ESPM > Blog >

Entenda como funciona o mestrado

Saiba quem pode fazer esse tipo de curso, como é o processo seletivo, qual a duração e quais atividades são desenvolvidas

 

Você sabe como funciona o mestrado? Primeiro, é importante entender que existem duas modalidades dessa pós-graduação: mestrado acadêmico e mestrado profissional.

 

O primeiro gradua e capacita profissionais para darem aula em universidades ou dedicarem sua carreira a pesquisarem uma área do conhecimento. No profissional, os pesquisadores devem trabalhar em uma pesquisa que busca uma aplicação para solucionar problemas existentes em empresas ou na sociedade.

 

A pesquisa no mestrado não precisa ser inédita, especialmente porque é uma pós-graduação de dois anos. “Normalmente é uma pesquisa de menor escopo porque você tem menos tempo”, afirma Denilde Holzhacker, diretora acadêmica de Pesquisa e Pós Stricto Sensu da ESPM.

 

Confira a seguir tudo o que você precisa saber sobre o mestrado na ESPM:

 

Quem pode fazer um mestrado

Qualquer profissional que tenha uma graduação universitária e pretenda seguir carreira como professor universitário ou pesquisador.

 

Uma das regras para o mestrado profissional é o estudante estar trabalhando na área de pesquisa do seu projeto.

 

Qual a duração de um mestrado

Dois anos, independentemente de ser acadêmico ou profissional. Dependendo do caso, pode haver uma prorrogação de seis meses.

 

Como é o processo seletivo do mestrado

O interessado apresenta uma proposta de projeto e passa por entrevistas e realiza uma prova de proficiência de idioma, que pode ser em inglês ou espanhol.

 

“Com isso ele tem uma pontuação final e essa pontuação define qual é a posição de cada um no processo seletivo”, explica Denilde. “As informações do processo seletivo são encaminhadas para o Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) e eles sabem qual foi a nota de cada candidato no processo, e aqueles que estão abaixo do corte não podem entrar no programa”.

 

Na ESPM, a prova é oral e o candidato tem que ler uma bibliografia indicada pela universidade para ser entrevistado por uma banca de professores. Para isso, é necessário ter uma proficiência mínima da língua inglesa.

 

Como é a grade curricular do mestrado

A pós-graduação é composta por quatro semestres com duas aulas semanais e o último semestre é dedicado às atividades de pesquisa. A quantidade de disciplinas varia conforme o tema da pesquisa e a carga horária pode ser de 15, 30 e 45 créditos. “Normalmente se espera que um aluno de mestrado termine as disciplinas em um ano e meio e nos seis meses restantes ele trabalha no projeto de pesquisa”, explica Denilde.

 

No mestrado profissional, a aulas são sempre à noite. Na ESPM-Rio, como há estudantes de outros estados, as aulas acontecem às sextas-feiras à noite e aos sábados pela manhã ou à tarde – varia conforme a quantidade de disciplinas.

 

Como são as atividades do mestrado

Variam conforme as disciplinas do curso e as estratégias de cada professor. O estudante faz as atividades de aula, estuda casos, realiza a pesquisa e publica papers geralmente em coautoria com o professor. Denilde explica que a ESPM incentiva essa publicação em conjunto, porque assim o estudante é treinado para conquistar autonomia para a didática de redação na linguagem acadêmica e a formulação de referências bibliográficas, entre outras particularidades.

 

Além dessas atividades, o mestrado inclui a apresentação em seminários na faculdade e fora dela, como os promovidos por grandes associações da área estudada. De acordo com Denilde, a ESPM apoia essa participação pagando a inscrição.

 

“No mestrado acadêmico você tem todos os requisitos de publicação e de participação em grupos de pesquisa, e no (mestrado) profissional você também tem que ter produção, mas a obrigatoriedade de participação em grupos de pesquisa não é tão forte, por exemplo”, explica Denilde.

 

Como é a orientação de um mestrado

Diferentemente de algumas universidades onde o orientador participa do trabalho somente no último semestre, na ESPM o professor acompanha o aluno desde o primeiro mês. “Essa é uma característica nossa”, destaca Denilde. Como resultado, o estudante tem mentoria durante todo o desenvolvimento da pesquisa.

 

Muitos orientadores organizam reuniões em grupo para os alunos poderem trocar informações e conseguirem criar espaços de construção de pensamento com estudantes de diferentes níveis. “Até alunos de primeira graduação podem participar para que as pessoas possam fazer do momento da tese algo que não seja um sofrimento individual”, explica Denilde. “Quando você compartilha com os outros isso ajuda a superar os desafios da sua própria pesquisa”.

 

Como são as avaliações da pesquisa

O orientador faz avaliações periódicas do trabalho desenvolvido pelo mestrando a partir da aplicação de provas (varia conforme a disciplina) e da análise da produção do estudante. Isso inclui, por exemplo, publicar artigos, preparar e ministrar seminários e produzir material da pesquisa.

 

Se houver necessidade, dá para trocar de projeto

Durante a pesquisa pode acontecer de o estudante mudar seu projeto e nesse caso é possível pedir uma prorrogação de seis meses para o término da pós. “É muito comum no mestrado se pedir prorrogação, porque o tempo é menor (que o doutorado), então se tem mudança você tem um processo de tentativa que precisa de mais tempo”.

 

Quando isso acontece talvez seja necessário substituir o orientador por alguém que domina melhor o novo tema, e a troca é feita pelo coordenador da pós.

 

Vale dizer que o estudante também pode pedir prorrogação de seis meses para a conclusão do seu projeto se os quatro semestres do mestrado não forem suficientes.

 

Diferenciais do mestrado na ESPM

  • Mentoria durante todo o desenvolvimento da pesquisa
  • Possibilidade de atuar como Dexter, monitorando cursos na ESPM
  • Acompanhamento psicológico de alunos
  • Acompanhamento e orientação de carreira
  • Curso de inglês

 

Quer cursar o mestrado na ESPM?

A ESPM abre dois processos de inscrição para o mestrado:

 

  • Em novembro para ingresso em fevereiro.
  • Em maio com início das aulas em agosto.

 

O número de vagas é definido pelo Capes e normalmente varia entre 20 e 25.

 

Conheça nossos cursos de mestrado

Roberta De Lucca
Roberta De Lucca
Jornalista colaboradora do Núcleo de Conteúdo ESPM
você também pode gostar:

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.