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.

 

Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.

Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.

Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.

Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.

Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.

Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).

 

*Il y a une réunion en face à face obligatoire par sujet pour les cours de troisième cycle HyFlex.

Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.

Na ESPM, os cursos da modalidade Live EAD têm todas as aulas ministradas ao vivo, e o(a) aluno(a) pode optar por participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas quando quiser e puder.

 

O trabalho de conclusão do curso necessita ser apresentado presencialmente, em um dos campi ESPM de São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

 

Na modalidade Live EAD, o(a) aluno(a) tem total liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Aproximadamente 50% da carga horária da disciplina é dedicada às aulas ao vivo e 50% a outras atividades assíncronas de aprendizado.

 

Estudantes do curso que residam no exterior poderão apresentar o TCC de forma online.

Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.

 

*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.

Sim, nossos alunos EAD ou demais modalidades são mais do que bem-vindos para utilizar nossos campi e nossas instalações durante ou fora do horário de aula.

L'ESPM est une référence nationale dans l'enseignement supérieur. Notre portefeuille de cours reflète les thèmes les plus actuels du marché, en plus d'être formulé à partir de méthodologies d'enseignement actives. Nous offrons à nos étudiants une éducation axée sur l'excellence - ce qui inclut la qualité académique, l'innovation constante des programmes, des méthodologies et des expériences, la proximité du marché, une infrastructure de pointe, et bien plus encore.

Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.

O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).

Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só agendar a entrevista, e o resultado é informado logo em seguida.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só responder o questionário e aguardar a análise do currículo

Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.

 

Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao

novo site: gov.br/mec

Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:

– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;

– Histórico original de curso superior;

– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.

 

Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Ficou com alguma dúvida? Podemos te ajudar:

Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h 

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Master em Comunicação Empresarial Transmídia

Início das aulas: 29/04/2024

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Programme SEED

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.