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Pós-graduação ESPM

MBA

Master em gestão da experiência do consumidor

Lives

Às segundas e quartas-feiras

Data de início

27/09/2021

Modalidade

Live EAD / Educação a distância

Ao longo deste Master, os alunos serão preparados para:

  • Conhecer e gerenciar os fundamentos do modelo de marketing responsivo e customer centric, sabendo gerenciar as jornadas de compra e consumo dos usuários, usando tanto as tecnologias e ferramentas do data marketing, integrando-as aos conceitos e práticas multidisciplinares das ciências sociais e do comportamento aplicadas.
  • Gerenciar a inteligência sobre o mercado e consumidor de forma estratégica, subsidiando tomadas de decisão em ambientes de negócios cada vez mais dinâmicos e complexos, gerando vantagem inovadora para a empresa.
  • Utilizar de forma integrada os diversos pontos de contato para se comunicar e atender de maneira individualizada e responsiva suas audiências e targets, conhecendo seus perfis de consumo de mídia e conteúdo no ambiente omnichannel.

Educação a Distância

Período: Noturno

Horário: Das 19h30 às 21h30

R$ 698,00

1x Matrícula

35X R$ 584,61

* Confira a tabela abaixo

R$ 100.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

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Inscrições até: 22/09/2021

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Sobre o curso

Customer Centric Marketing

O planejamento com foco no consumidor, o customer centric marketing, ganha mais relevância e força dentro da cadeia da geração de valor para as empresas. A proposta deste Master é formar profissionais e empreendedores aptos a buscar novas propostas de valor para o negócio da empresa e melhor acompanhar e entender a mudança de mindset, as movimentações comportamentais, as demandas, experiências e práticas de consumo de seus usuários e consumidores.

 

Os novos Chief Intelligence Officers precisam ser mais sensíveis e buscar entender profundamente como e por quê as pessoas pensam, se comportam e organizam suas vidas. Entender seu mindset, suas práticas e demandas. Estes profissionais precisam se especializar para ser Chief Culture Officers e Consumer Experience Managers, sabendo analisar em profundidade as mudanças comportamentais e as tendências emergentes que impactam a sociedade e os mercados. Estes profissionais precisam tratar seus customers não apenas como números e frações estatísticas, mas como pessoas e cidadãos.

Profissionais e empreendedores criativos

Caminhamos cada vez mais em busca de profissionais e empreendedores criativos e de perfil estratégico que tenham a capacidade de sentir e perceber o que está por vir. Profissionais visionários e vigilantes sempre dispostos a investigar, acompanhar, com senso crítico da realidade e que possam gerar inteligência e insights para as demais áreas. Para isso é preciso fortalecer sua capacidade de compreensão analítica dos fenômenos que governam, a cultura e o comportamento humano, com intuição aguçada e espírito investigativo e reflexivo, ‘antenados’ e sensíveis aos insights das pessoas e atento observadores do cotidiano.

 

Cada vez mais o marketing é a área mais próxima da vida das pessoas, nos diversos contextos, momentos, ambientes e nas mídias sociais. Hoje é essencial que os profissionais de marketing, comunicação, design estratégico e inovação sejam capazes de gerenciar não apenas marcas, mas a participação e interação destes consumidores e usuários na criação, comunicação e entrega de valor.

Para quem se destina?

  • Profissionais das mais diversas áreas que atuam diretamente com consumidores e estejam preocupados em elaborar estratégias humanas e colaborativas de marketing, comunicação e publicidade, design, pesquisa de mercado, planejamento estratégico, e ampliar seus conhecimentos sobre a área de estudos do comportamento e da cultura, dos novos cenários e canais de interação com pessoas e consumidores. Profissionais interessados no estudo do comportamento e experiências sociais e da aplicação das disciplinas e técnicas analíticas ao ambiente de negócios.
  • Líderes de equipes de marketing, branding, inteligência de mercado, atendimento, vendas e relacionamento; pesquisa e analytics: consultores e empreendedores que desejam se aprimorar para entender e atender, e formatar novos negócios com foco na relevância e na experiência dos usuários e consumidores do segmento de interesse.
  • Empresas, agências de publicidade e comunicação que necessitam capacitar suas equipes na área de planejamento. Coordenadores e gerentes de diversos segmentos de negócio ligados ao relacionamento e gerenciamento da base de clientes.

445h

de conteúdo

4 Semestres

Conclusão do curso

Live EAD

Modalidade do curso

O que você irá aprender

Em um ambiente colaborativo, alunos e professores discutirão approaches de valor para a área, a fim de planejar um projeto de conclusão de curso com foco em pesquisas e estratégias customer e user centric, que deverão ser tematizados e desenvolvidos ao longo do curso.

Gestão da Experiência do Consumidor e Estratégias Customer Centric

Apresentar a estrutura e o funcionamento geral do curso, o funcionamento do ambiente de aula e do trabalho final. Apresentar as novas competências dos Chief Customer Intelligence Officers.

Muitas empresas e marcas hoje se preocupam em monitorar a imagem e reputação das marcas nas redes sociais, mas poucas se preocupam em ouvir, engajar e ser responsiva criando consistência na comunicação e consistência na oferta de serviços e experiências durante sua jornada. Esta disciplina visa discutir as abordagens e técnicas para ajudar a criar, planejar, entregar e gerenciar serviços e experiências relevantes e uma maior percepção de qualidade e excelência ao longo dos diversos pontos de contato com seus usuários e clientes, criando agilidade responsiva, agendas colaborativas e aumento da confiança para manter relacionamento mais duradouros e sustentados. A disciplina quer investigar e discutir novas e mais eficazes práticas para aumentar o net promoting score, elevando as réguas de relacionamento e o share of trust e share of heart dos usuários e clientes. As áreas de customer service e customer success visam promover graus maiores de satisfação, percepções e sentimentos positivos e de qualidade percebida durante as jornadas de interação marca-clientes.
Hoje novos serviços e os novos canais digitais criados para atender e se relacionar com o usuário são essenciais para garantir uma melhor interação e melhorar as experiências destes clientes. Garantir escalabilidade e redução de custos para os negócios. As empresas precisam reconhecer que todos os canais e os funcionários de front end são responsáveis por melhorar os serviços e a experiência do usuário e cliente. Clientes 4.0 cada vez mais querem participar, gerando feedbacks, reviews e compartilhando suas histórias e experiências. Construir e gerenciar estes canais digitais não é uma obrigação das marcas que estão no seu processo de transformação e consolidação digital. A disciplina tem como objetivo mostrar a importância da criação e integração destes multicanais e plataformas, alinhando o tom de voz, a linguagem e o fortalecendo o compromisso e a posição da marca e os desafios de capacitar profissionais e usar tecnologias para facilitar estas interações e fortalecer relações duradouras e consistentes com seus usuários e clientes.
Serão discutidos a relação lógica entre os temas, algumas ferramentas e métodos que possam ajudar na administração dos dados e tentar reduzir os impactos das mudanças necessárias para a o negócio, e assim continuar transformando dados em informações. Esta discussão será importante para auxiliar no entendimento dos processos sistêmicos envolvendo a Lei Geral de Proteção de Dados de projetos e possíveis formas de identifica-los a fazer a manutenção destes dados sensíveis. Com isso, os objetivos específicos da disciplina visam: entender o ciclo de vida dos dados em ambientes operacional e analítico na jornada do cliente; discutir a utilização de grandes sistemas de automação, abordando os problemas de negócios, a partir da perspectiva da Jornada do cliente; entender algoritmos de Inteligência Artificial mais comuns, tais como sistemas para reconhecer padrões, clusters a partir de dados e sua relação com a Jornada do Cliente; conhecer alguns processos e soluções de sistemas que auxiliem na adequação à Lei Geral de Proteção de Dados e sua manutenção evolutiva; navegar por algumas soluções e algoritmos de código aberto disponíveis no mercado.
Na era do marketing 4.0, muitas empresas ainda estão em estágios ligados à gestão do produto, sem perceber que o mercado mudou radicalmente. Para obter sucesso no cenário altamente complexo e competitivo que vivemos, é fundamental entender a nova jornada do consumidor: um ser extremamente crítico, informado e conectado. A disciplina visa demonstrar como criar, comunicar, entregar propostas de valor para e com seus usuários e clientes. A disciplina foca em estratégias de marketing e casos de empresas que obtém resultados superiores utilizando estratégicas customizadas e personalizadas, empáticas e dinâmicas atendendo aos interesses dos múltiplos públicos. A disciplina visa explicitar que consumidores e clientes necessitam ser tratados da maneira que eles gostariam de ser tratados, com canais, ações e mensagens, produtos, serviços e modelos de negócio mais relevantes e atuais que atendam e superem suas demandas e expectativas. Criar um ecossistema e um pensamento estratégico customer centered que envolva não apenas a área de marketing, mas a organização como um todo, no sentido de criar e entregar uma melhor experiência e interação ao longo de toda cadeia e jornada de compra e consumo de seus clientes.
Desenvolver ações e estratégias de inbound e conteúdo mais personalizadas e centradas nas personas do target. No curso o aluno irá aprender como melhor interagir e usar as estratégias de search e SEO, como planejar, criar, formatar e entregar conteúdos customizados para gerar leads mais qualificados, através de ações e ferramentas centradas e relevantes para seus leads e audiências, nos canais próprios da marca e nas redes e mídias sociais. Estratégias responsivas de inbound e content targeting, shopper centric, irão permitir atrair e gerar maior interação e conexão com os públicos de interesse, os atendendo, orientando e inspirando na sua experiência de compra, criando vínculos mais sólidos entre os clientes e a marca, trazendo resultados mais sustentados e gerando maior conversão de vendas para a empresa.
Uma marca contemporânea vive num mundo de múltiplas conexões. Nessa disciplina iremos abordar fundamentos e práticas das marcas com uma visão contemporânea, social e de exposição transmidiática. Os múltiplos ponto de interação e experiência ao qual as marcas estão sujeitas atualmente demandam uma gestão unificada, mas flexível, onde se tem claro os propósitos e posicionamentos, mas que dá a liberdade para os gestores de cada ponto de contato de estabelecer melhor as relações com seus consumidores. O curso irá discutir como esse contexto foi estabelecido, a complexidade de se manter benefícios e simbolismos de marcas num mundo de constantes mudanças e de experiências omnichannnel, e como tratar os processos de cocriação com consumidores e grupos culturais aos quais as marcas estão sujeitas atualmente. Serão abordadas práticas e ferramentas atuais para a gestão contemporânea de marcas, com uma visão centralizada no omnicliente
Muitas vezes em nossa vida, não percebemos o que acontece com as nossas atitudes durante a inclusão da tecnologia no nosso dia a dia. Pessoas interagem conosco fornecendo bons recursos sem limite de tempo e horário, por celular ou computador. Estas transformações sociais acontecem por diversos motivos, o principal motivo para estas transformações não está na tecnologia, mas sim no ser humano. Nesta era de transformação digital do marketing, onde o CRM virou Social CRM, muitas empresas ainda estão ligadas ao CRM como forma de se relacionar com o cliente no comportamento de consumo. O mercado mudou, pois o comportamento das pessoas mudaram com a inclusão das novas tecnologias. A disciplina busca demonstrar as principais estratégias de comportamento de consumidor em CRM, Programas de Coalisão de Pontos, Réguas de Relacionamento, Life Time Value, Análise de BI e entendimento do novo mercado da geração Y. A construção desta nova visão do ambiente de mercado digital, trouxeram novas necessidades em entender o comportamento tanto individualizado quanto geral dos consumidores do mercado, por clusters de mercado. Pretendemos criar pensamento estratégico e capacitar no processo de estratégias para CRM neste novo mundo digitalizado.
Esta disciplina tem como objetivo desenvolver o pensamento crítico, possibilitando uma visão integrada das mudanças do macro ambiente, dos mercados, da estratégia da empresa e de suas ações. A disciplina foca nos principais conceitos de gestão do conhecimento, pesquisa de mercado e consumer insights na busca das informações necessárias e utilização de modelos analíticos para tomada de decisão. Nessa disciplinas apresentaremos os principais conceitos e modelos sobre a análise do ambiente, hierarquia tomada de decisões, sistema de informações de marketing, pesquisa de marketing, grupos de foco, entrevista pessoal e novas formas de pesquisa, com o intuito de compreender a importância da análise do ambiente e mercado no atual ambiente de negócio, valorizando o uso da informação dentro do processo de tomada de decisão em marketing e aplicando a área do relacionamento com o cliente
Esta disciplina tem como objetivo desenvolver o pensamento crítico, possibilitando uma visão integrada das mudanças do macro ambiente, dos mercados, da estratégia da empresa e de suas ações. A disciplina foca nos principais conceitos de gestão do conhecimento, pesquisa de mercado e consumer insights na busca das informações necessárias e utilização de modelos analíticos para tomada de decisão. Nessa disciplinas apresentaremos os principais conceitos e modelos sobre a análise do ambiente, hierarquia tomada de decisões, sistema de informações de marketing, pesquisa de marketing, grupos de foco, entrevista pessoal e novas formas de pesquisa, com o intuito de compreender a importância da análise do ambiente e mercado no atual ambiente de negócio, valorizando o uso da informação dentro do processo de tomada de decisão em marketing e aplicando a área do relacionamento com o cliente
As metodologias ágeis são conjuntos de técnicas, práticas e ferramentas para gestão de projetos, hoje muito utilizada pelas empresas em diversos processos em particular nos de transformação e inovação digital. Elas objetivam e estimulam a melhoria contínua e o trabalho em equipe com foco em projetos para usuários e consumidores no intuito de gerar maior agregado inovativo, alinhando maior flexibilidade, eficiência e rapidez aos processos. Nesta disciplina os alunos irão conhecer as principais metodologias e técnicas que podem ser implementadas nos projetos de inovação em CX e UX: SCRUM, Agile, Lean, Sprints, etc.

Ciências Sociais e Comportamentais Aplicadas

Promover a reflexão sobre as motivações e experiências dos usuários e audiências no ambiente multiplataforma e 360. Entender como a cultura digital impactou o comportamento humano, as relações interpessoais e mais especificamente seus hábitos de consumo, compartilhamento, edição e criação de conteúdo com o uso dos dispositivos móveis e das novas tecnologias. Discutir o conceito de experiência na visão das ciências do consumo e o planejamento e gestão da experiência para diferentes públicos através da lógica da microsegmentação, hypertargeting e construção das personas.O objetivo da disciplina é entender mais profundamente as novas relações e interações dos consumidores com as empresas e marcas na jornada de compra e consumo, e o que mudou no mindset, nas atitudes e hábitos de compra: mapeando, analisando e entendendo as interações e as jornadas destes usuários e consumidores omnichannel em diversos contextos, momentos e plataformas, analisando em profundidade como se comportam e quais suas demandas, tarefas e dores ao longo desta jornada
As neurociências aplicadas ao marketing e CX oferecem uma nova interpretação do mercado por meio de estudos sobre as reações neurológicas (emoção, memória e cognição) do consumidor perante as marcas, propagandas, embalagens e demais materiais de comunicação. Desta forma, auxiliam as empresas a construírem conexões profundas e duradouras com os seus públicos por meio do entendimento das suas tomadas de decisão, proporcionando insights assertivos para que as áreas de marketing e comercial viabilizem ações efetivas com seus clientes. A disciplina tem como objetivos: sensibilizar os alunos da importância das reações implícitas do consumidor aos estímulos de marketing. Estimular a abordagem integral do consumidor como ser biológico e psíquico, existindo variáveis fisiológicas e mentais que influenciam e alicerçam seus comportamentos. Inspirar a utilização das neurociências para prever e direcionar comportamentos e atitudes de consumo. Provocar reflexões sobre como as neurociências estão sendo utilizadas pelas empresas, sobre oportunidades e desafios para aumento de performance e redução do custo com comunicação.
Cada vez mais o mindset e o comportamento de compra do shopper no varejo omnichannel são impactados por mudanças econômicas e tecnológicas. A disciplina visa entender os consumidores quando estão em seu “modo shopper” para desenvolver insights que ajudem profissionais de gestão da experiência do consumidor a estreitar a relação shopper x canal e aumentar a conversão das vendas de marcas e categorias. A desconstrução do processo de compra e o entendimento das etapas da jornada servirá como pano de fundo para potencializar cases de gestão de categorias, desenvolvimento de ambientes de varejo, criação de embalagens, promoções, comunicação e uma experiência de maior valor com o shopper nos pontos de venda. Os objetivos desta disciplina também são apresentar os pilares adotados por marcas que se posicionam no patamar do premuim/luxo, ferramentas e técnicas que acompanham a jornada e experiência do cliente extremamente exigente deste nicho para criar situações memoráveis e construir um relacionamento de longo prazo, seja no ambiente presencial ou digital. Com estudos de caso durante as aulas a disciplina discutirá habilidades e atitudes de acolhimento, hospitalidade e serviço premiunizado no varejo físico
Esta disciplina visa explorar a importância de melhor entender a mentalidade e o comportamento dos novos consumidores, usando o olhar, as práticas e as abordagens de algumas das ciências comportamentais e sociais como a antropologia e a psicologia, no intuito de poder criar maior engajamento e relacionamentos nas conversas, interações e nos relacionamentos com usuários e consumidores. As estratégias e projetos de customer centric têm exigido cada vez mais respeito a diversidade, a geração e pratica da empatia e o compromisso em entender as diferentes vivências e valores, demandas e expectativas de diferentes segmentos e perfis de públicos, enfatizando sempre os aspectos humanos, interpessoais e high touch e as práticas responsáveis e cidadãs, embasadas em propósitos e causas.
Estamos na era da gestão do conhecimento e da inteligência estratégica. Os profissionais precisam estar atentos e gerenciar um ciclo cada vez mais dinâmico de mudanças e tendências de comportamento e consumo e as disrupções nos segmentos de mercados em particular, trazidas pelas novas economias, pelas novas práticas de consumo e pelas tecnologias na vida das pessoas. Há uma carência de profissionais capacitados a ler, analisar e interpretar esses insights e propor estratégias inovadoras e criativas com foco nas demandas e expectativas de um mercado dinâmico e de prosumers mais empoderados. O consumidor é mais experimentador e transita de estilos de vida, gostos e interesses. É fundamental o profissional de marketing acompanhar, monitorar e antever as “janelas estratégicas” e futuras de oportunidades que constantemente se abrem dentro desse cenário dinâmico e global.
O jeito de pensar do design está decodificado e disponível para que qualquer profissional possa criar produtos e serviços que sejam desejáveis pelo cliente, tecnicamente possíveis e viáveis financeiramente. Para isso é preciso colocar o ser humano e o usuário no centro do projeto estratégico do design. A disciplina apresenta conceitos e cases e permite que os alunos “aprendam fazendo”. Em grupos, podem conhecer e praticar os pilares, a cultura e as ferramentas do design thinking e do design de serviços. Os desafios são identificar e entender as oportunidades por trás dos problemas e descobrir as verdadeiras dores, expectativas, anseios e insatisfações do cliente. Nas aulas, os alunos terão a oportunidade de experimentar mais de duas dezenas de ferramentas que, aplicadas de forma adequada e seguindo um processo, geram os resultados esperados ao longo de cada etapa, sempre alternando momentos de criar divergência e ampliar as opções e momentos de fazer escolhas e tomar decisões.
Elaborar um projeto, com a aplicação prática de referenciais teóricos, conceitos e metodologias abordados ao longo do curso. O projeto terá o monitoramento de um orientador, que atuará como facilitador para seu desenvolvimento e, quando finalizado, será submetido a uma banca de avaliação. No total de horas estão incluídas 45h de atividades extraclasse para a elaboração do Trabalho de Conclusão do Curso. O trabalho de conclusão de curso é em grupo e a apresentação será em uma das unidades da ESPM: São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

*Ao término do curso, os alunos apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores

Processo de seleção

Saiba como funciona cada etapa do processo de seleção
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Inscrição

Inscrição on-line e pagamento da taxa.
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Processo seletivo on-line

Composto de questionário sócio econômico, redação e currículo profissional.
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Entrevista on-line

A entrevista é a etapa essencial do processo de seletivo. Após a realização do processo online, você receberá o contato do avaliador do curso
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Matrícula

Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**)

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Professores inspiradores

Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.

Sergio Lage Teixeira de Carvalho
Coordenador do curso

Saiba tudo que só a pós-graduação da ESPM pode te oferecer

Entenda por que toda a experiência de estudar na ESPM faz dos nossos cursos muito mais que uma Pós-Graduação tradicional.

Seguro educacional

Estude com mais tranquilidade: a ESPM oferece um plano de seguro gratuito e garante a sua mensalidade em caso de imprevistos, para que eventuais dificuldades financeiras não comprometam o andamento dos seus estudos.

Aulas Internacionais

Aulas complementares com professores e estudantes das melhores universidades do mundo para fortalecer sua perspectiva global de negócios, além do networking internacional.

Leader in Class

As aulas da Pós ESPM contam com a participação dos maiores líderes do mercado, renomados em sua área de atuação, que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o seu aprendizado.

DNA ESPM

Todos os nossos cursos possuem conteúdos e disciplinas com alta carga de inovação e tecnologia, garantindo que você seja um profissional capaz de atuar de maneira criativa independente da sua área de atuação.

Orientação de carreira

Os estudantes da ESPM contam com um sistema de apoio e orientação de carreiras composto por psicólogos e especialistas.

EADA - Business School Barcelona

Espanha - Barcelona

Internacionalização

A ESPM reconhece a diferença que experiências internacionais fazem na formação de um profissional diferenciado, por isso possui convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Você poderá cursar uma parte de seus estudos no exterior, dispondo de cursos de curta e longa duração.

Universidade de Coimbra

Portugal - Coimbra

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R$ 698,00

matrícula

Desconto para matrículas antecipadas

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Válido até o dia: 22/09/2021

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mensalidade

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

Matrícula

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1x R$ 17.827,00

Matrícula

R$ 698,00

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11x R$ 1.567,60

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1x R$ 1.575,10

Matrícula

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1x R$ 1.094,61

Matrícula

R$ 698,00

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1x R$ 861,46

Matrícula

R$ 698,00

+

29x R$ 683,24

+

1x R$ 703,74

Matrícula

R$ 698,00

+

35x R$ 584,61

+

1x R$ 643,61

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.

Linhas de Crédito Bradesco

A ESPM mantém parceria com o Banco Bradesco, o qual disponibiliza linha de crédito aos alunos de Master, MBA e Pós-graduação, tendo como objetivo oferecer outras opções de pagamentos para os cursos.

Contato Bradesco

Qualquer agência do Bradesco ou PAB, na ESPM (Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 – Vila Mariana – São Paulo)

Tel.: (11) 5085-6652

E-mail: 0134.gerencia@bradesco.com.br

  • RG e CPF (originais)
  • Histórico original de curso superior
  • Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1600 horas-aula. Na ausência do diploma, o estudante poderá entregar certificado, atestado ou declaração de conclusão de curso com a descrição da data de colação de grau, qual será aceito temporariamente, ficando sob a responsabilidade do estudante a entrega posterior do referido diploma (originais)

No caso de diplomas internacionais, é necessária a sua tradução juramentada, consularização pelo Brasil no país de origem e revalidação, de acordo com a Resolução nº.8, de 4/10/07, do Conselho Nacional de Educação (CNE), disponível em: http://portal.mec.gov.br

O curso poderá ser cancelado ou adiado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início.

  • Na hipótese de cancelamento, serão devolvidos 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.
  • Na hipótese de adiamento, serão devolvidos, MEDIANTE REQUERIMENTO EXPRESSO do PARTICIPANTE endereçado ao e-mail processospossp@espm.br, 100% do valor pago, também por meio de depósito em conta bancária indicada por ele, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.

A ESPM não se responsabiliza por quaisquer outros valores que eventualmente tenham sido despendidos pelo participante, seja a que título for, tais como passagens aéreas ou rodoviárias, combustível, hospedagem, etc., em virtude do cancelamento ou adiamento do curso.

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FAQ

Perguntas frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dá uma olhada aqui.

Avaliações e nota final em cada disciplina

A nota final de cada disciplina é obtida através da realização das atividades propostas por seu respectivo professor. Essas atividades serão entregues online, pelo ambiente virtual de aprendizagem, o Canvas.

 

Para conseguir a aprovação em cada disciplina, o estudante deve, ao final do período, obter uma nota final mínima de 7,0 (sete) e não ultrapassar o limite estabelecido de 25% (vinte e cinco por cento) de faltas por disciplina. No Live EAD da ESPM, são considerados falta a não publicação das atividades da disciplina.

Projeto de Conclusão Aplicado (PCA) ou Projeto Integrativo Multidisciplinar (PIM)

Ao final do curso, o estudante deve realizar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) ou um Projeto de Conclusão Aplicada (PCA), a depender do modelo pedagógico estabelecido por cada curso. Este trabalho será submetido a uma banca examinadora composta pelo coordenador e alguns professores do curso em questão.

 

Para isso, é necessário o comparecimento do estudante em uma das unidades da ESPM, em São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

Para efetivar a matricula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos originais:

  • RG e CPF;
  • Currículo;
  • 01 foto 3×4;
  • Histórico Escolar de graduação;
  • Diploma do Curso Superior*, com carga-horária mínima de 1600 horas e reconhecido pelo MEC. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela Instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma;

*No caso de diplomas internacionais é necessária sua tradução juramentada, consularizado pelo Brasil no país de origem, e revalidação de acordo com a Resolução nº 8 de 04/10/2007 do CNE (Conselho Nacional de Educação), disponível no portal.mec.gov.br.

O curso poderá ser cancelado por falta de quórum, com até 24 horas de antecedência da data prevista para seu início. Neste caso, serão devolvidos, AUTOMATICAMENTE, 100% do valor pago, por meio de depósito em conta bancária indicada pelo PARTICIPANTE, em até 10 (dez) dias úteis após indicação dos dados bancários.

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