ESPM > Blog >

O que é lifelong learning e qual a importância

Aprendizado constante é hoje fundamental para qualquer profissional e deve ganhar ainda mais importância no futuro

 

Você sabe o que é lifelong learning? Trata-se de percorrer uma trilha de aprendizagem contínua que perdura enquanto o profissional estiver trabalhando. Para te explicar melhor essa tendência, preparamos um conteúdo com tudo o que você precisa saber sobre o conceito do aprendizado constante. Confira:  

 

1. O que é lifelong learning

Trata-se de um processo em que o profissional estuda constantemente para continuar aprendendo ao logo da sua vida, independentemente do modelo tradicional de educação, porque tem clareza quanto a importância de aprender para acompanhar as transformações da sociedade e do mundo. Lifelong learning é como um modelo mental em que se tem a oportunidade de aprender todos os dias, seja em uma faculdade ou curso, seja a partir do que acontece ao redor, numa conversa em um bar, assistindo a uma série de streaming ou um vídeo no YouTube. 

2. Como ser um lifelong learner

A curiosidade é fundamental a quem quer estar sempre aprendendo, porque é a partir dela que uma pessoa reúne conhecimento além da sala de aula. Quem se dedica ao estudo contínuo aprende a aprender, desenvolvendo a capacidade de olhar os acontecimentos e situações, de exercitar o pensamento crítico e de fazer conexões. 

 

3. Não existe mais época de estudar e época de trabalhar

Antigamente as pessoas se baseavam na ideia de que escolheriam uma carreira e se a opção fosse Medicina já imaginavam que estudariam o resto da vida por conta dos avanços da ciência. Mas a atualização não acontece apenas nessa área. Hoje, todas as profissões demandam reciclagem e não existe mais aquele formato em que a pessoa entrava na faculdade, se formava e depois trabalhava sem perceber as oportunidades de crescimento a partir do investimento no conhecimento. 

 

4. Lifelong learners estão sempre em transformação

Se o mercado muda constantemente, nada mais natural do que as pessoas que atuam nele acompanharem esse movimento. Afinal, não faz sentido o meio mudar e os atores não se transformarem.  

 

5. A educação tradicional não nos ensina a aprender

De maneira geral, quando entram na escola as crianças não são ensinadas a aprender. Elas são ensinadas a serem ensinadas, e consequentemente são preparadas para o vestibular e não para a vida, e isso é diferente de aprender. Nesse modelo, as pessoas acabam sendo levadas pela mão em um sentido mais passivo do que ativo, que as coloca em uma caixinha em que todos se comportam de maneira semelhante e com o tempo vão perdendo a curiosidade. Embora existam muitas famílias que veem mais valor no ensino tradicional, há escolas que saíram dessa caixa e trabalham com linhas mais abertas e flexíveis, investindo na formação do cidadão. 

 

6. O papel das instituições de ensino no lifelong learning

No lifelong learning, as instituições de ensino atuam como espaços de produção de conhecimento e de reflexão aprofundada que seguem alinhados com as transformações do mundo. Por esse motivo é um sistema de ensino flexível, que privilegia o contexto e a experiência levada para a sala de aula, fazendo com que a instituição atue como um hub que cria uma curadoria para a difusão de informações, experiências e vivências entre os estudantes.  

 

 

Núcleo de Conteúdo ESPM
Núcleo de Conteúdo ESPM
você também pode gostar:

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.