Nesta semana, a ESPM, em parceria com a escola digital co.liga, da Fundação Roberto Marinho, anunciou a 2ª edição do Prêmio cRio de Economia Criativa. O prêmio é uma iniciativa do Programa de Pós-Graduação em Economia Criativa, Estratégia e Inovação (PPGECEI) da ESPM. O Prêmio cRio ESPM de Economia Criativa tem como objetivo de reconhecer e valorizar estudos acadêmicos, empreendimentos criativos e projetos inovadores que contribuam para o desenvolvimento econômico, social, cultural e ambiental da região metropolitana do Rio de Janeiro. As inscrições podem ser realizadas até 6 de julho de 2025, pelo site.
Segundo Sandra Sanches, diretora do prêmio, a iniciativa nasceu do desejo de dar protagonismo a ideias e projetos que têm enorme capacidade de mudar realidades locais e gerar novas perspectivas para a cidade. “Valorizar iniciativas criativas é fortalecer o potencial transformador do Rio. Quando damos visibilidade a esses projetos, estamos investindo em soluções que unem cultura, inovação, impacto social e sustentabilidade”
O evento de lançamento reuniu convidados para uma roda de conversa sobre o papel estratégico da economia criativa no desenvolvimento do Rio de Janeiro. Entre eles, a diplomata Edna dos Santos-Duisenberg, referência internacional na área e fundadora do primeiro Programa de Economia Criativa da ONU, lançado em 2024.
O lançamento foi destaque no jornal O Globo, Extra, Bandnews FM e Diário do Rio.