Post-diplôme ESPM

Master em Comportamento e Experiência do Consumidor

Rio de Janeiro

DAY ONE: 11/05/2024

A propos du cours

Compreender e monitorar dados e informações de mercado e consumo, assim como as dinâmicas culturais e comportamentais, juntamente com os principais vetores e motivadores que influenciam nas decisões dos novos consumidores, além de gerar e acionar insights para criar e validar propostas de valor customer centric representam habilidades relevantes aos profissionais, o que confere diferencial estratégico aos negócios.

 

Diante desse cenário, o Master em Comportamento e Experiência do Consumidor tem a proposta de analisar e antever como diferentes consumidores e segmentos de mercado se comportam e pensam, além de investigar as motivações e os benefícios de valor que os levam a comprar e consumir, assim como também ressignificar e redefinir produtos e marcas nas suas experiências de consumo.

Master em Comportamento e Experiência do Consumidor

Início das aulas: 11/05/2024

Dias da semana: Às terças (online) e sábados quinzenais (presencial)

Período: Integral

Horário: Às terças-feiras das 19h às 22h e sábados das 8h30 às 15h30

Carga horária: 390h

35X R$ 881,85

GRATUIT

Frais d'inscription à la procédure de sélection

Inscrições até: 12/05/2024

Modalité

Hybride

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unidade

Glória
Villa Aymoré

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A propos du cours

Propostas de valor mais inovadoras e orientadas para pessoas, usuários e consumidores

O Master em Comportamento e Experiência do Consumidor visa aprofundar a compreensão das novas práticas dentro da jornada de compra e as sessões de consumo de produtos e serviços: da descoberta ao processo de pesquisa, análise e aquisição, entendendo a experiência, o consumo e o descarte.  O curso também tem como intuito acompanhar, entender e antever mudanças e tendências de mercado, de consumo e nos estilos de vida e nos comportamentos de compra na era omnichannel.

Ainda discute o impacto da microssegmentação nas estratégias, permitindo conhecer as novas técnicas e métodos de pesquisa centradas na experiência do usuário e entender os diversos drivers político-econômicos, sociodemográficos, psicobiológicos, culturais, ambientais e tecnológicos.

Esse conhecimento impulsionará a criação de propostas de valor mais inovadoras e orientadas para pessoas, usuários e consumidores, bem como a construção e o (re)posicionamento de marcas. Também proporcionará desempenho diferenciado na proposição e validação estratégica e na tomada de decisões de comunicação e marketing dentro dos mais diversos segmentos de negócios e na análise estratégica e no mapeamento de cenários futuros de comportamento e consumo.

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Domaines thématiques

O curso Master em Comportamento e Experiência do Consumidor está classificado na área de Consumo e Experiência do Consumidor. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

A qui s'adresse-t-il ?

O curso Master em Comportamento e Experiência do Consumidor é destinado a profissionais com formação acadêmica em nível superior de diferentes áreas que querem desenvolver competências sobre mercado, consumo e consumidor, mais especificamente sobre experiências da jornada de compra e tudo o que a envolve, ou ainda para profissionais que buscam atualização e querem desenvolver novos projetos.

Ce que vous apprendrez

Nivelamento

Apresentar os conceitos básicos de administração mercadológica. Estimular a compreensão da evolução do conceito de marketing. Entender os conceitos centrais, como: necessidades, desejos e demandas, mercado-alvo, posicionamento, segmentação e processos de compra. Ao final da disciplina, o aluno estará apto a realizar análises básicas do macro e do microambiente nos quais o objeto de estudo está inserido.

Ciências Comportamentais

A disciplina visa capacitar o estudante a identificar a diferença entre a economia clássica, neoclássica e a economia comportamental, compreender as principais variáveis e pressupostos determinantes do comportamento econômico das pessoas e grupos enquanto consumidores e investidores, desenvolvendo estratégias individuais e para as organizações. Analisar o comportamento econômico, a observação da economia como ciência social e a influência dos insights psicológicos e influências sociais e ambientais nos processos de tomada de decisão.

Ao final da disciplina, o aluno deverá identificar os principais vieses comportamentais e suas influências no processo de tomada de decisão e no comportamento econômico de consumidores e investidores, diferenciar crenças e valores observados como fatores de influência no processo de decisão e avaliar as atitudes relacionadas às etapas da tomada de decisão. Aprenderá a identificar heurísticas, vieses e nudges que poderão influenciar os processos de escolha dos agentes econômicos.

Compreender e aprofundar os principais e novos conceitos, definições, ferramentas e técnicas de pesquisa de mercado existentes para o estudo do comportamento do consumidor é essencial para que os alunos/profissionais consigam aplicar de forma mais assertiva estudos e possíveis perguntas de marketing relacionadas a este tema.

Por isso, através de base teórica combinada com aplicações de cases, o objetivo desta disciplina é oferecer uma abordagem mais avançada, explanando os principais conceitos e definições fundamentais para a realização desses tipos de estudo, abordando as definições gerais mais utilizadas em pesquisa, bem como se aprofundando nas principais metodologias e ferramentas qualitativas e quantitativas utilizadas dentro das empresas, hoje, para estudos de comportamento do consumidor, comunicação e marca.

A disciplina visa entender a importância da área de CMI dentro das empresas e a relevância da informação e dos insights para tomada de decisão estratégica e tática. O objetivo não é apenas estudar e atualizar o aluno na parte conceitual e metodológica da pesquisa de mercado e CMI, mas aplicar e analisar de forma mais profunda e estratégica as informações e insights.

Explora temas voltados para melhor compreensão da sociedade de consumo do século XXI, bem como suas origens históricas; o contraste entre a sociedade e a cultura do consumo; o consumo como distinção e como dádiva; a dimensão simbólica do mercado. A disciplina pretende fornecer instrumentos teóricos e metodológicos que possibilitem aos estudantes o entendimento, a reflexão e a formação de pensamento crítico e bem fundamentado acerca dos conceitos de sociedade de consumo, consumo e as idéias a eles relacionadas.

A base conceitual para o entendimento dos conceitos será dada pela antropologia cultural, ciência que entende o consumo como um processo social presente em toda sociedade humana.

Vivemos na era cognitiva, representada pela transformação contínua das referências sociais, tecnológicas e econômicas.

Nesta nova era, para se construir estratégias de negócio vencedoras, é indispensável a rápida e contínua percepção desses movimentos de mercado, alcançada quando o olhar dos profissionais é educado com novos parâmetros e habilidades.

A neurociência do consumidor, integrada à inteligência cognitiva, representa esse novo olhar, pois subverte as tradicionais doutrinas estabelecidas pelo marketing e a comunicação e tem fundamentos em: metodologias disruptivas para entendimento de estímulos não estruturados; experiência do consumidor como ser biológico e psíquico, em que variáveis fisiológicas e mentais influenciam e alicerçam seus comportamentos de compra e relacionamento com marcas; interações humanas, a cognição faz com que as percepções individuais em relação a um objeto físico ou abstrato (produtos ou marcas) se ampliem com o passar do tempo, exigindo que a inteligência organizacional seja estruturada como a inteligência humana.

Com o auxilio dessa ciência, as empresas conseguirão construir conexões profundas e duradouras com os seus públicos por meio do entendimento das suas tomadas de decisão, proporcionando insights assertivos para que as áreas de marketing e comercial viabilizem ações efetivas com seus clientes.

Inteligência Estratégica

Muito se fala hoje da relevância da inteligência analítica, fundamentada pela inteligência artificial (análise computacional) aplicada a bases de dados, como ferramental para processos de decisão. Mas como o futuro realmente acontece, qual é a importância estratégica das análises preditivas? Como mapear e trazer propostas de valor que atendam às expectativas emergentes de valor?

Esta disciplina visa gerar esse pensamento preditivo, debater e capacitar os alunos a compreenderem a tríade que define as transformações da sociedade: motivação, contexto e resultados.


Considerando o Homo Sapiens 1.0 como nossa constante, conheceremos os processos arquetípicos de decisão e discutiremos conceitos e alguns framings e modelos mais utilizados para construção de cenários futuros. Utilizando um desses modelos, desenvolveremos um “case” de aplicação como inspiração para inovação estratégica (modelo Acumem | Future Castles Stones). E finalizaremos com a preparação dos canvas de modelos de negócio para as inovações concebidas pelos grupos.

Contempla o estudo de temas como: subculturas e identidade social; classe social: medida, estratificação e componentes; influência da classe social nas decisões de compra; origem étnica, identidade racial e estratégias de marketing; estilos de vida, marcas e identidades de grupos; semelhanças e diferenças de segmentos de consumidores, com base em características biológicas, psicológicas, econômicas e sociais; raízes da psicografia e dos critérios e variáveis de segmentação comportamental. Identificação dos drivers de mudança e os ciclos de adoção e apropriação de tendências e as ferramentas e técnicas de investigação, acompanhamento, diagnóstico e forecasting comportamental.

Você já parou para observar o varejo e seus produtos por meio do olhar do shopper? O que exatamente os seres humanos fazem na loja? Shoppology é a ciência que estuda os hábitos e atitudes da pessoa durante a sua jornada de compra, para então transformar esse conhecimento em planos de ação de sucesso.

O entendimento do comportamento de compra e dos processos decisórios envolvidos auxilia na criação de insights que devem direcionar as estratégias de marketing, tanto da indústria como do varejo. O segredo do sucesso em loja é se tornar relevante para o shopper, por isso, está disciplina o auxiliará.

Tecnologia e Consumo

A área de customer e social intellligence compreende um campo de atuação impulsionado pela oferta ampliada de dados sociais, demográficos e comportamentais resultante de fenômenos e tecnologias como internet, mídias sociais e big data.

Por meio da coleta, processamento, análise e visualização de traços e rastros textuais, visuais e métricos em plataformas digitais, os negócios foram transformados pelo estudo real-time de desejos, características e reações do público. No contexto do mercado da comunicação, as técnicas de social intelligence tornam-se essenciais para o profissional contemporâneo.

A disciplina busca apresentar aos alunos histórico, conceitos, ferramentas, técnicas e detalhes sobre o mercado criado em torno da área de social listening com ênfase nas interfaces com o consumo.

Entender o momento atual da gestão do relacionamento, sua evolução e a importância na construção de relacionamentos duradouros com os clientes. Discutindo os conceitos de customer centricity e customer experience; a evolução do CRM em um cenário de big data, mobile, AR, assistentes de voz e internet of things; introdução ao framework de CRM.

Compreender estrategicamente os benefícios da fidelização de clientes e os fatores que influenciam diretamente o seu resultado (framework de CRM): lealdade X fidelidade; a qualidade e o desenvolvimento de competências pré e pós-venda; a satisfação, confiança e comprometimento (advocacia).

Capacitar o aluno a diferenciar estratégias, elementos e como desenvolver programas de relacionamento e fidelidade em sua empresa como estratégia de vendas e retenção de clientes; modelos de desenvolvimento de programas de relacionamento; régua de relacionamento; ciclo de vida do cliente e lifetime value.

Distinguir as principais ferramentas de CRM existentes e suas aplicações: ferramentas de data mining e machine learning, sales force automation e services; campaign management; social CRM e engines de personalização.

Apresentar os conceitos de usabilidade, design de interação, experiência do usuário (UX), os quais determinam o comportamento e as respostas das interações entre usuário e sistemas. Discorre sobre os tipos de sistemas de navegação, seus componentes e recursos de auxílio à navegação.

Apresenta as principais diferenças entre navegação na web no computador e em outros dispositivos.

Sistema de rotulagem é a interface para o esquema de organização, priorização de requisitos e aplicação dos padrões e princípios de design para definição da estrutura de interface e interações.

Enfatiza os principais fatores que influenciam o comportamento do consumidor no ambiente digital. Explicita os principais conceitos que envolvem o comportamento desse consumidor na web, bem como a aplicação desse conhecimento no âmbito do planejamento e da execução das estratégias de comunicação, conteúdo e marketing.

Trata de temas como o impacto das novas tecnologias e mídias no comportamento do consumidor, a microssegmentação e a construção de personas dos públicos de interesse e as análises do mindset e das jornadas de compra e consumo dos novos shoppers e clientes omnichannel, o estudo dos perfis tecnográficos e dos comportamentos de consumo de mídia e conteúdo, as estratégias de marca para atrair, interagir melhor com esses usuários e consumidores nesse novo ambiente multiplataforma.

Integração

Fornece a orientação e a supervisão necessárias à produção desse projeto, de modo a permitir a aplicação dos referenciais conceituais, metodológicos e instrumentais aprendidos durante o percurso de formação. É um espaço de mobilização do conhecimento adquirido, no sentido de empreender criativamente.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendados pelo professor. As disciplinas em EAD, indicadas no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

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390h

contenu

2 Semestres

Achèvement du cours

Hybride

Mode cours

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Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:

“Descubra como construir a proposta de valor de seu negócio com foco na jornada do consumidor.”
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