Postgrado ESPM

Master em Comunicação Empresarial Transmídia

AULA INAUGURAL: 29/04/2024

Sobre el curso

Ao longo deste Master, os estudantes serão preparados para:

  • Avaliar cenários e planejar ações integradas de comunicação e marketing, conhecendo as características psicológicas de cada público prioritário para conseguir disseminar entre todos eles os conceitos esseciais da marca e gerar percepção de valor agregado
  • Compreender o alcance das mídias digitais para poder utilizá-las de forma mais eficaz, empregando a técnica COPE – Create Once Publish Everywhere para otimizar os resultados também nos demais meios off-line, criando uma empresa com imagem e discursos únicos
  • Praticar modelos de estímulo à criatividade, utilizando metodologias para criar alternativas diferenciadas de comunicação com o mercado que reúnam, ao mesmo tempo, eficácia com investimento equacionado para a produção dos resultados esperados.

 

Em um ambiente de colaboração constante, professores e estudantes compartilharão conhecimentos para serem utilizados imediatamente nas empresas e para desenvolverem o Projeto de Conclusão Aplicado, baseado em uma situação real cujo planejamento de comunicação e marketing serão desenvolvidos com base nos conteúdos vistos em todas as matérias.

Master em Comunicação Empresarial Transmídia

Início das aulas: Imediato

Dias da semana: Às segundas e quartas-feiras

Periodo: Tarde

Horario: de 19.30 a 21.30 horas

Carga horária: 435h

35X R$ 659,12

R$ 100.00

Tasa de inscripción en el proceso de selección

Inscrições até: 10/05/2024

Modalidad

EAD en directo

Tenga la libertad de adaptar el curso a su horario y ubicación. Usted puede elegir participar en los debates de clase en línea, a través de Zoom, en directo o ver las grabaciones de las clases cuando quieras y puedas. *En el posgrado Live EAD, la presentación del proyecto final del curso es presencial.

Eventos ESPM

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Aula aberta do curso: Gestão de crises nas redes sociais

10.ABR
Online, das 20h às 21h30

Aula aberta

Confira a última aula aberta deste curso

Sobre el curso

Planejamento e criatividade para encontrar soluções diferenciadas

O mundo digital está presente na vida de todas as empresas, independentemente do tamanho e do seu segmento de atuação. Consumidores são omini channel, relacionando-se com as organizações das mais variadas formas, online e offline, tudo junto e misturado.

Todos os outros públicos prioritários também estão interligados e o real ponto de conexão entre todos eles é a comunicação empresarial.

As empresas que praticam uma Comunicação Integrada unindo de forma estratégica as alternativas online e off-line, conseguem ganhos muito expressivos em termos de resultados eficazes, otimização dos budgets, ampliação do alcance e dos impactos, diferenciação mercadológica e maximização da produtividade de toda a organização.

Esta é a proposta essencial deste Master: capacitar melhor os novos CCO – Chief Communication Officers, para que encarem os desafios desses tempos com clareza, enxerguem a Big Picture e consigam atuar de maneira focada, dirigindo a comunicação a cada um dos stakeholders.

Em tempos de economia incerta e de uma pandemia que vem se mostrando com calda longa em seus efeitos sobre a sociedade, o foco de todas as organizações está voltado para fazer mais com menos. As verbas estão escassas, crescem as expectativas por melhores resultados, as equipes ficaram mais enxutas, os erros são menos tolerados e a mensuração de resultados está na pauta do dia de todos os executivos.

Os CCOs precisam se preparar melhor para navegar neste oceano que nem sempre é azul: muitas vezes cinza, outras vezes vermelho. Neste Master os profissionais da comunicação e do marketing serão desafiados em duas frentes: a do planejamento e criatividade para encontrar soluções diferenciadas diante da grande transformação digital do mercado; e a dos públicos prioritários da empresa, que são muitos, têm inúmeras peculiaridades e precisam ser impactados de forma única em meio a uma epidemia de infoxição.

Profissionais de comunicação que desenvolvem uma visão mais estratégica das novas formas de se relacionar com os mais diversos stakeholders da organização se destacam no mercado profissional porque conseguem entregar mais resultados, demonstrando o retorno sobre o investimento (ROI) de todas as suas ações e garantindo o fortalecimento da reputação do empreendimento.

Eventos presenciales

Red temática

Encontros presenciais, durante um sábado do mês de junho, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD.

Próxima data: 29 de junho de 2024, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim

Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.  Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.

Presentación del trabajo de fin de curso

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

11 Master com emp e transmidia
Áreas temáticas

O curso de Master em Comunicação Empresarial Transmídia está classificado na área de Comunicação e Novas Mídias. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

A quién va dirigido

  • Profissionais dedicados à construção da imagem institucional e de marca de produtos, que zelam pela reputação das empresas e pelos seus relacionamentos com os mais diversos stakeholders
  • Profissionais de comunicação e marketing que lidam com as mídias digitais e coordenam os processos online e off-line de interação da empresa com o mercado
  • Responsáveis pela gestão de equipes, recursos humanos, atração, desenvolvimento e retenção de talentos internos que precisam lidar com os desafios de aproximar diferentes gerações para formar times multidisciplinares e multiculturais de alto desempenho
  • Profissionais responsáveis pela publicidade, marketing institucional e mercadológico, relações públicas, imprensa, gestão de crises, relações institucionais com os mais diversos públicos, planejamento, criação, implantação e mensuração de resultados de ações de comunicação integrada e estratégica
  • Empreendedores, consultores, gestores de empresas familiares e profissionais liberais que atuam em seus próprios negócios
  • Empresas, agências de publicidade e de comunicação, assessorias e consultorias que necessitam capacitar suas equipes na área de planejamento, avaliação de cenários, criação e gestão de relacionamentos com públicos.

Requisito previo

Graduação concluída no Brasil ou graduação concluída no exterior e reconhecida pelo MEC.

Perfil de los licenciados

Ao final do Master em Comunicação Empresarial Transmídia, o estudante estará capacitado a exercer atividades práticas e de gestão da área de Comunicação Empresarial de qualquer organização, com conhecimentos técnicos para o exercício de assessoria de imprensa, endomarketing, gerenciamento da reputação, relações com o governo, mensuração de resultados, entre outras.

Lo que aprenderá

As disciplinas serão conduzidas por professores com vivência profissional, tanto no mercado quanto acadêmica, nos respectivos temas, e apresentam os conteúdos por web conferência ao vivo, o que possibilita grande interação entre professores e estudantes, com discussão de cases, análises de textos e indicações bibliográficas relevantes e atuais. 

 

O programa do curso tem uma composição que reflete a experiência da ESPM na formação dos profissionais para o mercado de trabalho. 

 

Disciplina integradora

Uma aula inaugural onde será apresentada a estrutura geral do curso, o funcionamento do ambiente de aula, a monitoria acadêmica e as características do trabalho final. Apresenta, também, as novas competências dos CCO – Chief Communications Officer: gestores da comunicação e guardiões da imagem das organizações.

Ambiente para contato direto com a coordenação do curso e demais estudantes.

Planejamento e criatividade

Em um mundo de pessoas hiperconectadas, é preciso focar nas necessidades e expectativas dos públicos prioritários para desenvolver um plano de comunicação integrada que contribua efetivamente para o atingimento dos objetivos do negócio.

Conhecer as ferramentas e os meios digitais é importante, mas não é suficiente para se destacar em mercados de extrema competitividade. É necessário definir as melhores alternativas para impactar o maior número de pessoas, com o menor montante de investimento.

Esta disciplina vai mostrar 11 etapas para a elaboração de um planejamento completo, começando pelo conhecimento dos objetivos do negócio em sintonia com os objetivos de comunicação e marketing, passando pela definição dos stakeholders, perfil dos públicos, pontos de contato, guidelines de orientação de campanhas, ações de comunicação, cronograma, budget e mensuração de resultados.

A matéria tem por objetivo mostrar ao estudante a lógica do pensamento estratégico para a elaboração de um plano integrado, de tal forma que ele esteja preparado para planejar em qualquer tipo de empresa e negócio, quer seja indústria, comércio, serviços, agribusiness, setor público ou terceiro setor.

Após cursar esta disciplina o participante estará apto a utilizar todas as demais matérias que mostrarão alternativas online e off-line para compor o Planejamento da Comunicação Integrada de Marketing.

Existem muitos meios digitais que podem ser utilizados para alavancar as comunicações das empresas com seus diversos públicos. Junto com eles podemos contar com o apoio da IA – Inteligência Artificial.

Discutir as tendências das mídias sociais permite um pensamento estratégico que orienta as escolhas de caminhos a serem seguidos para os investimentos em comunicação institucional e mercadológica.

Esta disciplina aborda maneiras para se chegar à liderança comunicacional no mundo V.U.C.A. (volatility, uncertainty, complexity and ambiguity) ou B.A.N.I (brittleness, anxiety, nonlinearity and incomprehensibility), tanto por meio da utilização otimizada das mídias sociais digitais de forma orgânica ou impulsionada, quanto apresentando as ferramentas digitais mais recomendadas para engajar diversos públicos e, ainda por cima, utilizando a IA como ponto de partida para nos levar a escolhas mais eficazes e engajadas.

Entre elas, o estudante vai conhecer alternativas de gamefication, treinamentos EaD e mídias sociais corporativas fechadas no âmbito da TI da empresa.

Diferenciação é a palavra-chave de qualquer processo de comunicação com o mercado. Para se destacar entre a concorrência é preciso ser mais criativo, nem sempre fazendo algo que ninguém jamais fez, mas pelo menos fazendo de uma maneira inusitada o que já é conhecido.

Este é o foco desta disciplina: compartilhar técnicas para que o estudante consiga dar asas à sua imaginação, mesmo quando imagina que não possui o dom da criatividade.

Serão mostradas e aprofundadas inúmeras formas para desenvolver um processo criativo como, por exemplo, o Design Thinking, o Brainstorming, o World Café, o modelo SCAMPER, o Mind Map, o método Sinéctico e a busca de referências criativas.

O objetivo é desenvolver um modelo criativo baseado nas necessidades da empresa e nas expectativas dos públicos, de tal forma que as ações de comunicação e marketing ganhem contornos de ineditismo com foco em resultados concretos.

La construcción de la imagen institucional y el fortalecimiento de la relación emocional del público con las organizaciones pasan por la formulación de storytelling.

Todos tenemos una relación muy estrecha con historias de todo tipo. Desde que nacemos nos vemos envueltos por narraciones que empiezan a contarnos nuestros padres, luego en la escuela, los amigos y las instituciones con las que nos relacionamos.

La vida de las empresas debe contarse interna y externamente para generar compromiso con la marca empleadora y los productos y servicios que se consumen.

Un registro de las historias de la organización, desde el heroísmo empresarial de su fundador hasta los logros de sus empleados más destacados, puede implicar a los empleados actuales en las páginas que aún quedan por escribir.

Del mismo modo, las buenas historias conectan al mercado con la marca y crean lazos de cercanía difíciles de romper.

Mostrar las técnicas para construir el storytelling corporativo es el objetivo de este curso.

Mais do que nunca, a sociedade exige uma postura ética e responsável das organizações com as quais se relacionam. Apenas a produção de bons produtos e serviços, sozinhos, deixou de ser suficiente para manter clientes fiéis e funcionários engajados.

As empresas precisam atuar de forma sustentável em todos os sentidos, tanto na sua atividade interna, quanto na cadeia de produção de matérias primas, no transporte e nas revendas.

Esta matéria vai aprofundar o tema, mostrando os caminhos para comunicar online e off-line as atividades responsáveis da empresa, apresentando formas de gerir a diversidade, implantar uma política de compliance para toda a organização, divulgar as ações de sustentabilidade e otimizar as relações éticas com a sociedade de modo geral. Tudo para estar cada vez mais dentro dos preceitos ESG.

Fazem parte deste conteúdo curricular as discussões e as alternativas mais adequadas para equacionar as questões de gênero, a inibição dos assédios morais e sexuais, a inclusão de pessoas com necessidades especiais e o aproveitamento de profissionais da terceira idade.

Decorrente da imagem institucional, a reputação de uma empresa é construída ao longo do tempo, como resultado das suas ações, valores praticados e efetivas contribuições à sociedade.

Para muitas empresas a reputação constitui a maior parte do valor da marca no mercado, superando seus ativos tangíveis e sua geração de caixa.

Isto porque uma reputação bem construída é capaz de superar crises de várias naturezas (tema de outra disciplina específica deste curso), permitindo que a marca se reconstrua diante dos olhos do mercado, amparada por um passado respeitável.

Esta matéria mostrará como deve ser construída a imagem corporativa de uma organização, alinhando seus discursos institucionais para que ela tenha uma imagem única ao longo do tempo, empregando elementos constitutivos de uma identidade de marca.

Serão apresentadas formas para desenvolver e aproveitar as relações com influenciadores, além de metodologias para estudar a imagem atual da empresa e planejar a imagem pretendida.

Não importa o tamanho da empresa – micro, pequena, média ou grande – ou se ela é organizada ou desorganizada. Todas as instituições estão sujeitas a vivenciarem uma crise de imagem no mercado. As que souberem enfrentar bem a situação sobrevivem e seguem em frente superando o momento difícil. As que não souberem, desaparecerão ou sofrerão com graves consequências.

Nesta matéria serão mostradas as características de um bom Plano Preventivo contra as crises (Crisis Response Plan – CRP) e como implantá-lo na empresa como forma ideal de não vivenciar resultados desastrosos para a imagem corporativa.

Serão discutidas, também, as ações que devem ser adotadas quando uma crise já se instaurou: respostas imediatas, atitudes para gerar empatia com o público, utilização das mídias sociais, atendimento à imprensa, monitoramento das notícias e atividades posteriores à crise para recuperar a imagem abalada.

O estudante vai aprender a lidar e tirar proveito das crises geradas no mundo das Fake News.

Los eventos permiten una relación más estrecha con las partes interesadas, creando las condiciones para el desarrollo de un enfoque más informal, al tiempo que proporcionan experiencias únicas.

En este curso se estudiarán en profundidad las innumerables formas de inserción de la empresa en el contexto de los acontecimientos, tanto institucionales como comerciales.

Se mostrarán alternativas para desarrollar eventos propios, participar de forma diferenciada en eventos de terceros, patrocinar eventos importantes o gravitar en torno a ellos para fijar la marca sin invertir grandes sumas de dinero.

Como ejemplos, se abordarán las experiencias de marca en espacios online y offline, las jornadas de puertas abiertas, los eventos celebrados en el universo digital, la tendencia de acciones sostenibles como la decoración reciclable y la generación de energía por parte del visitante, entre otras muchas.

Também os eventos internos para colaboradores e suas famílias, terceirizados e contratados receberão especial atenção, por fazerem parte das estratégias de manutenção de um bom clima para o aumento da produtividade do trabalho.

Pessoas adotam comportamentos com ou sem qualidade. É preciso acompanhar se as atitudes dos públicos vêm acompanhadas do nível de qualidade esperado pela empresa.

Isto vale tanto para funcionários, quanto para clientes, imprensa, distribuidores, franqueados, concessionários e outros públicos.

A mensuração qualitativa é o foco desta disciplina, que abordará os principais métodos de pesquisa utilizados no mercado, preparando o estudante para realizá-la com a equipe da empresa ou para saber cobrar resultados efetivos de um instituto de pesquisa contratado.

Serão discutidas, entre outras, as metodologias de Investigação Apreciativa, de Focus Group, de Cliente ou Funcionário Oculto e as alternativas digitais disponíveis, tanto gratuitas, quanto pagas.

“Show me the money”. Esta é uma das expressões mais repetidas por executivos de empresas, especialmente em tempos de dificuldades econômicas no mercado.

Com razão, todos querem saber se o orçamento investido em comunicação e marketing, quer seja em ação online ou off-line, trazem retorno financeiro para o negócio.

É preciso provar que o dinheiro será ou foi bem aplicado e que, de fato, contribuiu para fortalecer a imagem institucional e para vender produtos e serviços.

Nesta disciplina, além de mensurar os resultados quantitativos tangíveis ou intangíveis de todas as ações de comunicação e marketing, o estudante vai aprender a utilizar os dados para preparar futuros Planos Estratégicos, otimizar recursos humanos, materiais e financeiros, corrigir os rumos de uma campanha e gerenciar dados de forma estratégica.

No mundo digital a mensuração quantitativa conta com inúmeras ferramentas que serão mostradas no curso, mas elas sozinhas não agregam inteligência à leitura dos números. A matéria vai preparar os participantes para realizarem análises, selecionarem os melhores indicadores, definirem as métricas e calcularem o ROI – Return on Investiment, mesmo das ações institucionais não-tangíveis.

 

Stakeholders

A comunicação interna é uma necessidade de todas as empresas para manterem seus funcionários bem informados sobre tudo o que aconteceu e o que deverá acontecer no ambiente da empresa. Mas só isso não basta para estimular nos colaboradores os comportamentos mais adequados para o desenvolvimento de equipes de alto desempenho.

É necessário implementar campanhas de endomarketing que estimulem a todos a perseguirem objetivos comuns da organização, criando motivações corporativas para que cada um dê o máximo da sua capacidade produtiva e criativa.

A abordagem desta matéria é focada nas duas formas de ação conjugadas: planejamento, criação e implementação do endomarketing estratégico, ao lado do uso complementar da comunicação interna para fixação dos conceitos essenciais.

As alternativas vistas no módulo “Universo Digital das Comunicações” serão resgatadas neste módulo, desta vez sob o aspecto dos conteúdos mais recomendados para modificar comportamentos, aproximar gestores das equipes e manter os colaboradores motivados para o permanente empreendedorismo corporativo.

O estudante aprenderá a criar fluxos horizontais de comunicação para envolver o público interno na busca de soluções, com empoderamento e descentralização do poder hierárquico concentrador.

Um dos grandes desafios atuais das organizações é manter a harmonia produtiva na convivência das gerações mais antigas com as novas, minimizando o choque de culturas e comportamentos.

As duas visões do trabalho são indispensáveis para o crescimento dos negócios: a experiência de quem conhece o mercado há anos e a inovação de quem nasceu conectado a um mundo líquido e digital.

Como lidar e integrar as diferentes gerações – X, Y e Baby Boomeres – é o foco principal desta disciplina, que vai além, abordando, por exemplo, as diferenças multiculturais de expatriados nas empresas internacionalizadas.

Serão vistas as características psicológicas que devem ser levadas em consideração para administrar e reduzir conflitos, gerando atrativos no clima interno para diminuir o turn over e ampliar o pertencimento e o engajamento de todos.

O elo entre as gerações e diferentes perfis será tratado por meio da gestão de uma comunicação integradora que promove relacionamentos mais maduros e assertivos.

A existência da empresa sempre está condicionada às relações com seus clientes. Uma boa estratégia de comunicação deve prever ações para os três momentos de interação com seus consumidores: pré-venda (geração de conhecimento e conquista), venda (consideração e preferência) e pós-venda (relacionamento para futuras compras).

Neste módulo o estudante será levado a percorrer toda a cadeia de ações para o envolvimento e encantamento dos clientes, tais como as campanhas para ampliar a visibilidade do produto, propaganda, campanhas conjugadas com parceiros, promoções no PDV, programas de fidelidade, envolvimento com relações públicas, entre outras possibilidades.

Os meios online e off-line, conjugados, serão vistos dentro do conjunto de alternativas para conquistar e reter clientes que verdadeiramente se identifiquem com a marca, seus produtos e serviços.

A imprensa sempre foi considerada o 4º poder por sua influência na formação da opinião pública. Atualmente os meios impressos e eletrônicos perderam um pouco da sua força para os meios digitais. Mas a mídia jornalística continua influenciando atitudes e percepções.

A maneira como se relacionar com a imprensa de forma positiva, obtendo espaços editoriais gratuitos que divulguem a marca institucionalmente é o objetivo desta disciplina.

Serão vistas maneiras de estruturar uma assessoria de imprensa ativa em busca de divulgações constantes, conquistando matérias estratégicas em veículos de real interesse para os objetivos do negócio.

A atuação receptiva, reagindo às solicitações de jornalistas também será discutida, ao lado das maneiras para transformar a empresa e seus executivos em fontes de informações.

Como elaborar um media training, como utilizar os influencers digitais e como ser notícia nos veículos e portais digitais é mais um conteúdo importante que o estudante aprenderá neste módulo.

 

Empresas de capital aberto precisam se comunicar com seus acionistas por força de imposições da lei. No entanto, quer sejam sociedades anônimas ou organizações de capital fechado, ambas necessitam obter créditos e financiamentos, tanto para a expansão dos negócios, quanto para aumentar seu capital de giro.

Nesta disciplina serão vistas formas para se aproximar de acionistas, além de conquistar novos investidores (anjos) no mundo virtual ou presencial, promovendo a comunicação legal ao lado da institucional para satisfazer as necessidades de segurança e perspectivas de futuro dos agentes do mercado.

A conquista da confiança dos analistas de mercado será discutida como ponto de partida para a elevação do valor intangível da marca e da avaliação tangível do empreendimento.

Em paralelo, serão tratadas questões de relacionamentos com o mercado financeiro dos bancos e demais fontes de empréstimos, inclusive o fortalecimento pontual da imagem corporativa da empresa para sua valorização e consequente venda.

 

Muitas vezes o lobby é confundido no Brasil como uma atividade ilícita promovida por empresas que não têm um comportamento ético. No entanto, o lobby é um instrumento da democracia, na medida em que todos os representantes da sociedade civil podem interagir com os poderes públicos e demonstrarem seus pontos de vista em favor ou contra uma proposta de mudança social.

Em apoio à atividade do lobista, a comunicação assume um papel importante de ajuda no convencimento de parlamentares e da opinião pública sobre as ideias defendidas pela organização.

No decorrer desta matéria o estudante conhecerá ações de comunicação para a defesa dos interesses empresariais, por exemplo em processos de audiências públicas, além de atividades para manter o estreito relacionamento com parlamentares e os poderes executivos.

O uso das mídias sociais e dos canais digitais será visto como alternativa para a disseminação de ideias em apoio aos interesses corporativos.

 

Os canais de distribuição, próprios da empresa ou terceirizados, representam a marca diante dos consumidores. Por isso, é necessário que eles sejam preparados para assumirem a postura mais adequada frente ao mercado, com o necessário engajamento aos valores e estratégias corporativas.

Esta disciplina trata de alternativas para manter um bom relacionamento com canais de distribuição e PDVs, tanto para as situações de rotina, quanto para o desenvolvimento de campanhas de incentivos de vendas, envolvendo premiações ou apenas reconhecimentos.

As mais diversas formas de promoções conjugadas com o PDV serão discutidas, visando ampliar o repertório do estudante para uma aproximação produtiva e rentável com todo o trade, a fim de assegurar que a marca será respeitada e o retorno financeiro será ampliado.

 

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)*

O objetivo é elaborar um projeto com aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto terá o monitoramento de um orientador/a, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.

Além da carga horária da disciplina, serão necessárias horas adicionais para a elaboração e finalização do Trabalho de Conclusão Aplicado.  

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
Os estudantes brasileiros residentes no exterior podem apresentar o TCC no formato online com base na comprovação da residência no exterior.

Dé el siguiente paso en su carrera

435h

contenido

3 Semestres

Finalización del curso

EAD en directo

Modo de curso

Profesores inspiradores

Aquí aprenderás de los mejores profesionales del mercado.

"Este Master é um grande mergulho na Comunicação Empresarial, com aulas online ao vivo, professores do mercado e conteúdos práticos para que você aperfeiçoe a comunicação da sua organização, por meio de um planejamento integrado, visando a otimização de recursos com a sensibilização de todos os stakeholders."

Testimonios de quienes ya han estado aquí

¿Por qué elegir Live EAD ESPM?

Sepa cómo podemos ayudarle a invertir en el desarrollo de su carrera sin poner en riesgo su seguridad y sin comprometer su salud financiera, manteniendo la excelencia de la enseñanza que hace de ESPM una referencia en todo el país.

Ver tantas veces como sea necesario

Incluso cuando se participa en la emisión en directo, las grabaciones de cada clase siguen estando disponibles en el sistema para que los alumnos puedan consultarlas o revisarlas.

Horarios personalizados

Si prefiere o no puede participar en las emisiones en directo, puede ver las grabaciones de todas las clases, que están disponibles en el sistema durante todo el periodo del curso. De este modo, podrá personalizar su horario de clases en función de las necesidades de su agenda.

Interacción con los profesores

Durante as aulas, os estudantes podem interagir com o professor ao vivo pela plataforma, tirando dúvidas e participando ativamente da aula em tempo real, simplesmente ao ativar sua câmera e seu microfone. Assim, o estudante garante a comodidade de um curso online com a qualidade de aprendizado de um curso presencial.

Evaluaciones directamente con los profesores

Todas las actividades y evaluaciones son aplicadas directamente por los profesores de cada asignatura y no por monitores o intermediarios, una práctica recurrente en el mercado.

Clases en directo

Para garantizar la enseñanza con la excelencia de ESPM también en los cursos en línea, desarrollamos el concepto de EAD en directo: sólo en ESPM, todas las clases digitales de todas las asignaturas se imparten en directo, con día y hora programados de antemano.

Profesores con experiencia en el mercado

Los profesores del ESPM tienen experiencia académica y también están familiarizados y cuentan con experiencia en el entorno ejecutivo.

Los interesados en graduarse en el extranjero - que no tengan su diploma convalidado por una universidad pública nacional - pueden matricularse en cursos de postgrado a distancia, pero el certificado del curso no se considerará un curso lato sensu en Brasil.
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29x R$ 770,32

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1x R$ 698,00

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35x R$ 659,12

+

1x R$ 725,65

*Todas las fechas están sujetas a cambios.

20% DE DESCUENTO

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCUENTO

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes dos cursos de extensão da ESPM.

Nota: Para los cursos que comienzan en marzo, la compra a plazos se iniciará en mayo, para los cursos que comienzan en abril, la compra a plazos se iniciará en junio y para los cursos que comienzan en agosto, la compra a plazos se iniciará en septiembre (vencimiento cada 8).

Proceso de selección

Descubra cómo funciona cada fase del proceso de selección

Inscripción

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

Processo seletivo online

Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)

Inscripción

Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Investigación del Egresso ESPM

Pesquisa do Egresso 2023

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Leader In Class

Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.

Aulas internacionais

Aulas complementares com professores das melhores universidades do mundo para fortalecer o networking internacional.

Intercâmbio – Módulos Internacionais (extra curricular)

Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.

Orientação de Carreira

Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.

Multiverso ESPM Lifelong

Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.

Seguro educativo

Oferecemos um plano de seguro gratuito e garante a sua mensalidade em caso de imprevistos financeiros.

PREGUNTAS FRECUENTES

Preguntas frecuentes

¿Tiene dudas? Eche un vistazo aquí:

Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.

Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.

 

As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.

 

Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.

 

Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.

Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.

Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.

Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.

Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.

Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).

 

*Hay una reunión presencial obligatoria por asignatura en los cursos de postgrado HyFlex.

Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.

Na ESPM, os cursos da modalidade Live EAD têm todas as aulas ministradas ao vivo, e o(a) aluno(a) pode optar por participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas quando quiser e puder.

 

O trabalho de conclusão do curso necessita ser apresentado presencialmente, em um dos campi ESPM de São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

 

Na modalidade Live EAD, o(a) aluno(a) tem total liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Aproximadamente 50% da carga horária da disciplina é dedicada às aulas ao vivo e 50% a outras atividades assíncronas de aprendizado.

 

Estudantes do curso que residam no exterior poderão apresentar o TCC de forma online.

Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.

 

*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.

Sim, nossos alunos EAD ou demais modalidades são mais do que bem-vindos para utilizar nossos campi e nossas instalações durante ou fora do horário de aula.

ESPM es una referencia nacional en la enseñanza superior. Nuestra cartera de cursos refleja los temas más actuales del mercado, además de estar formulada a partir de metodologías de enseñanza activas. Ofrecemos a nuestros estudiantes una educación centrada en la excelencia - que incluye calidad académica; innovación constante de programas, metodologías y experiencias; proximidad al mercado; infraestructura de punta; y mucho más.

Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.

O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).

Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só agendar a entrevista, e o resultado é informado logo em seguida.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só responder o questionário e aguardar a análise do currículo

Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.

 

Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao

novo site: gov.br/mec

Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:

– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;

– Histórico original de curso superior;

– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.

 

Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Ficou com alguma dúvida? Podemos te ajudar:

Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h 

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Master em Comunicação Empresarial Transmídia

Início das aulas: Imediato

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Programa SEED

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.