CIÊNCIAS DO CONSUMO ESPM

BACHARELADO EM CIÊNCIAS SOCIAIS​

PSICOLOGIA + CIÊNCIAS SOCIAIS + MARKETING + TECNOLOGIA

Formando um profissional
versátil Analista de Tendências Gestor de Diversidade e Inclusão Especialista no Comportamento Humano

PROGRAMAS DE INTERCÂMBIO

Abrimos um mundo de possibilidades para você

NOTA MÁXIMA NO MEC*

*Todos os cursos da ESPM passaram pela avaliação do Ministério da Educação (MEC) por meio de um processo de avaliação in loco, no qual é atribuído a cada curso um conceito (nota), que varia de 1 a 5. E todos os cursos receberam o Conceito de Curso (CC) 5, assim como as avaliações institucionais receberam o Conceito Institucional. Confira no e-MEC.

ALTÍSSIMA EMPREGABILIDADE

Acima de 91%​*

*Informações sobre a Pesquisa de Empregabilidade 2022 ESPM coletadas de mil profissionais recém-formados na ESPM. Esse percentual é geral para os cursos de graduação em todas as unidades.

Está pronto para transformar sua paixão em uma carreira de sucesso?

Preencha com seus dados e fique por dentro de tudo sobre os processos seletivos de 2025.1.

Prepare-se para uma experiência educacional que vai além do esperado: inusitada!

Sobre o curso

O curso de estudos do comportamento da ESPM

Este curso é ideal para aqueles que desejam explorar a fundo o comportamento humano, desvendar as tendências sociais e entender as razões por trás das ações das pessoas. Ao concluir o curso, você estará apto a atuar em áreas como análise de tendências, consumer insights, comportamento humano, business intelligence, e gestão de diversidade e inclusão, além de conduzir pesquisas em temas relacionados.

Turma de 2025.1

São paulo

Diferenciais

PESQUISA DE MERCADO E CONSUMER INSIGHTS

ESTUDO DA DIVERSIDADE E INCLUSÃO​

ALTA CARGA HORÁRIA DE PSICOLOGIA​

ANÁLISE DE COMPORTAMENTO E TECNOHUMANISMO​

ÊNFASE EM MARKETING E GESTÃO DE PESSOAS​

INUSITUDE

Profissionais curiosos, engajados em causas sociais, e que querem transformar o mundo pelo mercado

O curso de Ciências do Consumo é pioneiro no Brasil e atende a uma demanda crescente do mercado por profissionais qualificados na área. A estrutura curricular é organizada em quatro grandes eixos:

 

Ciências Sociais: disciplinas como sociologia, antropologia e filosofia política;

Comportamento Humano: psicologia, psicanálise e neurociências;

DNA ESPM: disciplinas de marketing e gestão, alinhadas às demandas do mercado;

Pesquisas e Estatísticas: preparação para uma alta empregabilidade.

 

Esse conjunto de conhecimentos capacita o aluno a entender profundamente o comportamento do consumidor e atuar de forma estratégica no mercado.

Matriz curricular

Conheça todos os detalhes sobre o que você vai aprender:

O valor da hora-aula corresponde ao tempo de duração efetivo da aula, que é de 50 minutos.

Diurno

1° Semestre

Introdução à Sociologia
Escolas Antropológicas
Introdução à Filosofia
Princípios de Marketing
Psicologia Geral
História Contemporânea
Raciocínio Lógico e Analítico
Introdução às Finanças
LifeLab 1
CI-Lab I
Extensão I

 
2° Semestre

Sociologia Funcionalista
Culturalismo
Filosofia Contemporânea I
Estratégia de Marketing
Psicanálise
Métodologias Quantitativas
Sociedade do Consumo I
LifeLab 2
CI-Lab II
Extensão II

3° Semestre

Finanças Comportamentais
Microeconomia
Teoria Crítica
Antropologia Social
Tecnologias de Pesquisas
Filosofia Contemporânea II
Motivação e Emoção
Sociedade do Consumo II
LifeLab 3
CI-Lab III
Extensão III

 
4° Semestre

Macroeconomia
Sociologia das Interações
Pensamento Estruturalista
Filosofia Política
Neurociências e Comportamento
Marketing Aplicado
Metodologias Qualitativas
Diversidade, Equidade e Inclusão
LifeLab 4
CI-Lab IV
Extensão IV

5° Semestre

Gestão Estratégica
Sociologia Brasileira I
Interpretativismo
Ciência Política
Neurociências do Consumo

 

MINORS

Investigações de Campo
Planejamento e desenvolvimento de projetos sustentáveis ambientais e sociais
Introdução ao mercado de luxo
Consumer Insights para Branding
Semiótica da marca

 

6° Semestre

Análise de Tendências
Sociologia Brasileira II
Antropologia Brasileira
Política Brasileira
Psicologia Social
PGC 1

 

MINORS
Impactos das ODSs na construção de estratégias sustentáveis e nas organizações
Comunicação e estratégias de marketing de luxo
Tecnologia na gestão de marcas
Personal Branding

7° Semestre

Pós-Modernistas
Antropologia das Religiões
Democracia e Autoritarismo
Psicologia das Organizações
PGC 2

 

MINORS
Marketing social e ambiental
Gestão de serviços em luxo
Estatística e Raciocínio Analítico em Branding
Tecnologias de Coleta de Dados

 
8° Semestre

Construção de Cenários
Consumer Insights
Sociologia Decolonial
Antropologia do Consumo
Geopolítica
PGC 3

 

MINORS
Mapeamento e construção de indicadores de sustentabilidade nas organizações
ESG no luxo
Gestão de marcas globais
Community Engagement and Social Change

– Libras 

Período

Diurno

Horário

Das 7h30 às 17h30 (do 1º ao 4º semestre)
Das 19h30 às 23h (do 5º ao 8º semestre)

[graduDuracao codigo='GADMSRJ' ] (diurno)

Local

Campus São Paulo

Mensalidade

R$ 4.695,00 ​

Mensalidade referente ao ano letivo de 2025

[graduPreco codigo='GADMSRJ' campus='RIO' ]

Inscrições

Vestibular, ENEM ou Processos Internacionais

Professores inspiradores

Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:

"O curso de Ciências do Consumo é pioneiro no Brasil, atendendo à crescente demanda por profissionais qualificados na área. Organizado em quatro eixos principais — Ciências Sociais, Comportamento Humano, DNA ESPM e Pesquisas e Estatísticas — o curso oferece disciplinas que vão de sociologia e psicologia a marketing e análise de dados. Essa formação prepara o aluno para entender o comportamento do consumidor e atuar estrategicamente no mercado, com alta empregabilidade."
Professor Tiago Pereira Andrade
Tiago Pereira Andrade
Coordenador do curso

Escolha ser ESPM

Todas as nossas unidades oferecem diferenciais exclusivos para um melhor aproveitamento do seu curso:

Um verdadeiro curso de Ciências do Comportamento!

Este é um verdadeiro curso de Ciências do Comportamento, pois alia as disciplinas clássicas das ciências sociais - sociologia, antropologia e ciência política - a uma significativa carga de psicologia. Para quem curte analisar e compreender o comportamento humano, este é, entre todos os cursos de graduação, o que oferece a maior carga horária e quantidade de disciplinas de psicologia (claro, sem contar as faculdades de psicologia). Além de combinar ciências sociais e psicologia, também oferece disciplinas ousadas, como sexualidade humana, ciências da religião e neurociências. Veja se você se identifica com um ou mais dos interesses:

O lugar certo para viver os melhores anos da sua vida!

Infraestrutura de ponta
Business partners

Parceria com as mais relevantes marcas globais

Conheça o campus

ALVARO ALVIM | SP

O Campus Álvaro Alvim da ESPM possui diferenciais importantes, como a infraestrutura moderna e equipada com tecnologia de ponta, salas de aula que combinam tradição e inovação, laboratórios completos e diversas áreas de convivência e estudos. Destaca-se também a Biblioteca, que possui um acervo completo para Business, Comunicação e Marketing, incluindo uma Ludoteca para prática de jogos de tabuleiro. Além disso, o campus possui um espaço exclusivo para Serviços ao Estudante e o Global Hall, um espaço para debates de assuntos atuais e internacionais.

Quer atendimento personalizado e saber mais sobre nossos cursos?

Deixe seu contato que falaremos com você.

Cursos que você pode curtir.

Acha que este ainda não é o seu curso dos sonhos? Sem problemas, dê uma olhada nestas opções:

*Informações da Pesquisa de Empregabilidade 2021 ESPM coletadas de mil profissionais recém-formados na ESPM. Este percentual é geral para os cursos de graduação em todas as unidades.