Aulas on-line ao vivo (ou assista às gravações no momento que puder)
Dias de aula:
Horário:
Formação em:
Duração:
Inscrições até:
Sobre
A Pós-Graduação em Inteligência de Dados em Negócios da ESPM oferece uma experiência de aprendizado focada na aplicação prática de dados para a tomada de decisões estratégicas no ambiente corporativo.
A estrutura curricular abrange temas essenciais, como preparação e análise de dados utilizando ferramentas como Tableau e RapidMiner, análise preditiva com machine learning, e visualização de dados por meio de dashboards interativos. Além disso, estudantes aprendem a aplicar a inteligência de dados no planejamento estratégico e storytelling, criando relatórios e apresentações impactantes.
A abordagem pedagógica é voltada para a aprendizagem prática, com foco no desenvolvimento de habilidades analíticas e estratégicas para o mercado.
O curso adota um formato de jornada analítica, no qual você aplica os conceitos aprendidos a desafios reais de negócios. A conclusão do curso envolve a elaboração de um TCC, utilizando o modelo CRISP-DM para integrar os conhecimentos adquiridos em um projeto prático.
Para alcançar resultados de alto impacto, é preciso considerar a ciência de dados ao longo de todo o processo. Na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science, são desenvolvidas habilidades e competências técnicas e analíticas para melhor trabalhar o marketing digital, como, por exemplo, gestão de mídias digitais, inbound marketing e SEO, além de discutir geração, tratamento e uso de dados para tomada de decisão.
Toda organização precisa de profissionais capazes de definir uma estratégia sustentável e realizar uma gestão que prevê as transformações do mercado. Na área de Marketing, Estratégia e Gestão, você desenvolve competências sobre marketing estratégico, tomada de decisão, definição de OKRs, gestão de projetos e branding, pautadas na transformação digital estratégica.
Dominar a arte do relacionamento intrapessoal e interpessoal, inserida em uma cultura organizacional, sempre fará com que um profissional seja relevante. Na área de Liderança, Pessoas e Cultura Organizacional, você desenvolve competências sobre liderança de equipes, negociação, comunicação assertiva, oratória, gestão da diversidade e transformação da cultura organizacional.
Inovar se tornou obrigação para quem não quer perder relevância nos negócios. Na área de Criatividade e Inovação em Negócios, as competências desenvolvidas abordam o processo de ideação em negócios, metodologias ágeis de projetos e gestão da economia criativa.
perfil
Profissionais que buscam uma formação ampla em dados, com interesse em múltiplas áreas. Querem aprender como usar dados de forma estratégica para tomar decisões assertivas e alavancar suas carreiras.
Profissionais que atuam em marketing e vendas e desejam dominar a análise de dados para melhorar suas estratégias e performance. Buscam entender como os dados podem otimizar campanhas e decisões comerciais.
Querem incorporar inteligência de dados em suas decisões empresariais. Desejam desenvolver um olhar analítico para identificar oportunidades e melhorar a competitividade das organizações.
Profissionais dessa área utilizam dados para gerar insights e estratégias que impactam diretamente o desempenho empresarial. São responsáveis por interpretar dados e traduzir informações para decisões de negócios.
Profissionais dessa área aplicam técnicas de IA e machine learning para desenvolver soluções que otimizam processos, previsões de vendas e estratégias de marketing, impulsionando a inovação no setor.
Especialistas dessa área criam visualizações impactantes e narrativas com dados, tornando informações complexas acessíveis e acionáveis para gestores e equipes, facilitando a tomada de decisões estratégicas.
O perfil do curso de Pós-Graduação é de profissionais em início ou crescimento de carreira. Os cursos se aprofundam em um tema ao mesmo tempo de forma holística e ferramental.
matriz curricular
Apresenta conceitos inerentes ao capital humano e a gestão de talentos, no contexto contemporâneo das organizações, considerando as transformações do ambiente digital que impactam o desenvolvimento de competências. Discute elementos do processo de formação de equipes, de engajamento e da autogestão, considerando, inclusive, as equipes multigeracionais; destacando a importância dos processos de comunicação, no ambiente de trabalho. Propõe reflexões sobre o desenvolvimento e gestão da carreira, sob o contexto do lifelong learning.
Trabalha conceitos, modelos e ferramentas básicas do campo de estudos do marketing, como função de negócios. Também aborda os principais elementos que compõem o planejamento de marketing contemporâneo. Esse embasamento será essencial para o acompanhamento das demais disciplinas do curso.
Analisa a relação das organizações com o ambiente no qual estão inseridas, introduzindo modelos e ferramentas de análise ambiental. Discute as principais mudanças ambientais que pressionam e modificam os mercados, com foco em modelos alternativos para a formulação de estratégias de competição e de crescimento. Também discute a formulação de objetivo de marketing, de modo a dar suporte à estratégia organizacional.
Apresenta os conceitos básicos de finanças e sua aplicabilidade no trabalho de marketing.
A disciplina tem como proposta explicar o que são e como operam as organizações que utilizam dados como base para a tomada de decisões. O foco está em compreender a Arquitetura Informacional da Organização, abordando seus processos internos, as competências técnicas necessárias e os papéis-chave que garantem a obtenção de resultados eficientes.
O principal objetivo da Visualização de Dados é explorar os dados para entender o que eles revelam. Esse é o primeiro passo para transformar informações em insights valiosos. Com o uso de ferramentas de negócios, é possível, com apenas alguns cliques, criar dashboards intuitivos que ajudam os executivos a tomarem decisões mais assertivas e estratégicas.
A disciplina explora a arte de contar histórias com dados, combinando técnicas narrativas com dados quantitativos para criar apresentações impactantes e verossímeis. Os estudantes aprenderão a utilizar recursos gráficos avançados, animações e iconografia para transformar dados em narrativas visuais atraentes e fáceis de interpretar. O foco está em levar a tomada de decisão baseada em dados ao estado da arte, encantando e convencendo através de storytelling visual e dinâmico.
Aborda os limites da análise visual tradicional, especialmente ao lidar com variáveis complexas, e apresenta o Auto Machine Learning (AutoML) como uma solução para potencializar a análise preditiva. Os estudantes aprenderão a integrar ferramentas de AutoML com plataformas de visualização de dados, criando modelos preditivos que auxiliam na tomada de decisões mais precisas e eficazes.
Esta disciplina capacita profissionais de negócios a irem além dos modelos prontos e automatizados, utilizando conhecimentos de Machine Learning e Estatística. O foco é formar o Cidadão Cientista de Dados, um profissional que, sem ser especialista em Ciência de Dados, é capaz de explorar as ferramentas e técnicas disponíveis, ampliando suas capacidades analíticas e criando soluções que superam as limitações dos recursos automatizados.
A disciplina aborda os principais conhecimentos que compõem a Inteligência Artificial (IA) e como sua integração possibilita a automação de decisões e processos, eliminando a necessidade de intervenção humana em diversas etapas. Os estudantes serão capacitados a compreender o impacto da IA no futuro dos negócios e o papel dessa tecnologia na transformação do ambiente corporativo, preparando-os para os desafios e oportunidades que a IA trará em suas jornadas profissionais.
A disciplina oferece uma experiência prática e completa sobre o ciclo de dados, desde a captura e transformação, até o armazenamento, visualização e interpretação. O foco está em desenvolver a capacidade de realizar todas as etapas da análise de dados de forma eficiente. Durante a Jornada Analítica, os estudantes aplicarão o aprendizado em situações reais, identificando e corrigindo dúvidas que surgem ao longo do processo, garantindo uma compreensão profunda e prática das técnicas e ferramentas utilizadas.
Após o conhecimento de toda a jornada analítica, os estudantes desenvolverão uma aplicação prática relacionando negócios, marketing e inteligência de dados. O modelo CRISP/DM será a base de sustentação do produto resultante, e que levará em consideração o entendimento do negócio e dos dados, a aplicação de modelos preditivos ou descritivos, e a materialização de um plano de ação. Além da carga horária da disciplina, serão necessárias horas adicionais para a elaboração e finalização de um projeto de conclusão aplicado.
Aulas on-line ao vivo
(ou assista às gravações no momento que puder)
Tenha liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Você pode escolher participar das discussões nas aulas online*, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas no momento em que você quiser e puder.
Dias de aula:
Carga horária:
Horário:
Duração:
Aulas on-line ao vivo
(ou assista às gravações no momento que puder)
Com total flexibilidade de tempo e lugar, você escolhe se prefere participar das aulas ao vivo, via Zoom, ou acessá-las gravadas quando for mais conveniente.
O TCC pode ser apresentado 100% online, com o mesmo reconhecimento acadêmico, ou presencialmente, mediante agendamento nas unidades da ESPM (SP ou RJ). A banca pode incluir até dois convidados, tornando a apresentação ainda mais enriquecedora.
Dias de aula:
Carga horária:
Horário:
Duração:
faça na espm
A ESPM é uma instituição pioneira, reconhecida pela excelência acadêmica e sua forte conexão com o mercado.
Com uma formação diferenciada, conta com professores experientes, metodologias inovadoras e práticas que geram transformações reais nas carreiras.
Aqui, você aprimora seu potencial, desenvolve habilidades essenciais e alcança o sucesso com prestígio, relevância e a garantia de um aprendizado de alto impacto, alinhado às necessidades do mercado.
da Pós-Graduação ESPM
em nosso Índice Acadêmico
desde o início do curso
Temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Nossos estudantes podem cursar parte de seus estudos no exterior, em programas de curta e longa duração, além de ter aulas complementares com professores das melhores universidades internacionais, fortalecendo sua perspectiva global.
Temos programas dedicados a apoiar estudantes em suas jornadas profissionais, criando conexões com empresas e potencializando o crescimento de suas carreiras. Também contamos com canal de vagas, atendimentos individuais para orientação profissional, eventos de networking, comunidade online, dentre outros.
Esse profissional acolhe estudantes durante toda a jornada, tirando dúvidas de processo ao longo do curso e te ajudando a focar nos estudos sem se preocupar com a parte mais técnica e de acesso.
Na ESPM você nunca para de se desenvolver: nossa proposta de Lifelong Learning envolve promover o aprendizado durante toda a sua jornada profissional. Mantenha a sua carreira em constante movimento com cursos ideais para cada nova etapa.
Profissionais que atuam com destaque na área, para você aprender e se conectar
Coordenação do Curso
O curso oferece as habilidades e competências necessárias para transformar dados brutos em informações valiosas para o sucesso da sua empresa. Profissionais que saibam interpretar e tomar decisões estratégicas baseadas em dados são uma demanda crescente e essencial do mercado corporativo. Conheça e fique por dentro da verdadeira jornada analítica.
investimento
DESCONTO PARA PAGAMENTO ANTECIPADO
Após essa data:
Em até:
OU
À vista
DESCONTO EXCLUSIVO PARA ESTUDANTES E EX-ESTUDANTES CONCLUINTES
No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes da graduação e pós-graduação ESPM.
No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes dos cursos de extensão da ESPM.
1° Etapa: INSCRIÇÃO
Inscrição on-line e pagamento da taxa.
Taxa de inscrição para o processo seletivo
2° Etapa: PROCESSO SELETIVO ONLINE
Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)
3° Etapa: MATRÍCULA
Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).
*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.
**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.
Os cursos na modalidade Live EAD da ESPM são totalmente conduzidos com aulas ao vivo, transmitidas online pela plataforma Zoom. O(a) aluno(a) tem a flexibilidade de participar dessas aulas em tempo real, interagindo com professores e colegas, ou assistir às gravações posteriormente, no momento que for mais conveniente.
Essa modalidade oferece liberdade total para que o curso se adapte à sua rotina e localização. Aproximadamente 50% da carga horária é composta por aulas ao vivo, enquanto os outros 50% são destinados a atividades assíncronas, como estudos dirigidos, leituras e exercícios.
A apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) também pode ser realizada 100% online, mantendo o mesmo nível de excelência e reconhecimento da ESPM. Caso prefira, o(a) aluno(a) pode optar por uma apresentação presencial, mediante agendamento em uma das unidades da instituição (São Paulo ou Rio de Janeiro).
Central de Relacionamento de Pós-Graduação
De segunda à sexta-feira, das 8h às 20h
55 0800 607 3777
55 0800 607 3777
ESPM - O inusitado em constante movimento | 2024 © Copyright
Atendimento por WhatsApp
Preencha o formulário para que a equipe
ESPM para Empresas entre em contato