Postgrado ESPM

Master em Branding

AULA INAUGURAL: 29/04/2024

Sobre el curso

Ao longo deste Master, os estudantes serão preparados para:

  • Compreender como uma marca com alto valor, identidade e valores diferenciados é construída e gerenciada.
  • Desenvolver um plano de Branding.
  • Compreender a marca como um recurso extremamente importante para o seu negócio e que esta não se restringe a um símbolo ou nome.
  • Desenvolver o Branding Digital aumentando o engajamento da marca através das redes sociais
  • Incorporar insights advindos de pesquisas sobre o comportamento do consumidor no desenvolvimento da estratégia de branding.
  • Compreender com utilizar os elementos visuais da marca como tipografia e cores no desenvolvimento da identidade da marca.
  • Capacitar os profissionais da área de Design a compreender o poder da gestão de marca para trazer soluções e resultados para as empresas.
  • Trabalhar com licenciamento de marca.
  • Conhecer questões legais básicas sobre o Direito autoral, propriedade intelectual, Registro e proteção jurídica da marca.

Master em Branding

Início das aulas: Imediato

Dias da semana: Às segundas e quartas-feiras

Periodo: Tarde

Horario: de 19.30 a 21.30 horas

Carga de trabajo: 420h

35X R$ 616,69

R$ 100.00

Tasa de inscripción en el proceso de selección

Inscrições até: 10/05/2024

Modalidad

EAD en directo

Tenga la libertad de adaptar el curso a su horario y ubicación. Usted puede elegir participar en los debates de clase en línea, a través de Zoom, en directo o ver las grabaciones de las clases cuando quieras y puedas. *En el posgrado Live EAD, la presentación del proyecto final del curso es presencial.

Aula aberta

Confira a última aula aberta deste curso

Sobre el curso

Construir uma marca forte não é tarefa trivial

Para diversos autores e executivos de Marketing, a marca é o ativo mais importante de uma empresa. Em um mundo de produtos cada vez mais parecidos, inovações tecnológicas rapidamente ultrapassadas e processos produtivos cada vez menos custosos, o porto seguro das empresas está nas suas marcas. Produtos de marcas fortes não sofrem tanto com as oscilações de preços da concorrência ou oscilações macro ambientais.

Construir uma marca forte não é tarefa trivial. Muitas empresas tentaram, poucas conseguiram. Algumas marcas permanecem fortes por décadas, outras não passam de “marcas da moda”. O objetivo central deste curso é capacitar os estudantes a aplicarem o estado da arte das técnicas de Branding. Possibilitar que tanto o empreendedor que está criando sua marca, como o gestor de uma marca existente consigam desenhar e executar um plano de Branding que crie marcas conhecidas, desejadas e de alto valor.

Todas as disciplinas do curso são focadas em Branding, uma articulação elaborada por um doutor em Branding; por ser EAD, o curso facilita a presença de estudantes de todo o território nacional e brasileiros residentes no exterior com interesse em se desenvolver neste tema, estimulando um amplo networking com pessoas de diferentes regiões – temos reunido estudantes do Brasil todo e alguns residentes no exterior.

Eventos presenciales

Red temática

Encontros presenciais, durante um sábado do mês de junho, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD.

Próxima data: 29 de junho de 2024, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim

Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.  Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.

Presentación del trabajo de fin de curso

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

9.Master em Branding
Áreas temáticas

O curso de Master em Branding está classificado na área de Marketing, Estratégia e Gestão. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

A quién va dirigido

  • Profissionais do Marketing ou de outras áreas que precisam alavancar seus negócios.
  • Gestores de Marketing e Marcas que têm necessidade de evoluir suas marcas.
  • Empreendedores que desejam construir marcas.
  • Designers que querem evoluir suas competências sobre gestão de marca.
  • Pessoas interessadas em aprender e desenvolver suas competências sobre gestão de marcas e comportamento do consumidor.

Requisito previo

Graduação concluída no Brasil ou graduação concluída no exterior e reconhecida pelo MEC.

É requerido inglês instrumental (leitura) em função da bibliografia disponível no curso.

Perfil de los licenciados

O estudante egresso do Master em Branding será capaz de compreender como é construída e gerenciada uma marca de alto valor e desenvolver um plano de Branding, formando assim um profissional completo em sua área de atuação com competências que incluem:

  • Compreender a marca como um recurso extremamente importante para o seu negócio e que esta não se restringe a um símbolo ou nome.
  • Desenvolver o Branding Digital aumentando o engajamento da marca através das redes sociais.
  • Incorporar insights advindos de pesquisas sobre o comportamento do consumidor no desenvolvimento da estratégia de branding.
  • Compreender como utilizar os elementos visuais da marca como tipografia e cores no desenvolvimento da identidade da marca.
  • Capacitar os profissionais da área de Design a compreender o poder da gestão de marca para trazer soluções e resultados para as empresas.
  • Dominar as questões legais básicas sobre o Direito autoral, propriedade intelectual, Registro e proteção jurídica da marca.

 

Lo que aprenderá

As disciplinas serão conduzidas por professores com vivência profissional, tanto no mercado quanto acadêmica, nos respectivos temas, e apresentam os conteúdos por web conferência ao vivo, o que possibilita grande interação entre professores e estudantes, com discussão de cases, análises de textos e indicações bibliográficas relevantes e atuais.

 

O programa do curso tem uma composição que reflete a experiência da ESPM na formação dos profissionais para o mercado de trabalho.

Apresentar a estrutura e o funcionamento geral do curso, o funcionamento do ambiente de aula e do trabalho final. 

Ambiente para contato direto com a coordenação do curso e demais estudantes.

O Marketing tem evoluído de forma exponencial nas últimas décadas, acompanhando as constantes mudanças do comportamento do consumidor e da sociedade em geral. O Branding moderno está alinhado com essas mudanças. Neste módulo, o gestor se atualizará sobre o estado da arte dos conceitos e técnicas de Marketing bem como seus impactos no Branding.

Entre outros conceitos, o gestor compreenderá em profundidade, e através de uma abordagem moderna, os conceitos de público-alvo e posicionamento, que são centrais no Branding.

O ambiente de Branding muda constantemente, o gestor da marca precisa compreender através de pesquisas as mudanças neste cenário e seus impactos no consumidor.  Neste módulo, o gestor apreenderá técnicas de pesquisas qualitativas, quantitativas e experimentais com intuito de compreender em profundidade tanto a imagem da marca como o comportamento do seu público-alvo.

Neste módulo, o gestor compreenderá como é construído o valor de uma marca e como gerenciá-la. Em marcas existentes, o ponto inicial para sua gestão é a elaboração de um diagnóstico de Branding através de pesquisas. Assim, além de compreender os conceitos fundamentais de Branding como Identidade de Marca (e sua relação com o posicionamento anteriormente estudado), Brand Awareness, Arquitetura de Marca, entre outros, o estudante será capacitado com o ferramental necessário para desenvolver pesquisas que possibilitem o diagnóstico da marca em estudo.

O gestor de marca precisa ser capaz de identificar, mapear tendências de consumo e compreender os seus impactos. Através deste módulo, o estudante será capacitado a compreender como as tendências são formadas, como monitorá-las e consequentemente como efetuar ajustes na estratégia de Branding.

 

A criação da identidade visual de uma marca é uma das principais formas de traduzir sua identidade. Questões como: “que cores utilizar?” “Qual tipografia?” “O logo é adequado?” “Como traduzir a identidade da marca através da comunicação visual?” Ou ainda, “como manter um padrão consistente em todas as aplicações da marca?” Estas e outras questões serão estudadas sob a ótica do gestor da marca, que não necessariamente teve formação em Design.

O varejo tem sofrido diversas mudanças nos últimos anos. O gestor de marca precisa compreender o comportamento dos shoppers para gerir suas experiências e considerar suas peculiaridades no plano de Branding. Compreender o processo de compra e suas fases ampliará as possiblidades de desenvolvimento da marca.

No contexto da transformação digital, as técnicas de Digital Branding tornaram-se essenciais para aumentar o engajamento da marca e consequentemente seu valor. Através deste módulo, o gestor irá compreender tais técnicas e como a marca deve se comunicar nos meios digitais para atrair e engajar seu público-alvo.

Licenciamento de marca é uma prática consolidada em muitos países e cresceu consideravelmente no Brasil. Este módulo tem como objetivo habilitar o gestor de marca na prática do licenciamento, bem como apresentar as oportunidades de mercado. Serão analisados diferentes tipos de licenciamento com ênfase no desenvolvimento sustentável de linhas de negócios que utilizam esta ferramenta como forma de valorizar suas marcas e seus produtos.

Marcas fortes precisam estar profundamente engajadas com seu público-alvo. Construir uma experiência de marca diferenciada é uma das formas mais efetivas de criar este engajamento.  Neste módulo, o estudante compreenderá os conceitos envolvidos na construção da experiência diferenciada de marca, estudará casos de sucesso e estará apto a criar um plano para implementar tais técnicas em sua própria marca.

Uma marca precisa ter uma identidade muito clara e diferenciada. No ambiente atual, as marcas precisam ser memoráveis, reais, ter personalidade e ao mesmo tempo criar um forte engajamento com seu público. Através deste módulo, o gestor estará apto a utilizar duas técnicas fundamentais para atingir estes objetivos: Personalidade de Marca e Storytelling.

A marca é considerada por muitos autores como a principal vantagem competitiva de uma empresa. Ao criar uma marca, o seu gestor se depara com o desafio de compreender a legislação brasileira para adquirir legalmente sua propriedade e usufruir desta vantagem competitiva.  Este módulo irá capacitar o estudante a compreender os aspectos legais básicos do Direito Autoral e da Propriedade Intelectual, e como proceder com os trâmites relacionados ao registro da marca.

Compreender os modelos de medição de desempenho na área de Branding e Marketing, a importância de tal prática e a interface entre as áreas de Marketing e Finanças. Este módulo aborda as principais métricas para valoração monetária de marca, desempenho de produtos e portfólio, precificação, retorno sobre o investimento em comunicação.

O Branding B2B apresenta desafios únicos em relação ao mercado B2C. Os gestores de marcas B2B precisam estar alertas sobre a importância do uso adequado do Branding nestes mercados. Neste módulo o estudante será habilitado a prática da gestão das marcas nos mercados industriais. Compreenderá as principais diferenças entre a abordagem no mercado de consumo e no mercado industrial, estando apto a construir uma marca com uma proposta de valor significativa para o mercado B2B.

Marcas que atuam com sucesso no mercado de luxo possuem identidades e posicionamentos centrados em associações de auto-expressão. Estas marcas aumentam enormemente seus valores percebidos. As estratégias de Branding para mercados de luxo possuem diversas particularidades, neste módulo o gestor irá conhecer, desenvolver estratégias e táticas específicas que possibilitam diferenciar sua marca dentro deste mercado.

 

Elaborar um plano de Branding, com a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto terá o monitoramento de um orientador, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação.

Além da carga horária da disciplina, serão necessárias horas adicionais para a elaboração e finalização do Trabalho de Conclusão Aplicado.  

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
Os estudantes brasileiros residentes no exterior podem apresentar o TCC no formato online com base na comprovação da residência no exterior.

Dé el siguiente paso en su carrera

420h

contenido

3 Semestres

Finalización del curso

EAD en directo

Modo de curso

Profesores inspiradores

Aquí aprenderás de los mejores profesionales del mercado.

"Contando com uma carga horária de 420 horas centradas na área de Branding, o curso desenvolve todas as competências necessárias para a formação de um profissional completo. O corpo docente é altamente diferenciado, são executivos com grande experiência em Branding e sólida formação pedagógica e acadêmica."

Testimonios de quienes ya han estado aquí

¿Por qué elegir Live EAD ESPM?

Sepa cómo podemos ayudarle a invertir en el desarrollo de su carrera sin poner en riesgo su seguridad y sin comprometer su salud financiera, manteniendo la excelencia de la enseñanza que hace de ESPM una referencia en todo el país.

Ver tantas veces como sea necesario

Incluso cuando se participa en la emisión en directo, las grabaciones de cada clase siguen estando disponibles en el sistema para que los alumnos puedan consultarlas o revisarlas.

Horarios personalizados

Si prefiere o no puede participar en las emisiones en directo, puede ver las grabaciones de todas las clases, que están disponibles en el sistema durante todo el periodo del curso. De este modo, podrá personalizar su horario de clases en función de las necesidades de su agenda.

Interacción con los profesores

Durante as aulas, os estudantes podem interagir com o professor ao vivo pela plataforma, tirando dúvidas e participando ativamente da aula em tempo real, simplesmente ao ativar sua câmera e seu microfone. Assim, o estudante garante a comodidade de um curso online com a qualidade de aprendizado de um curso presencial.

Evaluaciones directamente con los profesores

Todas las actividades y evaluaciones son aplicadas directamente por los profesores de cada asignatura y no por monitores o intermediarios, una práctica recurrente en el mercado.

Clases en directo

Para garantizar la enseñanza con la excelencia de ESPM también en los cursos en línea, desarrollamos el concepto de EAD en directo: sólo en ESPM, todas las clases digitales de todas las asignaturas se imparten en directo, con día y hora programados de antemano.

Profesores con experiencia en el mercado

Los profesores del ESPM tienen experiencia académica y también están familiarizados y cuentan con experiencia en el entorno ejecutivo.

Los interesados en graduarse en el extranjero - que no tengan su diploma convalidado por una universidad pública nacional - pueden matricularse en cursos de postgrado a distancia, pero el certificado del curso no se considerará un curso lato sensu en Brasil.
Elija la forma de pago

Invierte en tu futuro

R$ 698,00

inscripción

Descuento por inscripción anticipada

R$ 698,00

1x R$ 698,00

inscripción

1x R$ 18.805,46

1x R$ 698,00

inscripción

11x R$ 1.653,64

+

1x R$ 1.661,55

1x R$ 698,00

inscripción

17x R$ 1.134,31

+

1x R$ 1.154,67

1x R$ 698,00

inscripción

23x R$ 875,07

+

1x R$ 908,76

1x R$ 698,00

inscripción

29x R$ 720,74

+

1x R$ 742,38

1x R$ 698,00

inscripción

35x R$ 616,69

+

1x R$ 679,19

*Todas las fechas están sujetas a cambios.

20% DE DESCUENTO

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCUENTO

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes dos cursos de extensão da ESPM.

Nota: Para los cursos que comienzan en marzo, la compra a plazos se iniciará en mayo, para los cursos que comienzan en abril, la compra a plazos se iniciará en junio y para los cursos que comienzan en agosto, la compra a plazos se iniciará en septiembre (vencimiento cada 8).

Proceso de selección

Descubra cómo funciona cada fase del proceso de selección

Inscripción

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

Processo seletivo online

Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)

Inscripción

Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Investigación del Egresso ESPM

Pesquisa do Egresso 2023

¿Por qué elegir ESPM?

Diferenciales

Conheça toda a Experiência da Pós ESPM:

Leader In Class

Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.

Aulas internacionais

Aulas complementares com professores das melhores universidades do mundo para fortalecer o networking internacional.

Intercâmbio – Módulos Internacionais (extra curricular)

Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.

Orientação de Carreira

Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.

Multiverso ESPM Lifelong

Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.

Seguro educativo

Oferecemos um plano de seguro gratuito e garante a sua mensalidade em caso de imprevistos financeiros.

PREGUNTAS FRECUENTES

Preguntas frecuentes

¿Tiene dudas? Eche un vistazo aquí:

Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.

Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.

 

As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.

 

Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.

 

Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.

Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.

Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.

Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.

Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.

Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).

 

*Hay una reunión presencial obligatoria por asignatura en los cursos de postgrado HyFlex.

Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.

Na ESPM, os cursos da modalidade Live EAD têm todas as aulas ministradas ao vivo, e o(a) aluno(a) pode optar por participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas quando quiser e puder.

 

O trabalho de conclusão do curso necessita ser apresentado presencialmente, em um dos campi ESPM de São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

 

Na modalidade Live EAD, o(a) aluno(a) tem total liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Aproximadamente 50% da carga horária da disciplina é dedicada às aulas ao vivo e 50% a outras atividades assíncronas de aprendizado.

 

Estudantes do curso que residam no exterior poderão apresentar o TCC de forma online.

Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.

 

*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.

Sim, nossos alunos EAD ou demais modalidades são mais do que bem-vindos para utilizar nossos campi e nossas instalações durante ou fora do horário de aula.

ESPM es una referencia nacional en la enseñanza superior. Nuestra cartera de cursos refleja los temas más actuales del mercado, además de estar formulada a partir de metodologías de enseñanza activas. Ofrecemos a nuestros estudiantes una educación centrada en la excelencia - que incluye calidad académica; innovación constante de programas, metodologías y experiencias; proximidad al mercado; infraestructura de punta; y mucho más.

Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.

O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).

Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só agendar a entrevista, e o resultado é informado logo em seguida.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só responder o questionário e aguardar a análise do currículo

Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.

 

Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao

novo site: gov.br/mec

Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:

– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;

– Histórico original de curso superior;

– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.

 

Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Ficou com alguma dúvida? Podemos te ajudar:

Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h 

Master em Branding

Início das aulas: Imediato

Traducir

Según su elección

[gtranslate]

Notificarme

Programa SEED

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.