O objetivo da Pós-Graduação em Inteligência de Dados em Negócios é formar especialistas em Inteligência de Dados capazes de transformar informações em decisões estratégicas para negócios data driven. Com uma abordagem prática e contemporânea, o programa prepara você para utilizar as ferramentas mais avançadas, como o Tableau, para interpretar dados, gerar insights valiosos e criar indicadores de performance (KPIs e OKRs) que impactam diretamente os resultados.
O egresso será um cidadão Cientista de Dados, preparado para especificar processos de decisão, arquitetar dados, modelar problemas complexos e aplicar inteligência analítica nos níveis operacional, tático e estratégico.
Taxa de inscrição para o processo seletivo
A Pós-Graduação em Inteligência de Dados em Negócios oferece uma formação completa para profissionais que desejam liderar processos decisórios em empresas data driven. Com disciplinas que vão desde fundamentos em marketing e finanças até estratégias corporativas, o programa proporciona uma visão abrangente sobre os principais aspectos da tomada de decisão em negócios.
A grade também inclui conceitos avançados de ciência de dados, como preparação e visualização de dados (data storytelling e data art) e o uso de inteligência artificial para segmentação de clientes e análise preditiva, tudo com uma abordagem prática e orientada para resultados, capacitando o profissional para uma carreira analítica de sucesso.
Encontros presenciais*, durante um sábado, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD:
Próxima data: 04 de outubro de 2025, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim
*Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso. Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.
Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo ou Rio de Janeiro.
O curso de Pós-graduação em inteligência de dados em negócios está classificado na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:
Ideal para analistas de negócios, desde trainees a profissionais seniores, e para quem deseja dominar ferramentas e técnicas essenciais do mercado. Destina-se também a consultores e autônomos que buscam se especializar para atender empresas de médio e grande porte, além de empresas e agências de comunicação que precisam se tornar verdadeiramente data driven.
Graduação concluída no Brasil ou graduação concluída no exterior e reconhecida pelo MEC.
Pré-disposição para aprender técnicas e ferramentas analíticas para apoiar decisões em marketing, relacionamento com clientes e negócios. Não é necessário conhecimento prévio de ferramentas de análise de dados.
É esperado do egresso do curso Pós-graduação em Inteligência de Dados em Negócios as seguintes qualificações:
A parceria entre a Altair e a ESPM leva a plataforma líder em Machine Learning e Ciência de Dados, Altair RapidMiner, aos cursos de graduação e pós-graduação da instituição. Com um ambiente poderoso no-code (sem necessidade de linguagem de programação), o Altair RapidMiner AI Studio democratiza o uso de tecnologias de análise e ciência de dados, capacitando estudantes e profissionais de áreas como vendas, marketing, recursos humanos e finanças a conceber e prototipar modelos de Machine Learning e IA Explicável.
O curso tem como base de sustentação o apoio da empresa americana Tableau, líder no desenvolvimento de softwares para visualização de dados e parte da empresa Salesforce. Por meio do Programa Acadêmico da Tableau, os estudantes terão acesso às versões profissionais Desktop, Prep e Cloud, essenciais para a tomada de decisão do time de líderes nos negócios orientados a dados.
A QSOFT, líder em soluções inovadoras de Data & Analytics, orgulha-se de anunciar sua parceria institucional com a ESPM. Esta colaboração sinérgica visa fomentar o avanço da educação e prática em Business Intelligence, unindo a vanguarda tecnológica da QSOFT com a excelência educacional da ESPM, para capacitar a próxima geração de profissionais em um mundo orientado por dados.
O programa do curso tem uma composição que reflete a experiência da ESPM na formação dos profissionais de marketing.
Ao todo, o curso possui 11 disciplinas e uma disciplina para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O participante estudará uma disciplina de cada vez com aulas por web conferência ao vivo em dois dias da semana, de acordo com a grade do curso. A informação dos dias da semana e data de início do curso devem ser consultadas na página do curso, no site da ESPM.
Apresenta conceitos inerentes ao capital humano e a gestão de talentos, no contexto contemporâneo das organizações, considerando as transformações do ambiente digital que impactam o desenvolvimento de competências. Discute elementos do processo de formação de equipes, de engajamento e da autogestão, considerando, inclusive, as equipes multigeracionais; destacando a importância dos processos de comunicação, no ambiente de trabalho. Propõe reflexões sobre o desenvolvimento e gestão da carreira, sob o contexto do lifelong learning.
Trabalha conceitos, modelos e ferramentas básicas do campo de estudos do marketing, como função de negócios. Também aborda os principais elementos que compõem o planejamento de marketing contemporâneo. Esse embasamento será essencial para o acompanhamento das demais disciplinas do curso.
Apresenta os conceitos básicos de finanças e sua aplicabilidade no trabalho de marketing.
Analisa a relação das organizações com o ambiente no qual estão inseridas, introduzindo modelos e ferramentas de análise ambiental. Discute as principais mudanças ambientais que pressionam e modificam os mercados, com foco em modelos alternativos para a formulação de estratégias de competição e de crescimento. Também discute a formulação de objetivo de marketing, de modo a dar suporte à estratégia organizacional.
A disciplina tem como proposta explicar o que são e como operam as organizações que utilizam dados como base para a tomada de decisões. O foco está em compreender a Arquitetura Informacional da Organização, abordando seus processos internos, as competências técnicas necessárias e os papéis-chave que garantem a obtenção de resultados eficientes.
O principal objetivo da Visualização de Dados é explorar os dados para entender o que eles revelam. Esse é o primeiro passo para transformar informações em insights valiosos. Com o uso de ferramentas de negócios, é possível, com apenas alguns cliques, criar dashboards intuitivos que ajudam os executivos a tomarem decisões mais assertivas e estratégicas.
A disciplina explora a arte de contar histórias com dados, combinando técnicas narrativas com dados quantitativos para criar apresentações impactantes e verossímeis. Os estudantes aprenderão a utilizar recursos gráficos avançados, animações e iconografia para transformar dados em narrativas visuais atraentes e fáceis de interpretar. O foco está em levar a tomada de decisão baseada em dados ao estado da arte, encantando e convencendo através de storytelling visual e dinâmico.
Aborda os limites da análise visual tradicional, especialmente ao lidar com variáveis complexas, e apresenta o Auto Machine Learning (AutoML) como uma solução para potencializar a análise preditiva. Os estudantes aprenderão a integrar ferramentas de AutoML com plataformas de visualização de dados, criando modelos preditivos que auxiliam na tomada de decisões mais precisas e eficazes.
Esta disciplina capacita profissionais de negócios a irem além dos modelos prontos e automatizados, utilizando conhecimentos de Machine Learning e Estatística. O foco é formar o Cidadão Cientista de Dados, um profissional que, sem ser especialista em Ciência de Dados, é capaz de explorar as ferramentas e técnicas disponíveis, ampliando suas capacidades analíticas e criando soluções que superam as limitações dos recursos automatizados.
A disciplina aborda os principais conhecimentos que compõem a Inteligência Artificial (IA) e como sua integração possibilita a automação de decisões e processos, eliminando a necessidade de intervenção humana em diversas etapas. Os estudantes serão capacitados a compreender o impacto da IA no futuro dos negócios e o papel dessa tecnologia na transformação do ambiente corporativo, preparando-os para os desafios e oportunidades que a IA trará em suas jornadas profissionais.