ESPM > Blog >

Curso de trade marketing: conheça uma pós-graduação na área

Saiba como é a pós-graduação em Gestão Estratégica de Trade Marketing da ESPM

 

Um mercado complexo necessita de pessoas que dominem trade marketing, e diversos cursos de Trade Marketing formam os profissionais que conectam estratégias de marketing aos pontos de venda. Mas como a evolução é rápida e constante, atualmente a maior demanda das empresas é por especialistas com formação para a gestão estratégica.

 

Entre as pós-graduações existentes, a ESPM oferece a de Gestão Estratégica de Trade Marketing, que é um upgrade da pós-graduação em Gestão de Trade Marketing, Indústria, Varejo e Serviços, que foi reformulada. “Eu faço anualmente o evento Meeting de Trade Marketing na ESPM. É um encontro de C-Levels de várias empresas, e eles vêm falar sobre um tema. Eu aproveito e pergunto o que eles esperam dos executivos que contratam e eles querem uma pessoa que tenha liderança. Então reformulei todas as disciplinas para essa pós”, explica o coordenador Marcelo Ermini. Confira o novo curso:

 

 

PÓS-GRADUAÇÃO EM GESTÃO ESTRATÉGICA DE TRADE MARKETING DA ESPM

 

Para quem é indicado o curso?  

A pós-graduação visa formar especialistas para transformar o trade marketing nas empresas para impulsionar os negócios. O público-alvo é majoritariamente composto por coordenadores, gestores e profissionais de marketing, mas também se destina a analistas sêniores que pleiteiam ocupar cargos de liderança.

 

O que se aprende?  

O curso explora o desenvolvimento de habilidades essenciais como domínio de tecnologias como inteligência artificial, big data e realidade aumentada; construção de estratégias eficazes de omnichannel; análise de dados para entender o comportamento do consumidor; liderança de equipes multidisciplinares e análise da jornada do consumidor, entre outros aspectos.

 

Um dos diferenciais é a disciplina de Revenue Growth Management (RGM) aplicado ao Trade Marketing, que capacita profissionais a implementarem estratégias que maximizem a rentabilidade das ações de trade marketing.

 

Qual a duração?  

Dois semestres, totalizando 390 horas.

 

Saiba mais sobre a Pós-Graduação em Gestão Estratégica de Trade Marketing da ESPM

Picture of Roberta De Lucca
Roberta De Lucca
Jornalista colaboradora do Núcleo de Conteúdo ESPM
você também pode gostar:

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.