Acceso exclusivo para estudiantes y profesores
0
Total R$ 0

Postgrado ESPM

Master em Economia Comportamental: Decisão e Consumo

AULA INAUGURAL: 30/04/2024

Sobre el curso

Este curso foi projetado para proporcionar uma base sólida que permitirá aos participantes gerar e aplicar insights comportamentais de maneira eficaz, capacitando-os a alcançar a mudança comportamental desejada. Ao longo deste programa de aprendizado, você será capacitado com as habilidades e conhecimentos necessários para se tornar um agente de mudança efetivo.

Ao aprofundar a compreensão dos vieses cognitivos e dos atalhos mentais, as empresas podem ajustar e otimizar suas estratégias, considerando cuidadosamente as sutilezas da psicologia humana. Isso não apenas resulta em uma notável melhoria na eficácia, mas também contribui de maneira tangível para o crescimento e sucesso dos negócios.

Ao final deste curso, você estará equipado com as ferramentas, estratégias e conhecimentos, capacitando-o a criar impacto real e duradouro nas decisões e comportamentos das pessoas em uma variedade de contextos. Portanto, a economia comportamental não apenas esclarece os fatores subjacentes à tomada de decisão, mas também oferece ferramentas valiosas para melhorar a forma como as empresas, instituições e indivíduos abordam questões complexas no mundo atual.

Master em Economia Comportamental: Decisão e Consumo

Início das aulas: 30/04/2024

Laborables: martes y jueves

Periodo: Tarde

Horario: de 19.30 a 21.30 horas

Carga Horária: 420h

35X R$ 659,22

R$ 100.00

Tasa de inscripción en el proceso de selección

Inscrições até: 26/04/2024

Modalidad

EAD en directo

Tenga la libertad de adaptar el curso a su horario y ubicación. Usted puede elegir participar en los debates de clase en línea, a través de Zoom, en directo o ver las grabaciones de las clases cuando quieras y puedas. *En el posgrado Live EAD, la presentación del proyecto final del curso es presencial.

Eventos ESPM

Conheça todos os detalhes do nosso curso, converse com o coordenador e decida o futuro da sua carreira.

Sobre el curso

Psicologia, Marketing, Neurociência e ciências sociais

A economia comportamental oferece uma abordagem esclarecedora para compreender como os seres humanos tomam decisões em cenários desafiadores. Ela emerge como uma poderosa lente para examinar o complexo processo de tomada de decisões dos consumidores. Nela, identificamos e exploramos vieses cognitivos, que são distorções sistemáticas no pensamento humano, e atalhos mentais, que são estratégias simplificadas de raciocínio, ambas com poder de influenciar de forma significativa as escolhas das pessoas.

Quando confrontados com ambientes complexos, como o atual mercado de consumo, as pessoas frequentemente recorrem, muitas vezes de forma inconsciente, a vieses cognitivos e atalhos mentais como uma estratégia para simplificar e acelerar o processo de tomada de decisão. Isso inclui a tendência de buscar informações que reforcem suas crenças preexistentes, assim como a propensão a ancorar suas decisões em informações iniciais disponíveis. Esses comportamentos podem amplificar ainda mais as influências distorcidas sobre as escolhas dos consumidores.

No programa, você terá a oportunidade de explorar o funcionamento da mente humana e aprender estratégias eficazes para influenciar as decisões das pessoas. Este curso oferece as habilidades e conhecimentos essenciais para identificar oportunidades de intervenção, desenhá-las e submetê-las a rigorosos testes, com o objetivo de reunir evidências que possam aprimorar o processo decisório e gerar valor tanto para os consumidores quanto para as organizações.

1º Pós-Graduação em Economia Comportamental do Brasil

Eventos presenciales

Red temática

Encontros presenciais, durante um sábado do mês de junho, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD.

Próxima data: 29 de junho de 2024, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim

Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.  Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.

Presentación del trabajo de fin de curso

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

Economia-Comportamental--Decisão-e-Consumo
Áreas temáticas

O curso de Master em Economia Comportamental: Decisão e Consumo está classificado na área de Consumo e Experiência do Consumidor. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

A quién va dirigido

  • Analistas seniores, coordenadores e líderes, com potencial para assumir cargos gerenciais.
  • Consultores e autônomos atuantes na área e que desejam se aprimorar para atender a empresas de médio e grande porte.
  • Empresas, agências de publicidade e comunicação que necessitam capacitar sua liderança.
  • Coordinadores y gestores de diversos sectores de actividad.

 

Requisito previo

Graduação concluída no Brasil ou graduação concluída no exterior e reconhecida pelo MEC.

É requerido inglês instrumental (leitura) em função da bibliografia disponível no curso.

Perfil de los licenciados

É esperado do egresso do curso de Master em Economia Comportamental: Decisão e Consumo as seguintes qualificações:

  • Desenvolver uma sólida compreensão dos vieses cognitivos e atalhos mentais que impactam o comportamento dos consumidores.
  • Criar insights comportamentais que possam orientar a formulação de estratégias mais eficazes nas empresas e organizações.
  • Liderar e Desenvolver projetos que apliquem as principais ferramentas da economia comportamental e ciências comportamentais.
  • Examinar de maneira crítica as abordagens e metodologias da economia comportamental e determinar quando e como aplicá-las em situações específicas.
  • Comparar abordagens comportamentais e entender como cada uma delas pode contribuir para a formulação de estratégias mais eficazes em empresas e organizações.
  • Desenvolver a capacidade de conceber, conduzir, mensurar e analisar experimentos, aderindo a padrões éticos e rigor científico.

Lo que aprenderá

As disciplinas serão conduzidas por professores com vivência profissional, tanto no mercado quanto acadêmica, nos respectivos temas, e apresentam os conteúdos por web conferência ao vivo, o que possibilita grande interação entre professores e estudantes, com discussão de cases, análises de textos e indicações bibliográficas relevantes e atuais. 

 

O programa do curso tem uma composição que reflete a experiência da ESPM na formação dos profissionais para o mercado de trabalho. 

 

Apresentar a estrutura e o funcionamento geral do curso, o funcionamento do ambiente de aula e do trabalho final.

Ambiente para contato direto com a coordenação do curso e demais estudantes.

Consumo, Comunicação e Nudges

O eixo temático central deste curso gira em torno do consumidor, abrangendo áreas da comunicação, marketing e o estudo do comportamento do consumidor. Nele, exploramos modelos psicológicos e processos biológicos que proporcionam uma compreensão mais aprofundada e capacidade de antecipação das decisões. As disciplinas integrantes se aprofundam na psicologia subjacente às escolhas e na sua sensibilidade ao contexto. Dessa forma, exploramos técnicas de arquitetura de opções que capacitam os estudantes a criar nudges, moldando estrategicamente as decisões individuais.

Esta disciplina se concentra em explorar o comportamento de consumidores e shoppers, com um foco dedicado à investigação dos principais vieses e acionadores que desempenham um papel significativo no momento das decisões. Além disso, ela adota uma abordagem crítica e profunda para analisar o impacto do hábito, das crenças e da cultura no processo de tomada de decisão, tanto do consumidor quanto do shopper. Dessa forma, ela capacita os estudantes a desenvolverem a habilidade de gerar insights comportamentais relevantes relacionados a esses aspectos.

Nesta disciplina, você aprenderá como seus insights podem ser aplicados de maneira eficaz para influenciar o comportamento de shoppers e consumidores. Você explorará as aplicações práticas dessa disciplina nas estratégias de marketing de persuasão e nas interações nos pontos de venda (PDV). Ao final do curso, você terá as habilidades e o conhecimento necessários para projetar e implementar experimentos de campo destinados a testar estratégias para produtos e serviços. Serão estudados casos práticos e passo a passo sobre como aplicar os conceitos e ferramentas da Economia Comportamental e criar estratégias de mudança de comportamento.  

Os avanços da neurociência têm aberto possibilidade de compreensão sobre as bases biológicas da tomada de decisão e como estímulos de marketing podem influenciar o comportamento de consumo e compra. Nesta disciplina, os estudantes serão expostos a conhecimentos, dinâmicas e exercícios sobre as bases da neurobiologia do comportamento de consumo, compra e escolha. A disciplina trará conhecimento de como o cérebro processa estímulos sensoriais e desenvolve a percepção, quais fatores são mais importantes para produção de respostas emocionais que conduzirão a um maior processamento de memórias e o funcionamento das bases neurobiológicas da atenção. Também serão abordados temas envolvendo a influência social e cognitiva na tomada de decisão e como as técnicas de neurociência estão sendo utilizadas para entendimento do consumidor.

O conceito de nudge e arquitetura de escolha tem ganhado destaque globalmente e se estabelecido como uma das principais ferramentas na Economia Comportamental. Este módulo tem como objetivo capacitar profissionais a habilmente conceber, testar e implementar nudges em uma variedade de setores. Um nudge é qualquer elemento na arquitetura de escolha que, de forma previsível, influencia o comportamento das pessoas sem impor restrições às opções disponíveis ou modificar substancialmente seus incentivos econômicos.

O design comportamental é uma estrutura para mudar intencional e sistematicamente o comportamento humano por meio de modificações persuasivas do mundo físico e digital. Essa categoria concentra-se na maneira como o design pode moldar ou ser utilizado para influenciar o comportamento humano e as decisões comportamentais. Essas abordagens baseiam-se amplamente em teorias de mudança comportamental, que desdobram fatores pessoais, comportamentais e ambientais como impulsionadores da alteração de comportamento.

Como as pessoas fazem escolhas sobre o uso de seu dinheiro ao longo do tempo? Este módulo investigará o intricado processo de consumo individual, explorando os mecanismos conscientes e subconscientes que moldam as decisões relacionadas a gastar, economizar e contrair dívidas. Além disso, abordará alternativas aos modelos convencionais de escolha intertemporal, examinando conceitos como o viés do presente, o autocontrole, a impaciência no consumo e a valoração relativa que as pessoas atribuem a retornos em diferentes momentos no futuro.

Antecipação de Futuros Sociais: Vieses, colaboração e bem-estar

O objetivo central deste eixo temático é aprofundar a compreensão das escolhas em ambientes complexos e incertos. Ele se concentra na análise minuciosa das influências sutis que moldam as decisões coletivas das pessoas. Vamos investigar os vieses que permeiam o processo decisório em organizações complexas, examinar a dinâmica do comportamento de liderança e explorar os fatores que impactam o bem-estar individual nesse contexto.

Nosso objetivo é identificar e compreender os principais vieses cognitivos e falácias que frequentemente resultam em equívocos nos processos decisórios de negócios, especialmente no contexto do pensamento em grupo e no comportamento organizacional. Exploramos os elementos do ambiente que podem amplificar esses erros, proporcionando uma visão aprofundada das influências externas. Além disso, analisamos de forma abrangente o papel e a influência da liderança nas organizações, com foco especial na criação e desenvolvimento de líderes transformacionais na gestão de equipes. Durante o curso, também examinamos instrumentos e metodologias que permitem avaliar e selecionar as alternativas mais eficazes e viáveis para aprimorar tanto os processos decisórios individuais quanto os coletivos, garantindo uma abordagem mais informada e eficiente para a tomada de decisões empresariais.

Nesta disciplina, investigaremos como as interações interpessoais influenciam nossas escolhas. Iremos investigar vieses presentes em processos como a seleção de pessoal e estratégias de remuneração, ao mesmo tempo em que aprofundaremos nossa compreensão sobre como as relações interpessoais influenciam tanto a motivação quanto o engajamento. Analisaremos os principais modelos que nos ajudam a entender os motivadores da colaboração, do altruísmo e do egoísmo, o que enriquecerá a sua compreensão das dinâmicas humanas. Discutiremos comportamentos como normas sociais, reciprocidade e prova social.

Em busca de compreender o bem-estar subjetivo e a felicidade com uma abordagem contemporânea, nosso objetivo principal é responder à pergunta: ‘O que a ciência realmente descobriu sobre o que nos torna felizes?’ Para atingir essa meta, adotamos uma abordagem analítica para explorar as condições que podem tanto promover quanto dificultar a percepção de felicidade e bem-estar. Ao compreender o que está relacionado com a insatisfação, somos capazes de identificar caminhos alternativos para aumentar a satisfação, não apenas em nível individual, mas também em cenários mais abrangentes. Por meio da criação de estratégias e experimentos voltados para testar intervenções que visam eficazmente elevar o bem-estar tanto individual quanto coletivo, essa abordagem se torna uma ferramenta poderosa para transformar ambientes de trabalho, comunidades e buscar formas de aprimorá-los.

Um dos maiores desafios do contexto atual é colher pistas e sinais sobre o futuro para tomar decisões em um cenário dinâmico e repleto de incerteza. Como buscar antecipar o futuro para prever e prover soluções? É importante investigar e entender o impacto das tendências, identificar desafios e riscos, mas também perceber novas janelas estratégicas de oportunidades. Esta disciplina tem como foco discutir as novas tendências e comportamentos, e quais as possíveis e prováveis trilhas e direções, empresas e usuários (consumidores) irão tomar. Como pesquisar, mapear, analisar e prever cenários próximos e futuros.

Criar e avaliar evidência em Ciências Comportamentais

Este eixo engloba disciplinas de metodologias experimentais e quantitativas, cujo propósito é capacitar os estudantes no desenvolvimento de competências para criar e avaliar intervenções. Nossa finalidade é fornecer as ferramentas práticas necessárias para que os estudantes possam conceber e avaliar ações, estabelecendo evidências causais com rigor científico e ética.

Esta disciplina visa fornecer os conceitos básicos e principais ferramentas da economia comportamental e, por esta perspectiva, as diferentes formas de entender e investigar a tomada de decisão.

Esta disciplina tem como objetivo apresentar como e por que os experimentos são utilizados na Economia Comportamental, abordando conceitos e diversas ferramentas voltadas para a observação do comportamento e a compreensão das relações de causalidade, com foco na metodologia e no design experimental.

Através desses conhecimentos, espera-se que o estudante desenvolva habilidades para conceber, executar e analisar seus próprios experimentos, além de capacitar-se para avaliar criticamente outras intervenções comportamentais e seus resultados, através do estudo de casos.

Dessa forma, além de adquirir conhecimentos e habilidades em design experimental, o estudante estará apto a discutir a necessidade de uma mudança na cultura organizacional, que valoriza a ideia do uso de experimentos e testes controlados como ferramentas para embasar decisões estratégicas com base em evidências.

Exploração interdisciplinar que combina os princípios da Economia Comportamental com as capacidades da Inteligência Artificial (IA) e Análise de Dados. Esta disciplina visa capacitar os estudantes a aplicar métodos de Data Science para entender e modelar o comportamento humano em ambientes econômicos e sociais.

Nessa disciplina a teoria encontra a ação e a pesquisa ganha vida. O aprendizado prático é a peça central, produzindo evidência válida para identificar as verdadeiras causas do comportamento. Desenhar e aplicar experimentos tornando-se um cientista experimental do comportamento.

Projeto de conclusão aplicado

Os estudantes devem optar por uma das modalidades de Projeto de Conclusão Aplicado:

 

    1. Experimento Online:

O propósito do trabalho é realizar uma das propostas apresentadas com uma metodologia experimental consolidada em um ambiente online, com a possibilidade de adaptação a outro objeto de estudo e sujeito experimental, contextualizando o experimento no cenário atual. Espera-se que o estudante conduza uma análise crítica, construa evidências e integre as contribuições de outros autores no mesmo domínio de estudo.

2. Experimento Original:

Este projeto de experimento pode abranger tanto experimentos realizados online quanto experimentos de campo, estando sujeito à aprovação dos professores. Durante o desenvolvimento do projeto, um orientador irá acompanhar e facilitar o processo. Ao término, espera-se a realização de uma pesquisa aplicada no campo das ciências comportamentais.

 

Ao término, o Projeto de Conclusão Aplicado, deve ser submetido pelos integrantes do grupo, presencialmente, à uma banca de avaliação.

Na carga horária da disciplina está contemplado o tempo mínimo necessário ao trabalho e as orientações pelos respectivos professores. Além da carga horária da disciplina, serão necessárias horas adicionais para a elaboração e finalização do Projeto de Conclusão Aplicado.  

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
Os estudantes brasileiros residentes no exterior podem apresentar o TCC no formato online com base na comprovação da residência no exterior.

Dé el siguiente paso en su carrera

420h

contenido

3 Semestres

Finalización del curso

EAD en directo

Modo de curso

Profesores inspiradores

Aquí aprenderás de los mejores profesionales del mercado.

“Desenvolver uma compreensão profunda dos vieses cognitivos e atalhos mentais que moldam o comportamento real dos consumidores é um passo fundamental para avançar em sua carreira e se destacar no mercado. Através deste programa, você adquirirá a habilidade de obter insights comportamentais mais perspicazes, criar estratégias eficazes e, ao mesmo tempo, dominar a concepção e implementação de experimentos e intervenções. Essas ações não apenas abrem portas para oportunidades significativas de aprimoramento, mas também impulsionam o alcance do sucesso e a capacidade de agregar valor às organizações.”

Testimonios de quienes ya han estado aquí

¿Por qué elegir Live EAD ESPM?

Sepa cómo podemos ayudarle a invertir en el desarrollo de su carrera sin poner en riesgo su seguridad y sin comprometer su salud financiera, manteniendo la excelencia de la enseñanza que hace de ESPM una referencia en todo el país.

Ver tantas veces como sea necesario

Incluso cuando se participa en la emisión en directo, las grabaciones de cada clase siguen estando disponibles en el sistema para que los alumnos puedan consultarlas o revisarlas.

Horarios personalizados

Si prefiere o no puede participar en las emisiones en directo, puede ver las grabaciones de todas las clases, que están disponibles en el sistema durante todo el periodo del curso. De este modo, podrá personalizar su horario de clases en función de las necesidades de su agenda.

Interacción con los profesores

Durante as aulas, os estudantes podem interagir com o professor ao vivo pela plataforma, tirando dúvidas e participando ativamente da aula em tempo real, simplesmente ao ativar sua câmera e seu microfone. Assim, o estudante garante a comodidade de um curso online com a qualidade de aprendizado de um curso presencial.

Evaluaciones directamente con los profesores

Todas las actividades y evaluaciones son aplicadas directamente por los profesores de cada asignatura y no por monitores o intermediarios, una práctica recurrente en el mercado.

Clases en directo

Para garantizar la enseñanza con la excelencia de ESPM también en los cursos en línea, desarrollamos el concepto de EAD en directo: sólo en ESPM, todas las clases digitales de todas las asignaturas se imparten en directo, con día y hora programados de antemano.

Profesores con experiencia en el mercado

Los profesores del ESPM tienen experiencia académica y también están familiarizados y cuentan con experiencia en el entorno ejecutivo.

Los interesados en graduarse en el extranjero - que no tengan su diploma convalidado por una universidad pública nacional - pueden matricularse en cursos de postgrado a distancia, pero el certificado del curso no se considerará un curso lato sensu en Brasil.
Elija la forma de pago

Invierte en tu futuro

R$ 698,00

inscripción

Descuento por inscripción anticipada

R$ 349,00

Válido até o dia: 31/03/2024

1x R$ 698,00

inscripción

1x R$ 20.102,25

1x R$ 698,00

inscripción

11x R$ 1.767,67

+

1x R$ 1.776,15

1x R$ 698,00

inscripción

17x R$ 1.212,53

+

1x R$ 1.234,29

1x R$ 698,00

inscripción

23x R$ 935,41

+

1x R$ 971,50

1x R$ 698,00

inscripción

29x R$ 770,44

+

1x R$ 793,60

1x R$ 698,00

inscripción

35x R$ 659,22

+

1x R$ 725,88

*Todas las fechas están sujetas a cambios.

20% DE DESCUENTO

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCUENTO

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes dos cursos de extensão da ESPM.

Nota: Para los cursos que comienzan en marzo, la compra a plazos se iniciará en mayo, para los cursos que comienzan en abril, la compra a plazos se iniciará en junio y para los cursos que comienzan en agosto, la compra a plazos se iniciará en septiembre (vencimiento cada 8).

Proceso de selección

Descubra cómo funciona cada fase del proceso de selección

Inscripción

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

Processo seletivo online

Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)

Inscripción

Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Investigación del Egresso ESPM

Investigación del Egresso 2021 - Cia de Talentos

¿Por qué elegir ESPM?

Diferenciales

Conheça toda a Experiência da Pós ESPM:

Leader In Class

Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.

Aulas internacionais

Aulas complementares com professores das melhores universidades do mundo para fortalecer o networking internacional.

Intercâmbio – Módulos Internacionais (extra curricular)

Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.

Orientação de Carreira

Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.

Multiverso ESPM Lifelong

Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.

Seguro educativo

Oferecemos um plano de seguro gratuito e garante a sua mensalidade em caso de imprevistos financeiros.

PREGUNTAS FRECUENTES

Preguntas frecuentes

¿Tiene alguna pregunta? Eche un vistazo aquí.

Avaliações e nota final em cada disciplina

A nota final de cada disciplina é obtida através da realização das atividades propostas por seu respectivo professor. Essas atividades serão entregues online, pelo ambiente virtual de aprendizagem, o Canvas.

 

Para conseguir a aprovação em cada disciplina, o estudante deve, ao final do período, obter uma nota final mínima de 7,0 (sete) e não ultrapassar o limite estabelecido de 25% (vinte e cinco por cento) de faltas por disciplina. No Live EAD da ESPM, são considerados falta a não publicação das atividades da disciplina.

Projeto de Conclusão Aplicado (PCA) ou Projeto Integrativo Multidisciplinar (PIM)

Ao final do curso, o estudante deve realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou um Projeto de Conclusão Aplicada (PCA), a depender do modelo pedagógico estabelecido por cada curso. Este trabalho será submetido a uma banca examinadora composta pelo coordenador e alguns professores do curso em questão.

 

Para isso, é necessário o comparecimento do estudante em uma das unidades da ESPM, em São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

Para efetivar a matricula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos originais:

  • RG y CPF - CNH (Permiso Nacional de Conducir) puede ser aceptado dentro de la fecha de validez;
  • Currículo;
  • 01 foto 3×4;
  • Histórico Escolar de graduação;
  • Diploma do Curso Superior*, com carga-horária mínima de 1600 horas e reconhecido pelo MEC. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela Instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma;

*No caso de diplomas internacionais é necessária sua tradução juramentada, consularizado pelo Brasil no país de origem, e revalidação de acordo com a Resolução nº 8 de 04/10/2007 do CNE (Conselho Nacional de Educação), disponível no portal.mec.gov.br.

O curso poderá ser cancelado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início. Neste caso, serão devolvidos, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.

Ficou com alguma dúvida? Podemos te ajudar:

Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h 

Quem viu este curso gostou destes também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dê uma olhada nestas opções:

Master em Economia Comportamental: Decisão e Consumo

Início das aulas: 30/04/2024

Notificarme

Programa SEED

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.