ACESSO EXCLUSIVO PARA PROFESSORES

ACESSO EXCLUSIVO PARA ESTUDANTES

Pós-graduação ESPM

Pós-graduação em Inteligência de Dados em Negócios

Em parceria com Tableau (acadêmica) e Qsoft (institucional)

AULA INAUGURAL: 26/03/2024

Sobre o curso

Este curso é uma jornada completa para profissionais que desejam se destacar como líderes nos processos decisórios, desenvolvendo habilidades essenciais para atuar em empresas data driven. Com disciplinas que abrangem desde os fundamentos de marketing e finanças, até a análise de ambientes e estratégias, o curso oferece uma visão ampla dos principais aspectos que envolvem a tomada de decisão em negócios.

Além disso, o programa inclui disciplinas que exploram os conceitos mais avançados em ciência de dados, desde a visualização de dados, modelos preditivos para a tomada de decisão, data storytelling e data art, até a aplicação de inteligência artificial na segmentação de clientes, sistemas de recomendação e análise de churn. Tudo isso com uma abordagem prática e focada em resultados, empoderarando os profissionais para a verdadeira jornada analítica de sucesso em suas carreiras.

Pós-graduação em Inteligência de Dados em Negócios

Início das aulas: Imediato

Dias da semana: Às terças e quintas-feiras

Período: Noturno

Horário: Das 20h às 21h30

Carga horária: 360h

35X R$ 548,91

R$ 50.00

Taxa de inscrição para o processo seletivo

Inscrições até: 12/04/2024

Modalidade

Live EAD

Tenha liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Você pode escolher participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo ou assistir às gravações das aulas no momento em que você quiser e puder. *Na pós-graduação Live EAD, a apresentação do projeto final do curso é presencial.

Sobre o curso

Foco em clientes e shoppers

O programa apresenta uma visão contemporânea, tanto teórica quanto prática, e prepara o profissional para o exercício nas organizações modernas da tomada de decisão baseada em dados. O foco está em realmente exercer o processo Data Driven, o que conhecemos como negócios orientados a dados. O curso apresentará várias ferramentas usadas no mercado, como Tableau, Sense, entre outras, voltadas a interpretação dos dados, obtenção de insights e na construção de indicadores (KPIs e OKRs). Mas os dados já estão prontos? A resposta quase sempre é não, e como não estão convenientemente preparados para sua análise, torna-se necessária sua preparação. Todo ciclo de Data Prep, conceitos e prática em ferramentas como o Prep Builder da Tableau, Alteryx, entre outras, estão presentes no curso. Completando essa trilogia, Análise Preditiva, com ferramentas de Auto Machine Learning, como Rapid Miner e Alteryx, entre outras, fecharão essa verdadeira jornada analítica, com ações estratégicas e práticas focadas em conhecimentos e ferramentas utilizadas no mercado corporativo.

Eventos Presenciais

Rede temática

Encontros presenciais, durante um sábado do mês de junho, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD.

Próxima data: 29 de junho de 2024, das 10h às 16h
Local: Campus Álvaro Alvim

Participação voluntária.
O calendário da rede temática integrará o calendário acadêmico do curso.  Qualquer despesa de deslocamento e acomodação é de responsabilidade do estudante.

Apresentação do trabalho de conclusão do curso

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

18. Pos Graduacao em Inteligencia de Dados em Negocios
Áreas temáticas

O curso de Pós-graduação em inteligência de dados em negócios está classificado na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

Para quem se destina

  • Analista de negócio de trainees a seniores e a todos os profissionais que queiram dominar não apenas conceitos, mas ferramentas de mercado a eles associados.
  • Consultores e autônomos atuantes na área e que desejam se aprimorar para atender empresas de médio e grande porte.
  • Empresas, agências de publicidade e comunicação que necessitam realmente tornar-se Data Driven.

Pré-requisito

Graduação concluída no Brasil ou graduação concluída no exterior e reconhecida pelo MEC.

Pré-disposição a aprender técnicas e ferramentas analíticas para apoiar o processo de decisão em marketing, relacionamento com clientes e negócios. Conhecimento prévio de ferramentas ou gestão de informação não é necessário.

Perfil do egresso

É esperado do egresso do curso Pós-graduação em Inteligência de Dados em Negócios as seguintes qualificações:

  • Capacidade para especificar os processos de tomada de decisão em toda a jornada analítica, desde a captura e preparação, até a parte de visualização de dados.
  • Arquitetar e organizar os dados e as informações internas e externas para apoiar o processo decisório operacional, tático ou estratégico;     
  • Modelar problemas complexos relacionados aos processos de marketing; 
  • Aplicar inteligência analítica e visão holística a respeito de processos e naturezas de informação para apoiar o processo decisório operacional, tático ou estratégico. 
logo tableau branco

Em parceria com a Tableau, uma empresa Salesforce e líder na área de visualização de dados.

O curso tem como base de sustentação o apoio da empresa americana Tableau, líder no desenvolvimento de softwares para visualização de dados e parte da empresa Salesforce. Por meio do Programa Acadêmico da Tableau, os estudantes terão acesso às versões profissionais Desktop, Prep e Cloud, essenciais para a tomada de decisão do time de líderes nos negócios orientados a dados.

logo QSOFT

Parceria Institucional - QSOFT

A QSOFT, líder em soluções inovadoras de Data & Analytics, orgulha-se de anunciar sua parceria institucional com a ESPM. Esta colaboração sinérgica visa fomentar o avanço da educação e prática em Business Intelligence, unindo a vanguarda tecnológica da QSOFT com a excelência educacional da ESPM, para capacitar a próxima geração de profissionais em um mundo orientado por dados.

O que você irá aprender

O programa do curso tem uma composição que reflete a experiência da ESPM na formação dos profissionais de marketing.

 

Ao todo, o curso possui 11 disciplinas e uma disciplina para elaboração do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O participante estudará uma disciplina de cada vez com aulas por web conferência ao vivo em dois dias da semana, de acordo com a grade do curso. A informação dos dias da semana e data de início do curso devem ser consultadas na página do curso, no site da ESPM.

Apresentar a estrutura e o funcionamento geral do curso, o funcionamento do ambiente de aula e do trabalho final. 

Ambiente para contato direto com a coordenação do curso e demais estudantes.

Negócios

Apresentar as técnicas de análise ambiental; discutir as principais mudanças ambientais que pressionam e modificam os mercados e analisar os conceitos e modelos alternativos para a formulação de estratégias de competição.

Introduzir a análise do fator humano e discutir o comportamento das pessoas dentro das organizações. Adquirir informações sobre o processo de formação de equipes e de comprometimento.

Compreender conceitos básicos da área de marketing, o que dará o embasamento para o acompanhamento das demais disciplinas do curso.

Apresentar os conceitos básicos de finanças e sua aplicabilidade no trabalho de marketing.

Inteligência de Dados

Objetiva entender o que são e como funcionam organizações centradas em dados para tomada de decisão. Voltada ao entendimento da Arquitetura Informacional da Organização, pensada do ponto de vista de seus processos, competências técnicas da organização e papéis necessários para obtenção dos resultados.

Explorar dados para entender o que eles dizem é o objetivo principal da Visualização de Dados. Trata-se do passo inicial para transformar informação em insights, através de ferramentas de negócio capazes a partir de uns poucos cliques nos lugares corretos, montarem dashboards que todo executivo precisa usar para ser mais assertivo.

Insights obtidos através da exploração de dados, usando da capacidade visual do tomador de decisão tem limites claros, quando lidamos com a imensidão de variáveis independentes agindo numa situação. A predição analítica, por meio do AutoML leva nossa capacidade a outro patamar, através da utilização de um conjunto de ferramentas facilmente integráveis as ferramentas de visualização de dados, consequentemente criando modelos ideais para o tomador de decisão.

Contar histórias é um dos grandes segredos das pessoas que sabem encantar. Já contar histórias com dados, além de encantar, tornam essas histórias verossímeis e de fácil validação. Já contar essas histórias com dados, aplicando recursos gráficos avançados, animações, iconografia levam a tomada de decisão com dados ao estado da arte.

Nem sempre iremos nos contentar com modelos prontos e raciocínios fechados e automatizados. Com conhecimentos de Machine Learning e de Estatística, um profissional de negócios pode se tornar um Cientista de Dados Cidadão, ou seja, não um especialista em Ciência de Dados, mas alguém capaz de ir um pouco além daquilo que as ferramentas automáticas permitem ir.

IA trata de um leque de conhecimentos que ao serem juntados, permitem que decisões possam ser automatizadas, que processos inteiros possam renunciar a seres humanos em suas etapas. Trata-se de aspecto fundamental para entender o futuro que aguarda cada profissional de negócios na sua jornada, capacitando esses profissionais a entender o futuro que nos espera.

Capturar dados, transformá-lo, armazená-lo, visualizá-lo e entendê-lo é o que esperamos sermos capazes ao finalizarmos esse curso. Para tanto, a Jornada Analítica é o local onde essa capacitação será validada e corrigida, na medida que certas dúvidas só vão ocorrer quando efetivamente estivermos fazendo todo o processo.

Projeto de Conclusão de Curso

Após o conhecimento de toda a jornada analítica, os estudantes desenvolverão uma aplicação prática relacionando negócios, marketing e inteligência de dados.  O modelo CRISP/DM será a base de sustentação do produto resultante, e que levará em consideração o entendimento do negócio e dos dados, a aplicação de modelos preditivos ou descritivos, e a materialização de um plano de ação. A apresentação do Projeto de Conclusão do Curso será presencial em um dos campi ESPM.

 

Além da carga horária da disciplina, serão necessárias horas adicionais para a elaboração e finalização do Projeto de Conclusão Aplicado.

Ao término do curso, os estudantes apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
Os estudantes brasileiros residentes no exterior podem apresentar o TCC no formato online com base na comprovação da residência no exterior.

Dê o próximo passo na sua carreira

360h

de conteúdo

3 Semestres

Conclusão do curso

Live EAD

Modalidade do curso

Professores inspiradores

Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.

"Este curso oferece as habilidades e competências necessárias para transformar dados brutos em informações valiosas para o sucesso da sua empresa. Profissionais que possam interpretar e tomar decisões estratégicas baseadas em dados, é uma demanda crescente do mercado. Conheça e fique por dentro da verdadeira jornada analítica!"

Por que escolher o Live EAD ESPM?

Saiba como podemos ajudar você a investir no desenvolvimento da sua carreira sem colocar em risco a sua segurança e sem comprometer sua saúde financeira, mantendo a excelência de ensino que faz da ESPM referência em todo o país.

Assista quantas vezes precisar

Mesmo participando da transmissão ao vivo, as gravações de cada aula ainda permanecem disponíveis no sistema para consulta ou revisão do estudante.

Horários personalizados

Caso prefira ou não possa participar das transmissões ao vivo, você ainda pode assistir às gravações de todas as aulas, que ficam disponíveis no sistema durante todo o período do curso. Assim, você customiza os seus horários de aula de acordo com as necessidades da sua agenda.

Interação com os professores

Durante as aulas, os estudantes podem interagir com o professor ao vivo pela plataforma, tirando dúvidas e participando ativamente da aula em tempo real, simplesmente ao ativar sua câmera e seu microfone. Assim, o estudante garante a comodidade de um curso online com a qualidade de aprendizado de um curso presencial.

Avaliações diretamente com professores

Todas as atividades e avaliações são aplicadas diretamente pelos professores de cada disciplina e não por monitores ou intermediários, prática recorrente no mercado.

Aulas ao vivo

Para garantir o ensino com a excelência da ESPM também nos cursos online, desenvolvemos o conceito de Live EAD: somente na ESPM, todas as aulas digitais de todas as disciplinas são realizadas ao vivo, com dia e hora marcados com antecedência.

Professores com vivência de mercado

Os professores da ESPM têm experiência acadêmica e também têm familiaridade e vivência no ambiente executivo.

Interessados com graduação no exterior – que não tenham o diploma validado por uma universidade pública nacional – poderão matricular-se nos cursos de pós-graduação EAD, mas o certificado do curso não será considerado como lato sensu no território brasileiro.
Escolha a forma de pagamento

Invista no seu futuro

R$ 200,00

matrícula

Desconto para matrículas antecipadas

R$ 200,00

1x R$ 200,00

matrícula

1x R$ 16.738,46

1x R$ 200,00

matrícula

11x R$ 1.471,88

+

1x R$ 1.478,93

1x R$ 200,00

matrícula

17x R$ 1.009,63

+

1x R$ 1.027,80

1x R$ 200,00

matrícula

23x R$ 778,89

+

1x R$ 808,80

1x R$ 200,00

matrícula

29x R$ 641,52

+

1x R$ 660,78

1x R$ 200,00

matrícula

35x R$ 548,91

+

1x R$ 604,42

*Todas as datas estão sujeitas a modificações

20% DE DESCONTO

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes da graduação e pós-graduação ESPM.

 

5% DE DESCONTO

No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes dos cursos de extensão da ESPM.

Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).

Processo de seleção

Saiba como funciona cada etapa do processo de seleção

Inscrição

Inscrição on-line e pagamento da taxa.

Processo seletivo online

Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)

Matrícula

Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).

*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.

**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.

Pesquisa do Egresso ESPM

Pesquisa do Egresso 2023

Por que escolher a ESPM?

Diferenciais

Conheça toda a Experiência da Pós ESPM:

Leader In Class

Participação dos maiores líderes do mercado que são convidados para apresentar cases reais e contribuir com o aprendizado dos nossos estudantes.

Aulas internacionais

Aulas complementares com professores das melhores universidades do mundo para fortalecer o networking internacional.

Intercâmbio – Módulos Internacionais (extra curricular)

Convênio com diversas instituições ao redor do mundo e nossos estudantes podem cursar uma parte de seus estudos no exterior.

Orientação de Carreira

Programa exclusivamente dedicado a auxiliar os estudantes em suas jornadas profissionais, oferecendo ferramentas que potencializem o crescimento de suas carreiras.

Multiverso ESPM Lifelong

Um ambiente de conexão exclusivo da comunidade ESPM dentro da plataforma aca.so.

Seguro Educacional

Oferecemos um plano de seguro gratuito e garante a sua mensalidade em caso de imprevistos financeiros.

FAQ

Perguntas Frequentes

Ficou com alguma dúvida? Dê uma olhada aqui:

Os cursos de pós-graduação lato sensu são programas acadêmicos de longa duração, com 390 horas ou mais. A pós-graduação lato sensu tem foco na aplicação prática dos conceitos e técnicas mais essenciais para o desenvolvimento de cada aluno. Essa é a opção ideal para o profissional que deseja ter contato com o conhecimento mais moderno e sua aplicabilidade no mercado; e ela pode ser dividida em categorias, de acordo com o foco do curso e o momento da carreira do estudante: pós-graduação certificate, pós-graduação, master, MBA e MBA executivo. Essas categorias podem ser entendidas como um continuum, desde o curso voltado ao recém-formado até aquele voltado ao profissional sênior.

Pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA, oficialmente, são todos cursos de pós-graduação lato sensu. Essas divisões, muito embora não oficiais, são aceitas e reconhecidas pelo mercado como forma de distinguir os diferentes cursos de pós-graduação lato sensu. As pós-graduações certificate são cursos voltados aos alunos recém-formados ou com poucos anos de atuação profissional. São cursos focados em trabalhar uma visão ao mesmo tempo holística e ferramental, que permite o profissional em início de carreira compreender, de forma ampla, a área de seu interesse e desenvolver competências absolutamente aplicáveis em seu dia a dia.

 

As pós-graduações são focadas em profissionais com carreiras em crescimento e trabalham um recorte mais específico do conhecimento, preparando o profissional para galgar atividades de maior complexidade e liderança.

 

Os masters, por sua vez, são focados em profissionais com carreiras em crescimento e consolidadas e trabalham a visão estratégica dos mercados.

 

Cursos de MBA e MBA executivo trabalham a gestão de negócios e têm foco no profissional sênior em carreiras já consolidadas, o que faz com que a troca entre os alunos ganhe relevância e centralidade ainda maior do que nos demais programas.

Não. Master é uma das categorias de cursos de pós-graduação lato sensu, enquanto mestrado é uma das categorias de cursos de pós-graduação stricto sensu. A pós lato sensu (pós-graduação certificate, pós-graduação, master e MBA) traz cursos voltados à aplicação prática do conhecimento; enquanto a pós stricto sensu (mestrado profissional, mestrado e doutorado) traz cursos que trabalham a criação de novos conhecimentos, novas técnicas e novas ferramentas.

Sim, ao concluir uma pós-graduação, o aluno recebe um certificado reconhecido.

Todo estudante que tenha um curso de graduação concluído e validado no Brasil, desde que aprovado em processo seletivo da própria ESPM.

Sim, isso é cada vez mais comum, posto que os limites entre as disciplinas estão cada vez mais fluidos, e as movimentações na carreira são cada vez mais comuns.

Cursos em modalidade Hyflex são cursos em que o aluno tem o máximo de flexibilidade para se ajustar à agenda e localização. Em cursos nessa modalidade, o aluno pode participar das aulas ao vivo, presencialmente nas unidades ESPM, ou virtualmente*, via Zoom. Alunos presenciais e remotos vivenciam a mesma experiência de aprendizado, interagem, diretamente entre si e com o professor. Tudo isso é apoiado por tecnologia e equipe específicas e exclusivas. As gravações de aula ficam disponíveis para rever discussões (não gera abono de falta).

 

*Existe um encontro presencial obrigatório por disciplina nas pós-graduações HyFlex.

Cursos na modalidade híbrida têm parte do curso presencial, e parte remoto e síncrono. As aulas são desenvolvidas para que conteúdos e discussões específicos sejam direcionados para os encontros online e experiências imersivas são programadas nas unidades ESPM.

Na ESPM, os cursos da modalidade Live EAD têm todas as aulas ministradas ao vivo, e o(a) aluno(a) pode optar por participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas quando quiser e puder.

 

O trabalho de conclusão do curso necessita ser apresentado presencialmente, em um dos campi ESPM de São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.

 

Na modalidade Live EAD, o(a) aluno(a) tem total liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Aproximadamente 50% da carga horária da disciplina é dedicada às aulas ao vivo e 50% a outras atividades assíncronas de aprendizado.

 

Estudantes do curso que residam no exterior poderão apresentar o TCC de forma online.

Nos cursos presenciais, o aluno poderá aproveitar ao máximo tudo o que as unidades ESPM oferecem com as aulas presenciais* e ao vivo, e desconectar-se do trabalho para vivenciar experiências imersivas e fazer networking com professores, colegas e outras turmas, antes, durante e depois das aulas na nossa programação de eventos.

 

*Algumas pós-graduações têm atividades online pontuais.

Sim, nossos alunos EAD ou demais modalidades são mais do que bem-vindos para utilizar nossos campi e nossas instalações durante ou fora do horário de aula.

A ESPM é referência nacional em ensino superior. O nosso portfólio de cursos reflete os temas mais atuais do mercado, além de ser formulado a partir de metodologias ativas de ensino. Oferecemos aos nossos estudantes uma formação com foco em excelência – o que inclui qualidade acadêmica; inovação constante dos programas, metodologias e experiências; proximidade com o mercado; infraestrutura de ponta; e muito mais.

Sim, nós reconhecemos a diferença das experiências internacionais na formação de um profissional e, por isso, temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Para os cursos de pós-graduação, nossas parceiras são a EADA – Business School Barcelona (Espanha) e a Universidade de Coimbra (Portugal). Porém, a cada ano, novos parceiros podem ser ofertados. O módulo internacional é extracurricular (não está incluso no valor do curso), e as aulas ocorrem em tempo integral, por um período de 15 dias, no mês de janeiro de cada ano.

O ex-aluno ESPM dos cursos de extensão (curta duração), pode contar com 5% de desconto na sua pós-graduação e, caso seja formado nos cursos de graduação, pós-graduação, mestrado ou doutorado da ESPM, o desconto é de 20%. Além disso, oferecemos condições especiais para funcionários de empresas parceiras ou para grupos de funcionários de uma mesma empresa (entre em contato conosco para saber mais).

Os nossos docentes são especialistas, mestres ou doutores que, efetivamente, atuam em suas áreas de ensino. Dessa forma, além da experiência acadêmica, têm bagagem executiva, trazendo para a sala de aula as informações mais atuais do mercado. Se quiser saber mais sobre os nossos professores, o resumo do currículo está disponível na página de cada curso.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só agendar a entrevista, e o resultado é informado logo em seguida.

Para os programas de especialização, MBA e master, o processo é o mesmo:

– Etapa 1: Inscrição online;

– Etapa 2: Notificação por e-mail para iniciar o processo seletivo online, composto por questionário socioeconômico e currículo profissional;

– Etapa 3: Por fim, é só responder o questionário e aguardar a análise do currículo

Os cursos de pós-graduação lato sensu presenciais podem ser ofertados por instituições de ensino independentemente de nota ou reconhecimento do MEC. Porém, é necessário estar em conformidade com a Resolução CNE/CES vigente no momento da expedição do certificado de conclusão dos cursos, e a ESPM atende a esse requisito rigorosamente. Além disso, a ESPM é uma instituição credenciada pelo Decreto Federal nº 75.775, de 26/5/1975, e o código da ESPM São Paulo no MEC é 636.

 

Para saber mais, acesse: http://portal.mec.gov.br/pos-graduacao

novo site: gov.br/mec

Para efetivar a matrícula, o aluno deverá apresentar os seguintes documentos:

– RG e CPF, podendo ser aceita a CNH (Carteira Nacional de Habilitação), dentro da data de validade;

– Histórico original de curso superior;

– Diploma de curso superior reconhecido pelo MEC, com carga horária mínima de 1.600 horas-aula. Na ausência do diploma, será aceito, temporariamente, o Atestado/Declaração de Conclusão do curso emitido pela instituição, ficando sob a responsabilidade do aluno a entrega posterior do referido diploma.

 

Obs.: No caso de diplomas internacionais, é necessária a revalidação no Brasil, conforme a Resolução nº 3, de 22 de junho de 2016, do Conselho Nacional de Educação (CNE).

Ficou com alguma dúvida? Podemos te ajudar:

Central de Relacionamento Pós-graduação
De segunda a sexta-feira das 8h às 20h 

Pós-graduação em Inteligência de Dados em Negócios

Início das aulas: Imediato

Translate

According to your choice

[gtranslate]

Avise-me

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.