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Certificado EAD x presencial: existe diferença?

O certificado é o mesmo do presencial? Gerente de Educação à Distância da ESPM esclarece essas e outras dúvidas sobre o tema  

 

Apesar de o Ensino a Distância ter se consolidado no Brasil, muitas pessoas ainda têm dúvidas sobre o certificado EAD e as diferenças entre essa modalidade de ensino e a presencial. Conversamos sobre o funcionamento do EAD com Cristina Valiukenas, gerente de Educação à Distância da ESPM, e ela explicou que esse sistema não é diferente dos cursos em sala de aula física. “Havia preconceito com o EAD por parte de algumas pessoas que achavam que se trata de um ensino de qualidade inferior”, afirma Cristina.  “O que é um grande equívoco.” Confira como é o EAD: 

 

O certificado tem o mesmo peso de um curso presencial? 

Não há diferença entre receber um certificado de um curso EAD e um presencial. Na verdade, quem estuda em sistema EAD precisa de algumas competências bem desenvolvidas, já que esse tipo de ensino pede alunos com muita autonomia e grande capacidade de planejamento e organização. 

 

Para quem é indicado? 

Estudar à distância é uma opção para pessoas que sabem se  autogerenciar, porque a dinâmica do curso é diferente da dos cursos presenciais. Os alunos terão de assistir a aulas gravadas e, portanto, precisam se organizar para estudar, fazer pesquisas, buscar informações complementares e exercitar sua capacidade de compreensão sem a ajuda do professor em tempo real. Proatividade e independência são palavras-chave nesse tipo de estudo. 

 

O que muda em relação ao presencial? 

O EAD trabalha com o conceito de sala de aula invertida, ou seja, o aluno estuda o conteúdo antes da aula e depois tem materiais complementares à sua disposição. Como as aulas ficam gravadas, podem ser revistas e isso melhora a compreensão de um tema determinado. 

 

Quais são os modelos de EAD? 

O Ministério da Educação autoriza o ensino à distância não apenas em cursos de graduação, mas também em pós-graduação lato sensu, MBA e educação continuada. Os modelos utilizados são aula online ao vivo, gravada e híbrida, que mescla online e gravada, ou presencial alguns dias da semana com online ao vivo ou gravada. 

 

EAD estimula a interação entre os alunos? 

Dependendo da universidade são organizados grupos de trabalho para estimular o aprendizado e a interação entre os alunos. Além de melhorar o estudo, a iniciativa ajuda no desenvolvimento de soft skills, preparando as pessoas para o mercado de trabalho. Quando a instituição não promove esse tipo de ação, cabe ao aluno desenvolver essas habilidades por meio de sua proatividade em encontrar as informações que necessita e conversar com os professores que estão a postos para tirar dúvidas. 

 

Como escolher um curso em EAD? 

O ponto de partida é verificar a afinidade da universidade com o curso desejado. Se o aluno pretende ingressar na área da saúde, deve buscar uma instituição que tenha tradição na área. O segundo passo é avaliar cuidadosamente a proposta pedagógica para ver se esse modelo de EAD se encaixa na rotina e necessidades, incluindo carga horária e o horário das aulas. Também é importante verificar todo o conteúdo do e as credenciais do coordenador do curso. 

Conheça os cursos Live EAD da ESPM, clique aqui.

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.