ACESSO EXCLUSIVO PARA PROFESSORES

ACESSO EXCLUSIVO PARA ESTUDANTES

Melba Santos Porter de Souza

Melba Santos Porter de Souza

Doutoranda em Comunicação pela PUC Rio, Mestre em Sistemas de Gestão com ênfase em Organizações e Estratégia pela Universidade Federal Fluminense, Pós-Graduada em Marketing pela ESPM Rio, com especialização em Serviços. Professora dos cursos de pós-graduação e graduação da ESPM Rio. Experiência acadêmica nos cursos de Administração, Publicidade e Propaganda, Jornalismo, Cinema, Design, Varejo e Gestão. Experiência em inovação pedagógica e em metodologias de aprendizagem ativas. Consultora especializada em Marketing e Relacionamento com Clientes, tendo atuado em projetos para empresas como Petrobras, Prudential do Brasil, Brasilcap, entre outras. Pesquisadora e membro do grupo de pesquisas Narrativas da Vida Moderna na Cultura Midiática do PPGCOM da PUC Rio.

Lattes

http://lattes.cnpq.br/8716541247535684

Translate

According to your choice

[gtranslate]

SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.