Aulas on-line ao vivo (ou assista às gravações no momento que puder)
Dias de aula:
Horário:
Formação em:
Duração:
Inscrições até:
Sobre
Toda organização precisa de profissionais capazes de definir uma estratégia sustentável e realizar uma gestão que prevê as transformações do mercado. Na área de Marketing, Estratégia e Gestão, você desenvolve competências sobre marketing estratégico, tomada de decisão, definição de OKRs, gestão de projetos e branding, pautadas na transformação digital estratégica.
Dominar a arte do relacionamento intrapessoal e interpessoal, inserida em uma cultura organizacional, sempre fará com que um profissional seja relevante. Na área de Liderança, Pessoas e Cultura Organizacional, você desenvolve competências sobre liderança de equipes, negociação, comunicação assertiva, oratória, gestão da diversidade e transformação da cultura organizacional.
perfil
A gestão estratégica de ESG envolve conhecimentos que são importantes para qualquer negócio. Estudantes poderão desenvolver habilidades de Gestão de Riscos Sociais, Ambientais, Estratégicos e Reputacionais.
Analistas de ESG são os mais demandados na área. Neste curso, você conhecerá as bases da Agenda ESG e como articular diferentes ferramentas desse campo, suas tendências e abordagens mais relevantes.
Perfil do qual se espera um conhecimento mais maduro sobre gestão de negócios no contexto da Agenda ESG.
O curso oferece uma visão consistente das práticas mais relevantes na área.
A gestão integra práticas sustentáveis aos negócios. Profissionais podem atuar em empresas, consultorias, setor público, startups ou ONGs, liderando projetos em governança, sustentabilidade e impacto social.
Este setor busca criar mudanças positivas para a sociedade. Profissionais podem atuar em ONGs, empresas, startups de impacto, consultorias ou no setor público, desenvolvendo e gerindo projetos sociais.
Empreendedores criam negócios sustentáveis com soluções sociais e ambientais. Profissionais atuam em startups, incubadoras, ONGs, consultorias ou como empreendedores, promovendo inovação e impacto positivo.
O perfil do curso de Pós-Graduação é de profissionais em início ou crescimento de carreira. Os cursos se aprofundam em um tema ao mesmo tempo de forma holística e ferramental.
matriz curricular
Apresenta conceitos inerentes ao capital humano e a gestão de talentos, no contexto contemporâneo das organizações, considerando as transformações do ambiente digital que impactam o desenvolvimento de competências. Discute elementos do processo de formação de equipes, de engajamento e da autogestão, considerando, inclusive, as equipes multigeracionais; destacando a importância dos processos de comunicação, no ambiente de trabalho. Propõe reflexões sobre o desenvolvimento e gestão da carreira, sob o contexto do lifelong learning.
Trabalha conceitos, modelos e ferramentas básicas do campo de estudos do marketing, como função de negócios. Também aborda os principais elementos que compõem o planejamento de marketing contemporâneo. Esse embasamento será essencial para o acompanhamento das demais disciplinas do curso.
Analisa a relação das organizações com o ambiente no qual estão inseridas, introduzindo modelos e ferramentas de análise ambiental. Discute as principais mudanças ambientais que pressionam e modificam os mercados, com foco em modelos alternativos para a formulação de estratégias de competição e de crescimento. Também discute a formulação de objetivo de marketing, de modo a dar suporte à estratégia organizacional.
Apresenta os conceitos básicos de finanças e sua aplicabilidade no trabalho de marketing.
A disciplina explora a interseção entre mudanças climáticas, governança global e a transição justa para uma economia de baixo carbono. Aborda como as políticas climáticas globais influenciam as estratégias organizacionais e setoriais, destacando o papel de instituições multilaterais e acordos internacionais, como o Acordo de Paris.
Serão discutidos os desafios e oportunidades da transição para economias sustentáveis, com foco em garantir equidade social, desenvolvimento econômico e preservação ambiental. A disciplina visa capacitar os alunos a entenderem e implementar práticas que promovam uma transição justa, equilibrando a sustentabilidade com a justiça social, seja no contexto corporativo, governamental, no terceiro setor ou no empreendedorismo social.
A gestão de riscos nas últimas décadas ganhou crescente importância nas organizações oferecendo melhores condições de retorno no médio e longo prazo a partir de um maior conhecimento de eventuais ameaças, possibilitando que as empresas possam se preparar para os desafios e oportunidades que surgem.
Antes restrito aos aspectos financeiros, operacionais, tecnológicos e de compliance, o gerenciamento de riscos ampliou sua área de atuação, com um olhar mais holístico sobre toda a organização. Aspectos como as questões ambientais e sociais se tornaram fundamentais em decisões de investimentos e, consequentemente, nas análises de riscos, pressionando diretamente o setor empresarial e a governança das organizações.
Desta forma, é fundamental que as organizações estejam preparadas e capacitadas para o atendimento adequado, como também para as múltiplas e crescentes regulamentações e normas relacionadas ao tema, principalmente em relação à cadeia de fornecedores, ponto crítico na Gestão ESG.
A disciplina tem como objetivos apresentar (a) os impactos do mercado financeiro na transformação de empresas listadas e não listadas, por meio dos instrumentos financeiros (ações, títulos de dívida, investimento privado) e oportunidades que incentivam a agenda ESG, (b) os principais esforços do setor financeiro, dos reguladores e autorreguladores para a definição de parâmetros consistentes para mitigação de riscos sociais, ambientais e de governança em busca de investimentos sustentáveis, (c) e um panorama sobre as melhores práticas de relacionamento com investidores no contexto atual.
Antes restrito aos aspectos financeiros, operacionais, tecnológicos e de compliance, o gerenciamento de riscos ampliou sua área de atuação, com um olhar mais holístico sobre toda a organização. Aspectos como as questões ambientais e sociais se tornaram fundamentais em decisões de investimentos e, consequentemente, nas análises de riscos, pressionando diretamente o setor empresarial e sua governança.
Veremos aqui como organizações podem se capacitar e estar mais preparadas para o cenário contemporâneo, como também para as múltiplas e crescentes regulamentações e normas relacionadas ao tema.
Nesta disciplina teremos uma visão ampla sobre Planejamento Estratégico de ESG voltado para o Negócio, e sua integração com o Reporte. Abordaremos ABNT PR2030, Sistema B, e uma visão do ecossistema de índices, frameworks e ratings no contexto do relatório ESG (Ambiental, Social e Governança) do conceito de Materialidade (e Dupla Materialidade).
O conteúdo envolve (a) abordagem da diversidade de estruturas disponíveis para avaliar e comunicar práticas sustentáveis das empresas, (b) convergência entre diferentes frameworks e normas, incluindo IFRS (S1 e S2), SASB, Relato Integrado, com ênfase no GRI, (c) análise de relatórios de sustentabilidade, indicadores, metas e riscos e oportunidades associados (d) a integração da sustentabilidade nos aspectos financeiros e como isso afeta o mercado de capitais, (e) ISE B3.
A disciplina busca enquadrar as decisões metodológicas diante dos imperativos de negócio e da necessidade de definir estratégias claras para que cada organização atinja seus objetivos. Nas aulas, estudos de casos práticos são aplicados analisando sua relevância e correlação com o desempenho financeiro das empresas listadas.
Nesta disciplina o estudante verá como os aspectos da Governança Corporativa, incluindo o processo de tomada de decisão da instituição, a sua estruturação e organização dentro dos princípios da Governança, e qual sua contribuição para a evolução crescente envolvendo: definição de agentes de governança, Auditoria interna, gestão de risco, controladoria e principalmente compliance.
Demonstraremos como isso contribuiu para ampliar a Agenda ESG dentro das organizações, do 1°, 2° ou 3° setor. Veremos como o Mercado de Capitais pode ser uma excelente opção para todas as organizações alocarem seus recursos em títulos vinculados a Agenda ESG, como também pode ser seguido pelas organizações do 2° setor, como forma de se captar e realizar a abertura de capital.
O relacionamento com comunidades é uma prática estratégica voltada para fomentar a sustentabilidade, fortalecer o capital social e promover um ambiente de desenvolvimento que equilibre interesses econômicos, ambientais e sociais. Para alcançar esses objetivos, é essencial adotar uma abordagem estruturada que considere as particularidades de cada território, criando valor compartilhado e contribuindo para a reputação e legitimidade da organização.
Neste curso, será abordado um conjunto abrangente de conceitos e metodologias para a gestão de relacionamento comunitário. Serão discutidos temas como o mapeamento de partes interessadas, análise de risco social, metodologias de engajamento e mediação de conflitos, além de estratégias para potencializar impactos positivos e mitigar os negativos. A disciplina também abordará a integração de indicadores e normas, com foco na construção de uma conduta empresarial ética e transparente, que respeite os direitos humanos e as diretrizes ESG.
A disciplina tem como objetivo explorar os fundamentos e a importância da diversidade, equidade e inclusão (DEI) no ambiente organizacional contemporâneo, integrando esses conceitos às práticas ESG.
Os estudantes irão compreender como a diversidade e a equidade, além de promover justiça social, são fatores estratégicos para a sustentabilidade, inovação e gestão de riscos das empresas.
A disciplina contribui para a capacitação dos profissionais para o desenvolvimento de políticas e práticas inclusivas, assegurando ambientes de trabalho equitativos e promovendo o senso de pertencimento e bem-estar.
A era digital ampliou o potencial de engajamento e a vigilância constante do público, exigindo das empresas ações reais e coerentes com os valores sociais contemporâneos. Práticas insustentáveis e discrepâncias entre discurso e ação podem comprometer a reputação, resultando em impactos negativos para o valor de mercado da empresa.
Neste curso, exploraremos os conceitos fundamentais de branding, reputação e comunicação de marcas, destacando como o ecossistema digital impõe novos desafios e oportunidades para as empresas. Vamos analisar como práticas empresariais influenciam a reputação e o valor de marca, e discutiremos o papel das ferramentas de comunicação e marketing na gestão de marca, abordando estratégias para engajar diferentes áreas da organização na construção de uma reputação sólida e consistente.
No Trabalho de Conclusão de Curso os alunos irão elaborar um Projeto Experimental, onde terão a oportunidade de planejar uma intervenção voltada à Agenda ESG, a partir dos conhecimentos adquiridos.
O TCC é organizado por Etapas, com instruções para entregas semanais, viabilizando assim uma conclusão adequada em termos de tempo e qualidade.
Aulas on-line ao vivo (ou assista às gravações no momento que puder)
Tenha liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Você pode escolher participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas no momento em que você quiser e puder.
Dias de aula:
Carga horária:
Horário:
Duração:
faça na espm
A ESPM é uma instituição pioneira, reconhecida pela excelência acadêmica e sua forte conexão com o mercado.
Com uma formação diferenciada, conta com professores experientes, metodologias inovadoras e práticas que geram transformações reais nas carreiras.
Aqui, você aprimora seu potencial, desenvolve habilidades essenciais e alcança o sucesso com prestígio, relevância e a garantia de um aprendizado de alto impacto, alinhado às necessidades do mercado.
da Pós-Graduação ESPM
em nosso Índice Acadêmico
desde o início do curso
Temos convênio com diversas instituições ao redor do mundo. Nossos estudantes podem cursar parte de seus estudos no exterior, em programas de curta e longa duração, além de ter aulas complementares com professores das melhores universidades internacionais, fortalecendo sua perspectiva global.
Temos programas dedicados a apoiar estudantes em suas jornadas profissionais, criando conexões com empresas e potencializando o crescimento de suas carreiras. Também contamos com canal de vagas, atendimentos individuais para orientação profissional, eventos de networking, comunidade online, dentre outros.
Esse profissional acolhe estudantes durante toda a jornada, tirando dúvidas de processo ao longo do curso e te ajudando a focar nos estudos sem se preocupar com a parte mais técnica e de acesso.
Na ESPM você nunca para de se desenvolver: nossa proposta de Lifelong Learning envolve promover o aprendizado durante toda a sua jornada profissional. Mantenha a sua carreira em constante movimento com cursos ideais para cada nova etapa.
Um espaço de troca e desenvolvimento para quem deseja liderar transformações reais nos negócios e na sociedade. Com foco em sustentabilidade, impacto social e governança, você acessa conteúdos de especialistas, eventos e estudos atualizados. Um ambiente conectado à prática, que forma lideranças preparadas para criar valor com visão crítica e inovadora.
Profissionais que atuam com destaque na área, para você aprender e se conectar
Coordenação do Curso
“A Pós-Graduação em Gestão ESG: Sustentabilidade para Empresas foi desenvolvida para oferecer um caminho de formação de alta qualidade, com um corpo docente consagrado no mercado profissional e acadêmico. Ele traz as bases e fundamentos da gestão ESG, suas principais ferramentas, contemplando os imperativos do mundo dos negócios no contexto complexo que vivemos hoje.
Vem com a gente!”
investimento
DESCONTO PARA PAGAMENTO ANTECIPADO
Após essa data:
Em até:
OU
À vista
DESCONTO EXCLUSIVO PARA ESTUDANTES E EX-ESTUDANTES CONCLUINTES
No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes da graduação e pós-graduação ESPM.
No valor integral do curso para estudantes e ex-estudantes dos cursos de extensão da ESPM.
1° Etapa: INSCRIÇÃO
Inscrição on-line e pagamento da taxa.
Taxa de inscrição para o processo seletivo
2° Etapa: PROCESSO SELETIVO ONLINE
Composto de questionário sócio econômico e currículo profissional. (*)
3° Etapa: MATRÍCULA
Os aprovados receberão no e-mail as orientações para a realização da matrícula online (**).
*O link do processo seletivo on-line será enviado por e-mail após o pagamento da taxa de inscrição.
**Não reservamos vaga para candidatos aprovados. Garanta sua vaga efetuando a matrícula, conforme disponibilidade de vagas para o curso.
Na ESPM, os cursos da modalidade Live EAD têm todas as aulas ministradas ao vivo, e o(a) aluno(a) pode optar por participar das discussões nas aulas online, via Zoom, ao vivo, ou assistir às gravações das aulas quando quiser e puder.
Na modalidade Live EAD, o(a) aluno(a) tem total liberdade para adequar o curso à sua agenda e localização. Aproximadamente 50% da carga horária da disciplina é dedicada às aulas ao vivo e 50% a outras atividades assíncronas de aprendizado.
Central de Relacionamento de Pós-Graduação
De segunda à sexta-feira, das 8h às 20h
55 0800 607 3777
55 0800 607 3777
ESPM - O inusitado em constante movimento | 2024 © Copyright
Atendimento por WhatsApp
Preencha o formulário para que a equipe
ESPM para Empresas entre em contato