Post-diplôme ESPM

Master em Inovação, Design e Estratégia

Rio de Janeiro

DAY ONE: 11/05/2024

A propos du cours

O Master em Inovação, Design e Estratégia tem como objetivos: abordar os principais fundamentos de inovação e do design, com base nas práticas de mercado, para uma eficiente tomada de decisão; explorar novas técnicas de implementação e análise, permitindo o desenvolvimento de atitude empreendedora; e despertar uma visão crítica sobre estratégias e modelos de negócio, estimulando o desenvolvimento de atitudes gerenciais compatíveis com as práticas do mercado, com a ética e a responsabilidade social e empresarial.

Master em Inovação, Design e Estratégia

Início das aulas: 11/05/2024

Dias da semana: Às terças (online) e sábados quinzenais (presencial)

Período: Integral

Horário: Às terças-feiras das 19h às 22h e sábados das 8h30 às 15h30

Carga horária: 390h

35X R$ 881,85

GRATUIT

Frais d'inscription à la procédure de sélection

Inscrições até: 12/05/2024

Modalité

Hybride

Viva o presencial e o online em um mesmo curso. Assista a aulas online ao vivo e participe de experiências imersivas programadas nas unidades ESPM.

unidade

Glória
Villa Aymoré

Eventos ESPM

Conheça todos os detalhes do nosso curso, converse com o coordenador e decida o futuro da sua carreira.

Aula aberta

Confira a última aula aberta deste curso

A propos du cours

Criação, gerenciamento e implementação de projetos com foco em design e inovação

O atual contexto econômico, global e complexo é caracterizado por uma transformação constante nos padrões de produção e gestão da informação, de produtos, serviços e experiências. Nesse cenário, é premissa que líderes desenvolvam habilidades para inovação. E é nesse contexto que se insere o Master em Inovação, Design e Estratégia, um programa de pós-graduação que prepara gestores para atuação em ambientes em transformação.

 

Ao equilibrar sólidos fundamentos teóricos, estudos de caso e práticas de mercado, sua grade de disciplinas contempla os principais conceitos, metodologias e estratégias, visando ampliar a capacidade analítica, desenvolver a criatividade e o espírito inovador, melhorar a habilidade de comunicação e incentivar o trabalho em equipe e o comportamento ético.

 

Ainda integra a compreensão aprofundada sobre o entendimento das pessoas, a estruturação de modelos de negócio consistentes e a viabilidade tecnológica, permitindo a construção de uma vantagem competitiva efetiva e sustentável.

RJ-Master-em-Inovação,-Design-e-Estratégia
Domaines thématiques

O curso Master em Inovação, Design e Estratégia está classificado na área de Criatividade e Inovação em Negócios. Mas você também terá a oportunidade de adquirir conhecimento em outras áreas. Veja como as disciplinas do curso se dividem:

A qui s'adresse-t-il ?

O curso é voltado aos profissionais que desejam potencializar sua capacidade de ação através do design e de uma visão estratégica, com foco em inovação. Destina-se ainda a quem almeja empreender transformações, seja diretamente no mercado, seja em organizações.

O que você vai aprender:

Nivelamento

– Apresentar os conceitos básicos de administração mercadológica.

– Estimular a compreensão da evolução do conceito de marketing.

– Entender os conceitos centrais, como: necessidades, desejos e demandas, mercado-alvo, posicionamento, segmentação e processos de compra. Ao final da disciplina, o aluno estará apto a realizar análises básicas do marco e microambiente nos quais o objeto de estudo está inserido.

Estratégia e Posicionamento

– Permitir o conhecimento das possibilidades que o futuro vai ofertar, quando inteligência passará a fazer parte de todos os aspectos da vida das pessoas, permitindo que a tecnologia as empodere e apresente novas possibilidades.

– Apresentar novas tecnologias como equipamentos inteligentes, internet das coisas, cidades e transporte inteligente, wereables tech, beacons, DIY e movimentos como Hacker e Maker.

– Explorar de que forma as principais tendências podem ser utilizadas como insumos e inspiração para um processo de inovação.

– Despertar e desenvolver a habilidade de identificar e definir o posicionamento estratégico através de ferramentas de diagnóstico e métricas de avaliação adequadas ao complexo cenário atual.

– Mundo Vuca e transformação digital.

– Organizações exponenciais e estratégias inovadoras.

– Propósito.

– Estratégias corporativas (parcerias, alianças, integração vertical, fusões e aquisições).

– Cadeia e rede de valor, BSC, Canvas e Cenários.

Inovação e Design

– Abordar tópicos como processos de inovação incremental e disruptiva, metodologias, open innovation, inovações na cadeia de valor e cultura de inovação.

– Discutir técnicas e processos para o estímulo, direcionamento e aplicação prática de processos criativos.

– Abordar aspectos da cultura inovadora, em que a capacidade de transformar ideias em realidade permite a geração de oportunidades, individuais ou coletivas, para organizações ou comunidades. 

– Discutir possibilidades de empreendedorismo como carreira, para concepção e a implementação de novos negócios, envolvendo fatores e cases de sucesso e liderança empreendedora.

– Possibilitar a reflexão sobre os conceitos em inovação social, estratégias ancoradas em necessidades sociais de todas as naturezas, das condições de trabalho e educação até o desenvolvimento de comunidades e saúde como vantagem competitiva.

– Compreender técnicas de gerência de projeto.

– Explorar técnicas de modelos ágeis de gestão de projetos e suas aplicações em inovação: SCRUM, Agile, Lean Start-Up, Sprints.

Design de Experiência

De ‘problem-solving a ‘problem-finding’: a evolução do design como de uma disciplina voltada à estética de produtos, até uma abordagem que fomenta inovação e identificação de novas oportunidades de soluções centradas no usuário.

– Possibilitar a compreensão da abordagem metodológica do design thinking e suas aplicações em diversas indústrias e segmentos.

– Introdução das ferramentas, estabelecendo um entendimento das etapas, agentes e protocolos apropriados.

– Preparar o aluno para explorar um pensamento integrativo, que busca equilibrar o raciocínio lógico e a criatividade, com o objetivo de decodificar os anseios (conscientes e subconscientes) das pessoas para atender suas necessidades, tecnologicamente possíveis e economicamente viáveis.

– Compreender o design de serviços enquanto uma abordagem multidisciplinar e integradora, orientada para a experiência do consumidor.

– Do marketing de serviços ao entendimento dos métodos de design thinking, a disciplina visa à instrumentalização para a criação e o projeto de serviços.

Tecnologia e Interação

– Oferecer o letramento tecnológico necessário à modelagem de negócios digitais. A disciplina tem por objetivo apresentar e discutir conceitos que estruturam a nova realidade de mercado baseada em tecnologia.

– Metaverso, Computer Vision, NFT, Blockchain e outros conceitos que potencializam a construção de modelos de negócios inovadores. Essa disciplina é também um laboratório de experimentação e sensibilização para tecnologias, como Realidade Aumentada (AR) e Realidade Virtual (VR), tecnologias que despontam na construção de experiências de interação e consumo no cenário contemporâneo.

Apresentar os conceitos de usabilidade, design de interação, experiência do usuário (UX), os quais determinam o comportamento e as respostas das interações entre usuário e sistemas.

– Discorre sobre os tipos de sistemas de navegação, seus componentes e recursos de auxílio à navegação.

– Apresenta as principais diferenças entre navegação na web no computador e em outros dispositivos.

– Sistema de rotulagem e a interface para o esquema de organização, priorização de requisitos e aplicação dos padrões e princípios de design para definição da estrutura de interface e interações.

– Compreender como a neurociência pode influenciar o design e o marketing ao permitir um conhecimento direto, implícito e científico sobre as reais intenções de consumo.

– Introduzir conceitos sobre as bases neurobiológicas do comportamento, permitindo uma visão diferenciada sobre o comportamento do consumidor.

– Conhecer as bases neurais das principais funções que coordenam o comportamento de compra e interação.

– Conhecer as principais ferramentas de neurociência e suas aplicações para o aprimoramento de produtos, embalagens e campanhas.

Integração

Fornece a orientação e a supervisão necessárias à produção desse projeto, de modo a permitir a aplicação dos referenciais conceituais, metodológicos e instrumentais aprendidos durante o percurso de formação. É um espaço de mobilização do conhecimento adquirido, no sentido de empreender criativamente.

As aulas são realizadas no campus da pós-graduação da ESPM, podendo ser ministradas em outros locais, pré-agendados pelo professor. As disciplinas em EAD, indicadas no programa do curso, ocorrerão concomitantemente com as disciplinas presenciais e no período inicial do curso.

Passez à l'étape suivante de votre carrière

390h

contenu

2 Semestres

Achèvement du cours

Hybride

Mode cours

Des enseignants inspirants

Aqui, você aprende com os melhores profissionais do mercado:

“O pensamento estratégico e o design thinking como indutores da inovação em um ambiente complexo e desafiador.”
luciano tardin
Luciano Tardin
Coordinateur du cours
Choisir le mode de paiement

Investissez dans votre avenir