ESPM > Blog >

Pós após a graduação: veja quando vale a pena

Especialista em carreiras aponta os prós e os contras e sugere o que é mais vantajoso para o recém-formado  

 

Muitos recém-formados acreditam que é importante fazer uma pós após a graduação, porque o mercado deseja profissionais multidisciplinares. Mas será que vale mesmo fazer a pós-graduação assim que se conclui uma graduação? Para entender, conversamos com Adriana Gomes, coordenadora nacional da área de Carreira e Mercado da ESPM. 
 

“Emendar a pós na primeira graduação tem como vantagem o fato de que o aluno continua no pique da graduação e não perde o ritmo do processo de ensino e da aprendizagem”, explica Adriana. Soma-se a isso o fato de que geralmente os alunos são jovens e sem filhos e, portanto, não dispendem tempo com as demandas inerentes à criação das crianças. Por outro lado, a pouca experiência profissional talvez não justifique a necessidade imediata de uma graduação complementar logo no início da carreira. É preciso analisar caso a caso.  

 

Pós talvez, mas MBA não é recomendado para recém-formados 

Adriana desaconselha que um recém-formado ingresse em um MBA, já que sua imaturidade profissional provavelmente dificultará o aprendizado. O MBA é um curso para quem já está no mercado e tem como característica a troca de experiências mais consistentes entre os alunos. “O recém-formado não entende ainda o mercado de trabalho, está começando a dar os primeiros passos no processo empresarial e não vai aproveitar tanto um MBA, porque muitas vezes não tem visão sistêmica“, enfatiza a especialista.  

 

Como escolher o tipo de curso após a graduação 

Uma boa maneira de escolher o que estudar é a auto-observação e o acompanhamento do segmento de atuação. Ao identificar tendências e movimentos do setor é possível entender quais competências são necessárias para atender a essas demandas e buscar conteúdo complementar. 

Dependendo da necessidade e da natureza do trabalho, aí, sim, pode surgir a constatação de que uma pós-graduação seria uma boa opção. 

 

Outra opção, é investir em cursos de férias ou extensão, como os disponíveis no Dynamic da ESPM. 

Picture of Núcleo de Conteúdo ESPM
Núcleo de Conteúdo ESPM
você também pode gostar:

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.