Acesso exclusivo para Estudantes e Professores
0
Total R$ 0
Translate

Pós-graduação ESPM

Master em comunicação empresarial transmídia

AULA INAUGURAL: 29/03/2023

Sobre o curso

Ao longo deste Master, os estudantes serão preparados para:

  • Avaliar cenários e planejar ações integradas de comunicação e marketing, conhecendo as características psicológicas de cada público prioritário para conseguir disseminar entre todos eles os conceitos esseciais da marca e gerar percepção de valor agregado
  • Compreender o alcance das mídias digitais para poder utilizá-las de forma mais eficaz, empregando a técnica COPE – Create Once Publish Everywhere para otimizar os resultados também nos demais meios off-line, criando uma empresa com imagem e discursos únicos
  • Praticar modelos de estímulo à criatividade, utilizando metodologias para criar alternativas diferenciadas de comunicação com o mercado que reúnam, ao mesmo tempo, eficácia com investimento equacionado para a produção dos resultados esperados.

Master em comunicação empresarial transmídia

Início das aulas: 03/04/2023

Dias da semana: Às segundas e quartas-feiras

Período: Noturno

Horário: Das 19h30 às 21h30

Carga horária: 435h

35X R$ 627,73

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 27/03/2023

Sobre o curso

Planejamento e criatividade para encontrar soluções diferenciadas

O mundo digital está presente na vida de todas as empresas, independente do tamanho e do seu segmento de atuação. Consumidores são omini channel, relacionando-se com as organizações das mais variadas formas, online e offline, tudo junto e misturado.

 

Todos os outros públicos prioritários também estão interligados e o real ponto de conexão entre todos eles é a comunicação empresarial.

 

As empresas que praticam uma Comunicação Integrada unindo de forma estratégica as alternativas online e off-line, conseguem ganhos muito expressivos em termos de resultados eficazes, otimização dos budgets, ampliação do alcance e dos impactos, diferenciação mercadológica e maximização da produtividade de toda a organização.

 

Esta é a proposta essencial deste Master: capacitar melhor os novos CCO – Chief Communication Officers, para que encarem os desafios desses tempos com clareza, enxerguem a Big Picture e consigam atuar de maneira focada, dirigindo a comunicação a cada um dos stakeholders.

 

Em tempos de economia incerta e de uma pandemia que vem se mostrando com calda longa em seus efeitos sobre a sociedade, o foco de todas as organizações está voltado para fazer mais com menos. As verbas estão escassas, crescem as expectativas por melhores resultados, as equipes ficaram mais enxutas, os erros são menos tolerados e a mensuração de resultados está na pauta do dia de todos os executivos.

 

Os CCOs precisam se preparar melhor para navegar neste oceano que nem sempre é azul: muitas vezes cinza, outras vezes vermelho. Neste Master os profissionais da comunicação e do marketing serão desafiados em duas frentes: a do planejamento e criatividade para encontrar soluções diferenciadas diante da grande transformação digital do mercado; e a dos públicos prioritários da empresa, que são muitos, têm inúmeras peculiaridades e precisam ser impactados de forma única em meio a uma epidemia de infoxição.

 

Profissionais de comunicação que desenvolvem uma visão mais estratégica das novas formas de se relacionar com os mais diversos stakeholders da organização se destacam no mercado profissional porque conseguem entregar mais resultados, demonstrando o retorno sobre o investimento (ROI) de todas as suas ações e garantindo o fortalecimento da reputação do empreendimento.

Eventos Presenciais

Rede temática

Encontros presenciais, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD.

Próxima data: 17 de junho de 2023, das 10h às 16h30.
Local: Campus Álvaro Alvim

Participação voluntária, com base na programação do evento que é renovada a cada edição.

Apresentação do trabalho de conclusão do curso

Ao término do curso, os alunos apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

Para quem se destina

  • Profissionais dedicados à construção da imagem institucional e de marca de produtos, que zelam pela reputação das empresas e pelos seus relacionamentos com os mais diversos stakeholders
  • Profissionais de comunicação e marketing que lidam com as mídias digitais e coordenam os processos online e off-line de interação da empresa com o mercado
  • Responsáveis pela gestão de equipes, recursos humanos, atração, desenvolvimento e retenção de talentos internos que precisam lidar com os desafios de aproximar diferentes gerações para formar times multidisciplinares e multiculturais de alto desempenho
  • Profissionais responsáveis pela publicidade, marketing institucional e mercadológico, relações públicas, imprensa, gestão de crises, relações institucionais com os mais diversos públicos, planejamento, criação, implantação e mensuração de resultados de ações de comunicação integrada e estratégica
  • Empreendedores, consultores, gestores de empresas familiares e profissionais liberais que atuam em seus próprios negócios
  • Empresas, agências de publicidade e de comunicação, assessorias e consultorias que necessitam capacitar suas equipes na área de planejamento, avaliação de cenários, criação e gestão de relacionamentos com pú

Perfil do egresso

Ao final do curso Master em Comunicação Empresarial Transmídia, o estudante estará capacitado a exercer atividades práticas e de gestão da área de Comunicação Empresarial de qualquer organização, com conhecimentos técnicos para o exercício de assessoria de imprensa, endomarketing, gerenciamento da reputação, relações com o governo, mensuração de resultados, entre outras.

Professores inspiradores

Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.

"Sua evolução passa por aqui.
Este Master tem tudo o que você precisa para se diferenciar no mercado da Comunicação Empresarial, sabendo utilizar de forma integrada e eficaz todas as mídias disponíveis, tanto digitais, quanto eletrônicas e off-line. Conheça as melhores tendências do mercado, discutindo alternativas em aulas ao vivo, práticas, dinâmicas e recheadas pelas experiências dos profissionais mais relevantes da atualidade."

O que você irá aprender

As disciplinas serão conduzidas por professores com vivência profissional no mercado e acadêmica nos respectivos temas, que apresentarão os conteúdos ao vivo por web conferência, gerando grande interação entre professores e estudantes com a discussão de cases, análises de textos e indicações bibliográficas relevantes.

Disciplina integradora

Uma aula inaugural onde será apresentada a estrutura geral do curso, o funcionamento do ambiente de aula, a monitoria acadêmica e as características do trabalho final. Apresenta, também, as novas competências dos CCO – Chief Communications Officer: gestores da comunicação e guardiões da imagem das organizações.

Planejamento e criatividade

Em um mundo de pessoas hiperconectadas, é preciso focar nas necessidades e expectativas dos públicos prioritários para desenvolver um plano de comunicação integrada que contribua efetivamente para o atingimento dos objetivos do negócio.

Conhecer as ferramentas e os meios digitais é importante, mas não é suficiente para se destacar em mercados de extrema competitividade. É necessário definir as melhores alternativas para impactar o maior número de pessoas, com o menor montante de investimento.

Esta disciplina vai mostrar 11 etapas para a elaboração de um planejamento completo, começando pelo conhecimento dos objetivos do negócio em sintonia com os objetivos de comunicação e marketing, passando pela definição dos stakeholders, perfil dos públicos, pontos de contato, guidelines de orientação de campanhas, ações de comunicação, cronograma, budget e mensuração de resultados.

A matéria tem por objetivo mostrar ao estudante a lógica do pensamento estratégico para a elaboração de um plano integrado, de tal forma que ele esteja preparado para planejar em qualquer tipo de empresa e negócio, quer seja indústria, comércio, serviços, agribusiness, setor público ou terceiro setor.

Após cursar esta disciplina o participante estará apto a utilizar todas as demais matérias que mostrarão alternativas online e off-line para compor o Planejamento da Comunicação Integrada de Marketing.

Existem muitos meios digitais que podem ser utilizados para alavancar as comunicações das empresas com seus diversos públicos.

Discutir as tendências das mídias sociais permite um pensamento estratégico que orienta as escolhas de caminhos a serem seguidos para os investimentos em comunicação institucional e mercadológica.

Esta disciplina aborda maneiras para se chegar à liderança comunicacional no mundo V.U.C.A. (volatility, uncertainty, complexity and ambiguity) ou B.A.N.I (brittleness, anxiety, nonlinearity and incomprehensibility), tanto por meio da utilização otimizada das mídias sociais digitais de forma orgânica ou impulsionada, quanto apresentando as ferramentas digitais mais recomendadas para engajar diversos públicos.

Entre elas, o estudante vai conhecer alternativas de gamefication, treinamentos EaD e mídias sociais corporativas fechadas no âmbito da TI da empresa.

Diferenciação é a palavra-chave de qualquer processo de comunicação com o mercado. Para se destacar entre a concorrência é preciso ser mais criativo, nem sempre fazendo algo que ninguém jamais fez, mas pelo menos fazendo de uma maneira inusitada o que já é conhecido.

Este é o foco desta disciplina: compartilhar técnicas para que o estudante consiga dar asas à sua imaginação, mesmo quando imagina que não possui o dom da criatividade.

Serão mostradas e aprofundadas inúmeras formas para desenvolver um processo criativo como, por exemplo, o Design Thinking, o Brainstorming, o World Café, o modelo SCAMPER, o Mind Map, o método Sinéctico e a busca de referências criativas.

O objetivo é desenvolver um modelo criativo baseado nas necessidades da empresa e nas expectativas dos públicos, de tal forma que as ações de comunicação e marketing ganhem contornos de ineditismo com foco em resultados concretos.

A construção da imagem institucional e o estreitamento das relações emocionais do público com as organizações passa pela formulação de storytelling.

Todos têm uma relação muito próxima com histórias de todas as naturezas. Desde que nascemos somos envolvidos por narrativas que começam a ser contadas por nossos pais, depois na escola, pelos amigos e pelas instituições com as quais nos relacionamos.

A vida das empresas deve ser contada interna e externamente para gerar envolvimento com a marca empregadora e com os produtos e serviços que são consumidos.

Um registro das histórias da organização, desde o heroísmo empreendedor do seu fundador, até as realizações de seus mais destacados colaboradores pode engajar os atuais funcionários nas páginas que ainda precisam ser escritas.

Da mesma forma, boas histórias conectam o mercado com a marca e criam laços de aproximação difíceis de serem quebrados.

Mostrar as técnicas para construir storytelling corporativo é o objetivo desta disciplina.

Mais do que nunca, a sociedade exige uma postura ética e responsável das organizações com as quais se relacionam. Apenas a produção de bons produtos e serviços, sozinhos, deixou de ser suficiente para manter clientes fieis e funcionários engajados.

As empresas precisam atuar de forma sustentável em todos os sentidos, tanto na sua atividade interna, quanto na cadeia de produção de matérias primas, no transporte e nas revendas.

Esta matéria vai aprofundar o tema, mostrando os caminhos para comunicar online e off-line as atividades responsáveis da empresa, apresentando formas de gerir a diversidade, implantar uma política de compliance para toda a organização, divulgar as ações de sustentabilidade e otimizar as relações éticas com a sociedade de modo geral. Tudo para estar cada vez mais dentro dos preceitos ESG.

Fazem parte deste conteúdo curricular as discussões e as alternativas mais adequadas para equacionar as questões de gênero, a inibição dos assédios morais e sexuais, a inclusão de pessoas com necessidades especiais e o aproveitamento de profissionais da terceira idade.

Decorrente da imagem institucional, a reputação de uma empresa é construída ao longo do tempo, como resultado das suas ações, valores praticados e efetivas contribuições à sociedade.

Para muitas empresas a reputação constitui a maior parte do valor da marca no mercado, superando seus ativos tangíveis e sua geração de caixa.

Isto porque uma reputação bem construída é capaz de superar crises de várias naturezas (tema de outra disciplina específica deste curso), permitindo que a marca se reconstrua diante dos olhos do mercado, amparada por um passado respeitável.

Esta matéria mostrará como deve ser construída a imagem corporativa de uma organização, alinhando seus discursos institucionais para que ela tenha uma imagem única ao longo do tempo, empregando elementos constitutivos de uma identidade de marca.

Serão apresentadas formas para desenvolver e aproveitar as relações com influenciadores, além de metodologias para estudar a imagem atual da empresa e planejar a imagem pretendida.

Não importa o tamanho da empresa – micro, pequena, média ou grande – ou se ela é organizada ou desorganizada. Todas as instituições estão sujeitas a vivenciarem uma crise de imagem no mercado. As que souberem enfrentar bem a situação sobrevivem e seguem em frente superando o momento difícil. As que não souberem, desaparecerão ou sofrerão com graves consequências.

Nesta matéria serão mostradas as características de um bom Plano Preventivo contra as crises (Crisis Response Plan – CRP) e como implantá-lo na empresa como forma ideal de não vivenciar resultados desastrosos para a imagem corporativa.

Serão discutidas, também, as ações que devem ser adotadas quando uma crise já se instaurou: respostas imediatas, atitudes para gerar empatia com o público, utilização das mídias sociais, atendimento à imprensa, monitoramento das notícias e atividades posteriores à crise para recuperar a imagem abalada.

O estudante vai aprender a lidar e tirar proveito das crises geradas no mundo das Fake News.

Eventos permitem uma relação mais próxima com os públicos de interesse, criando condições para o desenvolvimento de uma abordagem mais informal, ao mesmo tempo que proporciona experiências únicas.

Nesta disciplina serão aprofundadas as inúmeras maneiras de inserir a empresa no contexto dos eventos, tanto de cunho institucional, quanto mercadológico.

Serão mostradas alternativas para desenvolver eventos proprietários, participar de forma diferenciada de eventos de terceiros, patrocinar eventos importantes ou gravitar no entorno deles para fixar a marca sem investir vultosas somas de dinheiro.

Como exemplos, serão abordadas as experiências com a marca em espaços online e offline, os open houses, os eventos realizados no universo digital, a tendência das ações sustentáveis como decorações recicláveis e geração de energia pelo visitante, entre muitos outros.

Também os eventos internos para colaboradores e suas famílias, terceirizados e contratados receberão especial atenção, por fazerem parte das estratégias de manutenção de um bom clima para o aumento da produtividade do trabalho.

Pessoas adotam comportamentos com ou sem qualidade. É preciso acompanhar se as atitudes dos públicos vêm acompanhadas do nível de qualidade esperado pela empresa.

Isto vale tanto para funcionários, quanto para clientes, imprensa, distribuidores, franqueados, concessionários e outros públicos.

A mensuração qualitativa é o foco desta disciplina, que abordará os principais métodos de pesquisa utilizados no mercado, preparando o estudante para realizá-la com a equipe da empresa ou para saber cobrar resultados efetivos de um instituto de pesquisa contratado.

Serão discutidas, entre outras, as metodologias de Investigação Apreciativa, de Focus Group, de Cliente ou Funcionário Oculto e as alternativas digitais disponíveis, tanto gratuitas, quanto pagas.

“Show me the money”. Esta é uma das expressões mais repetidas por executivos de empresas, especialmente em tempos de dificuldades econômicas no mercado.

Com razão, todos querem saber se o orçamento investido em comunicação e marketing, quer seja em ação online ou off-line, trazem retorno financeiro para o negócio.

É preciso provar que o dinheiro será ou foi bem aplicado e que, de fato, contribuiu para fortalecer a imagem institucional e para vender produtos e serviços.

Nesta disciplina, além de mensurar os resultados quantitativos tangíveis ou intangíveis de todas as ações de comunicação e marketing, o estudante vai aprender a utilizar os dados para preparar futuros Planos Estratégicos, otimizar recursos humanos, materiais e financeiros, corrigir os rumos de uma campanha e gerenciar dados de forma estratégica.

No mundo digital a mensuração quantitativa conta com inúmeras ferramentas que serão mostradas no curso, mas elas sozinhas não agregam inteligência à leitura dos números. A matéria vai preparar os participantes para realizarem análises, selecionarem os melhores indicadores, definirem as métricas e calcularem o ROI – Return on Investiment, mesmo das ações institucionais não-tangíveis.

Stakeholders

A comunicação interna é uma necessidade de todas as empresas para manterem seus funcionários bem informados sobre tudo o que aconteceu e o que deverá acontecer no ambiente da empresa. Mas só isso não basta para estimular nos colaboradores os comportamentos mais adequados para o desenvolvimento de equipes de alto desempenho.

É necessário implementar campanhas de endomarketing que estimulem a todos a perseguirem objetivos comuns da organização, criando motivações corporativas para que cada um dê o máximo da sua capacidade produtiva e criativa.

A abordagem desta matéria é focada nas duas formas de ação conjugadas: planejamento, criação e implementação do endomarketing estratégico, ao lado do uso complementar da comunicação interna para fixação dos conceitos essenciais.

As alternativas vistas no módulo “Universo Digital das Comunicações” serão resgatadas neste módulo, desta vez sob o aspecto dos conteúdos mais recomendados para modificar comportamentos, aproximar gestores das equipes e manter os colaboradores motivados para o permanente empreendedorismo corporativo.

O estudante aprenderá a criar fluxos horizontais de comunicação para envolver o público interno na busca de soluções, com empoderamento e descentralização do poder hierárquico concentrador.

Um dos grandes desafios atuais das organizações é manter a harmonia produtiva na convivência das gerações mais antigas com as novas, minimizando o choque de culturas e comportamentos.

As duas visões do trabalho são indispensáveis para o crescimento dos negócios: a experiência de quem conhece o mercado há anos e a inovação de quem nasceu conectado a um mundo líquido e digital.

Como lidar e integrar as diferentes gerações – X, Y e Baby Boomeres – é o foco principal desta disciplina, que vai além, abordando, por exemplo, as diferenças multiculturais de expatriados nas empresas internacionalizadas.

Serão vistas as características psicológicas que devem ser levadas em consideração para administrar e reduzir conflitos, gerando atrativos no clima interno para diminuir o turn over e ampliar o pertencimento e o engajamento de todos.

O elo entre as gerações e diferentes perfis será tratado por meio da gestão de uma comunicação integradora que promove relacionamentos mais maduros e assertivos.

A existência da empresa sempre está condicionada às relações com seus clientes. Uma boa estratégia de comunicação deve prever ações para os três momentos de interação com seus consumidores: pré-venda (geração de conhecimento e conquista), venda (consideração e preferência) e pós-venda (relacionamento para futuras compras).

Neste módulo o estudante será levado a percorrer toda a cadeia de ações para o envolvimento e encantamento dos clientes, tais como as campanhas para ampliar a visibilidade do produto, propaganda, campanhas conjugadas com parceiros, promoções no PDV, programas de fidelidade, envolvimento com relações públicas, entre outras possibilidades.

Os meios online e off-line, conjugados, serão vistos dentro do conjunto de alternativas para conquistar e reter clientes que verdadeiramente se identifiquem com a marca, seus produtos e serviços.

A imprensa sempre foi considerada o 4º poder por sua influência na formação da opinião pública. Atualmente os meios impressos e eletrônicos perderam um pouco da sua força para os meios digitais. Mas a mídia jornalística continua influenciando atitudes e percepções.

A maneira como se relacionar com a imprensa de forma positiva, obtendo espaços editoriais gratuitos que divulguem a marca institucionalmente é o objetivo desta disciplina.

Serão vistas maneiras de estruturar uma assessoria de imprensa ativa em busca de divulgações constantes, conquistando matérias estratégicas em veículos de real interesse para os objetivos do negócio.

A atuação receptiva, reagindo às solicitações de jornalistas também será discutida, ao lado das maneiras para transformar a empresa e seus executivos em fontes de informações.

Como elaborar um media training, como utilizar os influencers digitais e como ser notícia nos veículos e portais digitais é mais um conteúdo importante que o estudante aprenderá neste módulo.

Empresas de capital aberto precisam se comunicar com seus acionistas por força de imposições da lei. No entanto, quer sejam sociedades anônimas ou organizações de capital fechado, ambas necessitam obter créditos e financiamentos, tanto para a expansão dos negócios, quanto para aumentar seu capital de giro.

Nesta disciplina serão vistas formas para se aproximar de acionistas, além de conquistar novos investidores (anjos) no mundo virtual ou presencial, promovendo a comunicação legal ao lado da institucional para satisfazer as necessidades de segurança e perspectivas de futuro dos agentes do mercado.

A conquista da confiança dos analistas de mercado será discutida como ponto de partida para a elevação do valor intangível da marca e da avaliação tangível do empreendimento.

Em paralelo, serão tratadas questões de relacionamentos com o mercado financeiro dos bancos e demais fontes de empréstimos, inclusive o fortalecimento pontual da imagem corporativa da empresa para sua valorização e consequente venda.

Muitas vezes o lobby é confundido no Brasil como uma atividade ilícita promovida por empresas que não têm um comportamento ético. No entanto, o lobby é um instrumento da democracia, na medida em que todos os representantes da sociedade civil podem interagir com os poderes públicos e demonstrarem seus pontos de vista em favor ou contra uma proposta de mudança social.

Em apoio à atividade do lobista, a comunicação assume um papel importante de ajuda no convencimento de parlamentares e da opinião pública sobre as ideias defendidas pela organização.

No decorrer desta matéria o estudante conhecerá ações de comunicação para a defesa dos interesses empresariais, por exemplo em processos de audiências públicas, além de atividades para manter o estreito relacionamento com parlamentares e os poderes executivos.

O uso das mídias sociais e dos canais digitais será visto como alternativa para a disseminação de ideias em apoio aos interesses corporativos.

Os canais de distribuição, próprios da empresa ou terceirizados, representam a marca diante dos consumidores. Por isso, é necessário que eles sejam preparados para assumirem a postura mais adequada frente ao mercado, com o necessário engajamento aos valores e estratégias corporativas.

Esta disciplina trata de alternativas para manter um bom relacionamento com canais de distribuição e PDVs, tanto para as situações de rotina, quanto para o desenvolvimento de campanhas de incentivos de vendas, envolvendo premiações ou apenas reconhecimentos.

As mais diversas formas de promoções conjugadas com o PDV serão discutidas, visando ampliar o repertório do estudante para uma aproximação produtiva e rentável com todo o trade, a fim de assegurar que a marca será respeitada e o retorno financeiro será ampliado.

Trabalho de Conclusão de Curso (TCC)*

O objetivo é elaborar um projeto com aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto terá o monitoramento de um orientador/a, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação. No total estão incluídas 45h de atividades extraclasse para a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso. A apresentação do TCC será presencial em uma das unidades ESPM.

*Ao término do curso, os alunos apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

Dê o próximo passo na sua carreira

435h

de conteúdo

4 Semestres

Conclusão do curso

Live EAD

Modalidade do curso

Depoimentos de quem já passou por aqui

Por que escolher o Live EAD ESPM?

Saiba como podemos ajudar você a investir no desenvolvimento da sua carreira sem colocar em risco a sua segurança e sem comprometer sua saúde financeira, mantendo a excelência de ensino que faz da ESPM referência em todo o país.

Assista quantas vezes precisar

Mesmo participando da transmissão ao vivo, as gravações de cada aula ainda permanecem disponíveis no sistema para consulta ou revisão do estudante.

Horários personalizados

Caso prefira ou não possa participar das transmissões ao vivo, você ainda pode assistir às gravações de todas as aulas, que ficam disponíveis no sistema durante todo o período do curso. Assim, você customiza os seus horários de aula de acordo com as necessidades da sua agenda.

Interação com os professores

Durante as aulas, os alunos podem interagir com o professor ao vivo pela plataforma, tirando dúvidas e participando ativamente da aula em tempo real, simplesmente ao ativar sua câmera e seu microfone. Assim, o estudante garante a comodidade de um curso online com a qualidade de aprendizado de um curso presencial.

Avaliações diretamente com professores

Todas as atividades e avaliações são aplicadas diretamente pelos professores de cada disciplina e não por monitores ou intermediários, prática recorrente no mercado.

Aulas ao vivo

Para garantir o ensino com a excelência da ESPM também nos cursos online, desenvolvemos o conceito de Live EAD: somente na ESPM, todas as aulas digitais de todas as disciplinas são realizadas ao vivo, com dia e hora marcados com antecedência.

Professores com vivência de mercado

Os professores da ESPM têm experiência acadêmica e também têm familiaridade e vivência no ambiente executivo.

Interessados com graduação no exterior – que não tenham o diploma validado por uma universidade pública nacional – poderão matricular-se nos cursos de pós-graduação EAD, mas o certificado do curso não será considerado como lato sensu no território brasileiro.

Invista no seu futuro

Escolha a forma de pagamento

R$ 698,00

matrícula

Desconto para matrículas antecipadas

R$ 349,00

Válido até o dia: 19/02/2023

11x

R$ 1.683,23

+1x R$ 1.691,32

mensalidade

35x

R$ 627,73

+1x R$ 691,21

mensalidade

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

Matrícula

R$ 698,00

+

1x R$ 19.142,00

Matrícula

R$ 698,00

+

11x R$ 1.683,23

+

1x R$ 1.691,32

Matrícula

R$ 698,00

+

17x R$ 1.154,60

+

1x R$ 1.175,49

Matrícula

R$ 698,00

+

23x R$ 890,73

+

1x R$ 925,02

Matrícula

R$ 698,00

+

29x R$ 733,64

+

1x R$ 755,62

Matrícula

R$ 698,00

+

35x R$ 627,73

+

1x R$ 691,21

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Linhas de Crédito Bradesco

A ESPM mantém parceria com o Banco Bradesco, o qual disponibiliza linha de crédito aos alunos de Master, MBA e Pós-graduação, tendo como objetivo oferecer outras opções de pagamentos para os cursos.

Contato Bradesco

Qualquer agência do Bradesco ou PAB, na ESPM (Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo)

Tel.: (11) 5085-6652

E-mail: [email protected]

Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).

FAQ

Perguntas Frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dê uma olhada aqui:

A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.

Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, possuímos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.

Se você é ex-aluno ESPM dos Cursos de Extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de Graduação, Pós-Graduação, Mestrado ou Doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).

Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, possuem bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.

Para os programas de Especialização, MBA e Master, o processo é o mesmo:

  • Etapa 1: Inscrição online e pagamento da taxa;
  • Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico, redação e currículo profissional;
  • Etapa 3: Por fim, é só agendar a sua entrevista, e o resultado é informado logo em seguida.
* Para o MBA Executivo, o processo segue com essas mesmas etapas, apenas com a adição de uma prova de qualificação (português, métodos quantitativos, raciocínio lógico e inglês).

Os cursos de pós-graduação têm o objetivo de formar especialistas na área do curso. Se for intitulado como “Certificate”, significa que é voltado para profissionais que estão no início da carreira. Já o MBA Executivo é focado, principalmente, em gestores e profissionais com mais de 5 anos de liderança, ou seja, para quem está em fase de consolidação da carreira. O Master é um programa mais amplo, que direciona as disciplinas para a área do curso, visa a formar gestores, mas não aborda matérias de negócios e administração. O MBA Clássico também busca formar gestores, porém, diferentemente do Master, inclui matérias de negócios e administração. Apesar das especificidades de cada uma das categorias, o MEC reconhece todas elas como cursos de pós-graduação lato sensu.

Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636. Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao

Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos originais:

  • RG e CPF – podendo ser aceito CNH (Carteira Nacional de habilitação) dentro da data de validade;
  • Histórico original de curso superior;
  • Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.

No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE). Para mais informações, clique aqui.

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

Master em comunicação empresarial transmídia

Início das aulas: 03/04/2023

Translate

According to your choice

English English Español Español Français Français Português Português

Avise-me

Participe da Aula Aberta: 15 formas de engajar colaboradores com a comunicação digital e conheça mais sobre o tema e o curso.