Este curso é uma jornada completa para profissionais que desejam se destacar como líderes nos processos decisórios, desenvolvendo habilidades essenciais para atuar em empresas data driven. Com disciplinas que abrangem desde os fundamentos de marketing e finanças, até a análise de ambientes e estratégias, o curso oferece uma visão ampla dos principais aspectos que envolvem a tomada de decisão em negócios.
Além disso, o programa inclui disciplinas que exploram os conceitos mais avançados em ciência de dados, desde a visualização de dados, modelos preditivos para a tomada de decisão, data storytelling e data art, até a aplicação de inteligência artificial na segmentação de clientes, sistemas de recomendação e análise de churn. Tudo isso com uma abordagem prática e focada em resultados, empoderarando os profissionais para a verdadeira jornada analítica de sucesso em suas carreiras.
Taxa de inscrição para o processo seletivo
Conheça todos os detalhes do nosso curso, converse com o coordenador e decida o futuro da sua carreira.
O programa apresenta uma visão contemporânea, tanto teórica quanto prática, e prepara o profissional para o exercício nas organizações modernas da tomada de decisão baseada em dados. O foco está em realmente exercer o processo Data Driven, o que conhecemos como negócios orientados a dados. O curso apresentará várias ferramentas usadas no mercado, como Tableau, Sense, entre outras, voltadas a interpretação dos dados, obtenção de insights e na construção de indicadores (KPIs e OKRs). Mas os dados já estão prontos? A resposta quase sempre é não, e como não estão convenientemente preparados para sua análise, torna-se necessária sua preparação. Todo ciclo de Data Prep, conceitos e prática em ferramentas como o Prep Builder da Tableau, Alteryx, entre outras, estão presentes no curso. Completando essa trilogia, Análise Preditiva, com ferramentas de Auto Machine Learning, como Rapid Miner e Alteryx, entre outras, fecharão essa verdadeira jornada analítica, com ações estratégicas e práticas focadas em conhecimentos e ferramentas utilizadas no mercado corporativo.
Encontros presenciais, em São Paulo, que proporcionam networking entre professores, executivos e estudantes dos cursos de Pós-Graduação EAD.
Próxima data: a ser definida
Local: Campus Álvaro Alvim
Participação voluntária, com base na programação do evento que é renovada a cada edição.
Ao término do curso, os alunos apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
O curso de Pós-graduação em inteligência de dados em negócios está classificado na área de Gestão de Marketing Digital e Data Science. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:
Pré-requisito: Pré-disposição a aprender técnicas e ferramentas analíticas para apoiar o processo de decisão em marketing, relacionamento com clientes e negócios. Conhecimento prévio de ferramentas ou gestão de informação não é necessário.
É esperado do egresso do curso Pós-graduação em Inteligência de Dados em Negócios as seguintes qualificações:
O curso tem como base de sustentação o apoio da empresa americana Tableau, líder no desenvolvimento de softwares para visualização de dados e parte da empresa Salesforce. Por meio do Programa Acadêmico da Tableau, os estudantes terão acesso às versões profissionais Desktop, Prep e Cloud, essenciais para a tomada de decisão do time de líderes nos negócios orientados a dados.
As disciplinas do curso são apoiadas por aulas por web conferência conduzidas por professores com larga experiência profissional e acadêmica no respectivo tema, textos, indicações bibliográficas atuais e aulas gravadas. Dinâmicas, cases e análises críticas são parte integrante das atividades ao longo do curso, favorecendo um aprendizado participativo.
Apresentar a estrutura e o funcionamento geral do curso, o funcionamento do ambiente de aula e do trabalho final. Apresentação do curso e dos alunos da turma e discussão sobre os novos desafios e as novas competências e skills dos gestores do Varejo 4.0.
Introduzir a análise do fator humano e discutir o comportamento das pessoas dentro das organizações. Adquirir informações sobre o processo de formação de equipes e de comprometimento.
Compreender conceitos básicos da área de marketing, o que dará o embasamento para o acompanhamento das demais disciplinas do curso.
Apresentar as técnicas de análise ambiental; discutir as principais mudanças ambientais que pressionam e modificam os mercados e analisar os conceitos e modelos alternativos para a formulação de estratégias de competição.
Apresentar os conceitos básicos de finanças e sua aplicabilidade no trabalho de marketing.
Objetiva entender o que são e como funcionam organizações centradas em dados para tomada de decisão. Voltada ao entendimento da Arquitetura Informacional da Organização, pensada do ponto de vista de seus processos, competências técnicas da organização e papéis necessários para obtenção dos resultados.
Explorar dados para entender o que eles dizem é o objetivo principal da Visualização de Dados. Trata-se do passo inicial para transformar informação em insights, através de ferramentas de negócio capazes a partir de uns poucos cliques nos lugares corretos, montarem dashboards que todo executivo precisa usar para ser mais assertivo.
Insights obtidos através da exploração de dados, usando da capacidade visual do tomador de decisão tem limites claros, quando lidamos com a imensidão de variáveis independentes agindo numa situação. A predição analítica, por meio do AutoML leva nossa capacidade a outro patamar, através da utilização de um conjunto de ferramentas facilmente integráveis as ferramentas de visualização de dados, consequentemente criando modelos ideais para o tomador de decisão.
Contar histórias é um dos grandes segredos das pessoas que sabem encantar. Já contar histórias com dados, além de encantar, tornam essas histórias verossímeis e de fácil validação. Já contar essas histórias com dados, aplicando recursos gráficos avançados, animações, iconografia levam a tomada de decisão com dados ao estado da arte.
Nem sempre iremos nos contentar com modelos prontos e raciocínios fechados e automatizados. Com conhecimentos de Machine Learning e de Estatística, um profissional de negócios pode se tornar um Cientista de Dados Cidadão, ou seja, não um especialista em Ciência de Dados, mas alguém capaz de ir um pouco além daquilo que as ferramentas automáticas permitem ir.
IA trata de um leque de conhecimentos que ao serem juntados, permitem que decisões possam ser automatizadas, que processos inteiros possam renunciar a seres humanos em suas etapas. Trata-se de aspecto fundamental para entender o futuro que aguarda cada profissional de negócios na sua jornada, capacitando esses profissionais a entender o futuro que nos espera.
Capturar dados, transformá-lo, armazená-lo, visualizá-lo e entendê-lo é o que esperamos sermos capazes ao finalizarmos esse curso. Para tanto, a Jornada Analítica é o local onde essa capacitação será validada e corrigida, na medida que certas dúvidas só vão ocorrer quando efetivamente estivermos fazendo todo o processo.
Após o conhecimento de toda a jornada analítica, os estudantes desenvolverão uma aplicação prática relacionando negócios, marketing e inteligência de dados. O modelo CRISP/DM será a base de sustentação do produto resultante, e que levará em consideração o entendimento do negócio e dos dados, a aplicação de modelos preditivos ou descritivos, e a materialização de um plano de ação. A apresentação do Projeto de Conclusão do Curso será presencial em um dos campi ESPM.
Ao término do curso, os alunos apresentarão presencialmente o trabalho de conclusão do curso (TCC) para uma banca de professores. A apresentação ocorre em uma das unidades da ESPM, São Paulo, Rio de Janeiro ou Porto Alegre.
Os alunos brasileiros residentes no exterior podem apresentar o TCC no formato online com base na comprovação da residência no exterior.
de conteúdo
Conclusão do curso
Modalidade do curso
Aqui você aprende com os melhores profissionais do mercado.
Mesmo participando da transmissão ao vivo, as gravações de cada aula ainda permanecem disponíveis no sistema para consulta ou revisão do estudante.
Caso prefira ou não possa participar das transmissões ao vivo, você ainda pode assistir às gravações de todas as aulas, que ficam disponíveis no sistema durante todo o período do curso. Assim, você customiza os seus horários de aula de acordo com as necessidades da sua agenda.
Durante as aulas, os alunos podem interagir com o professor ao vivo pela plataforma, tirando dúvidas e participando ativamente da aula em tempo real, simplesmente ao ativar sua câmera e seu microfone. Assim, o estudante garante a comodidade de um curso online com a qualidade de aprendizado de um curso presencial.
Todas as atividades e avaliações são aplicadas diretamente pelos professores de cada disciplina e não por monitores ou intermediários, prática recorrente no mercado.
Para garantir o ensino com a excelência da ESPM também nos cursos online, desenvolvemos o conceito de Live EAD: somente na ESPM, todas as aulas digitais de todas as disciplinas são realizadas ao vivo, com dia e hora marcados com antecedência.
Os professores da ESPM têm experiência acadêmica e também têm familiaridade e vivência no ambiente executivo.
1x R$ 15.791,00
11x R$ 1.388,56
1x R$ 1.395,28
17x R$ 952,48
1x R$ 969,64
23x R$ 734,80
1x R$ 763,06
29x R$ 605,21
1x R$ 623,31
35x R$ 517,84
1x R$ 570,19
Início das mensalidades em 08/10/2023
(exceto para o curso Pós-Graduação em Gestão de Negócios com Ênfase no Mercado Farmacêutico)
*Todas as datas estão sujeitas a modificações
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos da graduação e pós-graduação ESPM.
No valor integral do curso para alunos e ex-alunos dos cursos de extensão da ESPM.
Obs.: Para cursos com início em março o parcelamento iniciará em maio, para cursos com início em abril o parcelamento iniciará em junho e para cursos com início em agosto o parcelamento iniciará em setembro (com vencimento todo dia 8).