Professor titular no Programa de Pós-Graduação em Administração da Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM), São Paulo. Doutor (2016) e mestre (2012) em Administração pela UNISINOS, possui graduação em Administração – habilitação em Comércio Exterior pela UNISINOS (1985). É licenciado para docência na Educação Profissional de nível médio, pela FEEVALE (2009). Desenvolveu pesquisa Pós-Doc na Universidade do Vale do Itajaí, SC (2016-2017). Realizou doutorado sanduíche na Florida International University, Miami, EUA (2014-2015). Editor científico da Revista BASE na área de negócios internacionais e da Revista BAR na área de empreendedorismo. Entre 2018 e 2020, foi professor assistente na FURB. É professor convidado de pós-graduação na UNIVALI, nas disciplinas de Gerenciamento das Relações com Clientes Globais e Estratégia e Vantagem Competitiva e na FEEVALE na disciplina de Prospecção de Mercados Internacionais. Sócio na empresa CONEXO Assessoria em Comércio Exterior, entre 1990 e 2018.
Projeto de Pesquisa
A interação entre recursos intangíveis e tecnologia em processos de internacionalização
Este projeto tem como objetivo investigar como recursos intangíveis e capacidades de base tecnológica podem apoiar as capacidades organizacionais no desenvolvimento de competências de negócios internacionais e impulsionar o desempenho global, frente a contextos institucionais complexos. Embora o escopo do projeto possa também abranger a internacionalização de grandes empresas, espera-se que ele tenha um impacto maior em setores onde os recursos tangíveis são escassos, como micro, pequenas e médias empresas, bem como startups.
Em um contexto em que a atualização contínua dos recursos tangíveis é essencial, cabe aos gestores e empreendedores gerenciar o conjunto de recursos intangíveis que a empresa pode cultivar, como criatividade organizacional, relacionamentos e reputação, além de promover a interação com tecnologias que facilitem a superação da lacuna de recursos necessários para a expansão internacional. Como resultado, busca-se fornecer alternativas às empresas em termos de desenvolvimento de vantagens competitivas sustentáveis e alocação mais eficiente de recursos escassos. Isso não apenas beneficia as empresas, mas também as entidades públicas envolvidas no fomento à internacionalização de empresas.
Espera-se que este estudo traga avanços em diferentes níveis. No âmbito acadêmico, visa preencher a lacuna teórica, aprofundando a compreensão do processo de desenvolvimento de competências para negócios internacionais e desempenho, com base em perspectivas teóricas alinhadas com a Visão Baseada em Recursos e Capacidades Dinâmicas, com foco no papel dos recursos intangíveis e sua interação com tecnologias no desenvolvimento de vantagens competitivas, frente a contextos institucionais complexos. No âmbito gerencial, busca-se reduzir o tempo necessário para que empresas com recursos tangíveis limitados possam se internacionalizar, via aprimoramento de seus recursos intangíveis e melhor utilização das capacidades tecnológicas, tornando-as mais competitivas globalmente e capazes de enfrentar novos concorrentes no mercado doméstico. Além disso, no contexto das políticas públicas, almeja-se otimizar a alocação de recursos públicos para promover e sustentar a internacionalização de empreendimentos brasileiros, especialmente as micro, pequenas e médias empresas, assim como as startups.
Lattes
http://lattes.cnpq.br/0261499576880281