PROGRAMAS DE INTERCÂMBIO
Abrimos um mundo de possibilidades para você
NOTA MÁXIMA NO MEC*
saiba mais
*Todos os cursos da ESPM passaram pela avaliação do Ministério da Educação (MEC) por meio de um processo de avaliação in loco, no qual é atribuído a cada curso um conceito (nota), que varia de 1 a 5. E todos os cursos receberam o Conceito de Curso (CC) 5, assim como as avaliações institucionais receberam o Conceito Institucional. Confira no e-MEC.
ALTÍSSIMA EMPREGABILIDADE
Acima de 91%*
saiba mais
*Informações sobre a Pesquisa de Empregabilidade 2022 ESPM coletadas de mil profissionais recém-formados na ESPM. Esse percentual é geral para os cursos de graduação em todas as unidades.
Processos seletivos
Está pronto para transformar sua paixão em uma carreira de sucesso?
Preencha com seus dados e fique por dentro de tudo sobre os processos seletivos de 2025.1.
Prepare-se para uma experiência educacional que vai além do esperado: inusitada!
Sobre o curso
O curso de estudos do comportamento da ESPM
Este curso é ideal para aqueles que desejam explorar a fundo o comportamento humano, desvendar as tendências sociais e entender as razões por trás das ações das pessoas. Ao concluir o curso, você estará apto a atuar em áreas como análise de tendências, consumer insights, comportamento humano, business intelligence, e gestão de diversidade e inclusão, além de conduzir pesquisas em temas relacionados.
Turma de 2025.1
Diferenciais
PESQUISA DE MERCADO E CONSUMER INSIGHTS
ESTUDO DA DIVERSIDADE E INCLUSÃO
ALTA CARGA HORÁRIA DE PSICOLOGIA
ANÁLISE DE COMPORTAMENTO E TECNOHUMANISMO
ÊNFASE EM MARKETING E GESTÃO DE PESSOAS
INUSITUDE
Profissionais curiosos, engajados em causas sociais, e que querem transformar o mundo pelo mercado
O curso de Ciências do Consumo é pioneiro no Brasil e atende a uma demanda crescente do mercado por profissionais qualificados na área. A estrutura curricular é organizada em quatro grandes eixos:
Ciências Sociais: disciplinas como sociologia, antropologia e filosofia política;
Comportamento Humano: psicologia, psicanálise e neurociências;
DNA ESPM: disciplinas de marketing e gestão, alinhadas às demandas do mercado;
Pesquisas e Estatísticas: preparação para uma alta empregabilidade.
Esse conjunto de conhecimentos capacita o aluno a entender profundamente o comportamento do consumidor e atuar de forma estratégica no mercado.
Matriz curricular
Conheça todos os detalhes sobre o que você vai aprender:
- 3.760 horas
O valor da hora-aula corresponde ao tempo de duração efetivo da aula, que é de 50 minutos.
Diurno
1° Semestre
Introdução à Sociologia
Escolas Antropológicas
Introdução à Filosofia
Princípios de Marketing
Psicologia Geral
História Contemporânea
Raciocínio Lógico e Analítico
Introdução às Finanças
LifeLab 1
CI-Lab I
Extensão I
2° Semestre
Sociologia Funcionalista
Culturalismo
Filosofia Contemporânea I
Estratégia de Marketing
Psicanálise
Métodologias Quantitativas
Sociedade do Consumo I
LifeLab 2
CI-Lab II
Extensão II
3° Semestre
Finanças Comportamentais
Microeconomia
Teoria Crítica
Antropologia Social
Tecnologias de Pesquisas
Filosofia Contemporânea II
Motivação e Emoção
Sociedade do Consumo II
LifeLab 3
CI-Lab III
Extensão III
4° Semestre
Macroeconomia
Sociologia das Interações
Pensamento Estruturalista
Filosofia Política
Neurociências e Comportamento
Marketing Aplicado
Metodologias Qualitativas
Diversidade, Equidade e Inclusão
LifeLab 4
CI-Lab IV
Extensão IV
5° Semestre
Gestão Estratégica
Sociologia Brasileira I
Interpretativismo
Ciência Política
Neurociências do Consumo
MINORS
Investigações de Campo
Planejamento e desenvolvimento de projetos sustentáveis ambientais e sociais
Introdução ao mercado de luxo
Consumer Insights para Branding
Semiótica da marca
6° Semestre
Análise de Tendências
Sociologia Brasileira II
Antropologia Brasileira
Política Brasileira
Psicologia Social
PGC 1
MINORS
Impactos das ODSs na construção de estratégias sustentáveis e nas organizações
Comunicação e estratégias de marketing de luxo
Tecnologia na gestão de marcas
Personal Branding
7° Semestre
Pós-Modernistas
Antropologia das Religiões
Democracia e Autoritarismo
Psicologia das Organizações
PGC 2
MINORS
Marketing social e ambiental
Gestão de serviços em luxo
Estatística e Raciocínio Analítico em Branding
Tecnologias de Coleta de Dados
8° Semestre
Construção de Cenários
Consumer Insights
Sociologia Decolonial
Antropologia do Consumo
Geopolítica
PGC 3
MINORS
Mapeamento e construção de indicadores de sustentabilidade nas organizações
ESG no luxo
Gestão de marcas globais
Community Engagement and Social Change
– Libras
Período
Diurno
Horário
Das 7h30 às 17h30 (do 1º ao 4º semestre)
Das 19h30 às 23h (do 5º ao 8º semestre)
[graduDuracao codigo='GADMSRJ' ] (diurno)
Local
Campus São Paulo
Mensalidade
R$ 4.695,00
Mensalidade referente ao ano letivo de 2025
[graduPreco codigo='GADMSRJ' campus='RIO' ]
Inscrições
Vestibular, ENEM ou Processos Internacionais
Professores inspiradores
Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:
Escolha ser ESPM
Todas as nossas unidades oferecem diferenciais exclusivos para um melhor aproveitamento do seu curso:
Um verdadeiro curso de Ciências do Comportamento!
Este é um verdadeiro curso de Ciências do Comportamento, pois alia as disciplinas clássicas das ciências sociais - sociologia, antropologia e ciência política - a uma significativa carga de psicologia. Para quem curte analisar e compreender o comportamento humano, este é, entre todos os cursos de graduação, o que oferece a maior carga horária e quantidade de disciplinas de psicologia (claro, sem contar as faculdades de psicologia). Além de combinar ciências sociais e psicologia, também oferece disciplinas ousadas, como sexualidade humana, ciências da religião e neurociências. Veja se você se identifica com um ou mais dos interesses:
- Curte humanidades e é questionador
- É curioso pelo comportamento humano
- Quer uma profissão na qual vai se sentir útil para a sociedade
- Quer entender por que os produtos entram e saem dE moda
- Quer se envolver em causas sociais e ambientais
- Deseja uma profissão dinâmica na qual vai descobrir coisas novas todos os dias
- Questiona o presente e projeta o futuro
Eventos
Eventos e atividades para ajudar na sua escolha:
Business partners
Parceria com as mais relevantes marcas globais
Conheça o campus
ALVARO ALVIM | SP
O Campus Álvaro Alvim da ESPM possui diferenciais importantes, como a infraestrutura moderna e equipada com tecnologia de ponta, salas de aula que combinam tradição e inovação, laboratórios completos e diversas áreas de convivência e estudos. Destaca-se também a Biblioteca, que possui um acervo completo para Business, Comunicação e Marketing, incluindo uma Ludoteca para prática de jogos de tabuleiro. Além disso, o campus possui um espaço exclusivo para Serviços ao Estudante e o Global Hall, um espaço para debates de assuntos atuais e internacionais.
- Rua Dr. Álvaro Alvim, 123 - Vila Mariana, São Paulo/SP
- 08006073777
- [email protected]
- De segunda a sexta, das 8h às 20h
Quer atendimento personalizado e saber mais sobre nossos cursos?
Deixe seu contato que falaremos com você.
Cursos que você pode curtir.
Acha que este ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dê uma olhada nestas opções:
*Informações da Pesquisa de Empregabilidade 2021 ESPM coletadas de mil profissionais recém-formados na ESPM. Este percentual é geral para os cursos de graduação em todas as unidades.