Felipe Lopes

Felipe Lopes

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Cinema e Audiovisual da Universidade Federal Fluminense (PPGCine-UFF). Pós-graduado em Gestão Empresarial e Marketing pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM); Bacharel em Comunicação Social – Cinema pela Universidade Federal Fluminense. Trabalhou com elaboração de políticas públicas de desenvolvimento da indústria e difusão audiovisual na Secretaria de Estado de Cultura do Rio de Janeiro: coordenação da Première Brasil do Festival do Rio; análise e parecer de projetos para o Fundo Setorial do Audiovisual, Riofilme, BNDES e Oi Futuro; programação e marketing na ArtHouse Distribuição; e foi professor da Academia Internacional de Cinema. Atualmente, atua como professor da pós-graduação em Cinema e Audiovisual na ESPM e dirige a distribuidora Vitrine Filmes, sendo responsável por lançamentos de mais de 40 filmes como Bacurau, A Vida Invisível, O Farol e Druk – Mais uma Rodada.

Lattes

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SEED Program

ESPM, em parceria com a Gorom Association (https://gorom.org/en/), está promovendo uma colaboração acadêmica que visa a desenvolver habilidades de empreendedorismo social, liderança e comunicação intercultural, o que permitirá um aprofundamento da compreensão do desenvolvimento de negócios globais a quatro estudantes selecionados para participar do programa, que se iniciou em julho e culminará em uma apresentação de resultados em dezembro de 2023.

O programa deste ano envolve a preocupação com a revitalização da economia local no Japão, país que tem enfrentado o envelhecimento da sociedade e a baixa taxa de natalidade e que, juntamente com outros fatores econômicos, tem imposto muitos desafios para o desenvolvimento dos negócios. Na edição deste ano, os participantes serão divididos em quatro grupos de pesquisa, envolvendo os setores de saquê, vinho, joias e têxteis, para desenvolverem soluções de propostas concretas de negócios.

Para isso, ao longo de cinco meses do programa, os participantes serão capacitados por meio de aulas, debates, realização de pesquisas e orientações, a desenvolverem suas propostas. Essas atividades serão realizadas online, mas, ao final do programa, será realizado o Study Tour ao Japão, que oferecerá uma oportunidade para os alunos levarem as habilidades e conhecimentos que adquiriram e aplicá-los de forma prática.

Serão cerca de 12 dias, em que os estudantes finalizarão as consultas e as pesquisas de campo, conversarão com especialistas, produtores locais e líderes comunitários antes da apresentação de suas conclusões, em um “Pitch Final” aos empresários e outros stakeholders-chave na cidade de Yamanashi, em dezembro de 2023.