Leadership Academy

Lidando com a mudança no ambiente organizacional, por que é tão complexo? – Uma visão Psicodinâmica

Uma abordagem executiva para Change-Management, mudança e gestão de equipes em um mundo dinâmico.

O mundo do trabalho tem passado por profundas transformações que demandam adaptações de estruturas organizacionais, práticas corporativas e modelos de liderança e gestão. Em paralelo, as demandas dos profissionais também evoluíram, tornando mais complexa a tarefa de motivar e reter de talentos qualificados na nova era.

 

Como plano de fundo deste cenário, temos as discussões sobre os modelos de trabalho remotos e híbridos, uma epidemia de casos de ansiedade e burnout vinculados ao trabalho, maior cobrança do mercado por resultados financeiros devido à um cenário macroeconômico desafiador, aumento do uso de tecnologias e automações com potencial para substituir algumas posições, cobrança crescente por práticas de diversidade e inclusão e regulação ESG cada vez mais séria.

 

O ritmo das mudanças na nossa sociedade parece acelerar em uma crescente interminável. Com isso, os ciclos de produto, de venda, de planejamento e de engajamento parecem se tornar cada vez mais curtos.

 

Como liderar processos de mudança necessários em organizações e times tão complexos? Para ir além: como fazer isto em um momento em que as cartilhas de gestão existentes parecem já não funcionar? O curso aborda aspectos da gestão da mudança (change-management) sob o olhar da psicodinâmica, buscando iluminar uma visão que considera a individualidade de cada participante e a complexidade de sistemas que interagem de forma cada vez mais interdependentes.

Datas

24/10 (Presencial/Híbrido), 25/10 (online), 7/11 (online), 8/11 (online), 21/11 (online), 22/11 (Presencial/Híbrido)

Horário

Terças e quartas-feiras, das 19h30 às 22h30

Local

Presencial na unidade Joaquim Távora e Online, via zoom

Valor

R$ 2.800,00

cover-_0002_Layer 39-min
Sobre o curso

O curso visa ampliar o entendimento sobre as dinâmicas “escondidas” por trás das muitas mudanças no ambiente corporativo moderno. Utilizamos de conceitos da psicodinâmica para compreender por que mudar é tão complexo, de onde surgem as resistências, como elas nos afetam e esboçamos caminhos para facilitar processos de transformação pessoais e organizacionais.

Metodologia

O curso é composto por 3 pilares principais: conteúdo teórico, dinâmicas em grupo para utilização das ferramentas aprendidas com casos reais de cada participante e, por fim, discussão de alguns dos principais movimentos de mudança em curso no ambiente corporativo brasileiro atualmente a luz dos conceitos estudados.

 

Utilizamos como base para discussão casos reais das organizações dos participantes que queiram discutir seus desafios com o grupo utilizando-se das teorias e ferramentas estudadas. O programa é desenhado para criar um ambiente de troca de ideias, experiências e desafios entre os participantes, possibilitando a aplicação prática imediata do conteúdo estudado e o desenvolvimento de networking.

 

Ao final do programa, os participantes devem ter uma visão geral sobre psicodinâmica, teoria dos sistemas, psicanálise e inconsciente aplicados aos desafios organizacionais atuais.

Para quem se destina?

– Profissionais que estejam passando por processos de mudança e transformação dentro das suas organizações;

– Líderes responsáveis por gerenciar times e/ou transformações organizacionais e que estejam enfrentando dificuldades;

– Profissionais interessados em aprender ferramentas para facilitar o processo de mudança pessoal e/ou organizacional;

Temas abordados

Módulo 1 – Panorama geral sobre o cenário organizacional moderno e Introdução à Psicodinâmica

 

– Apresentação dos participantes

– Panorama: O cenário organizacional moderno e suas grandes tendências

    • Aumento nos casos de burnout e ansiedade;
    • Maior cobrança do mercado por resultados financeiros;
    • Trabalho remoto no pós-pandemia, qual o melhor modelo?
    • Novas gerações mais críticas em relação ao trabalho;
    • Avanço da Automação e redesenho de times

– Psicodinâmica, o que é?

– Fundamentos da Psicanálise e do inconsciente aplicado a organizações;

– Teoria dos Sistemas e organizações como sistemas abertos;

– Conceitos da Teoria BART: Gerenciando sistemas abertos;

– Exemplos de utilização da psicodinâmica no ambiente organizacional corporativo;

Módulo 2 – Mudança

 

– Mudança: por que se fala tanto hoje em dia?

– Por que é tão complexo mudar?

Ambivalência – Uma parte de nós quer mudar, outra não

Resistência despertada em cenários de mudança

– Entrevista Motivacional (EM)

– Prática em duplas: Entrevista Motivacional (EM) como ferramenta facilitadora do entendimento de processos de mudança

Módulo 3 – Gestão da Mudança

 

– Frameworks consolidados de Gestão da Mudança (Teoria-U e 8 passos Kotter);

– A abordagem da Psicodinâmica: entender os indivíduos, os interesses e as dinâmicas “escondidas” dentro do sistema;

– Night-vision: desenvolvendo uma habilidade de perceber o que os outros não percebem

– Prática em grupo: discussão de caso real

Módulo 4 – Liderança em Tempos de Mudança Intensa

 

– Liderança Adaptativa: Desafios técnicos vs. Desafios adaptativos e a mais comum razão de insucesso de líderes modernos;

– Passos para uma Liderança Adaptativa eficiente;

– Automação, tecnologia e Liderança: o que muda no papel dos líderes?

– O papel do Líder – Organizacional Role Analysis (ORA)

Entendendo o histórico das posições

Gerenciando ansiedades

Módulo 5 – Navegando as resistências à Mudança

 

– Por que resistimos a mudança?

– Tentar tratar o comportamento como uma medida imediata e pouco eficiente;

– Imunidade à Mudança – Explicação do Mapa e da metodologia

Comportamentos que trabalham contra os objetivos

Ganhos secundários

Grandes crenças

Testes para mudança de comportamento

– Prática em duplas: Realização e revisão do mapa individual de Imunidade à Mudança

Módulo 6 – Cultura Organizacional e Encerramento

 

– Como desenvolver uma cultura organizacional saudável e que beneficie os resultados da empresa e os funcionários?

– Como pensar uma política de talentos para gerações com necessidades tão distintas?

– Qual o papel da Diversidade e Inclusão (D&I) na cultura organizacional?

– Reflexão sobre a importância do entendimento do que está “abaixo da superfície” para navegar tempos complexos nos ambientes organizacionais;

Carga-horária: 18hs

Bruno Rebouças

Bruno Rebouças

Bruno Rebouças tem passagens por grandes empresas como o Google Brasil, Google México e Santander e é empreendedor em série. Vendeu uma de suas empresas (Progmedia Consulting) para o grupo S4 Capital listado na bolsa de Londres e foi co-fundador da Raizs, que é hoje o maior e-commerce de produtos orgânicos do Brasil.

Formado em Administração de Empresas pela Universidade de Brasília (UnB), Bruno é psicanalista em formação, pós-graduado em Neurociência e Comportamento pela PUCRS e mestrando em Psicanálise Aplicada à Organizações e Change-Management pelo INSEAD na França. É apaixonado por desenvolvimento humano, formação de times e lideranças sempre abordando os desafios com o viés psicanalítico, buscando entender as motivações dos comportamentos. Hoje atua como coach executivo e consultor organizacional como sócio da Swell Advisors, auxiliando grandes empresas e profissionais navegarem a mudança.

Bruno também é investidor anjo de diversas startups no Brasil e nos EUA, palestrante, surfista, kitesurfista, velejador e amante da natureza e atividades outdoor.

Quem viu este curso gostou desses também...

Acha que esse ainda não é o seu curso? Sem problemas, dá uma olhada nessas opções.

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.