Especialista em carreiras aponta os prós e os contras e sugere o que é mais vantajoso para o recém-formado
Muitos recém-formados acreditam que é importante fazer uma pós após a graduação, porque o mercado deseja profissionais multidisciplinares. Mas será que vale mesmo fazer a pós-graduação assim que se conclui uma graduação? Para entender, conversamos com Adriana Gomes, coordenadora nacional da área de Carreira e Mercado da ESPM.
“Emendar a pós na primeira graduação tem como vantagem o fato de que o aluno continua no pique da graduação e não perde o ritmo do processo de ensino e da aprendizagem”, explica Adriana. Soma-se a isso o fato de que geralmente os alunos são jovens e sem filhos e, portanto, não dispendem tempo com as demandas inerentes à criação das crianças. Por outro lado, a pouca experiência profissional talvez não justifique a necessidade imediata de uma graduação complementar logo no início da carreira. É preciso analisar caso a caso.
Pós talvez, mas MBA não é recomendado para recém-formados
Adriana desaconselha que um recém-formado ingresse em um MBA, já que sua imaturidade profissional provavelmente dificultará o aprendizado. O MBA é um curso para quem já está no mercado e tem como característica a troca de experiências mais consistentes entre os alunos. “O recém-formado não entende ainda o mercado de trabalho, está começando a dar os primeiros passos no processo empresarial e não vai aproveitar tanto um MBA, porque muitas vezes não tem visão sistêmica“, enfatiza a especialista.
Como escolher o tipo de curso após a graduação
Uma boa maneira de escolher o que estudar é a auto-observação e o acompanhamento do segmento de atuação. Ao identificar tendências e movimentos do setor é possível entender quais competências são necessárias para atender a essas demandas e buscar conteúdo complementar.
Dependendo da necessidade e da natureza do trabalho, aí, sim, pode surgir a constatação de que uma pós-graduação seria uma boa opção.
Outra opção, é investir em cursos de férias ou extensão, como os disponíveis no Dynamic da ESPM.